Tópico das Sondagens

edusantos

Power Member
Viva,

Decidi criar este tópico com um único fim, tirar "dados" que possam ajudar designers a fazer uma triagem do que incluir ou não incluir nos seus projectos tendo em conta a recolha obtida, e assim obter um produto de qualidade superior que vá de encontro às necessidades dos utilizadores.

Para começar, estou a desenhar uma aplicação de email (web app), e gostaria de saber que clientes de email ou serviços é que usam, porquê, o que gostavam de ver melhorado, o que não gostam, capacidades (features) que gostariam de ver implementadas, etc...

Preciso de ter um espectro além da minha própria experiência, de forma a poder desenhar um produto mais capaz e que não esteja tão focado nos meus gostos pessoais e necessidades, indo de encontro ao público geral. (casuais, profissionais, etc...).

Seria útil uma aplicação totalmente responsive, que pudesse ser usada tanto em smartphones, tablets, monitores low-res (768p), hi-res (1080p, 1440p, etc...)?

Obrigado.
 
Última edição:
Edumicro, parabéns pela iniciativa. Mas um cliente de email é algo bastante "sério" por tudo o que envolve, além do mais já existem inúmeras boas soluções no mercado. Tens a certeza que queres ir por aí e que não preferes alocar o teu esforço/talento a algo mais exequível na prática? :)

Não vejas este post como factor para desmotivares, antes como uma nota que poderá ser interessante de analisar! :)
 
@michael c, obrigado pela preocupação, mas estou a redesenhar uma web app já existente, e estou bastante informado acerca desse facto. ;) Vai mesmo para a frente, aliás já comecei. :p Entretanto gostaria de ouvir opiniões acerca do que perguntei. Estudo do mercado é importante. Já tenho a minha quota parte de informações, mas falar com o público e ouvir da "boca do povo" é sempre benigno para um projecto.
 
Bem, sendo assim desejo-te então boa sorte e depois mostra o resultado final se quiseres :) Se tiveres a redesenhar o gmail avisa! :D

Quando tiver tempo tento dar umas opiniões sobre o que perguntaste.
 
Aqui é o mesmo. Daí que provavelmente vou dar algum destaque a essa função. Inicialmente estava meio escondida por falta de espaço, mas lá consegui dar a volta. :D

Como preferem a disposição da interface? Side-by-side ou single-page? Ou seja, estilo Outlook, em que temos um painel lateral onde aparecerá o email aberto, com a listagem de lado. Ou como no Gmail? Há vantagens e desvantagens obviamente. ;) Opiniões?
 
Aqui é o mesmo. Daí que provavelmente vou dar algum destaque a essa função. Inicialmente estava meio escondida por falta de espaço, mas lá consegui dar a volta. :D

Hmmm...o ideal a meu ver seria ela estar visivel mas não ocupar muito espaço, pelo menos enquanto eu não a quisesse utilizar. Não sei se me fiz entender :D

Como preferem a disposição da interface? Side-by-side ou single-page? Ou seja, estilo Outlook, em que temos um painel lateral onde aparecerá o email aberto, com a listagem de lado. Ou como no Gmail? Há vantagens e desvantagens obviamente. ;) Opiniões?

Aqui não estou a entender bem. A estrutura do gmail e outlook não é similar nesse aspecto? Listagem de opções de email à esquerda, emails colapsados ao centro? Ou não era bem a isto que te referias?
 
Pois, é isso que vou fazer, tentar deixar a search bar visivel sem ser intrusiva.

Em relação ao Outlook, o que queria dizer com side by side:
6406.Outlook_5F00_Inbox_5F00_ReadingPaneOpen_5F00_550x3095.jpg_2D00_550x0.jpg


O lixado disto tudo é que eu quero manter a experiência de utilização o mais semelhante possível, independentemente da resolução. O que é bem difícil dada a quantidade monstruosa de coisas em que tenho de pensar. Em breve coloco aqui umas previews. ;) A ideia desta Web App, é tentar ser o mais simples possível, mas sendo igualmente capaz de se debater com rivais como o Gmail ou o Outlook.
 
Ahhhh....ok, já entendi o que querias dizer. Bom, depende do objectivo e do teu público-alvo. Passo a explicar:

- Se queres algo que te permite acesso rápido aos emails, a estrutura do outlook está muito melhor pensada.
- Se queres algo onde o conteúdo dos emails seja rei, uma abordagem à gmail é superior.

Mas tens de colocar em equação o que disseste. É que se a ideia é ser responsive, então vais ter mesmo muito em que pensar se optares por uma abordagem nos moldes do outlook em termos de estrutura de interface...em resoluções mais pequenas, isso vai ser um grande desafio.

Por curiosidade, eu uso apple mail e ele também tem uma estrutura semelhante ao outlook. Penso que para consulta massiva de emails é melhor que o gmail em que tens de andar sempre para trás e para a frente, alternando entre email e listagem. Nesse aspecto prefiro a experiência de utilização do outlook/mail. Muito mais funcional.
 
Última edição:
Exactamente. A ideia é tentar encontrar um meio termo entre o Outlook e o Gmail. Para já estou a equacionar o formato do Outlook, contudo existe uma resolução "chata", que é 768x1024 (iPad Portrait). Em que a única alternativa à vista lateral (a-la-outlook) é o fundo. Contudo, isto faz com que a listagem de emails tenha muito pouco espaço para respirar. Estou a pensar em oferecer a hipotese de activar e desactivar conforme o utilizador queira estes paineis de visualização.
 
Se ajuda, no iPad portrait mode o que a aplicação MAIL faz é esconder o menu lateral de listagem de emails num colapse menu...penso ser uma solução mais viável do que dares opções a esse nível ao utilizador. Isto porque uma abordagem desse tipo vai mexer com a integridade da interface em que cada utilizador vai colocar isso como entender. Enfim, são opções :D
 
Back
Topo