Tópico de Mobiliário de Escritório (secretárias, cadeiras, etc)

Malta que está a montar uma desk ikea recorrendo aos módulos de gaveta Alex e/ou pernas reguláveis. Montei no fim de semana a minha, ficam algumas dicas e opiniões.

- montei em “L”, ou seja, acabou por ser dois tampos de 1.85 cada. Usei o tampo SALJAN, fica muito bonito, e é bem mais barato que o outros tampos que recomendam no YouTube.

- metam pernas no meio para reduzir hipóteses de curvatura do tampo, ao longo do tempo, devido ao peso

- não comprem pernas reguláveis (Olov) do IKEA! São muitos más. O aperto não faz a função de nivelamento, ridículo. Comprem de outra marca/loja.

- aconselho usarem uma broca de 60mm e fazerem 2 ou 3 buracos para colocarem uma tampa de passa cabos.

- muitos vídeos de DIY no YouTube aconselham meter uma pernas de 10cm entre o tampo e o modulo de gavetas. Não o façam, a não ser que tenham 1.90m de altura ou mais. Eu coloquei pernas de 8cm e vou ter que as retirar. Tenho 1.80m, tenho um apoio/descanso de pernas e a cadeira está a 56cm de altura, mesmo assim a mesa está alta demais.

- não esquecer o cable management com recurso a passa cabos aparafusados por baixo do tampo
 
Malta que está a montar uma desk ikea recorrendo aos módulos de gaveta Alex e/ou pernas reguláveis. Montei no fim de semana a minha, ficam algumas dicas e opiniões.

- montei em “L”, ou seja, acabou por ser dois tampos de 1.85 cada. Usei o tampo SALJAN, fica muito bonito, e é bem mais barato que o outros tampos que recomendam no YouTube.

- metam pernas no meio para reduzir hipóteses de curvatura do tampo, ao longo do tempo, devido ao peso

- não comprem pernas reguláveis (Olov) do IKEA! São muitos más. O aperto não faz a função de nivelamento, ridículo. Comprem de outra marca/loja.

- aconselho usarem uma broca de 60mm e fazerem 2 ou 3 buracos para colocarem uma tampa de passa cabos.

- muitos vídeos de DIY no YouTube aconselham meter uma pernas de 10cm entre o tampo e o modulo de gavetas. Não o façam, a não ser que tenham 1.90m de altura ou mais. Eu coloquei pernas de 8cm e vou ter que as retirar. Tenho 1.80m, tenho um apoio/descanso de pernas e a cadeira está a 56cm de altura, mesmo assim a mesa está alta demais.

- não esquecer o cable management com recurso a passa cabos aparafusados por baixo do tampo

Boas dicas! Eu devo mesmo ir para o Karlby, gosto mais do aspeto. Quanto ao cable management, como fizeste? Também tenho umas ideias mas nada definido ainda...
 
Malta que está a montar uma desk ikea recorrendo aos módulos de gaveta Alex e/ou pernas reguláveis. Montei no fim de semana a minha, ficam algumas dicas e opiniões.

- montei em “L”, ou seja, acabou por ser dois tampos de 1.85 cada. Usei o tampo SALJAN, fica muito bonito, e é bem mais barato que o outros tampos que recomendam no YouTube.

- metam pernas no meio para reduzir hipóteses de curvatura do tampo, ao longo do tempo, devido ao peso

- não comprem pernas reguláveis (Olov) do IKEA! São muitos más. O aperto não faz a função de nivelamento, ridículo. Comprem de outra marca/loja.

- aconselho usarem uma broca de 60mm e fazerem 2 ou 3 buracos para colocarem uma tampa de passa cabos.

- muitos vídeos de DIY no YouTube aconselham meter uma pernas de 10cm entre o tampo e o modulo de gavetas. Não o façam, a não ser que tenham 1.90m de altura ou mais. Eu coloquei pernas de 8cm e vou ter que as retirar. Tenho 1.80m, tenho um apoio/descanso de pernas e a cadeira está a 56cm de altura, mesmo assim a mesa está alta demais.

- não esquecer o cable management com recurso a passa cabos aparafusados por baixo do tampo

Boa informação para todos os que precisam ;)
Só um aparte, como informação. A altura "normal" das mesas de escritório são de 74cm do chão até à base do tampo. Assim já ficam com ideia da altura, para não terem o mesmo problema ;)
 
muitos vídeos de DIY no YouTube aconselham meter uma pernas de 10cm entre o tampo e o modulo de gavetas. Não o façam, a não ser que tenham 1.90m de altura ou mais.
A altura "normal" das mesas de escritório são de 74cm do chão até à base do tampo

Para mim (1m70) a altura ideal é 65 cm (do chão até a superfície superior do tampo). Mas boa sorte em encontrar uma mesa com essa altura sem ser feita à medida ou algumas standing desks (nem todas chegam suficientemente baixo).

E algo parecido acontece com as cadeiras.
 
Para mim com 1,70 os 73cm de altura da Gerton + Adils estão ok. Tenho a cadeira com um nadinha de altura, muito pouco mesmo, por causa da altura das pernas, de forma a ficar sentada de forma confortável.
 
Alguém aqui já se aventurou a fazer uma cadeira a partir de um banco de carro?

Se usar o banco de um carro de luxo capaz de ser interessante e mega confortável.
 
Aquela toda almofadada? Dessa não sei dizer, a nível de ergonomia acredito que a Markus seja melhor. Tens um grupo de facebook dedicado a produtos dos sites que vendem essas cadeiras, se conseguires encontrar esse grupo há lá membros que devem saber dar-te feedback, pelo menos vi algumas pessoas que compraram essa cadeira no mês passado.
 
Amigos, segundo este tópico recomendam a Markus do IKEA em detrimento das cadeiras "gaming" (a não ser que aumente o budget para +300€ - noblechairs etc?), estamos a falar da versão de 159€, certo? Todos têm bom feedback?

Obrigado
 
Nessa onda de preços, sim.
Podes comprar a Markus de 139€ também, elas são iguais, muda é o material. A de 139€ é de pano, torna-se mais fresca no Verão, a de 159€ é de pele, torna-se mais quente mas se calhar também tem mais durabilidade. Tenho a de pele, 5* até agora e o que não falta no mercado são produtos para tratar dela.
Se tiveres oportunidade experimenta a cadeira, não é para toda a gente, principalmente se fores uma pessoa mais baixa. Eu tenho 1.70m e ela está ótima para mim, o apoio lombar está exatamente onde deve, quanto ao apoio da cabeça, a base deste começa mesmo na base da minha nuca, portanto é confortável (não uso muito, só quando reclino na totalidade).
Cada pessoa é uma pessoa, é sempre melhor experimentar :) a Jarvfjallet já tem apoio lombar regulável, a versão sem braços é de 179€ (se serve de algo, uso a Markus sem braços), também pode ser uma opção. Esta recomendo mesmo experimentar porque já vi que é muito hit or miss por causa da medida do assento.

O maior problema delas agora é mesmo o stock, andam fugidas de tudo o que é IKEA.

EDIT: nesta gama de preços esqueci-me de referir a ThunderX3 Yama 1, também parece ser muito boa para o preço só que, como nas do IKEA, o mal dela é estar esgotada em tudo o que é loja.
 
Eu tenho 1.75m, por isso há de ser compatível também, ehehe.
Parece que há (pouco) stock na de Alfragide (Markus de 159€), vou tentar ver se dá para experimentar
Obrigado!
 
Alguém aqui já se aventurou a fazer uma cadeira a partir de um banco de carro?

Se usar o banco de um carro de luxo capaz de ser interessante e mega confortável.

Ideia interessante. Sendo que bancos de carros em sucatas sao facilmente faceis de arranjar, o proximo passo é apenas arranjar um soldador que faca a armação a medida.

hum...
 
Ideia interessante. Sendo que bancos de carros em sucatas sao facilmente faceis de arranjar, o proximo passo é apenas arranjar um soldador que faca a armação a medida.

hum...

Não necessáriamente...se tiver uma cadeira de escritório normal, é facil fazer uma cadeira de escritório de uma cadeira de um carro...aproveita se a base e com um pouco de corte e costura fica uma coisa engraçada...
 
O mais difícil e mesmo adaptar a base e os apoios de braço, acredito que precise de soldas. Num vídeo que vi, os rapazes ainda tiveram que pegar na rebarbadora para retirar os trilhos.

Mas ja vi casos que ficaram muito bons. Imagine o conforto se for a cadeira de um carro luxuoso. No Brasil vi um rapaz que usou o banco de Audi A8 e até conseguiu usar os comandos integrados de regulagem, claro que já precisou de um trabalho de eletricista e comprou uma fonte 12V.

E muitas vezes sai mais em conta que uma cadeira "gamer". Devia ter me lembrado disso quando a minha cadeira quebrou e o meu pai conhece oficinas decentes.

Se bem que a base é importante a qualidade, já que imagino que muitos bancos de carro são mais pesados.
 
Não será trivial arranjar na sucata por um preço razoável um banco daqueles mesmo à maneira.

Os bancos de carro também não sei serão muito adequados dadas as diferenças entre as duas aplicações.
 
Back
Topo