Multi Top de jogos que terminaram em 2020

G.E.R.M.A.N.

Power Member
Como não dá para acompanhar tudo o que vai saindo, este top é relativo aos jogos que terminaram este ano, não tendo necessariamente de ter saído este ano.

Este ano foi menos produtivo neste campo para mim, mas ainda assim terminei vários clássicos que merecem a pena ser mencionados (coloco apenas um jogo por franchise para a lista não parecer tão aborrecida).


5º - StarTropics (NES | 1990)

StarTropics.jpg


Muito bom, este é daqueles que o Japão deveria ter inveja por nunca o terem recebido. É um clone de Zelda, mas um dos bons. Existem dois tipos de jogabilidade, uma em que percorremos o mapa do jogo e alguns labirintos onde o sprite do nosso personagem é bem pequeno, e uma para as dungeons em que jogamos à The Legend of Zelda, com vista de cima para baixo a percorrer 4 direcções, com várias armas originais à disposição, onde se destaque a nossa principal, um ioiô. Nessas dungeons temos os mais variados tipos de inimigos, puzzles e plataformas. A life bar são corações que, tal como em Zelda, podemos ir aumentando à medida que vamos apanhando no jogo. O enredo é bem cheesy, poderia sair de um filme dos anos 80, não sendo para levar muito a sério. O grafismo está bem aprimorado e a componente sonora é competente, mas o ponto mais forte do jogo são mesmo as dungeons, super divertidas e muito desafiantes lá para o final. Pena o nosso personagem ser algo lento e ao início senti que demorava um bocado a responder, mas depois de nos habituarmos, acaba por não incomodar, excepto talvez nalgumas partes finais em que temos inimigos bem rápidos. No geral, super divertido, vou ficar com a sequela debaixo de olho, se bem que pelo que leio, está uns furos abaixo deste.


4º - Super Mario World (SNES | 1991)

Super-Mario-World-1990.jpg


Excelente jogo. É difícil apontar defeitos, mas relembro o botão do Spin Jump ser o A e não um shoulder button, o que não dá muito jeito, mas como acaba por não ser muito utilizado, é um defeito que não tem muito impacto. Outra questão são os power-ups, que claramente perde para o SMB3. Eu adoro o Yoshi, mas por exemplo, a capa não fiquei grande fã, prefiro sem dúvida o Tanooki Suit ou outros do SMB 3. O level design é fantástico, como seria de esperar, mas talvez por estar mal habituado ao Super Mario Maker 2, acho que podiam ter aproveitado melhor algumas mecânicas novas do jogo como o Spin Jump ou o Yoshi para criar níveis mais desafiantes. A música é deliciosa, neste campo é talvez o meu Super Mario 2D preferido e o grafismo também é muito bonito, o que seria de esperar num Super Mario SNES. Portanto, em geral prefiro os da NES (1 e 3), mas este não deixa de ser um clássico, vai ser para revisitar de tempos a tempos.


3º - Mole Mania (Game Boy | 1997)

Mole-Mania.jpg


É um jogo em que interpretamos o papel de uma toupeira que tem de salvar os filhos e a companheira. Temos de resolver vários puzzles, tendo à disposição os objectos do cenário e uma mecânica muito interessante que nos permite cavar para o subsolo e percorrer o mesmo para resolver os vários enigmas, voltando à superfície quando for necessário. O level design está impecável, nada menos seria de esperar do produtor Shigeru Miyamoto. Puzzles muito desafiantes e inteligentes, principalmente na segunda metade do jogo. No total existem 7 níveis, cada um com vários cenários e um boss final que tem sempre uma estratégia inovadora para o derrotar. No 8º e último nível, temos uma boss rush em que temos de derrotar todos os bosses anteriores de uma vez só e por fim o boss final. Grafismo, componente sonora sem nada a apontar e o charme do jogo está sempre presente durante toda a aventura. Recomendado a 100%, tornou-se um dos meus favoritos do Game Boy.


2º - Mega Man 2 (NES | 1989)

Mega-Man-2.jpg


O meu preferido entre os 3 primeiros. Mais bosses (agora são 8) e bom level design, super divertido. O único problema com o jogo é a Metal Blade, que é overpowered e desequilibra um pouco o jogo, tornando-o mais fácil que o 1 e o 3. Além de existirem 3 bosses que são vulneráveis à Metal Blade, é um power-up com disparos muito rápidos e que gasta pouca munição, o que a torna uma maravilha para os níveis do Wily Castle também. Música fantástica, adoro os temas do nível do Wood Man e claro, o clássico nível 1 do Wily Castle. Em termos de bosses, o design melhorou bastante em relação aos primeiros, o meu favorito (e talvez o nível também) é o Quick Man. Excelente jogo, top 10 da NES.


1º - Super Metroid (SNES | 1994)

Super-Metroid.jpg


Excelente jogo, adoro a sensação de isolamento e a atmosfera, que já tinha sentido nos anteriores, mas neste a uma escala superior. O mapa é uma adição muito bem vinda, e adoro os power-ups. Tem um ou outro problema de jogabilidade, principalmente no timing dos saltos e o facto dos sprites serem muito grandes por vezes complica o combate principalmente com os bosses, mas isso são poucas coisas que não afectam a aventura tanto quanto isso. O final é top, principalmente para quem jogou os anteriores. Tendo em conta a experiência e a influência deste jogo para o género Metroidvania, para mim foi o melhor jogo deste ano de 2020.
 
Bom tópico @G.E.R.M.A.N. !

1º- Final Fantasy VII Remake (PS4)


Não foi perfeito, mas foi muito, muito bom. O original é um dos meus dois jogos favoritos de sempre, pelo que este remake foi um saboroso bombom que esta indústria me deu este ano. A OST é, só, das melhores que já ouvi.

2º Suikoden III (PS2)

RPG clássico à antiga. Os dois titulos da PS1 são dos meus jogos favoritos de sempre e, infelizmente, o IV e o V da PS2 já não são tão bons. Mas este III é absolutamente incrivel. Obrigatório para os fãs do género.

3º - Paper Mario: The Thousand Year Door (Game Cube)

A última vez que o terminara fora no Natal de 2004, quando o jogo foi lançado. Envelheceu de forma magistral e continua tão divertido como sempre. Gostei da entrega na Switch, mas o da GC é sublimemente superior.

4º - Final Fantasy VIII (PS1)

Outro jogo que revisitei em 2020. Um dos jogos que mais horas dediquei na minha juventude e que tem o melhor mini-game de sempre de um RPG. Foi um prazer revisitar as aventuras de Squall, Rinoa e do resto da malta.

5º - Dragon Ball Z Kakarot (Xbox One)

Adoro DBZ. Este é só o melhor jogo de sempre da famosa série de anime, num RPG/Beat em up de grande qualidade. Gostei muito mais do que estava à espera. De tal forma que destronou o clássico DBZ Legends, da Saturn, como o meu jogo preferido da franquia.


Menções honrosas para Banjo Kazooie (versão Rare Replay), Crash Bandicoot 4, Spider Man ou Breath of Fire IV.
 
Muita coisa retro também @jabun , sim senhor eheh. Não tinha ideia que o Suikoden III era assim tão bom, deixaste-me curioso, ainda tenho o II por jogar, mas depois queria jogar o III sendo assim.
 
Este ano não joguei muito singleplayer e por consequência terminei poucos jogos, do que joguei o top será:

1º Red Dead Redemption 2
2º Death Stranding
3º Shadow Of The Colossus Remake
 
De todos que terminei os que gostei mais foram :

1º Ghost of Tsushima
2º 13 Sentinels: Aegis Rim
3º Final Fantasy 7 Remake
4º Kentucky Route Zero
5º Hades

comecei também o Fifa mas não consigo acabar :001:
 
Escolha complicada mas ordenava assim:

1.º - Last of Us Part 2
2.º - Persona 5 Royal
3.º - Ghost of Tsushima
4.º - Days Gone
5.º - Death Stranding
6.º - Doom Eternal

Pelo meio joguei mais coisas mas estes foram mesmo os meus favoritos.
 
1. Doom Eternal
2. Ghostrunner
3. Hades
4. Katana Zero
5. GTFO ( embora ainda em early access.... que fantastico jogo)
6. Risk of Rain 2


Acho que esses sao os jogos que mais gostei e investi-me neste ano.
 
Bom tópico e é uma análise que por norma não faço.

Este ano tentei dedicar-me ao enorme backlog que tenho e deixei de lado os MMORPGs que por norma consomem praticamente todo o tempo livre dedicado aos jogos. É verdade que ainda joguei umas boas horas de WoW Classic mas consegui terminar uma quantidade considerável de jogos que tenho na minha biblioteca do Steam.

Dos 32 terminados destaco os seguintes:

1- A trilogia The Banner Saga
Grande RPG com uma história épica e original onde todas as decisões têm um impacto enorme no caminho de todas as personagens.
2- Hades
Para mim o jogo de 2020, não é de modo algum um género de jogo que goste mas está tão bem feito que nos leva a querer saber um pouco mais da história de cada personagem. Apesar de se fazer enumeras runs o jogo nunca se torna (pelo menos para mim) aborrecido e no fim nem dei pelas 80h que passaram.
3- Shadowrun: Dragonfall
Outro grande tactical RPG com uma história muito boa. Atenção que é uma mistura de Cyberpunk com elementos de Fantasia mas surpreendentemente considero que funciona bem dentro do mundo criado.

Menção honrosa para o Syberia e Syberia 2, que pena tenho de não os ter jogado na altura em que saíram.

Segue lista completa, atenção que a larga maioria dos jogos desta lista terminam-se em menos de 15h :joker:

1- Unravel 1
2- Unravel 2
3- Shadowrun: Dragonfall
4- Creepy Tale
5- Risk of Rain 2
6- Hades
7- Bastion
8- Doom
9- Among the Sleep
10- The Banner Saga 1
11- The Banner Saga 2
12- The Banner Saga 3
13- Bioshock Remastered
14- Brothers a Tale of two sons
15- The Dark Eye - Chains of Satinav
16- Detective Case and Clown Bot - Murder in the Hotel Lisbon
17- Dragon Age Origins
18- Final Fantasy VI
19- The First Tree
20- Gris
21- Hellblade
22- Inside
23- Journey
24- The Pillars of the Earth
25- Limbo
26- Memoria
27- Pillars of Eternity
28- Portal
29- Sanitarium
30- South Park - The Stick o Truth
31- Syberia
32- Syberia 2
 
Última edição:
Excelente ano.

1 - The Last of Us 2
2 - Final Fantasy VII Remake
3 - Persona 5 Royal Edition
4 - Ghost of Tsushima
5 - Dragon Ball Z: Kakarot
6 - Astro Bot
 
Este ano até joguei bastante coisa nova e antiga, mas vou escolher apenas 10.

1 - Metal Gear Solid (PS1)
2 - The Last of Us Part II
3 - God of War
4 - Ghost of Tsushima
5 - Final Fantasy VII Remake
6 - Streets of Rage 4
7 - No Man's Sky
8 - Assassin's Creed Origins
9 - Cyberpunk 2077
10 - Shadow of The Colossus
 
Syberia é fabuloso... Fui ver agora e há o 3 he he

5 euros o pacote dos 3 juntos

Experimentem o the longest Journey... Fabuloso

The Longest Journey é dos melhores point and click que já joguei, história fantástica.

Também joguei este ano o FFVII original com mods e alterações à história, muito bom :D
 
Bem, este foi um ano que joguei mais que o normal... E felizmente coincidiu com o lançamento de alguns dos melhores jogos de sempre.

  1. The Last Of Us 2
  2. God of War
  3. Sleeping Dogs
  4. Life is Strange Before the Storm
E mais recentemente: Astro’s Playroom.

Podia incluir temas como Ghost of Tsushima, Little Hope etc etc mas acho que este top 5 foi mesmo os meus favoritos
 
Sendo um ano covid acabei por jogar imensa coisa, e provável que me esteja a esquecer de algum:

1- The Last of us 2
2- Control Ultimate Edition
3- Ghost of Tsushima
4- Dead Space
5- Yakuza 0
6- Days Gone
7- SWAT 4
8- Alan Wake e DLC
9- Streets of Rage 4
10- Inside
11- História de Battlefield 1 e V
12- Fall Guys
13- ABZU

Final Fantasy VII Remake (ainda a jogar)
Cyberpunk 2077 (apenas 6h)
Need for speed Heat (pouco tempo)
Far cry 5 (apenas 6h)
Rocket League (demasiado tempo para ser contabilizado)
GT Sport (Algumas corridas no GT League)
 
Última edição:
Os jogos que joguei em 2020 por ordem foram:
(Nos spoilers está uma mini review de cada jogo, não tem mesmo spoilers)

Darksiders II - 24h
Após já ter jogado antes, voltei a pegar no jogo e joguei mais de 20 horas mas voltei a não completar. O jogo é bom mas por algum motivo não me puxou para terminar. Talvez por ser algo repetitivo e a história não me puxar o suficiente.
FFVII (New Threat Mod) - 79h
Voltei a revisitar o meu jogo favorito desta vez com o Mod New Threat que está fantástico. Muda certas coisas no gameplay para melhor, no entanto só recomendo jogar este Mod depois de completar o original.
Octopath Traveler - 81h
Um JRPG ao estilo dos da era 2D, tem visuais muito próprios e inovou certos conceitos. Existem 8 personagens, no início escolhemos uma e podemos recrutar as outras. Todas elas têm habilidades diferentes dentro e fora da batalha. Só tenho pena que as persongens tenham pouca interacção umas com as outras, as histórias de cada um são completamente separadas.
Streets of Rage 4 - 10h
O primeiro SoR é um jogo que gosto muito e tive de experimentar este. Comecei em Hard e joguei até ao boss final que não consegui passar na altura. Ainda tenho de o completar. No entanto está muito bom, é fiel ao original e inova em algumas coisas. Bons visuais e gameplay.
Digimon Cyber Sleuth - 16h
Há uns anos joguei o Digimon Dawn/Dusk e como gostei desses jogos decidi experimentar este. O jogo tem um bom sistema de evolução de Digimons, mas depois é muito repetitivo, tanto no gameplay como em cenários. Acho que tinha potencial para ser muito melhor.
Persona 4 Golden - 105h
Dos melhores jogos que já joguei. O que destaco mais neste jogo são as interacções com as personagens, tanto os NPCs como os membros da party. Tem uma história cativante e gosto bastante do gameplay.
Pokémon Ultra Sun - ???h
Já o joguei noutros anos, mas voltei para ficar mais próximo de completar o Living Dex (ter todas as formas de Pokémons). Ainda não completei mas faltam poucos (só Mythicals).
FFVI - 35h
Jogo fantástico. Finalmente joguei-o em 2020 e a história e personagens são o que fazem deste jogo um marco dos JRPGs. Banda sonora e artwork muito bons também.
Suikoden - 22h
Um JRPG que é algo diferente de outros jogos do género. Tem uma boa história dentro de um setting político e um cast de 108 personagens para recrutar, cada uma tem a sua personalidade. Claro que não são todas tão desenvolvidas como outras de jogos com um cast mais pequeno, mas têm diferenças suficientes para se distinguirem. Um jogo que é algo curto, mas como positivo não tem partes filler.
Suikoden II - 48h
Um dos melhores jogos que já joguei, a história é fantástica e as personagens principais também. O jogo tem também 108 personagens recrutáveis, algumas voltam do jogo anterior e ainda estão mais bem desenvolvidas. A banda sonora é excelente e o gameplay melhor do que o jogo anterior. O artwork está muito bem conseguido, acho que é o jogo com o melhor artwork 2D que joguei a nível de design de personagens.
Acho que não me esqueci de nenhum, houveram outros jogos que joguei mas foi tão pouco tempo que nem contabilizo.

Agora a ordem só com os jogos que comecei e terminei (ou quase terminei) este ano:
1 - Suikoden II / Persona 4 Golden - Não consigo escolher um, são jogos que me marcaram este ano e entram no meu top de jogos favoritos.
2 - FFVI
3 - Octopath Traveler
4 - Suikoden
5 - Streets of Rage 4

No 1º e 2º posto estão jogos que considero dos melhores que já joguei, os outros são jogos muito bons que gostei muito de jogar.
Não terminei nenhum jogo que não gostasse. Aliás mesmo os que não terminei gostei, pelo menos de uma parte, pois tenho por hábito informar-me um pouco sobre os jogos antes de os comprar para evitar surpresas desagradáveis (já tive algumas, mas poucas).

Em spoiler coloco jogos que também joguei e/ou não têm fim:
Suikoden V - Estou a jogar e para já estou a gostar. Não me parece que esteja ao nível dos primeiros 2 para já, mas joguei pouco. Decidi saltar o III e o IV pois após pesquisar é da opinião geral que este é o melhor para quem gostou bastante dos 2 primeiros. Falam bem do III também, talvez jogue um dia.

WoW Classic - Vou sempre gostar de voltar a este mundo, jogo ideal para jogar com amigos.

PES 6 - Fiz o modo carreira mais longo neste jogo em 2020. A par do Fifa 14 é o meu jogo favorito de futebol, para jogar agora até prefiro este.

Rocket League - Ultimamente tenho me saturado um pouco do jogo, mas também já joguei mais de 1000 horas... Ainda dá para divertir de vez em quando se jogar com conhecidos

Fall Guys - Jogo muito divertido e com potencial. Acho que o que resulta neste jogo é o aspecto cómico e a simplicidade do gameplay. Isso leva a que qualquer pessoa tenha a hipótese de ganhar.

Fifa 21 - Voltei ao Fifa depois de saltar um ano e estou-me a divertir mais do que esperava. Ajuda que mudei completamente a minha mentalidade em relação ao jogo. Jogo sem me preocupar com vitórias e derrotas e se não me estiver a divertir saio do jogo. Para já tem resultado muito bem.

Minecraft - Um jogo que tem um potencial de diversão enorme. A quantidade de coisas que podemos fazer é interminável, a imaginação é o limite. Jogar com amigos é muito divertido.
 
Última edição:
Back
Topo