Top 5 Geek-Style Distros

APLinhares

OpenSource
Top Five Geek-Style Distros


1. Slackware—the classic. Main release is very stable. You can use Slackware-Current to keep up with changes.

click on image for full view

2. Arch Linux—possibly the most optimized binary distribution available. Similar to Slackware in structure, but simpler than Slackware in what it comes with—not a whole lot. This is not simple as in newbie simple, it is simple in terms of containing only the basics; you add what you want and put together config files yourself. You can learn on this system because the documentation is very good, but you must be willing to read and research before you start out or you will not get very far. This is a great distro, but it is only designed for people who want to have complete control and set things up their way. Pacman is the fastest binary package manager, period.

click on image for full view

3. Debian—another classic with Debian, you can get a rock solid stable version, which is awesome for server environments, but gets old quickly for desktop users. Debian Testing is a more reasonable compromise, but can still be aged. Debian Sid is unstable, provides cutting-edge software, but is known to have broken packages from time to time. The sidux distribution is a Debian offshoot that same Sid irregularities and gives Sid some mood stabilizing medicine so that he won't "blow up the toys" any more—translation: sidux WORKS and is an awesome distribution for running cutting-edge stuff that works. Arch and Debian are near the forefront here.

click on image for full view

4. Gentoo—one of the classic source based distributions. The project has recently fallen on hard times, but people who want to build their own source code based system still frequently turn to Gentoo.
click on image for full view

5. Sabayon—a Gentoo offshoot that makes initial entry into the source based distro space a bit easier initially. I've not worked with this one much and I've heard mixed reports. Advocates say that it is easy to install initially, is fast, and has the same advantages as Gentoo. Detractors complain about quality issues, some of the same complaints that I've heard with Gentoo.
click on image for full view

In Conclusion
Gentoo and Sabayon, without a doubt, result in the potential to create highly optimized systems. Perhaps you don't think about that as an outcome with Slackware or Debian, but the fact of the matter is that with all five of these systems, if you so choose, you can go to source code and build or rebuild portions of your system. Therefore, all five of these systems have the geek factor, the ability to take what comes in the base system and turn it into something very distinctive, and very YOU.
Frankly, I find most Linux distros to be very good, but even if they aren't, out of the box, I can turn them into something good. However, some systems are more suited, as configured, for various tasks. Some make the best Live CD systems for speed, others make good toolchest systems, some make good desktops, others make good servers.
Fonte

Sinceramente não sei que faz debian ali no meio :P
 
eu conheço uns quantos geeks (no bom sentido) do linux. sempre achei piada ver os gajos a compilar cenas no gentoo, tipo passar horas e horas a configurar programas para ganhar um suposto mísero aumento de performance [:D] claro que o mais interessante é a personalização do sistema ao estritamente necessário ;)
 
Tenho dúvidas acerda da Sabayon estar na lista, só se for por ser baseada em Gentoo, pois na versão em DVD trás tudo e mais alguma coisa que existe nos repositórios já instalado.
 
Instalei Slackware à primeira e sem espinhas ! :D
Estava a contar com algo bem mais complicado mas tendo em conta que à pouco mais de 10 anos atrás consegui instalar o ReHat 5 sem ajuda de ninguém, o Slack em comparação com isso acabou por ser "canja" !
Obviamente que ainda tenho muito que aprender e para isso, ando a ler vários livros para tirar as certificações para ver se é desta que deixo de ser um rookie...
 
Vi outro dia isto no Digg, e tenho a dizer que esta "lista" consegue ser um bom bocado ridícula.
E pode-se começar pelo o óbvio: Sabayon distro geek? Mas o que raio é que estes tipos andam a fumar? Depois, é quase uma heresia falar de geekness e nem sequer fazer a mais pequena referência a LFS. E porque não a inclusão de distros como CRUX, rPath e Zenwalk que, imho, são tão ou mais geek que Debian (e não estou de modo algum a desvalorizar Debian).
Depois, isto para 'artigo', ainda tem que comer muita sopinha - pegar numas imagens e escrever 4 ou 5 linhas (ou nem isso, se olharem para Gentoo e Slackware) qualquer cepo sem ponta de conhecimento o faz :)
 
Instalei Slackware à primeira e sem espinhas ! :D
Estava a contar com algo bem mais complicado mas tendo em conta que à pouco mais de 10 anos atrás consegui instalar o ReHat 5 sem ajuda de ninguém, o Slack em comparação com isso acabou por ser "canja" !

Em 96 instalei o meu 1º Linux. Eram não sei quantas disquetes de 3 1/2 com o Slackware e consegui instalar sem problemas e quase tudo funcionou out of the box, tirando a placa de som, uma Genius levada da bréca para instalar, mas consegui :P. Mais tarde experimentei o Red Hat 5 e devo dizer que foi canja. Acho que nessa época, difícil de instalar era o Debian, seguido pelo Slackware que me ensinou muito.

Quanto a esta lista, o Slackware não experimento há muito tempo, mas estou tentado. O Gentoo experimentei e esse sim é geek. O Arch até que nem é muito complicado. Quanto ao Debian, está super simples e o Sabayon experimentei e não achei assim tão geek! Acho que nesta lista tirava mesmo o Sabayon e Debian que não são a meu ver nada geeks.

Miguel
 
Sabayon está longe de ser uma distro para geeks, alias o seu objectivo é precisamente o contrário. Em relação às outras 4, penso que são de facto das distros mais utilizadas por geeks, não necessariamente as mais utilizadas e como disse o esquiso a não inclusão da LFS é uma falha grave :D
 
eu conheço uns quantos geeks (no bom sentido) do linux. sempre achei piada ver os gajos a compilar cenas no gentoo, tipo passar horas e horas a configurar programas para ganhar um suposto mísero aumento de performance [:D] claro que o mais interessante é a personalização do sistema ao estritamente necessário ;)

O objectivo não é aumento de performance, mas sim instalar o que queres com as opções que queres. 99,9999% de quem usa Gentoo pensa desta forma, contudo quem nunca o usou pensa que o objectivo é o aumento de performance. Curioso não?

Quanto à lista... bem enfim que dizer? Posso apostar que quem a escrever não deve ter sequer experimentado as distros.

Faltam coisas com LFS, Crux e Lunar.

Vá lá pelo menos o gajo não colocou Ubuntu na lista. ;)
 
Eles falam em Distros, logo incluir LFS quando é feita por ti mesmo é algo complicado...

A minha LFS chama-se Zwamix e não vai aparecer na lista como é óbvio :)

Eles estão a falar de "major" distros...
 
Não compreendo este top, que querem dizer com geek-style? dificuldade em instalar? em configurar? out of the box com tudo a funcionar? Digo isto porque posso perfeitamente instalar um ubuntu e optimiza-lo tanto ou mais que qualquer um desses ... e isto aplica-se a qualquer disto.
Cá para mim têm é tempo livre a mais ... mas tudo bem.

--last
 
Só não concordo com Debian... não nada díficil de instalar! É tão difícil de instalar como o Windows XP.

Das restantes só testei Arch e digo que falhei a configurar o X correctamente :P Em linha de comandos funcionava na boa ;)
 
qualquer distro que keira obrigar o utilizador a utilizar alguma ferramente em particular,
ou crie uma layer de configurações, GUIs ou la o que for, que se sobrepoem e que faz com que o utilizador não apreenda a realidade do que está a acontecer, é uma distro dificil.

edit:quando se percebe como funcionam as coisas, nao existe dificuldade; quando se usa GUIs ou coisas que obsfucam a realidade ai sim a dificuldade aumenta, pois pra resolver algum problema o utilizador fica ali a olhar prakilo pk nem sabe por onde deve começar a resoluçao.
 
Última edição:
Pinipum,
Então dizes que os utilizadores que quiserem entrar no mundo do Linux têm que fazer tudo "à pata"?
Não concordo com essa noção, pois cada vez mais deveria haver uma comunhão entre facilidade de utilização
e controlo.

A extrema (pontual, pronto) dependência da linha de comandos no Linux é algo que assusta (a mim também) a
grande parte dos utilizadores. Não há tempo para consagrar a memorizar todos os comandos, parâmetros e tudo o mais.

Se numa distribuição me exigem recorrer à linha de comandos sempre que o X dá o peido, para mim essa distro é descartada.

É, na minha opinião, altura de deixar o "geek-style" para trás e mostrar que o Linux pode de facto ser das massas, mas
tem que se aproximar das mesmas.
 
Portanto acabaste de descartar todas as distros que existem? É que seja ela qual for, se o X "dá peido", só tens mesmo a shell...

Ya, por acaso, mas talvez o que ele quer dizer é que só usa distribuições onde tudo vem configurado e não dará problemas com facilidade.

Aliàs, a console pode meter medo a muita gente, mas também existe muita gente que não está interessada em aprender comandos de consola.
 
Back
Topo