Discussão Tópico da Fotografia Analógica

Hey,

Tenho tido várias fotos com o que me parece ser lens flare, mesmo quando tenho o sol por trás. Normalmente tento proteger a lente com a mão ou hood, mas com o sol por trás não me costumo preocupar. Sugestões..? Obrigado!

Deixo aqui uma imagem a mostrar isso, mas tenho muitas mais...

pTwSTZMUkVg703X6G9b0XiTpJebv2OJtA-6Gfa5b0y8m7S8E5Ji5OU634mPUHiV0po8OKLeHbKaIH6WLJI-NZfk9IOMdnTorT_C_gN4EHqtGMkpYxac_jCAUq9x_LngYEzufHEGnwcRU3QGVQJRxXWl9rDy1kCT8_KaCpL40n8_u2355_3H40szkcEWvircX0pNrMbw7-G28wpI6oC7D5KCZ7j3i5NUDGAuPon1eRDQiJC0pAEx6fcjuOPItvaWvibrabtikddsC3cU0aOXAt5J3204t1a5VrrJnLb0R5FcwbgWwnx3GCa-5WO6-7u3Z4u1_PImuvQTU4hAOuck6uNvEvMWZgZv6sMZypu2lE7r26Njd_uqVJWUn2TDbeZY4PoQFxi2CxYd1hLhR0BoGbmMVZfdWlP0YEHszIs6m3oEpmrdrD1wsr-V7BDhyUXd6JjEjQPsXVUnxlXo0DGJ2V0E1IKKXUk6hVO19fCnNVA2pMrgz61ku9lJDnDCX9PDhvqcZYBTrCWUtXL8RUvidtXUgoEzofHlwjZC5TvYgnTnZ7n-JJyXoSMXmsbuoZw0Qqz1kDDJBX2Q9VgdM0_qtC5BIgr9LVnXhhEZmMOE6NFInsoLbObGSfB9a1VOkLWVEEY-gH_rQ0uhzXSZf3abF3uljFb2wC_AnCppmE3x0dLw8gUQ2yEmDf0Nl=w1440-h961-no


PS: Os light seals da câmara são novos.
 
Não será um light leak? Com a idade das câmaras as esponjas da tampa de trás começam a desintegrar-se e causam light leaks. Qual é a câmara?
 
Yashica FR1. Mas foi revista completamente e os light seals são novos e parecem estar em boas condições. Este flare não é consistente em todas as fotos.. acontece é mais vezes do que estaria à espera...
 
É sempre no mesmo sítio? Uma maneira de tentar despistar o problema, é por fita cola, daquela preta, em todas as ranhuras da parte de trás, na dobradiça também, e ver se resolve. Se desaparecer é preciso ajustar os light seals.
 
Eu mandava vir pelo correio de uma das lojas do Porto e compensava mesmo com os portes. A loja de Olhão também compensa... Em Lisboa não conheço nenhum sítio que pratique esses preços (nem na revelação....).
 
Excelente! Que achas da pequena Olympus?

Foi das poucas que mantive até agora.
Não é uma câmara muito rápida, pois tem um shutter máximo de 1/500 e aperture f/2.8, mas é super portátil. Cabe mesmo em qualquer lado.
E em comparação ao tamanho das point&shoot, que são por normas câmaras mais pequenas, tens controlo de tudo.

Para além disso, são relativamente baratas. O único senão são as pilhas para o light meter não são fáceis de encontrar. Para mim não me faz muita diferença pq não uso e a câmara é completamente mecânica, só usa pilha para o light meter.

Esse é um dos meus grandes males não conseguir deixar umas partir para dar lugar a outras. :(
Vou ter mesmo que começar com isso senão nunca mais se melhora o setup por estas bandas. :P

É escolher uma marca. O q vale é que todas têm coisas boas. Não difícil. Só custam as primeiras! Eheh
 
Última edição:
Comprei o scanner de negativos no lidl à uns meses e esta semana fui testa-lo a serio com rolos que fui mandar revelar. Ao fim de uns minutos percebi que o software que vinha com o scanner dava cores completamente ao lado, pelo que me virei para o vuescan e neste apesar de ter perfis de cor para rolos, os scans ficavam escuros e sem se perceber o que eram. Alguma sugestão para dar a volta ao problema?
 
@Tugatrix antes de mais bem-vindo...

O Scaner do Lidl tem um mal muito grande a resolução daquilo é interpolada... tem uma coisa é muito rápido digitalizar um rolo com aquilo... mas qualidade deixa muito a desejar e o software que vem com aquilo nota-se bem que é limitado e ultrapassado. um software que gosto muito e recomendo mas não sei se é compativel com o scanner do Lidl é o Arcsoft Photo Studio 6 . uso-o com o Canoscan 4400F e aquilo dá muitos bon resultados, podendo ajustar a cor mediante os levels e as pipetas... o 4400F é barato em 2ª mão e dá 100 a 0 a esse pequenino do Lidl, mas em velocidade o do Lidl dá 100 a 0 ao canoscan lol Experimenta o Photo Studio se funciona com o do Lidl ;)
 
@Tugatrix antes de mais bem-vindo...

O Scaner do Lidl tem um mal muito grande a resolução daquilo é interpolada... tem uma coisa é muito rápido digitalizar um rolo com aquilo... mas qualidade deixa muito a desejar e o software que vem com aquilo nota-se bem que é limitado e ultrapassado. um software que gosto muito e recomendo mas não sei se é compativel com o scanner do Lidl é o Arcsoft Photo Studio 6 . uso-o com o Canoscan 4400F e aquilo dá muitos bon resultados, podendo ajustar a cor mediante os levels e as pipetas... o 4400F é barato em 2ª mão e dá 100 a 0 a esse pequenino do Lidl, mas em velocidade o do Lidl dá 100 a 0 ao canoscan lol Experimenta o Photo Studio se funciona com o do Lidl ;)

Thanks, experimentei o arcsoft não funciona a não ser através do vuescan e novamente os negativos vem escuros. Estava aqui a pensar fotografar os negativos em modo slide no software e depois inverter os scans no lightroom mas não sei se ganho muito com a estratégia.
 
Back
Topo