top 3 bridge? Mas e dslr?

edumad

I fold therefore I AM
Ola!
Tenho uma Sony DSC-V1 e apesar de ser uma boa maquina comeco a penar comprar uma nova esencialmente, menor ruido e artefactos em condicoes de luminosidade menos boas, mais zoom e estabilidade de imagem.

Estou de olhos na Canon S5 mas sempre pensei comprar a Canon Rebel xt (ainda uma grande maquina).
Penso que uma dslr ainda e um desperdício nas minha maos, mas sera que ir para uma bridge e um passo ou devo esperar mais?

Em termos de rivais a S5 quais sao as vossas opinioes (em termos de camara no seu todo)?

Obrigado
 
se a V1 ja não te chega... para que esperar mais?

é assim, se queres comprar uma SLR barata, pessoalmente, acho que fazias melhor negocio em comprar uma nikon D40, ou uma DSLR A100, dependendo de até onde o dinheiro desse para ir.

qualquer uma delas, é uma maquina mais agradavel de usar que um digital rebel.

se queres dar uma vista de olhos nos usados, eh pa, podes sempre ter o melhor dos dois mundos (não necessariamente o melhor, mas o bom), e podes comprar um Maquina igual à minha, no eBay, ou assim... tens um sensor do tamanho do de uma SLR, tens uma lente como deve ser, e tens live view como deve ser, tens focagem assistida com zoom... enfim, são coisas que uma dSLR ainda não faz.

são é chatas de encontrar em 2ª mão.

de outra forma, se queres tirar boas fotos, mas não estas disposto a abdicar da forma de utilização da tua V1, eh pa, é melhor pensares antes numa Fuji s9600, ou algo nessa onda... a S5 a meu ver não vale o que custa, especialmente quando na concorrencia ha uma s9600.

se queres uma maquina que te dure, e que um dia mais tarde te permita arranjar umas lentes melhores, para um tipo de fotografia mais especializado, ou simplesmente queiras fotografar em condições mais exigentes... eh pa, acho que a D40 ou a Dslr A100 são ambas boas opções.
nas canon e nikon tens a vantagem de ter uma gama de lentes mais alargada, que na sony, onde ficas com as lentes desenhadas para as minolta, mais meia duzia de lentes lançadas aquando do lançamento da slr da sony, incluindo algumas primes desenhadas pela carl zeiss... mas são lentes mais caras que equivalentes da nikon ou canon (também não é nenhuma exorbitancia).

enfim... a avaliação deve ser tua, tens que ver se realmente é uma SLr que tu queres... e se achares que te entendes com a utilização da SLR, eh pa, acho que não perdes nada em avançar.
se não, fica-te por uma bridge... ja te dá para tirar boas fotos... eventualmente melhores que as que tirarias com a SLR, dado que se usam de uma forma mais "digital" de usar uma maquina fotografica
 
Obrigado ao kocamon.
Conclui que para mim o melhor e ir por uma bridge.
As reviews da S5 so penalizam-na, parece-me, por nao inovar o suficiente.
Estive a ver mais algumas reviews e parece-me que concorrentes a altura serao a Panasonic FZ8, e aFZ18 que vem ai e parece ser muito boa.
Alguem trabalhou com a FZ8?
Quanto a qualidade de imagem, image stabilization, e features esta e a s5 parecem-me muito similares (a diferenca de zoom nao e relevante para mim).
As dimensoes e peso tambem nao mudam muito. Um factor que me preocupa e bateria, a FZ8 usa bateria enquanto a s5 usa pilhas. A diferenca sitada nao me preocupa (e ja muito mais que a minha v1 :P) muito, pelo que preferiria uma bateria.
Alguem pode indicar experiencias quanto ao tempo de bateria?
 
Quanto mais reviews vejo mais confuso fico. Todas as que vi tem os seu pontos fortes:
Canon S5
FujiFilm S9100, S8000 fd
Panasonic FZ50, FZ8, FZ18

O problema e que quero algo bom no geral que funcione bem em varias condicoes... todas elas...
O toque tipo profissional das s9100 e da FZ50 de poderes teres controlo manual a serio no anel da lente e altamente.
Consigo tirar a s9100 da corrida porque sem IS de certeza que vou fazer borrada...
As features da s5 fazem-na sobresair mais o seu preco nem por isso...
Para alem do que a fz18 vai de 28-504 mm e a s8000 de 27-486 mm, o que para quem vai tirar muitas fotos a paisagens interessa bastante, a canon comeca em 36 mm.

Isto deixa-me a pensar em esperar um pouco e ver quanto e que a fz18 e a s8000 perdem em qualidade de imagem por usarem uma range daquelas. Ou quem sabe talvez venha mais uma acima da s9100 mas desta vez com IS...

Obrigado pelas vossas opinioes.
 
se puderes pagar aquilo que a FZ50 custa, é uma boa escolha...
É assim, eu acho que o IS é uma coisa que está sobrevalorizada. é assim, se estiver la, porreiro, mas condicionar compras por isso, acho que é mal jogado.

uma s9600 (9100 é nos EUA) consegue contornar esse facto com boas fotos a sensibilidades elevadas, o que implica menos tempos de obturação, o que implica menos motion blur. so convém que consigas usar pelo menos 1/100segundos em telephoto (e normalmente consegues, nem que precises de ir a iso800).

nas situações em que precisas de tempos de exposição verdadeiramente prolongados (mais de 1 segundo) vais precisar de um tripé, quer tenhas IS ou não.

eu, com a minha maquina, sem IS, consigo tirar fotos aceitaveis até 1/6segundos, em wide angle (24mm)... é certo que nem toda a gente consegue agentar a mão estavel (ja agora, quanto mais confortavel for a maquina, também mais provavel será conseguir segurar a mesma de forma mais estavel), mas acho que a maior parte do pessoal consegue ir até 1/18, ou 1/10 em wide angle, é so respirar fundo, e arranjar ua posição em que o cotovelo tenha algum apoio, nem que seja na cintura, ou em cima da perna :D
 
As reviews que vi da s9600, tecnicas ou nao, sempre falavam de optimas imagens mas nao eram a puxar pelo zoom...
A questao e que, com uma camara como aquelas vais pra natureza e queres sacar da maquina rapidamente para tirar uma foto a um veado ou assim, e se tens de tar a tentar configurar as coisas para compensar a falta de estabilizacao, e uma chatice.
A s9600 e uma maquina optima em si mesma, mas quando esta numa gama superzoom em que as concorrentes directas em termos de qualidade de imagem tem todas IS, nao me parece um factor menor.

Em toda a honestidade nao vou usar o zoom a potencia toda muitas vezes, estou certo... Tambem tenho quase a certeza que quando o usar, a maioria das vezes vou querer tirar a foto rapidamente e vou querer estabilizador.

O que para mim me parece (pelo menos para ja) um factor menor e ter ou nao RAW por exemplo.

Vou ver se vou a uma loja para pegar nestas meninas e ver como me ajusto. Sera a FZ50 realmente muito pesada e grande, sera a S5 muito leve e pequena... Vamos ver.
 
Última edição:
se queres a maquina pronta a disparar, tens sempre um problema, porque vais precisar de usar o modo automatico/point&shot.

se não, tens que configurar a maquina de acordo com as condições... isto, com a fuji, como com qualquer outra maquina.

quanto à concorrencia com IS, ja expliquei duas vezes como o facto de teres ISO800 utilizavel na Fuji compensa esse facto (a concorrencia a ISO400 ja começa a dar barraca), se quizeres procurar força.

se n queres a s9600, então, acho que a escolha é mesmo a FZ50, se puderes evitar zooms motorizados, evita, ter um anel de zoom, e um anel de focagem na lente, tem muito valor.
 
Boas.

Fui passei por um currys (uma loja tipo worten aqui na Escocia) e parei para experimentar as maquinas na mao.
Infelizmente la so tinham a s9600 e a s5700. A s5700 e muito facil de manipular com uma mao mas e tao pequena e leve que nao me senti muito confortavel. Ainda tenho que checar as dimensoes mas acho que a fz8 e a s5 sao maiores...
Tenho de admitir que vindo duma v1 e outras compactas, me "assustou" um pouco o tamanho da s9600. Mas consegue-se pegar com uma mao sem problemas (pelo menos para mim). E devo confessar que a brincar com o zoom e a focagem no anel da lente me senti num campeonato aparte :P

Vou tentar encontrar as outras maquinas...
 
Back
Topo