Tópico de Mobiliário de Escritório (secretárias, cadeiras, etc)

Não é criticar ninguém, mas secretárias altas para evitar dores de costas?
Tinha ideia que estar em pé durante muito tempo seguido sempre na mesma posição era ainda pior que sentado porque favorece uma postura incorreta e um esforço adicional na lombar..
Estamos a falar de sit-stand desks ("standing desks" é um bocado um abuso de linguagem). Ou seja, podes subir (e ficar de pé) e descer (e sentares-te) quando quiseres.

Qualquer postura, boa ou má, sempre na mesma posição, faz mal. A ideia é variar - estar de pé, estar sentado, usar o rato com a mão direita, usar a mão esquerda, usar um rato normal, um vertical, uma trackball, etc. Tudo isto ajuda a evitar lesões a longo prazo.

Dito isto, ir variando entre estar de pé ou estar sentado é melhor do que estar sempre sentado no computador.
E quem sabe, um dia arranjo uma passadeira rolante para quando estiver de pé no computador. Mas isso já me parece mais difícil - pouco espaço, ainda mais dinheiro, e é inconveniente ter de a mover cada vez que a quero usar. A cadeira ao menos chega-se para trás quando quero ficar de pé.

@rjSampaio: do que vejo, compraste exactamente a mesa que tenho em mente :P espero que gostes, e depois dá feedback!
 
Não é criticar ninguém, mas secretárias altas para evitar dores de costas?

No meu caso é costelas, e como foi dito, é para ir variado.

@rjSampaio: do que vejo, compraste exactamente a mesa que tenho em mente :P espero que gostes, e depois dá feedback!

Will do, é já tenho no cesto da Amazon uma série de grades para os cabos e transformadores a uma fração do preço.
 
Will do, é já tenho no cesto da Amazon uma série de grades para os cabos e transformadores a uma fração do preço.
Queres partilhar uma lista no configurador? :P

O meu receio em comprar grades (até mesmo no kit da Fully) é a possibilidade de elas entortarem com o tempo. Queria ver se também colocava lá os tijolos dos transformadores. Tive umas dessas para pôr casacos atrás da porta que em coisa de um ano dobrou quase 90° (mas tudo bem que pus lá casacos pesados).
 
Opinião:

Alguém aqui conhece ou tem a mesa gaming Alpha Gamer Kira? Vale a pena? Vai servir apenas para ter lá o meu setup gaming (torre + monitor + teclado + rato + phones).

E a cadeira gaming Alpha Gamer Scorpious, algum feedback também?

Obrigado.
 
Bom dia Malta!
Ontem comprei duas secretárias Lagkaten - 200x60 e 140x60 porque quero fazer um escritorio em casa com as mesas em L, para separar a parte profissional da parte gaming, mas estes 60 cm de profundidade estão-me a matar a cabeça. Vi a nova UTESPELARE da IKEA mas como estava cheia de luzes e tem aquele metal por trás...bah não me inspirou muito, mas são 160x80 preta ou cinza claro e vi também a madeira do Leroy que tem 150x80, alguem já experimentou fazer uma secretaria em L e me possa dar algum tipo de conselho? já pensei manter a 200x60 e juntar ou essa gamer ikea ou fazer uma mesa com 2 cavaletes que trouxe do Ikea e a placa do Leroy...
Obrigado desde já!
 
- parece que és obrigado a escolher entre ter os dois monitores afastados um do outro, ou teres os braços do monitor a esticarem-se muito para trás para os juntar. Ou seja, tens de escolher entre encostar à parede ou ter dois monitores juntos. Se só tiveres um monitor, aquilo que vi é que o braço consegue encolher-se muito bem.
Isto para mim é razão suficiente para comprar outros braços noutra loja. Obrigado pelo feedback.

@rjSampaio @Kayvlim Depois mandem fotos/videos dos vossos setups, depois de montados, claro.
 
Olá!

Malta, eu tenho usado durante anos uma cadeira do ikea para o computador e não é nada ergonómica, não tem ajustes nos braços, tenho de por uma almofada para não me doer o rabo e os apoios de braço são fixos, baixos e curvos, ou seja, não os uso. :014:

Agora que trabalho mais em casa, está a ser difícil...

Queria uma cadeira com ajustes nos braços (tipo 3d) altura e virar, ajustes lombar e um assento que não me faça ter de colocar uma almofada e que talvez consiga repousar a cabeça? Nunca tive uma assim, daí nem saber se é bom ou não. sad


O grande problema aqui é q tenho 1.89 ou 1.90 e peso 80 kg

Vi a famosa mfavour mas a altura nao me parece a melhor para mim pq tive a medir e o ideal é ela ter entre 1.40 - 1,50 cm
As gamers parecem um roubo sem qualidade, o meu colega de casa tem uma cara mas não é confortável e é quente como tudo...
Vi a SIHOO mas ainda é mais pequena q a mfavour.

O orçamento é tipo até no máximo 300 euros e já me estou a esticar...

Alguém me consegue aconselhar?
Conhecem tbm algum sitio onde possa experimentar cadeiras ergonomicas de qualidade na zona da grande lisboa?
 
Só para informar a quem andaà procura de secretárias elevatórias, vi uma 160x80cm, nome do modelo: Slangerup
Pareceu-me robusta..
 
Última edição pelo moderador:
Boa Noite a todos!
Preciso de comprar uma cadeira de secretaria cá para casa. O amortecedor da minha estragou-se. Já foi o segundo que comprei.. e honestamente comprei-a já alguns anos, numa das lojas mais conhecidas aqui em portugal por 60€, mas nada de especial. A coisa é que não queria pagar muito mais que 100/120€... Tudo bem que o inverno está a chegar, mas uma coisa que notava na minha antiga (que não era nada de especial) era que no verão com o calor, eu ficava a morrer de calor que por vezes era insuportavel ali estar sentado durante muito tempo... ainda por mais estive em teletrabalho e com a possibilidade de trabakhar alguns dias de casa, estava a pensar em comprar uma cadeira melhorzita.
 
Boa Noite a todos!
Preciso de comprar uma cadeira de secretaria cá para casa. O amortecedor da minha estragou-se. Já foi o segundo que comprei.. e honestamente comprei-a já alguns anos, numa das lojas mais conhecidas aqui em portugal por 60€, mas nada de especial. A coisa é que não queria pagar muito mais que 100/120€... Tudo bem que o inverno está a chegar, mas uma coisa que notava na minha antiga (que não era nada de especial) era que no verão com o calor, eu ficava a morrer de calor que por vezes era insuportavel ali estar sentado durante muito tempo... ainda por mais estive em teletrabalho e com a possibilidade de trabakhar alguns dias de casa, estava a pensar em comprar uma cadeira melhorzita.
Essa é uma combinação frequentemente pedida neste tópico, anda umas (dezenas de) páginas para trás para ver o que já se falou, ou espreita o primeiro post.

Vou bater um bocado na mesma tecla do que volta e meia se diz aqui, mas:
- cadeiras baratas duram pouco, e como têm pouca ou nenhuma garantia têm de ser substituídas regularmente;
- cadeiras baratas são normalmente fracas, desconfortáveis e com pouca configurabilidade (portanto ainda mais desconfortáveis - o calor é um exemplo perfeito, já passei mal em muitas cadeiras por acumularem demasiado calor);
- cadeiras abaixo de 100€-150€ são baratas; muitas cadeiras de 200€ também são "baratas" apesar do preço mais alto;
- se passas muito tempo sentado - especialmente se o teletrabalho for para continuar durante mais algum tempo - a tua saúde depende directamente da tua cadeira.

Considera gastar mais dinheiro numa cadeira com uma garantia longa. Eu estou fã da minha Herman Miller (Embody) de 1200€ - é confortável, e tem 12 anos de garantia, ou seja, é como comprares uma cadeira de 100€ fantástica todos os anos durante 12 anos. Caso se danifique dentro do âmbito da garantia, é reparada gratuitamente (e isto inclui a possibilidade do assento ficar desconfortável ao fim de alguns anos - nem isso é suposto acontecer). Caso se danifique fora do âmbito da garantia (p.ex. danos por negligência), ela é reparável, embora a reparação, se for das complicadas, possa sair ao preço de uma cadeira pouco barata.

Não há dúvidas que ela é cara à cabeça, mas acho que comprar cadeiras baratas com frequência é uma falsa poupança - ao fim de 12 anos és bem capaz de ter gasto mais dinheiro nas várias cadeiras que compraste, e nunca tiveste uma como deve ser.

Se isto não for mesmo uma possibilidade (mas lembra-te que podes sempre encomendar para experimentar e devolver ao fim de 30 dias :P ), há marcas mais baratas de que também falam muito bem, como a Steelcase, mas mesmo essas são caras (> 800€, dependendo do modelo).

Abaixo disso, tenho uma Markus do IKEA (~150€) e tive uma SIHOO comprada na Amazon (~200€). Falei delas neste tópico, podes pesquisar pelos meus posts (ou pelo nome das cadeiras), mas em resumo: a Markus foi boa mas os braços são péssimos e acabei por tirá-los (e isso é mau para a coluna), e não gostei nada da SIHOO e devolvi-a.
Cadeiras mais baratas que essas (na ordem dos 60-100€), só as tive num escritório forreta em tudo o que era conforto dos funcionários, e não se recomendam a ninguém, são uma boa forma de rebentares as costas (as tuas ou as da cadeira, dependendo de qual for mais rija) em tempo recorde.

Aproveito para adicionar um detalhe ao tópico: tive oportunidade de usar uma Herman Miller Sayl (~600-700€) durante um dia inteiro, e posso dizer que:
1. é muito melhor e mais confortável do que qualquer cadeira que usei antes da minha;
2. gostei muito mais dos braços configuráveis dela do que dos da Embody;
3. as costas dela deixam muito a desejar - não são desconfortáveis, mas também não são confortáveis, acho que apostaram mais no design do que na ergonomia; e finalmente
4. naturalmente, o conforto dela não é comparável ao da Embody (que custa o dobro). Estão em ligas totalmente diferentes.

O meu colega que comprou a Sayl referiu que se arrependeu de não ter dado mais dinheiro e comprado logo a Mirra, ou talvez mesmo a Aeron ou Embody. Experimentei a Mirra no showroom e também gostei mais do que da Sayl. Fica a nota, se alguém alguma vez tiver esta dúvida.
 
Obviamente que uma cadeira dessas tem de ser experimentada primeiro, mas achas que uma Embody é minimamente indicada (pelo tamanho e estrutura) para pessoas mais pesadas e maiores (>150kg e 1.85m) apesar da recomendação de peso ser bem abaixo disso ou nem por isso? Eu pelos vídeos que vejo diria que não mas..

E suponho que também não sintas nenhuma falta de apoio de cabeça pela ergonomia que a dita oferece?

Essa é uma combinação frequentemente pedida neste tópico, anda umas (dezenas de) páginas para trás para ver o que já se falou, ou espreita o primeiro post.

Vou bater um bocado na mesma tecla do que volta e meia se diz aqui, mas:
- cadeiras baratas duram pouco, e como têm pouca ou nenhuma garantia têm de ser substituídas regularmente;
- cadeiras baratas são normalmente fracas, desconfortáveis e com pouca configurabilidade (portanto ainda mais desconfortáveis - o calor é um exemplo perfeito, já passei mal em muitas cadeiras por acumularem demasiado calor);
- cadeiras abaixo de 100€-150€ são baratas; muitas cadeiras de 200€ também são "baratas" apesar do preço mais alto;
- se passas muito tempo sentado - especialmente se o teletrabalho for para continuar durante mais algum tempo - a tua saúde depende directamente da tua cadeira.

Considera gastar mais dinheiro numa cadeira com uma garantia longa. Eu estou fã da minha Herman Miller (Embody) de 1200€ - é confortável, e tem 12 anos de garantia, ou seja, é como comprares uma cadeira de 100€ fantástica todos os anos durante 12 anos. Caso se danifique dentro do âmbito da garantia, é reparada gratuitamente (e isto inclui a possibilidade do assento ficar desconfortável ao fim de alguns anos - nem isso é suposto acontecer). Caso se danifique fora do âmbito da garantia (p.ex. danos por negligência), ela é reparável, embora a reparação, se for das complicadas, possa sair ao preço de uma cadeira pouco barata.

Não há dúvidas que ela é cara à cabeça, mas acho que comprar cadeiras baratas com frequência é uma falsa poupança - ao fim de 12 anos és bem capaz de ter gasto mais dinheiro nas várias cadeiras que compraste, e nunca tiveste uma como deve ser.

Se isto não for mesmo uma possibilidade (mas lembra-te que podes sempre encomendar para experimentar e devolver ao fim de 30 dias :P ), há marcas mais baratas de que também falam muito bem, como a Steelcase, mas mesmo essas são caras (> 800€, dependendo do modelo).

Abaixo disso, tenho uma Markus do IKEA (~150€) e tive uma SIHOO comprada na Amazon (~200€). Falei delas neste tópico, podes pesquisar pelos meus posts (ou pelo nome das cadeiras), mas em resumo: a Markus foi boa mas os braços são péssimos e acabei por tirá-los (e isso é mau para a coluna), e não gostei nada da SIHOO e devolvi-a.
Cadeiras mais baratas que essas (na ordem dos 60-100€), só as tive num escritório forreta em tudo o que era conforto dos funcionários, e não se recomendam a ninguém, são uma boa forma de rebentares as costas (as tuas ou as da cadeira, dependendo de qual for mais rija) em tempo recorde.

Aproveito para adicionar um detalhe ao tópico: tive oportunidade de usar uma Herman Miller Sayl (~600-700€) durante um dia inteiro, e posso dizer que:
1. é muito melhor e mais confortável do que qualquer cadeira que usei antes da minha;
2. gostei muito mais dos braços configuráveis dela do que dos da Embody;
3. as costas dela deixam muito a desejar - não são desconfortáveis, mas também não são confortáveis, acho que apostaram mais no design do que na ergonomia; e finalmente
4. naturalmente, o conforto dela não é comparável ao da Embody (que custa o dobro). Estão em ligas totalmente diferentes.

O meu colega que comprou a Sayl referiu que se arrependeu de não ter dado mais dinheiro e comprado logo a Mirra, ou talvez mesmo a Aeron ou Embody. Experimentei a Mirra no showroom e também gostei mais do que da Sayl. Fica a nota, se alguém alguma vez tiver esta dúvida.
 
A mim não me parecem "pequenos ruídos" dado que consigo ouvir mesmo com phones nos ouvidos. Mas deixo aqui uma amostra do barulho que faz:


Bom dia malta,

queria apenas deixar uma atualização relativamente a este assunto. Decidi pedir a troca da cadeira. O processo com a amazon foi super simples como de costume, vieram buscar a cadeira a casa e passado uns dias tinha uma nova. Tenho a dizer-vos que felizmente a nova não faz qualquer tipo de barulho, portanto estou muito satisfeito por ter pedido a troca.

Assim sendo, malta que tenha ou venha a receber uma Sidiz T50, caso faça o barulho que ouvem no vídeo, peçam a troca ou devolução do dinheiro, porque não é um barulho normal, é um defeito de fabrico.

Cumpz
 
Olá boa noite,
Tenho um "cheque" de 250 eur para gastar numa cadeira e, como não percebo nada do tópico, não sei para onde hei de me virar. Alguém me pode aconselhar? É para o teletrabalho, passar 7/8/9h dia lá sentado. Poderia ser mais cara um pouco, mas teria de ser algo mais "caseiro" para haver uma fatura de 250 passada em nome da empresa e o restante em meu nome para eu pagar.

Obrigado a todos
 
Back
Topo