Top 5 Geek-Style Distros

isso de usar cli = geek é mito.

mtos dev's de mtos projectos importantes no mundo unix usam distros como fedora e IDE's como kdevelop. e nao vim ou algo do genero. é td uma questao de gostos.

n e por correr o mplayer a partir de um terminal que vou aprender mais so pq vejo a info que ele cospe no terminal.

uma quote do Linus Torvalds
So the only major distribution I’ve never used has actually been Debian, exactly because that has traditionally been harder to install. Which sounds kind of strange, since Debian is also considered to be the “hard-core technical” distribution, but that’s literally exactly what I personally do not want in a distro.
 
Eu acho engraçado que ainda haja pessoas interessadas em manter o linux no geek side ... se se pretende que as massas deixem o windows e adoptem um SO linux tem de se usar as "janelas" e deixar as linhas de comandos (terminal) para os que realmente querem trabalhar nessa parte.

Eu uso a linha de comandos no Windows e no Linux acho que ela está lá mto bem e concordo que lá continue. Mas porém temos de deixar a mentalidade de velho do restelo de lado e evoluir no tempo... e isso significa as tais "janelinhas" e um SO simples de instalar e eficaz a cativar as atenções dos não-geeks ...
 
Por mim podem ficar com as janelinhas maricas todas que quiserem, desde que não lixem as minhas distros simples e que funcionam bem sem ter toda a treta a chatear...
 
... tu n lês mto pois n?? o q é q os tipos da canonical andam a promover???

Então olha lá para o nick dele, acreditas mesmo que o Patrick Volkerding, David Cantrell e até o Chris Lumens que trabalha para a Red Hat (no entanto é dev de Slack) querem saber das massas ?

Podes ler por ti, directamente de Slackware.com

The Slackware Philosophy
Since its first beta release in April of 1993, the Slackware Linux Project has aimed at producing the most "UNIX-like" Linux distribution out there. Slackware complies with the published Linux standards, such as the Linux File System Standard. We have always considered simplicity and stability paramount...

E espero que se mantenham assim por muitos e bons anos como aconteceu até agora...
 
... tu n lês mto pois n?? o q é q os tipos da canonical andam a promover???

A Canonical é uma (grande) empresa. Se é uma (grande) empresa, precisa de (grande) pilim. Se precisa de (grande) pilim, precisa de vender (em grande). Se precisa de vender, vai fazer (e dizer!) tudo para enfiar o seu produto pela goela abaixo dos potenciais compradores (as empresas e os Estados que lhes compram o suporte) como sendo a melhor invenção depois do 'pão às fatias'.

Se nos abstrairmos da retórica comercial 'Linux for the masses', 'Linux for the human beings','yada yada yada', o que é que fica? Fica um sistema operativo de elevada qualidade, um largo conjunto de aplicações também de elevada qualidade e milhões de indivíduos que desenvolvem e usam estas aplicações porque querem.

O nosso proselitismo, esta tradicional mania de impingirmos aos outros aquilo que achamos melhor para nós, é que é ph0D1d0.
 
Haja liberdade escolha porque nenhum sapato serve a toda a gente e até existe quem prefira chinelos, botas ou até mesmo andar descalço.

-----

Também gosto de botões redondos com menus simples de usar ao contrário de uma linha de comandos cheia de switches que têm de ser escritos de forma exacta e por vezes criptica.

Uso ambos, não tenho receio de aprender, mas por mim, se puder configurar tudo com rato então que venha a facilidade do click-click.

Se o linux também é destinado às massas, então deve obrigatoriamente possuir melhores condições para poder competir com o Windows e o OSX a nível de UI.

Caso contrário nunca será um SO alternativo às propostas comerciais para os utilizadores "normais" a menos que tenham tendências masoquistas ou goste de exibir na sala que usa um SO que poucos usam (típico narcisismo irritante de pessoal na idade das borbulhas na cara).

Há quem não goste e ache que geek é usar a linha de comandos exclusivamente, tudo bem, é um mundo grande e há espaço para todos os gostos.

Mas um geek a sério não se devia preocupar com pormenores.. ;)
 
Haja liberdade escolha porque nenhum sapato serve a toda a gente e até existe quem prefira chinelos, botas ou até mesmo andar descalço.

-----

Também gosto de botões redondos com menus simples de usar ao contrário de uma linha de comandos cheia de switches que têm de ser escritos de forma exacta e por vezes criptica.

Uso ambos, não tenho receio de aprender, mas por mim, se puder configurar tudo com rato então que venha a facilidade do click-click.

Se o linux também é destinado às massas, então deve obrigatoriamente possuir melhores condições para poder competir com o Windows e o OSX a nível de UI.

Caso contrário nunca será um SO alternativo às propostas comerciais para os utilizadores "normais" a menos que tenham tendências masoquistas ou goste de exibir na sala que usa um SO que poucos usam (típico narcisismo irritante de pessoal na idade das borbulhas na cara).

Há quem não goste e ache que geek é usar a linha de comandos exclusivamente, tudo bem, é um mundo grande e há espaço para todos os gostos.

Mas um geek a sério não se devia preocupar com pormenores.. ;)
Normalmente associa-se geek às CLIs porque um geek é, supostamente, alguém que prefere gastar mais algum tempo a dominar essas ferramentas porque compreende que lhe dão uma flexibilidade que nenhuma GUI lhe pode dar. O que não quer dizer que não use GUIs, simplesmente sabe usar as duas e não tem "medo" de aproveitar as capacidades que só o terminal lhe dá, principalmente a nível de automação e integração de programas.

Mas eu acho que actualmente as GUI's do Linux são bastante razoáveis para 90% dos usos. O mesmo não se pode dizer dos terminais do Windows...
 
Back
Topo