PlayStation Tópico de discussão sobre troféus

Eu sou muito sincero. Comecei a platinar jogos porque sentia que o preço vs horas de jogo deixava muito a desejar. Não fico preso ao facto de ter que platinar, mas se não for muito seca e repetitivo, opto sempre por tentar a platina e sempre me poupa uns trocos por mais alguns dias. As minhas preferidas são aquelas que envolvem alguma dificuldade adicional ao invés de apenas colecionar itens ou repetir n vezes alguma coisa. Não tenho muitas mas desde que comecei a comprar jogos ps5 comecei a olhar sempre para a platina depois de terminar os jogos (lá está, o preço vs horas de jogo). Vamos a ver e há jogos que gastas 10 horas a terminar e fazes as contas e foram 6 ou 7 euros a hora... Agora tb há alguns jogos em que platinar é super divertido ou então são jogos de alguma franquia do qual sou fã e lá tem que ser porque gosto de ver lá o troféu.
 
@_razor_

Concordo com o que dizes. No meu caso não tenho perdido muito tempo a terminar, mal termina um avanço para outro jogo, ás vezes estou nos dlc's e para não ficar aborrecido( se isso acontecer claro) vou para um jogo novo.
 
Quando há pessoas a:

- criar contas de propósito para jogarem tudo o que querem e a ter outras para as platinas que conseguem fazer;
- comprar o mesmo jogo em stores de diferentes países para terem mais umas platinas extra;
- jogar jogos que literalmente não interessam a ninguém para terem platinas;
- comprar de propósito jogos que, literalmente, foram feitos para os plat hunters (os jogos de 10 minutos);
- olhar para a lista de troféus como a primeira coisa que fazem quando compram um jogo

pode-se, de facto, ver que as platinas vão um pouco contra o que deve ser um jogo. E que as platinas e os 1000 gamerscore foram criados não só para que os jogadores tenham mais umas horas extra de jogo como também para ativar esse lado "colecionador" que muitos temos, agarrando-nos a determinada plataforma. Aposto que boa parte dos jogadores nunca iria abdicar da playstation por xbox e vice-versa porque custaria deixar para trás uma lista de "sangue, suor e lágrimas". Mas isto é como tudo. Quem acha que isso é algo benéfico, muito bem.
 
Quando há pessoas a:

- criar contas de propósito para jogarem tudo o que querem e a ter outras para as platinas que conseguem fazer;
- comprar o mesmo jogo em stores de diferentes países para terem mais umas platinas extra;
- jogar jogos que literalmente não interessam a ninguém para terem platinas;
- comprar de propósito jogos que, literalmente, foram feitos para os plat hunters (os jogos de 10 minutos);
- olhar para a lista de troféus como a primeira coisa que fazem quando compram um jogo

pode-se, de facto, ver que as platinas vão um pouco contra o que deve ser um jogo. E que as platinas e os 1000 gamerscore foram criados não só para que os jogadores tenham mais umas horas extra de jogo como também para ativar esse lado "colecionador" que muitos temos, agarrando-nos a determinada plataforma. Aposto que boa parte dos jogadores nunca iria abdicar da playstation por xbox e vice-versa porque custaria deixar para trás uma lista de "sangue, suor e lágrimas". Mas isto é como tudo. Quem acha que isso é algo benéfico, muito bem.
Houve uma altura que me estavam a acontecer alguns sintomas desses, não os mais absurdos como jogar jogos noutras contas para manter 100% (que nunca tive, nem perto), ou comprar jogos para platinas ou o mesmo jogo em várias stores, no entanto olhava para a lista de troféus e os que tinham platinas acessíveis ganhavam pontos em relação a outros.
A mudança para a Xbox também foi boa nesse aspecto, cortei qualquer laço que tinha em relação ao perfil e agora jogo o que me apetece e até quando me apetece.

Tento não responder muito neste tópico, pois é um tópico de entusiastas por platinas, mas muitas vezes tenho que me conter com as coisas muito pouco divertidas que se faz para ter um troféu / platina. Ou quando se avalia dedicação /qualidade do jogador com base nas platinas.
 
coisas muito pouco divertidas que se faz para ter um troféu / platina. Ou quando se avalia dedicação /qualidade do jogador com base nas platinas.
Tocaste precisamente nos grandes problemas desta história das platinas. Quer se queira quer não, muitos jogos têm troféus que não lembra a ninguém e que retira qualquer diversão a um jogo. As pessoas simplesmente fazem-nos por uma qualquer dedicação a uma lista online e pública. Mas estamos a entrar em juízos de valor, coisa que não é de todo o que quero fazer. Cada um tem de dar o valor aos jogos que acha que tem de dar. Mas isto, para mim, é claramente um esquema de retenção de jogadores "brincando" com assuntos sérios como o vício.
Não é nada que as empresas de jogos também não tentem fazer com determinados esquemas, e contra mim falo (cough... Activision...).
 
Eu vou jogando e os troféus vão caindo, não modifico a forma de jogar só para ganhar troféus.

Só num fiz num resident evil uma jogada para ganhar um de propósito, foi morrer para ganhar um de morrer pela primeira vez.
 
Quando há pessoas a:

- criar contas de propósito para jogarem tudo o que querem e a ter outras para as platinas que conseguem fazer;
- comprar o mesmo jogo em stores de diferentes países para terem mais umas platinas extra;
- jogar jogos que literalmente não interessam a ninguém para terem platinas;
- comprar de propósito jogos que, literalmente, foram feitos para os plat hunters (os jogos de 10 minutos);
- olhar para a lista de troféus como a primeira coisa que fazem quando compram um jogo

pode-se, de facto, ver que as platinas vão um pouco contra o que deve ser um jogo. E que as platinas e os 1000 gamerscore foram criados não só para que os jogadores tenham mais umas horas extra de jogo como também para ativar esse lado "colecionador" que muitos temos, agarrando-nos a determinada plataforma. Aposto que boa parte dos jogadores nunca iria abdicar da playstation por xbox e vice-versa porque custaria deixar para trás uma lista de "sangue, suor e lágrimas". Mas isto é como tudo. Quem acha que isso é algo benéfico, muito bem.
Isso de olhar para a lista de troféus alguns jogos olho outros não. Estou agora a jogar o Dead Space Remake e já me disseram que tenho de o passar 3 vezes pelo menos. Estou ainda na primeira Run e já fiz alguns troféus, ainda ontem chegue a uma sala e pensei "Aposto que isto aqui tem um troféu para ser feito" e por acaso tinha, uma sala de basketball.
Quando o terminar vou ver um guia para fazer o resto dos troféus.
 
Tocaste precisamente nos grandes problemas desta história das platinas. Quer se queira quer não, muitos jogos têm troféus que não lembra a ninguém e que retira qualquer diversão a um jogo. As pessoas simplesmente fazem-nos por uma qualquer dedicação a uma lista online e pública. Mas estamos a entrar em juízos de valor, coisa que não é de todo o que quero fazer. Cada um tem de dar o valor aos jogos que acha que tem de dar. Mas isto, para mim, é claramente um esquema de retenção de jogadores "brincando" com assuntos sérios como o vício.
Não é nada que as empresas de jogos também não tentem fazer com determinados esquemas, e contra mim falo (cough... Activision...).

O mesmo se pode aplicar às camo challenges que costumas fazer nos CoD's? E não, não estou a fazer insinuações.
 
O mesmo se pode aplicar às camo challenges que costumas fazer nos CoD's? E não, não estou a fazer insinuações.
Daí ter dado o exemplo da Activision.
Mas os camo challenges nem tanto. Num MP, precisas de um incentivo/objetivo para jogar.
Estava mais a referir-me ao sistema de matchmaking deles, que inclusive a patente dizia que era para manter as pessoas "hooked up". Como? Dando-te um lobby normal agora. Dando-te um lobby muito bom depois. E no terceiro tirando-te isso tudo, fazendo-te crer que não podes ter passado de bestial a besta em 5 minutos lol
 
Isto é como tudo, quem gosta tira as Platinas, quem não gosta não tira. Eu respeito qualquer jogador e não me faz embaraço nenhum um ter 500 Platinas como outro ter 0, cada um é livre de jogar como entender.

Eu Platino os jogos que jogo, que normalmente gosto. Para mim tirar as Platinas não é sacrifício algum ou uma coisa quase inatingível, já são muitos anos a tirar.
 
Eu pessoalmente sempre gostei de fazer as platinas por uma questão de "zerar" o jogo, nao quer dizer que ter os trofeus todos queira dizer que completou 100% o jogo em si, mas ter um historial no perfil com a maior parte dos jogos a 100% dá uma certa satisfação e traz mais horas ao jogo que por si hoje em dia nao sao baratos, ao invez de apenas completar main story e encostar para canto. No entanto confesso que hoje em dia com tanta oferta digitial e de serviços como o Plus extra isto fica um pouco como secundário e aproveito mais para aproveitar o catalogo completo do que ficar preso a um jogo ate ter a platina, ou se gostar vou alternando com outros ate conseguir a platina.

Mas concordo que existe muito trofeu que retira a diversão no jogo e traz mais uma vertente de grinding do que diversão, honestamente ja me deixei desses trofeus e ja nao tenho nem idade nem tempo para isso.
 
n6qx9GWCjkivDuCDsHhBwzhF.png

GhostWire Tokyo
Platina - 346
Nota do jogo: 6/10
Dificuldade da Platina: 4/10
Esperava mais do jogo, fiquei um pouco desiludido.​
 
RrLp7nN.jpeg

Dead Space Remake
Platina - 322
Nota do jogo: 9/10
Dificuldade da Platina: 4/10

Platina bastante acessível. Podia ter feito duas Runs apenas mas preferi fazer três, uma para desfrutar do jogo e as outras duas para a Platina. É obrigatório passar o jogo duas vezes porque existe um troféu de acabar o jogo em NG+ e um final alternativo.
Os colecionáveis são 150 mas existem 186, e como o jogo não é Open world e andei sempre a vasculhar todos os cantos para ter munições fiz o troféu sem nenhum problema.
O modo Impossible pensei que ia ser pior mas como já tinha acabado o jogo duas vezes já sabia onde ia encontrar inimigos e onde tinha munições.
No modo impossible ao morrer o jogo passa automaticamente para Hard mas no momento em que se morre e meter em pausa e sair para o menu, o jogo não grava e continuava sempre do último save.
 
8-AEDDECE-9680-48-A5-9439-D938-AD4923-F5.jpg


Platina 55
Nota do jogo: 7/10
Dificuldade da Platina: 3/10


O jogio é bem porreiro apesar de por vezes ser repetitivo mas gostei, a platina faz-se bem apesar de que tive que recorrer a alguns vídeos pois não conseguia encontrar algumas itens
 
Isto é como tudo, quem gosta tira as Platinas, quem não gosta não tira. Eu respeito qualquer jogador e não me faz embaraço nenhum um ter 500 Platinas como outro ter 0, cada um é livre de jogar como entender.

Eu Platino os jogos que jogo, que normalmente gosto. Para mim tirar as Platinas não é sacrifício algum ou uma coisa quase inatingível, já são muitos anos a tirar.
Completamente de acordo com isto.
 
8-AEDDECE-9680-48-A5-9439-D938-AD4923-F5.jpg


Platina 55
Nota do jogo: 7/10
Dificuldade da Platina: 3/10


O jogio é bem porreiro apesar de por vezes ser repetitivo mas gostei, a platina faz-se bem apesar de que tive que recorrer a alguns vídeos pois não conseguia encontrar algumas itens
Parabéns por essa Platina. Eu desisti porque o sistema de mapa do jogo é horrível, então para os colecionáveis é o fim do mundo.
 
Sim tens razão a ideia do mapa é gira mas está mal concebido, então quando abres o mapa em locais estreitos é um stress
Eu sentia-me claustrofóbico quando abria o mapa e queria tentar entender o caminho. Um mapa supostamente serve para ajudar a guiar-nos num sítio, neste jogo era mesmo inútil.
 
Back
Topo