Tópico de Mobiliário de Escritório (secretárias, cadeiras, etc)

Contactei uma empresa que vende Alital, diz-me que os preços subiram muito, a Fortis ja não se arranja abaixo de 500€ num configuração simples.

Sugeriram-me a Lasker, é um dos modelos mais vendidos, fica por 286€ já com IVA.
 
Contactei uma empresa que vende Alital, diz-me que os preços subiram muito, a Fortis ja não se arranja abaixo de 500€ num configuração simples.

Sugeriram-me a Lasker, é um dos modelos mais vendidos, fica por 286€ já com IVA.
Experimentei as 2 recentemente, a Fortis é mais confortável, mas não achei que justificasse a diferenca de preço face à Lasker
 
Já chegou a Fern encomendada pelo site europeu, demorou 8 dias bem mais rápido que o esperado.

Foi um grande problema porque a caixa era demasiado grande para o elevador, teve que carregar 25kg pelas escadas e depois desviar móveis na casa para trazer até ao quarto.

Vem desmontada, só mais logo expermento-a.
 
Já chegou a Fern encomendada pelo site europeu, demorou 8 dias bem mais rápido que o esperado.

Foi um grande problema porque a caixa era demasiado grande para o elevador, teve que carregar 25kg pelas escadas e depois desviar móveis na casa para trazer até ao quarto.

Vem desmontada, só mais logo expermento-a.
Se não houver problema, podes dizer quanto pagaste?
 
Se não houver problema, podes dizer quanto pagaste?

Está no site 1100€ versão preta standart, eles não colocam outras versões porque assim o cliente pode devolver nos 14 dias visto que a cadeira não é personalizável.

Entretanto está montada, primeiras impressões confirma-se que as costas são o ponto forte da cadeira muito confortável mas ainda é cedo.
 
@jpcastro não conhecia essa cadeira mas pelo aspeto vai para a liga da Steelcase Gesture e Herman Miller Embody em termos de ergonomia. Parabéns. Parece uma excelente aquisição para muitos anos.
 
não acho que precise, segundo as recomendações de ergonomia, o monitor, está na atura correta, deve-se olhar para o monitor ligeiramente para baixo, com uma subida do monitor, já vai implicar olhar para cima.
aquele acrescento que lá tinha foi para testar, já saiu fora.
ou estou enganado?

tc1.bmp
8aa104924c73c1422b9ab1852b4eac95




errado
tc2.bmp


correcto
tc3.bmp

Tendo em conta que tenho 2 ecrãs que não estão à mesma altura (e muitos de nós, certamente), i.e. no meu caso um monitor externo de 23" e por baixo o do portátil, se colocar a altura da cadeira/secretária/monitor como o esquema acima indica, sempre que olhar para o monitor do portátil implica olhar para baixo, claro. Será que há alguma "norma" + recente que tenha em conta este factor tão comum hoje em dia? (já agora o monitor externo é um Dell que permite regulação em altura, o que facilita a tarefa)
 
Malta, vou mandar fazer um tampo personalizado para a minha Full Jarvis, mas estou na duvida sobre a espssura do tampo. Vou mandar fazer de 180x80cm, em madeira de freixo, que pelo que vejo é uma madeira dura.

Nas mais variadas standings desks que se encontra por aí, quando têm madeira dura como opção, normalmente a espessura do tampo é sempre 4cm. Por exemplo, as versões hardood da Fully Jarvis são 4cm, mas a versão de bamboo é apenas de 2cm. Contudo, olhando para a fita metrica, 4cm parece-me demasiado grosso para uma secretária. Estava a pensar mandar fazer com uns 3cm, pois 2cm parece-me pouco e demasiado fina, mas 4cm parece-me demasiado grossa. Acham que é um erro? Devia ir para 4cm?

Estou mesmo na duvida, gosto de coisas minimalistas, e os 4cm parece-me mesmo de mais. Por outro lado, o tampo é grande e vai levar com algum peso em cima (monitor super ultrawide, provavelmente com um suporte e não pousado), e possivelmente o meu PC também.

Qual é a vossa opinião?
 
4cm é um absurdo, mede a espessura de uma porta de casa, vê quanto tem e ja ficas com uma ideia.
as portas de minha casa têm 3,5 cm, para um tampo parece-me adequado
 
4cm é um absurdo, mede a espessura de uma porta de casa, vê quanto tem e ja ficas com uma ideia.
as portas de minha casa têm 3,5 cm, para um tampo parece-me adequado
Mas se é absurdo porque que a maioria dos tampos de madeira dura para secretarias a venda são de 4cm?

As portas da minha casa são 4cm 😅.
 
se gostas, avança.
a mim parece-me muito, mas isto é sempre uma questão de gosto, ele vai aguentar de certeza.
a minha mesa é de vidro, tem 1 cm, para mim está bem, as dos meus filhos têm 5 cm!!
 
Eu não disse que gostava, aliás, eu até disse que achava demasiado grosso, se calhar preferia uns 3cm. Mas dado que todas as marcas que vejo têm de 4cm, pergunto-me se não haverá uma razão para tal, e ir para 3cm pode ser um erro. Não sei.
 
Neste video testam a resistência (até partir) de alguns tampos, pode ser interessante para ter uma ideia da resistência do material e espessura do mesmo:
Para não perder muito tempo fica logo aqui o resultado. Infelizmente não há informação sobre o comprimento.

Plastic covered furniture board, 12mm: 186kg
Paulownia, 18mm: 361kg
MDF, 18mm: 575kg
Bamboo, 18mm: 683kg
Birch, 18mm: 779kg
Spruce, 18mm: 1010kg
Pine, 28mm: 2030kg

A Fully Jarvis, que eu também tenho, tem uma capacidade de 158kg. Food for thought.
 
Há muita gente que até usa portas com estrutura alveolar (o cartão em alveólos como também é usado em muita mobília do Ikea, nomeadamente secretárias).

4cm não é exagerado. Se procurares online por setups de escritório, grande parte deles são com tampos de 3.5cm, 4cm e mais.

Esse teste é um caso extremo pois os tampos estão apenas suportados nas pontas. Se usarmos módulos de gavetas, a zona suspensa é menor que neste teste. Se usarmos uma estrutura metálica então, nem tem comparação.

Vai para o que gostares mais. Mas além do preço tem a noção de quantos Kgs pesa uma placa de 180x80. Se quiseres usar uma estrutura sit & stand sempre são 30/40/50Kg só no tampo.

Eu estive a ver placas de 200x90 em MDF de 21mm, forrados e orlados com melamina. Ficava em pouco mais de 90€.

Ainda não avancei porque estou indeciso entre isto e uma porta que depois forrarei com vinil a imitar madeira. Fica com um aspeto mais grosso (gosto mais) e é muito mais leve. A porta custa menos de 70€. O vinil ficaria em mais 30€-50€. Estes vinis são usados para forrar mobiliário, mas eu receio que o vá riscar/rasgar por ter a mania de largar tudo em cima da secretária. Melamina seria mais seguro.
 
Por exemplo, as versões hardood da Fully Jarvis são 4cm, mas a versão de bamboo é apenas de 2cm. Contudo, olhando para a fita metrica, 4cm parece-me demasiado grosso para uma secretária. Estava a pensar mandar fazer com uns 3cm, pois 2cm parece-me pouco e demasiado fina, mas 4cm parece-me demasiado grossa. Acham que é um erro? Devia ir para 4cm?

Estou mesmo na duvida, gosto de coisas minimalistas, e os 4cm parece-me mesmo de mais. Por outro lado, o tampo é grande e vai levar com algum peso em cima (monitor super ultrawide, provavelmente com um suporte e não pousado), e possivelmente o meu PC também.

Qual é a vossa opinião?

Eu tenho 2cm 180*80 bambo, e tenho 3 monitores 21+21+49, todos com braços fortes e pesados, mais uma catregada de carga em cima, diria que 3cm chega e sobra.
 
Tendo em conta que tenho 2 ecrãs que não estão à mesma altura (e muitos de nós, certamente), i.e. no meu caso um monitor externo de 23" e por baixo o do portátil, se colocar a altura da cadeira/secretária/monitor como o esquema acima indica, sempre que olhar para o monitor do portátil implica olhar para baixo, claro. Será que há alguma "norma" + recente que tenha em conta este factor tão comum hoje em dia? (já agora o monitor externo é um Dell que permite regulação em altura, o que facilita a tarefa)
A ergonomia não mudou. Essa configuração de que falas é simplesmente má para a coluna e para o pescoço.

Se quiseres usar o monitor do portátil em conjunto com o monitor externo o melhor é arranjar um suporte para o portátil que o coloque à mesma altura do monitor externo. Tipo isto:

twelve-sourh-curve-laptop-stand.jpg
 
A ergonomia não mudou. Essa configuração de que falas é simplesmente má para a coluna e para o pescoço.

Se quiseres usar o monitor do portátil em conjunto com o monitor externo o melhor é arranjar um suporte para o portátil que o coloque à mesma altura do monitor externo. Tipo isto:

View attachment 9373
Já pensei nisso, mas na verdade também ficava à rasca do pescoço a olhar para o lado (se bem que não tinha esse suporte para elevar o portátil, só a base de refrigeração que não é tão alta, e os 2 ecrãs acabavam por fazer um ângulo muito maior, porque o portátil estava muito + de lado)
 
Tendo em conta que tenho 2 ecrãs que não estão à mesma altura (e muitos de nós, certamente), i.e. no meu caso um monitor externo de 23" e por baixo o do portátil, se colocar a altura da cadeira/secretária/monitor como o esquema acima indica, sempre que olhar para o monitor do portátil implica olhar para baixo, claro. Será que há alguma "norma" + recente que tenha em conta este factor tão comum hoje em dia? (já agora o monitor externo é um Dell que permite regulação em altura, o que facilita a tarefa)
a norma e arranjar uma base para o portatil para o subir de altura naturalmente...o corpo humano não mudou portanto.

Só agora vi o post do @strobe. nem mais.
 
Já pensei nisso, mas na verdade também ficava à rasca do pescoço a olhar para o lado (se bem que não tinha esse suporte para elevar o portátil, só a base de refrigeração que não é tão alta, e os 2 ecrãs acabavam por fazer um ângulo muito maior, porque o portátil estava muito + de lado)
Não sei exactamenten o queres dizer, mas usar dois e 3 monitores uns ao lado dos outros é o mais comum, é por exemplo o que tenho, e em termos ergonómicos tanto quanto sei é perteitamente aceitável.
 
Back
Topo