Discussão Tópico da Fotografia Analógica

Tugatrix Vê se Silverfast tem compatibilidade com o teu scanner e experimenta.

Também podes tentar fazer um copy stand caseiro, tripé, máq. fotográfica com uma lente macro de preferência e uma mesa de luz ou um tablet com o fundo branco. Depois só precisas de inverter as cores, por exemplo no photoshop ou imagemagick para fazer tudo de uma vez e possíveis ajustes normais

Copy stand pode ser algo deste género ou então como alternativa se tiveres um flash montas isto numa mesa e o negativo em frente ao flash e disparas
1441575796748


se procurares "scan negatives dslr" no google deves encontrar algumas soluções para digitalizar negativos, não coloco links de sites porque os tenho bloqueados no trabalho.
 
Alguém sabe quanto tempo demora a entrega dos negativos revelados pela máquinas de outros tempos?

É uma questão interessante. Não sei é relativo, porque mesmo as compras ainda demoram algum tempo a chegar por exemplo eu recebi um e-mail no dia 27 que uma encomenda de 5 rolos que mandei para lá estaria pronta mas ainda nem sinal dela em casa conto mesmo que ainda chegue esta semana porque os portes não são propriamente baratos. é o que gasto no comboio para lá ir e vir mas pronto poupo no tempo e trabalho de lá ir ao sábado de manhã ;)
 
Tugatrix Vê se Silverfast tem compatibilidade com o teu scanner e experimenta.

Também podes tentar fazer um copy stand caseiro, tripé, máq. fotográfica com uma lente macro de preferência e uma mesa de luz ou um tablet com o fundo branco. Depois só precisas de inverter as cores, por exemplo no photoshop ou imagemagick para fazer tudo de uma vez e possíveis ajustes normais

Copy stand pode ser algo deste género ou então como alternativa se tiveres um flash montas isto numa mesa e o negativo em frente ao flash e disparas
1441575796748


se procurares "scan negatives dslr" no google deves encontrar algumas soluções para digitalizar negativos, não coloco links de sites porque os tenho bloqueados no trabalho.


Durante algum tempo fiz algo parecido... experimentei esse método com a 50mm e uns tubos de extensão macro e não funcionava grande coisa porque o raio dos píxeis do ecrâ teimavam em aparecer e notava-se sobrretudo em scans de situações com muito céu ou paredes ou algo do gênero. Eu na D5200 cheguei até a criar um Picture Control com a curva invertida directo para pelo menos no rolos B&W ter logo a noção do que ali estava, depois evolui para um suporte de negativos feito numa impressora 3D e um painel em Led atrás retirado uns 20 cm e aí os resultados eram muito bons, mas nada comparado com um FlatScan em termos praticos e de precisão de cor na minha modestia opinião.

Off Topic:
Também tens uma D200... :D Que Maquinão Apesar de Agora ter uma D700, D200 é para morrer por cá. :D
 
Durante algum tempo fiz algo parecido... experimentei esse método com a 50mm e uns tubos de extensão macro e não funcionava grande coisa porque o raio dos píxeis do ecrâ teimavam em aparecer e notava-se sobrretudo em scans de situações com muito céu ou paredes ou algo do gênero. Eu na D5200 cheguei até a criar um Picture Control com a curva invertida directo para pelo menos no rolos B&W ter logo a noção do que ali estava, depois evolui para um suporte de negativos feito numa impressora 3D e um painel em Led atrás retirado uns 20 cm e aí os resultados eram muito bons, mas nada comparado com um FlatScan em termos praticos e de precisão de cor na minha modestia opinião.

Off Topic:
Também tens uma D200... :D Que Maquinão Apesar de Agora ter uma D700, D200 é para morrer por cá. :D

Pois, eu fiz alguns testes com um tablet e também notei os pixeis, agora é tudo com uma mesa de luz e agora já sai tudo perfeito, pelo menos negativos em vidro que são aqueles que actualmente ando a trabalhar. Películas também existem aqui milhares delas mas estão em "stand by" fiz já algumas experiências, mas por vezes se pedem até as digitalizo num scanner da epson.

Off Topic: Por acaso não tenho, mas não me importava, esta imagem tirei da net para exemplificar lol mas no trabalho tenho uma D800 um modelo um bocado mais recente
 
Resolvi o problema mas a solução foi algo estranho, o vuescan não funca sem o software do scanner, mas também não funca certo se as definições no software estiverem correctas para digitalização nesse software. No fim tratando no vuescan o negativo como slide digitalizou tudo certinho e com corres boas.
 
Boas,

Onde comprar câmaras analógicas hoje em dia? Curtia arranjar uma compacta porreira até 50€ para ir fazendo uns rolos que aqui tenho


Já agora que modelos aconselham?
 
Boas,

Onde comprar câmaras analógicas hoje em dia? Curtia arranjar uma compacta porreira até 50€ para ir fazendo uns rolos que aqui tenho


Já agora que modelos aconselham?

Tenho uma zorki 1 e uma fed 3 compradas no ebay por 20 paus cada. A que gosto mais é a zorki, compacta, resistente e facil de usar.
 
Boas malta,

O que acham da Olympus AF-1? Tenho oportunidade de ir buscar uma impecável por 30€. Tem uma 35mm 2.8 em termos ópticos parece igual á Mju.

As Olympus são sempre boas compras. Essa não parece ser excepção. Se conseguires uma Canon MC também é uma boa opção.
 
Alguém já comprou ou sabe onde arranjar Fuji Natura/Superia 1600? (De preferência não ter de comprar no ebay a preços astronómicos por favor.)
 
Dessas usei a Canon A-1 e a AE-1 P. Gostei bastante da A-1 e acho que vale a pena, tem o modo aperture priority, que penso que nenhuma das outras inclui.
As lentes FD também são bastante acessíveis e boas.
Tenta ver também uma Nikon FM, estão nesse price range.
 
@besty Obrigado. Estou em vias de comprar uma Canon AE-1 com a 50mm 1.8 por 120€. Achas bom negócio? A câmara está impecável. Só ainda não percebi porque é que dizem ser mais complicado usar o modo manual nesta câmara. A única SLR que tive foi uma Praktica MTL que infelizmente avariou, e era 100% mecânica e manual: Mexia no shutter speed e aperture, e via se estava a escolher os settings certos pelo fotómetro. Se não estivesse, ajustava. Na AE-1 não é assim também?

De resto ando a ver Pentax K1000, Spotmatic, Nikon F90X, Pentax MX, etc. A Canon A1 seria a minha primeira opção por ter um modo 100% automático (útil para algumas ocasiões) e um botão específico para double-exposure. Mas infelizmente andam bastante caras.
 
@besty Obrigado. Estou em vias de comprar uma Canon AE-1 com a 50mm 1.8 por 120€. Achas bom negócio? A câmara está impecável. Só ainda não percebi porque é que dizem ser mais complicado usar o modo manual nesta câmara. A única SLR que tive foi uma Praktica MTL que infelizmente avariou, e era 100% mecânica e manual: Mexia no shutter speed e aperture, e via se estava a escolher os settings certos pelo fotómetro. Se não estivesse, ajustava. Na AE-1 não é assim também?

De resto ando a ver Pentax K1000, Spotmatic, Nikon F90X, Pentax MX, etc. A Canon A1 seria a minha primeira opção por ter um modo 100% automático (útil para algumas ocasiões) e um botão específico para double-exposure. Mas infelizmente andam bastante caras.
Pessoalmente só ainda não entendi essa fixação por esses modelos .
Por exemplo eu aqui há tempo comprei uma F65 com 28-80 por 35€ já com portes . Aquilo é bem completo mesmo só é pena a ISO ser por DX o que te obriga a bricolage para fazeres uns tweaks . Mas de resto é um maquinao [emoji6]
Só é pena mesmo aquilo ser plástico se é bom que é ultra leve também é mau porque parece que vai partir com uma queda lol
 
@f.society parece-me bem. A 50mm é uma boa lente. Tirei bastante fotos com ela. O facto de dizerem que é mais difícil usar o modo manual, penso que seja por o viewfinder não indicar que aperture estás a usar. Diz o shutter speed, mas apenas sugere que aperture deves usar para as condições de luz do momento. A mim nunca me chateou.

Há mesmo muito coisa por onde escolher, e tal como o @AleReauseo há sempre alternativas mais em conta. Podes ver também alguns modelos da
canon já com o mount EOS, a Rebel EOS 3, por exemplo. Também via as Yashica com o mount C/Y, que se quiseres podes fazer upgrade para as lentes da Carl Zeiss.

Estás a procurar onde? OLX?
 
@besty estou à procura em vários sítios, OLX grupos do facebook de fotografia analógica etc. Neste momento tenho em vista:

- Canon AE-1 + 50mm 1.8 por 120€
- Canon A-1 + 50mm 1.8 por 150€
- Minolta X300 + 50mm 1.7 por 100€
- Pentax MX + 50mm 2.0 por 90€
 
@besty estou à procura em vários sítios, OLX grupos do facebook de fotografia analógica etc. Neste momento tenho em vista:

- Canon AE-1 + 50mm 1.8 por 120€
- Canon A-1 + 50mm 1.8 por 150€
- Minolta X300 + 50mm 1.7 por 100€
- Pentax MX + 50mm 2.0 por 90€
Estás a estourar o budget em artigos por cá ... Isso anda pelo preço das nuvens ... Pesquisa no eBay já fiz lá grandes negócios a preços irrisórios só mesmo a precisar de um miminho ou pouco mais que isso ...
 
Em algum destes modelos que referi? Porque eu tenho visto no eBay e realmente os preços andam até mais caros do que os que estou a conseguir aqui em Portugal.
 
Back
Topo