Top 500 Mundial dos Supercomputadores

Status
Fechado a novas mensagens.
E o computador do despacho o da EDP. Aquilo para jogar quake era do melhor. O "ecran" daquilo e maior do que alguns cinemas que para ai andam.

Um Abraço

Bruno
 
o k está em 1º é nada mais nada menos k o earth simulator !!!! porra tem 5x mais capacidade de processamento k o asci ... akilo é k é um senhor makinão ... knt's mark's é k akilo deve de dar??? ehehehhehe
 
Na parte da cima da tabela tem la a explicar o k significam as abreviaturas (legendas) e se kiseres saber mais alguma coisa sobre o pc ou projecto em que esta o pc envolvido sempre podes ir aos links que tao na tabela, relativos a cada pc.
 
a unica coisa k eu sei é k akilo são cluster's ... isto é, são computadores com uma board, disco, cpu e ram mas com um sistema de cooling e nada mais ... montados em uma espécie de "frigorificos" chamados baystack (corrijam.me se tiver engando) ... agora imaginem isto mts de vezes ... em salas enormes a processar informação ... ah ja me eskecia ... cada um desses cluster's estão ligados através duma placa de rede entre si ... dando akele poder de processamento k estes super.computadores têm ... é claro k n são propriamente usados para "brincar" ao 3dmark eheheh mas sim como por exemplo o earth simulator é feito segundo o k deduzi para estudar o sistema climatérico na terra...
 
Morpheus... nao tentei saber nada sobre o eart simulator... mas vindo dos japoneses (se nao tou em erro) imagino que seja mt, mt mais do isso!!! :D

Deve ser algo que simule e estude todos (ou kuase) os fenomenos naturais. Tais como terramotos (este é, se nao tou em erro, a principal preocupacao dos gajos).

Penso que os japoneses tao a tentar desenvolver uma ou mais formulas (estudando o impacto dos terramotos sobre as habitacoes) de modo a poderem construir edificios mais seguros em caso de ocorrencias cismicas... a mt tempo vi inclusivamente que eles ja tem algumas construcoes de edificios de grande envergadura, feitas sobre autenticas molas pneumaticas. De modo a k kd ocorra um terramoto, akilo reduza ao maximo vibracao do edificio... ou seja... o chao mexe... mas com akele sistema o edificio kuase que nao se mexe.

Nao sei ao certo se este tipo de situcoes tao englobadas nesse simulador... mas imagino que tb trabalhem sobre o assunto.

Pk nem seker faz sentido termos o computador mais rapido do mundo so p prever o tempo, kd isso ja é feito por varias entidades e algumas sao mt mt mt boas em previsoes de 24h/48h... assima disso ja é mt mais estatistica que outra coisa
 
sinceramente.... eu para ter um brinquedo desses teria, provavelmente de fazer um mod á minha casa! Agora a sério... é bom algo portugues estar num top de algo positivo ao invés de negativo como é custume! e ñ sei se sabem mas actualmente fazem-se projectos para expandir o actual S.COMP. da EDP logo vamos subir mais uns lugares na tabela!
cya ppl
 
Bem pelo que tenho lido esses computadores que estão no top até dão para simular um teste nuclear e portanto não deve ser pouco... :D

Mas aquele PC português é que gostei mesmo... vai-se aguentar bastante tempo para estar em 164...
E têm 296 CPUs! :eek:
Aonde é que os foram mafiar?:D
 
NeoToPower: Para nós akeles Pc's n serveriam para muito mais do k uma brincadeira...:001:

Para mim akilo so serviria para Fazer OC's e Benchmark's ! Ou seja... para estar no topo da list ! :D
 
eu se conseguisse por a mao num dakeles computadores, punha-os todos a fazer calculos e ver se algum conseguia preceber pq e que o Antonio de Oliveira fez akelas substituiçoes... :rolleyes:
 
espero que tenhas muito dinheiro para trocares os cpu's queimados de tanto esforço ;p eu cá por mim aproveitava para fazer oultimate mod á minha casa.... botava-os no meu quarto e depois cobrava bilhete só pro ppl poder velo ao vivo (membros do forum seria á borla) e sempre ajudava para a r300 :D Agora a sério... estes sistemas ñ davam para 3d mark.... aquilo são maquinas construidads esclusivamente para lidar com dados e ñ graficos.... a nuica equipada complaca grafica deve a consola de comando... e mesmo assim deve ser uma vga 1mb..... e mesmo que tivesse uma g4600 este sistema precisa de um programa compativel com a sua arquitetura.... ou seja o 3dmark teria de sofer alterações para correr nesse monstro colossal por isso, e inflismente, ñ dá para 3d mark... senão julgamque o Raptor ainda estaria a bolir na unreal? }>
 
bem.... como começar....
A noção de server é um coi vaga... eu posso ter aqui um 486 e le ser um server... posso ter aqui dois PIV 2ghz liados entre si e isto ser uma server farm.... o que lá basicamente é uma server farm... ou seja, montes de computaoders ligados entre si mas estes computadores ñ são iguais ao comom pc pois ñ tem grafica e são apenas mobos equipadas com 4 ou 2 processadores imb tipo "alpha" com velocidades de 300 e 450 mhz e mais recentemente 500nhz (ñ se iludam com a velocidade... qualquer um deles dá na boca a um celleron 1ghz) mais disco rigido, memorias e um componente de rede que poderá ser onboard de modo a ligarem-se entre de modo a fazer o que actualmente se chama de computação em série (cluster)! Agora cada aramário trem lá dentro vários (10 em média acho eu) computadores e cada desses "armários" dáse o nome de nó logo esses computador é constituido por muitos nós e a cad vez que se precisa de mais potencia o mais simples é acrescentar mais nós!
Ora... ñ penses que isto funcemina assim tudo sózinho... normalmente há um computador para controlar tudo (sim um compuatador para controlar centenas ) denominado de terminal... normalmente baseado em unix o qual geralmente tb é a base do cluster... no caso da edp ñ sei se será isso.

Espero ter esclarecido... pelo menos expuz tudo o que sabia e se algo estiver mal ñ esitem em corigir.... um tipo está sempre a aprender ñ é?


Neo
 
Akilo sao super computadores... axo que nao ha ali nenhum computador k n tenha menos de 200 processadores (isto pelo que vi). E atencao... 200 foi apenas uma referencia k disse p teres um idea dos bixos que sao... nao tem nada a ver com ser a partir de 200 que se considera super computador!! :D (isto p nao haver mal entendidos)

Ou entao podes tentar imaginar que sao varias boards e cpu ligadas entre elas de maneira a fazer um so computador (isto abreviiando e explicando mt sinteticamente), o neo explicou bastante melhor... axo que ja da p tirares a duvida :)
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo