Tópico de Mobiliário de Escritório (secretárias, cadeiras, etc)

Se cortar não se vai ficar a ver o aglomerado? Se cortar peço um friso de um dos lados.
A bancada IKEA que comprei vem com duas tiras autocolantes para dar o acabamento original ao corte. Já vi algo semelhante no Leroy, mas tem de ser comprado à parte.

Vai depender do tamanho do monitor e da sua resolução, bem como da pessoa.
Concordo com a parte do variar com pessoa (até certo ponto). Discordo com a parte do tamanho e a resolução.

Para mim é o contrário, o tamanho e a resolução é que devem ser ajustadas à distância (que depende de pessoa) e não o contrário.

Experimenta montar um Neo G9 ou um Oled 48 numa bancada de 65cm de profundidade e nem tens espaço para usares confortavelmente o teclado.
Não faz sentido comprar um monitor maior se é para usá-lo mais longe. Especialmente quando há opções mais ajustadas, o que nem sempre aconteceu (caso OLED).

Os OLEDs de 48" durante algum tempo eram "o que havia", embora muito longe de serem "boas opções". Hoje em dia, havendo OLEDs com tamanhos razoáveis, os de 48" perderam a sua utilidade.

Um G9 é basicamente equivalente a 2 monitores "normais" lado a lado, logo deve ser usado à distância de um monitor normal, nem mais nem menos.

Em qualquer caso, uma boa razão para não comprar uma bancada de MDF é querer usar um monitores pesados em braços articulados.

A bancada IKEA que comprei vem com duas tiras autocolantes para dar o acabamento original ao corte. Já vi algo semelhante no Leroy, mas tem de ser comprado à parte.

Não fazia ideia sendo assim acho que vou passar no ikea este fim de semana e vou mesmo comprar uma dessas. Obrigado pela informação ☺️☺️

Um G9 é basicamente equivalente a 2 monitores "normais" lado a lado, logo deve ser usado à distância de um monitor normal, nem mais nem menos.

Em qualquer caso, uma boa razão para não comprar uma bancada de MDF é querer usar um monitores pesados em braços articulados.

Tenho uma mesa de bambu (fully jarvis) com dois braços, uma para um G9(49) e outro para G5 (27), esta otimo e sem usar placas para aumentar a area.

eu sei que são materias diferentes, ou não teria referido.
Não obestante, a sua força é similar, numa escala mdf esta pouco abaixo do bambu, tanto o MDF como bambu são feitos as camadas, geralmente com material adesivo, e ambos bem longe das madeiras solidas.

existe tambem bambu lamidado, que em vez de adesivo é simplesmente compressão se nao estou em erro.

Concordo com a parte do variar com pessoa (até certo ponto). Discordo com a parte do tamanho e a resolução.

Para mim é o contrário, o tamanho e a resolução é que devem ser ajustadas à distância (que depende de pessoa) e não o contrário.

Não faz sentido comprar um monitor maior se é para usá-lo mais longe. Especialmente quando há opções mais ajustadas, o que nem sempre aconteceu (caso OLED).

Os OLEDs de 48" durante algum tempo eram "o que havia", embora muito longe de serem "boas opções". Hoje em dia, havendo OLEDs com tamanhos razoáveis, os de 48" perderam a sua utilidade.

Strobe, não me expliquei bem. Um G9 tem quase 60cm de profundidade. Torna o seu posicionamento mais complicado, especialmente em bancadas com profundidade menor. Com 65cm de profundidade ficarias com muito pouco espaço para teres o teclado e rato e estarias com os cantos do monitor bem perto do teu lado da mesa. Podes gostar de usar isso em simuladores pela imersão que dá, mas mesmo, nem estarias no centro da curvatura.

Já se for para editar vídeo ou produzir música vais preferir ficar mais longe e ter todos aqueles pixels para mostrar as timelines/pistas/FX. A resolução por vezes serve para mostrar mais dados, independente da distância a que estás. A maior parte do software não permite scaling em condições.

No meu caso, faz-me confusão estar muito perto de um ecrã. Prefiro aumentar o tamanho e resolução de um ecrã e a distância ao mesmo. Abaixo dos 70cm é desconfortável. Acima disto…. Nem um Oled de 48 me faz confusão.

Não há regras que deem para todos os gostos.

Quanto aos tempos, podem sempre usar um tampo duplo ou reforçar a zona do suporte com uma placa extra de MDF, ou até de metal. Mas o trabalho de tratar o MDF (pintar ou forrar) não parece nada atraente. Iria preferia madeira maciça.
Eu preferi comprar um suporte de TV com a base em vidro. Sempre permite meter coisas por cima da base. Mas no meu caso nem tinha outra hipótese, já que o meu tampo superior é uma porta oca.

Um G9 tem quase 60cm de profundidade. Torna o seu posicionamento mais complicado, especialmente em bancadas com profundidade menor. Com 65cm de profundidade ficarias com muito pouco espaço para teres o teclado e rato e estarias com os cantos do monitor bem perto do teu lado da mesa. Podes gostar de usar isso em simuladores pela imersão que dá, mas mesmo, nem estarias no centro da curvatura.
O G9 57" tem "apenas" 50 cm de profundidade. E não esquecer que é um monitor curvo: as arestas laterais inflacionam a profundidade total mas não roubam espaço nem ao teclado nem ao rato, que normalmente ficarão ao centro. 16 cm são a profundidade do stand. Ou seja, a profundidade pode ser reduzida com um braço.

Em todo caso, concordo que um tampo de 63 cm de profundidade será apertado para um G9 57", mas estamos a falar de um caso extremo. Um G9 49", pelo contrário, dará sem problemas.

A resolução por vezes serve para mostrar mais dados, independente da distância a que estás
Prefiro aumentar o tamanho e resolução de um ecrã e a distância ao mesmo.
Teria mais a dizer sobre isto, mas este não é tópico apropriado.

Mas o trabalho de tratar o MDF (pintar ou forrar) não parece nada atraente. Iria preferia madeira maciça.
Normalmente os tampos de MDF já vêm "acabados." Madeira maciça é que nem sempre (o meu primeiro tampo é de madeira maciça, e tive de o lixar e envernizar).

Depois deixa aí feedback sff.
Até agora está impecável, a trabalhar 8H por dia e sinto uma diferença brutal da outra que tinha. Relação preço/qualidade acho que é uma ótima opção para quem está indeciso, dá para ver que a cadeira é bem construída e por ser mesh dá um conforto brutal!

Última edição:
As marcas mais conceitudas são Herman Miller e Steelcase.
Eu optei pela Steelcase Gesture, já a conhecia do escritório. As reviews da Herman Miller Aeron também são bastante positivas.
Se estiveres por Lisboa (ou tiveres oportunidade de te deslocar) contacta os representantes para experimentares. Acho que é o melhor que fazes.

Trouxe uma Herman Miller Aeron (depois de ter visitado o parceiro oficial na zona de Paço de Arcos para experimentar vários modelos desta marca). Estou a usar há alguns dias e até agora, excecional 👌

Última edição:
Trouxe uma Herman Miller Aeron (depois de ter visitado o parceiro oficial na zona de Paço de Arcos para experimentar vários modelos desta marca). Estou a usar há alguns dias e até agora, excecional 👌
Hummm.... conseguiste descobrir um sitio onde experimentar HMs ? É alguma espécie de loja ?
Podes facultar o endereço pf ?
Já pensei nas HM mas pelo preço que custam seria impensável comprar sem experimentar.

Eu já experimentei nos últimos anos bem para cima de 50 cadeiras, nos mais variados sitios, e só me senti mesmo bem em duas: numa do CI que não comprei logo porque eram 600€ e depois desapareceu da exposição e noutra cuja história conto mais abaixo.

Entretanto continuo com uma Markus com uns 8 / 10 anos que está num estado vergonhoso, toda escamada, nojenta mesmo, já tenho vergonha da cadeira, mas que é melhor do que todas as que experimentei até hoje, incluindo a própria Markus versão mais recente onde não me sinto nada bem.

Esta minha aventura de cadeiras é tão ridícula que uma vez sentei-me numa na loja sueca e senti-me mesmo bem.
Comprei-a (a única diferença é que experimentei a branca e comprei a preta), cheguei a casa, montei-a e...... absolutamente horrível !!!

Voltei lá para ver se não me tinha enganado no modelo e para a experimentar novamente, mas não. Estava correcto. A da loja espectacular, a de casa uma desgraça. Devolvia-a, mas é um trabalho do caneco andar com aquele trambolho depois de montado.

Tenho pesadelos com cadeiras de escritório.

Ontem comprei uma Markus.
É notória a diferença da rigidez do assento da versão de tecido (a que comprei) para a de pele e para a järvfjället.

Experimentei as 3 e a que achei mais confortável foi a Markus em tecido. A järvfjället tem apoio lombar ligeiramente melhor e braços ajustáveis (embora de plástico) mas a base em pele é muito rija.

@Nakamuura às tantas experimentaste em loja a de tecido e trouxeste a de pele

Ontem comprei uma Markus.
É notória a diferença da rigidez do assento da versão de tecido (a que comprei) para a de pele e para a järvfjället.

Experimentei as 3 e a que achei mais confortável foi a Markus em tecido. A järvfjället tem apoio lombar ligeiramente melhor e braços ajustáveis (embora de plástico) mas a base em pele é muito rija.

@Nakamuura às tantas experimentaste em loja a de tecido e trouxeste a de pele

Aquilo que relatei acima não foi com a Markus, foi com a MATCHSPEL. Em loja espectacular, em casa uma desgraça. A única coisa que mudou foi a cor.

Chegou o meu material de escritório.
Estou muito satisfeito com toda a qualidade e conforto.

Secretária: Flexispot E7 Pro + Tampo BlackWallnut (Nuez de Negro) 160x80cm
Cadeira: Herman Miller Embody Sync Black + Atlas Headrest

A E7 Pro é muito resistente e aguenta perfeitamente o peso de uma TV Oled LG 42" C4 + Monitor LG 27", ambos em braço de monitor.
Vinha de uma IKEA Markus, no qual estava satisfeito, mas já se começava a sentir os anos de uso. A Embody é confortável, mas não é um "sofá". O tecido é macio e agradável, e para longas horas parece que a cadeira se adapta ao nosso corpo e movimentos.
Devo dizer que o Atlas é um upgrade gigante ao conforto da Embody. Para trabalhar numa posição mais direita e para momentos de relaxamento (filmes e jogar...), o apoio de cabeça é fundamental.

Deixo algumas fotos:

IMG-3807.jpg

IMG-3808.jpg

IMG-3809.jpg

Back