PlayStation Tópico de discussão sobre troféus

Epdbx7F.jpg

Fallout 76
Platina 206
Nota do jogo: 8/10
Dificuldade da Platina: 4/10

Nunca tinha terminado nenhum Fallout e este pareceu-me ser bem porreiro. Nos troféus duas coisas boas, não há os troféus missable. E os colecionáveis são aleatórios e podem aparecer em vários sítios do mapa, mas isso foi fácil porque bastava ir aos sítios onde eles costumam aparecer e se não estivessem lá era só mudar de servidor ele podia aparecer naquele sítio. Mas mesmo assim nem precisei, apanhar as Revistas e os Boobleheads foi muito fácil.

O jogo é todo online e isso ajudou-me, ainda por cima tinha vários amigos a jogar ao mesmo tempo. Dá para dar armas, comida, munições, tudo no jogo, e alguns amigos meus deram-me algumas coisas para ajudar no início. Devo dizer que comecei a jogar este jogo quase 1 mês depois deles e entretanto já fiz a Platina e eles ainda estão longe, só um deles é que já a fez porque não parou quase no fim.

Demorei 134 horas para a Platina, o mais chato é chegar a nível 100 mas é absurdo porque as armas e equipamento só vão até nível 50, já os inimigos vão até 95 mas nós andamos com armas de nível 50.
Ainda tive a sorte de apanhar um fim de semana com duplo XP e consegui subir alguns níveis. Devo dizer que a partir de hoje este troféu de chegar a nível 100 fica mais rápido porque começou a season 1 e se jogar em equipa com 4 jogadores dá para receber Duplo XP ao fazer os eventos públicos. Por acaso eu hoje quando entrei no jogo já estava a nível 98, mas ainda assim ajudou com que fizesse a Platina ainda hoje e arrumar com o jogo. Não quero dizer com isto que o jogo é mau, porque não é e diverti-me imenso a jogar.
 
Última edição:
Aqui ficam os meus troféus dos últimos 3 meses.

Abril:
V5YUmly.jpg


Maio:
PLtkBRA.jpg


Junho:
Só joguei Xbox One X.

Ou seja, nos últimos 3 meses apenas joguei e platinei o FF7 Remake.
 
aycZTpB.jpg

LEGO Ninjago Movie
Platina: 207
Nota do jogo: 7/10
Dificuldade da Platina: 2/10


Aproveitei a oferta do jogo para passar um bom bocado de tempo. Nunca tinha feito Platina de nenhum jogo Lego por causa dos imensos colecionáveis, mas este aqui parece ser bem mais acessível que os outros que joguei.

O jogo é curto, demora prai 6 horas para acabar. Depois é colecionar tudo para fazer 100%. Para isso precisei de terminar primeiro o jogo para desbloquear mais personagens com outros especiais para poder voltar aos outros níveis e encontrar tudo.
Além disso é preciso chegar a nível 20, mas até isso é fácil. Para isso precisei de 4 milhões de bricks, mas com os especais que fui apanhando no jogo até dá para ganhar muitos bonus ao matar inimigos, especialmente nos Dojos que davam imensos bricks.

Achei uma Platina bem fácil e rápida.
 
Tj8GEhz.png


HORIZON ZERO DAWN

Platina nº 39

Bom jogo, cheio de detalhe história muito fixe e intrigante. Graficamente está excelente então as batalhas contras as maquinas está muito porreira.
A platina faz-se bem porque tens a possibilidade de comprar mapas com a localização dos mesmos no fim é só fazer um varrimento final visto que está tudo assinalado no mapa.

Nota jogo 10/10
Dificuldade Platina 3/10​
 
AJ8aWRx.jpg

No Man's Sky
Platina: 208
Nota do jogo: 8/10
Dificuldade da Platina: 3/10


Jogo muito bom mas que tive grandes dificuldades ao início em perceber o que tinha de fazer. Os troféus são todos fáceis, são apenas milesotnes do jogo como destruir 75 naves, encontrar todos os animais em 10 Planetas, aprender 150 palavras, viajar entra sistemas solares 75 vezes, andar 100km... Mas ainda assim é preciso saber o que se está a fazer. Demorei quase 40 horas para a Platina, mas andei a fazer mais coisas no jogo, e sendo um jogo que não tem fim, a Platina faz-se na boa.

(3 Platinas num mês, isto está a correr)
 
zBp3Jo3.png


The Last of Us Parte II
Platina: 23
Nota do jogo: 8/10
Dificuldade da Platina: 3/10


Cá está a última platina e tinha de ser do jogo do "momento" e que grande experiência esta. Fiz 2 playthroughs praticamente seguidas e não me fartei, jogabilidade muito boa mesmo. Espero que receba algumas melhorias na PS5 porque é certamente jogo para jogar uma 3ºvez!
 
Quais são as grandes diferenças entre Achievements e Troféus e qual preferem?

(Julgo estar a perguntar no local certo)
Nos troféus recebes uma Platina quando completas o set normal de troféus do jogo, nos achievements quando completas o gear score é apenas isso. Imagina que entras no meu perfil da PSN, tem lá quantas Platinas tenho, quantos jogos completei o set de troféus de um jogo sem contar com DLCs, nos achievements não consegues distinguir isso porque lá é por números.
 
É basicamente o que o @Snake Eater disse. Os achievements por ser por pontos por vezes tem a vantagem de um dev conseguir fazer uma melhor distribuição dos pontos por achievement, o que nao acontece nos trofeus e acabas a ter alguns silvers ou bronzes que deviam ser um trofeu "melhor" dado os requisitos.

Por outro lado os troféus têm outras vantagens... Durante muito tempo um jogo Xbox so podia ter 1000G por jogo (DVD) e até uns 400 pontos extra pelo set de DLC's. Hoje em dia já não têm tanto essas restrições, mas antigamente os jogos acabavam por dar "mais" trofeus do lado da Playstation. Isso e podias ter uma lista por cada jogo enquanto na altura da 360 era uma por DVD. Com isso alguns jogos tinham menos achievements que trofeus.

Um exemplo disso é o MGS HD Collection. Enquanto na PS3 é um bluray e tem 3 listas de jogos (um para o MGS 3, outra para o 2 e outra para o Peace Walker) na Xbox 360 só tens duas listas, uma para o DVD do Peace Walker e outra para o DVD do MGS 2 e 3.

Again, hoje em dia algumas destas limitações foram levantadas, pelo que a maior vantagem é mesmo a questão da platina.
 
A platina traz é uma consequência, que é ser um bocado "viciante". Acaba por ser um objectivo mais forte fazer a platina na PS, do que fazer os pontos todos num jogo Xbox por Achievements.

Por exemplo, fazer 2 meio jogos na Xbox, é equivalente a fazer 1 completamente. Mas na PS fazer 2 meio jogos não dá platina, mas fazer 1 completo dá 1 platina.

Eu vendi a PS em fevereiro, e agora a jogar Xbox sinto-me menos distraído com os achievements. Não começo um jogo já a pensar "tenho de matar 50 inimigos com headshot".
 
Os troféus, especialmente os de platina, mexem muito com o OCD.
O gamerscore nem por isso.
É só um número. É daquelas coisas que está lá, mas nem aquece nem arrefece...
 
Muito melhor o sistema da PlayStation do que a Microsoft na Xbox. A ideia de bronze, prata, ouro e Platina nos troféus como prémio final foi de génio. Mas no fim são recompensas, é um bonus para quem gosta de completar.
 
São. É como uma equipa de futebol quando ganha o campeonato, ninguém se lembra do número de pontos que fez quando foi campeão, mas lembram-se de quantos títulos têm.

Isto é uma excelente analogia para cada um dos sistemas.
Na PS, quando há aquele pop da platina e aparece lá a imagem do troféu, é uma sensação de accomplishment.
Na Xbox, quando fazes os 1000g, não acontece nada.
São 1000 pontos que somas ao teu gamerscore.
 
Isto é uma excelente analogia para cada um dos sistemas.

Mas como é que pode ser uma excelente analogia (na minha opinião claro)? Dou só o exemplo de que no futebol quando 1 campenato acaba volta tudo a zeros, dai cair um pouco no esquecimento, no caso dos troféus/achievement a pontuação está lá para sempre faças ou não platinas. Além disso no futebol os titulos não caiem no esquecimento por causa dos seus adeptos, nisto dos jogos quem é que quer saber se alguém fez uma platina. Quantos iriam saber se alguém fez uma platina se não comentassem com amigos ou divulgassem em foruns?

Eu consigo facilmente associar esta questão das platinas ao Destiny 2, Destiny 2 tem imensos números ingame para colecionar e depois cada 1 de nós decide o que quer colecionar, há quem colecione Selos (semelhante a platinas), há quem colecione pontos de triunfos (gamerscore), há quem colecione números de atividades (raids feitas, flawless conseguidos, etc), há quem tente fazer tudo e há quem apenas jogue o jogo. É apenas o que cada um decidiu perseguir (ou não perseguir).

Acrescento também que no caso das platinas, para mim, deveria ser indicação de que concluiste algo desafiante pois alguns troféus seriam dificeis de obter mas acho que neste monento faz parte do negócio. Jogos com platinas de minutos, muitos são apenas formas de estender o tempo de jogo a apanhar colecionáveis, desbloquear mapas entre outros. Por exemplo TLOU2, quanto querem apostar que irão acrescentar uns troféus de NG+ e mais ou ou outro de dificuldade para que, quem liga a esses números, volte a jogar?

Mas isto é só a minha opinião e eu até gosto de fazer platinas, mas continuo a achar que é apenas um número que decidimos perseguir para satisfação pessoal e que não tem qualquer interesse para mais ninguém.
 
Mas como é que pode ser uma excelente analogia (na minha opinião claro)? Dou só o exemplo de que no futebol quando 1 campenato acaba volta tudo a zeros, dai cair um pouco no esquecimento, no caso dos troféus/achievement a pontuação está lá para sempre faças ou não platinas. Além disso no futebol os titulos não caiem no esquecimento por causa dos seus adeptos, nisto dos jogos quem é que quer saber se alguém fez uma platina. Quantos iriam saber se alguém fez uma platina se não comentassem com amigos ou divulgassem em foruns?

Eu consigo facilmente associar esta questão das platinas ao Destiny 2, Destiny 2 tem imensos números ingame para colecionar e depois cada 1 de nós decide o que quer colecionar, há quem colecione Selos (semelhante a platinas), há quem colecione pontos de triunfos (gamerscore), há quem colecione números de atividades (raids feitas, flawless conseguidos, etc), há quem tente fazer tudo e há quem apenas jogue o jogo. É apenas o que cada um decidiu perseguir (ou não perseguir).

Acrescento também que no caso das platinas, para mim, deveria ser indicação de que concluiste algo desafiante pois alguns troféus seriam dificeis de obter mas acho que neste monento faz parte do negócio. Jogos com platinas de minutos, muitos são apenas formas de estender o tempo de jogo a apanhar colecionáveis, desbloquear mapas entre outros. Por exemplo TLOU2, quanto querem apostar que irão acrescentar uns troféus de NG+ e mais ou ou outro de dificuldade para que, quem liga a esses números, volte a jogar?

Mas isto é só a minha opinião e eu até gosto de fazer platinas, mas continuo a achar que é apenas um número que decidimos perseguir para satisfação pessoal e que não tem qualquer interesse para mais ninguém.
Quando um campeonato acaba, começa logo outro. Quando eu acabo um jogo e faço a Platina, começo outro. Sim, volta tudo a zero mas começa um de novo!

Quanto à parte em que dizes que a Platina devia ser indicação de concluir algo desafiante, alguns jogos são difíceis outros não. Esses que falas que que se fazem Platinas em minutos são sempre aqueles jogos indie ou os que eu chamo de jogos Android, mas as empresas é que sabem de si.
Em jogos mais difíceis, alguns deram-me um gozo tremendo fazer, casos do Killzone 2 onde tive de passar o jogo em Elite e no online acabar a semana nos 15% ou 5% da tabela onde deu imenso trabalho. Ou então o Gran Turismo 5, fazer tudo em ouro e deve ser a Platina mais difícil que tenho e muito provavelmente entra no top 10 das mais difíceis da PS3. Ou fazer as Platinas do Demon's Souls ou Dark Souls em que o jogo em si já é desafiante mas a Platina ainda mais. Jogos como Battlefield onde tens de jogar muito online e objetivos que são bem lixados. GTA V ou GTA IV que colecionei tudo e fiz a 100% e diverti-me imenso.
Os Metal Gear Solid todos que é a minha saga preferida e fiz a Platina em todos, e olha que alguns deles são bem lixados.

Agora há casos de jogos que já desisto por apanhar seca. Ainda esta semana peguei no Rise of The Tomb Raider, já tinha terminado o jogo em 2017 e agora queria fazer a Platina mas acabei por desistir por causa dos colecionáveis e de outros troféus dos time trials. Podia ser mais uma Platina para mim, mais um número como tu dizes, mas para mim é indiferente ter mais Platinas ou menos do que os outros. Para mim interessa para mim o que fiz. Gosto de ver as Platinas das outras pessoas, gosto de valorizar o que certo jogador fez em certo jogo e com a Platina é mais fácil uma pessoa ver isso. E claro está, quando faço uma Platina gosto de partilhar que a fiz, há sempre alguém que gosta de ver isso mas também há gente que não quer saber.
 
Back
Topo