Tópico de Mobiliário de Escritório (secretárias, cadeiras, etc)

Viva,

Com esta promoção de Black Friday da Fully, foi finalmente desta que eu e a minha parceira comprámos as standing desks Fully Jarvis.

Eu, rectângulo 180cm 3-stage + keyboard tray, wire management kit (2x wiretamer + régua de 6 tomadas com botão on/off + abraçadeiras e autocolantes para organizar os cabos), tapete Topo Mini, braço duplo de monitor + base para portátil, powered grommet (1 tomada + 1 USB) e tomada com clamp (2 tomadas + 2 USB).
Ela, com o recorte, 120cm, sem o keyboard tray; o resto é igual.

Encomenda efectuada a 9 de Novembro, envio efectuado a 15 de Novembro, entrega prevista a 18 de Novembro, pacotes perdidos pela TNT a 17 de Novembro (tenho uma sorte do catano com transportadoras), e finalmente, das 13 caixas que tinha para receber, recebi 14 no dia 19 de Novembro. Tive de contactar a TNT para eles virem buscar uma caixa a mais que deixaram - uma empresa de Moscavide teve de esperar mais um dia útil pela sua Jarvis :P (ou seja, eu recebi na Sexta e eles receberam na Segunda)

Demorámos o fim de semana inteiro para montar tudo, ora por questões logísticas (é difícil montar duas mesas deste tamanho numa sala relativamente apertada, e ainda tivemos de desmontar o que lá estava antes) ora porque eram duas mesas e montes de acessórios, e dei uso às minhas ferramentas todas. Sim, eles enviam ferramentas à-lá IKEA e só requerem que tenhamos chaves Phillips (eu usei tanto PH2 como PH3), mas é tudo muito mais fácil de montar quando se tem uma aparafusadora automática (que não tenho), um roquete (para os braços de monitor), e uma chave Phillips de jeito (com pega para ter mais torque, não sei como se chama, eu uso isto).

Primeiras impressões:
  • já namoro esta mesa há uns anos, portanto já sabia ao que ia. É o que eu esperava :P
  • o meu tampo é muito áspero e o tampo da minha parceira tem um acabamento liso e confortável. Não sei se a diferença vem do tamanho da mesa (tampo maior = mais rugoso, menor = com acabamento mais liso?), ou se vem do recorte (mesa com recorte leva acabamento especial que mesa sem recorte não leva?);
  • confirmo que a mesa detecta obstáculos. Já pus a mesa a subir e descer, e apliquei força na mesa na direcção contrária. O comportamento da mesa é: pouco depois de sentir o obstáculo, a mesa pára de subir/descer, e desce/sobe um pouco (para dar alguma distância do obstáculo). No entanto, tenho uma impressora de plástico por baixo da mesa, e suspeito que a força que a mesa faz vai partir a impressora antes da mesa contrariar o seu movimento. Portanto configurei como nível mais baixo o mais seguro para a impressora.
  • o wiretamer é de plástico mas é flexível, e traz wood screws para aparafusar por baixo do tampo da mesa. Não há buracos pré-furados para o wiretamer, e furar a mesa dói um bocado na alma. Mas pareceu-me ter ficado bem fixo, e tenho os transformadores do monitor e portátil dentro dos dois wiretamers;
  • o tapete Topo Mini ... precisa de alguma adaptação. E de Mini só tem o nome, porque é enorme.
  • o braço duplo para monitores é sólido. Monta-se facilmente (é um bocado trabalhoso, mas nada de especial), e depois de apertar fica tudo no sítio. Tem alguns encaixes para passar cabos que são bem-vindos e deixam a mesa com muito melhor aspecto - alguns dos cabos que tenho ligados ao portátil mal se vêem;
    • há queixas sobre o braço duplo não deixar ficar com dois monitores lado a lado. Isso é verdade - para os monitores ficarem juntos, os braços ficam demasiado esticados para trás, o que pode ser um problema para quem tem mesas encostadas à parede (porque é obrigado a afastar a mesa da parede). Os braços alinhados com a traseira da mesa resultam em monitores um pouco afastados. Para mim é ok, mas para outras pessoas não é - outros preferem comprar dois braços separados.
  • a base para portátil não é mais do que um prato com um encaixe VESA. Ou seja, a base para portátil é montada normalmente no braço para monitor. Quem estiver em dúvida pode comprar a base para portátil, e se mudar de ideias mais tarde é só desmontar e montar um monitor;
  • não tenho nada para dizer sobre o powered grommet e a régua com clamp. Instalam-se facilmente, funcionam, e não testei a qualidade das portas USB, apenas pus coisas a carregar e elas carregaram.
Finalmente, o keyboard tray. Estava muito dividido se mandava vir ou não, e estava inclinado para não mandar vir. Acabei por decidir encomendar. Arrependi-me.
Primeiro, as instruções não prestam. O passo 1 mostra uma orientação com parafusos que não corresponde ao que veio. O passo 2 mostra um lápis e várias distâncias que não me fizeram sentido nenhum até depois de ter desistido de cumprir as instruções e ter optado por instalar como me fazia mais sentido.
Depois, a montagem dos parafusos não é óbvia. Eu furei a madeira à mão com a chave Phillips, custou imenso, precisei de um martelo para criar um furo inicial, e acho que ficou mal encaixado. Um dos parafusos nem entrou, porque ficava a bater na calha metálica. Embora eles digam que apenas precisamos de ter uma chave Phillips, isto a meu ver é 100% trabalho para furar o tampo com uma guia e um berbequim, nem que seja para criar vias para introduzir os parafusos com mais facilidade. O que me acabou por sair foi um keyboard tray inclinado e com um parafuso a menos.
O próprio keyboard tray não tem força para aguentar as mãos no teclado. Deve-se sempre trabalhar num teclado com inclinação negativa, mas o simples acto de escrever ou ter as mãos no teclado empurra o tray para baixo. O passo 7 mostra o mecanismo de tilt lock que usam. Ele descai tão facilmente que o meu rato escorregou para fora do tray ontem à noite e saltou-lhe uma tecla. Felizmente ela encaixou e ele parece estar bem.
Finalmente, tendo em conta que ele não suporta variar a altura, este tray não é adequado para escrever por baixo da mesa, ou seja, sem tirar a "gaveta" do sítio, porque não há espaço para pôr as mãos. Não é possível fechar a gaveta com uma inclinação negativa - o teclado fica a bater na calha - portanto é preciso alinhar a gaveta na horizontal antes de fechar.

Acho que em geral o keyboard tray não correspondeu às expectativas, e muito provavelmente vou devolvê-lo. Tirando isso, até agora não me arrependo de nada - valeu tudo a pena.
 
Boas pessoal,
Alguém me pode indicar por favor um sítio onde experimentar cadeiras ergonómicas em Lisboa, que esteja aberto no sábado ou domingo?
Na net encontrei um sítio chamado Ergotec mas está fechado ao fim-de-semana, e o único sítio que encontrei aberto ao Sábado é a Digimarque
Algum feedback sobre sítios onde experimentar e ver cadeiras?
Queria ver Alital para já, ou outras também

Saudações
 
Eu andei a namorar uma fully, mas no fim de contas cheguei a conclusão que não ia dar uso ao sistema elevatório e que queria mesmo uma secretária normal.

Acabei por encomendar uma narbutas nova O que me parece excelente
 
Eu andei a namorar uma fully, mas no fim de contas cheguei a conclusão que não ia dar uso ao sistema elevatório e que queria mesmo uma secretária normal.

Acabei por encomendar uma narbutas nova O que me parece excelente
Pois, eu estou no mesmo dilema. Narbutas nunca ouvi falar. Podes mandar foto da tua?
 
Eu tenho uma ajustável no trabalho e é verdade que pouco uso dei aquilo. A maioria do uso que dou é para pôr a cadeira por baixo da mesa quando saio e para reajustar a posição quando chego.
Contudo é naquela, se me apetecer trabalhar de pé, tenho a possibilidade (e devia ir variando, mas a mudança de hábito é o mais difícil)
 
Eu tenho uma ajustável no trabalho e é verdade que pouco uso dei aquilo.
Eletrica?

Eu ando a dar uso a toda a hora, especialmente se estiver sentado muitas vezes quando me vou a reposicionar por estar desconfortavel, simplesmente levantome, carrego no botão, aproveito por descansar os olhos e fico de pé mais uma ou duas horas.

Trabalhando de casa entre acordar e sentar-me para o trabalho é menos de 30m, é terrivel para as costas essa troca, continuamos com a coluna comprimida mais do que é preciso.
Tenho andando muito mais relaxado das costas com isto, de manha e após o almoço é pelo menos a primeira hora de pé.
 
Eletrica?

Eu ando a dar uso a toda a hora, especialmente se estiver sentado muitas vezes quando me vou a reposicionar por estar desconfortavel, simplesmente levantome, carrego no botão, aproveito por descansar os olhos e fico de pé mais uma ou duas horas.

Trabalhando de casa entre acordar e sentar-me para o trabalho é menos de 30m, é terrivel para as costas essa troca, continuamos com a coluna comprimida mais do que é preciso.
Tenho andando muito mais relaxado das costas com isto, de manha e após o almoço é pelo menos a primeira hora de pé.
Sim, elétrica.

Eu acho que uma boa cadeira também faz a diferença, com ajuste dos apoios para os braços e para a lombar.

Sem dúvida que ir trocando de posição é o ideal, mas as vezes passo tanto tempo numa tarefa ou em reuniões que uma pessoa nem se lembra de ajustar a mesa, 90% do tempo é a trabalhar sentado.

Vi que há mesas que têm "lembretes" programáveis, isso ajudaria a mudar os hábitos.
 
Ontem passei o dia quase todo de pé sem me aperceber. Ao final da tarde é que notei que estava a ficar cansado, desci a mesa, e fiquei o resto da noite sentado.

Obviamente que as sit-stand desks são para quem quer dar uso a essas features. Sou da opinião que toda a gente devia ter uma (num mundo perfeito onde elas fossem mais acessíveis...), mas claro que quem não vai dar uso a isso não tem justificação para comprar uma.

Quanto ao keyboard tray, o que se passou é que eu estava a ser nabo e não sabia apertar como deve ser o parafuso que o bloqueia. Já tenho o tray bem bloqueado e a suportar o teclado como deve ser, mas as outras críticas que escrevi persistem. Ainda estou em dúvida se o devolvo.

Quanto à Jarvis, ainda estou a tentar descobrir a altura certa para mim para estar de pé ou sentado; com o keyboard tray, os monitores têm de estar mais chegados para a frente, mas como tenho o braço duplo, não ocupam área na superfície da mesa. Durante uns tempos ainda vai sofrer muitos ajustes.

Quanto ao preço... sim, a Jarvis é cara, especialmente se vier com acessórios. Como referi no passado, para mim justifica-se gastar dinheiro numa mesa e cadeira de qualidade devido a dor crónica. Isto - felizmente - não se aplica à maioria de vocês.

Acho seguro dizer que a cadeira (Herman Miller Embody) melhorou muito a minha condição. Às vezes tenho dias quase normais. Tenho esperança que a mesa melhore ainda mais a qualidade de vida, mas é esperar para ver.
 
Viva,

Com esta promoção de Black Friday da Fully, foi finalmente desta que eu e a minha parceira comprámos as standing desks Fully Jarvis.

Eu, rectângulo 180cm 3-stage + keyboard tray, wire management kit (2x wiretamer + régua de 6 tomadas com botão on/off + abraçadeiras e autocolantes para organizar os cabos), tapete Topo Mini, braço duplo de monitor + base para portátil, powered grommet (1 tomada + 1 USB) e tomada com clamp (2 tomadas + 2 USB).
Ela, com o recorte, 120cm, sem o keyboard tray; o resto é igual.

Encomenda efectuada a 9 de Novembro, envio efectuado a 15 de Novembro, entrega prevista a 18 de Novembro, pacotes perdidos pela TNT a 17 de Novembro (tenho uma sorte do catano com transportadoras), e finalmente, das 13 caixas que tinha para receber, recebi 14 no dia 19 de Novembro. Tive de contactar a TNT para eles virem buscar uma caixa a mais que deixaram - uma empresa de Moscavide teve de esperar mais um dia útil pela sua Jarvis :P (ou seja, eu recebi na Sexta e eles receberam na Segunda)

Demorámos o fim de semana inteiro para montar tudo, ora por questões logísticas (é difícil montar duas mesas deste tamanho numa sala relativamente apertada, e ainda tivemos de desmontar o que lá estava antes) ora porque eram duas mesas e montes de acessórios, e dei uso às minhas ferramentas todas. Sim, eles enviam ferramentas à-lá IKEA e só requerem que tenhamos chaves Phillips (eu usei tanto PH2 como PH3), mas é tudo muito mais fácil de montar quando se tem uma aparafusadora automática (que não tenho), um roquete (para os braços de monitor), e uma chave Phillips de jeito (com pega para ter mais torque, não sei como se chama, eu uso isto).

Primeiras impressões:
  • já namoro esta mesa há uns anos, portanto já sabia ao que ia. É o que eu esperava :P
  • o meu tampo é muito áspero e o tampo da minha parceira tem um acabamento liso e confortável. Não sei se a diferença vem do tamanho da mesa (tampo maior = mais rugoso, menor = com acabamento mais liso?), ou se vem do recorte (mesa com recorte leva acabamento especial que mesa sem recorte não leva?);
  • confirmo que a mesa detecta obstáculos. Já pus a mesa a subir e descer, e apliquei força na mesa na direcção contrária. O comportamento da mesa é: pouco depois de sentir o obstáculo, a mesa pára de subir/descer, e desce/sobe um pouco (para dar alguma distância do obstáculo). No entanto, tenho uma impressora de plástico por baixo da mesa, e suspeito que a força que a mesa faz vai partir a impressora antes da mesa contrariar o seu movimento. Portanto configurei como nível mais baixo o mais seguro para a impressora.
  • o wiretamer é de plástico mas é flexível, e traz wood screws para aparafusar por baixo do tampo da mesa. Não há buracos pré-furados para o wiretamer, e furar a mesa dói um bocado na alma. Mas pareceu-me ter ficado bem fixo, e tenho os transformadores do monitor e portátil dentro dos dois wiretamers;
  • o tapete Topo Mini ... precisa de alguma adaptação. E de Mini só tem o nome, porque é enorme.
  • o braço duplo para monitores é sólido. Monta-se facilmente (é um bocado trabalhoso, mas nada de especial), e depois de apertar fica tudo no sítio. Tem alguns encaixes para passar cabos que são bem-vindos e deixam a mesa com muito melhor aspecto - alguns dos cabos que tenho ligados ao portátil mal se vêem;
    • há queixas sobre o braço duplo não deixar ficar com dois monitores lado a lado. Isso é verdade - para os monitores ficarem juntos, os braços ficam demasiado esticados para trás, o que pode ser um problema para quem tem mesas encostadas à parede (porque é obrigado a afastar a mesa da parede). Os braços alinhados com a traseira da mesa resultam em monitores um pouco afastados. Para mim é ok, mas para outras pessoas não é - outros preferem comprar dois braços separados.
  • a base para portátil não é mais do que um prato com um encaixe VESA. Ou seja, a base para portátil é montada normalmente no braço para monitor. Quem estiver em dúvida pode comprar a base para portátil, e se mudar de ideias mais tarde é só desmontar e montar um monitor;
  • não tenho nada para dizer sobre o powered grommet e a régua com clamp. Instalam-se facilmente, funcionam, e não testei a qualidade das portas USB, apenas pus coisas a carregar e elas carregaram.
Finalmente, o keyboard tray. Estava muito dividido se mandava vir ou não, e estava inclinado para não mandar vir. Acabei por decidir encomendar. Arrependi-me.
Primeiro, as instruções não prestam. O passo 1 mostra uma orientação com parafusos que não corresponde ao que veio. O passo 2 mostra um lápis e várias distâncias que não me fizeram sentido nenhum até depois de ter desistido de cumprir as instruções e ter optado por instalar como me fazia mais sentido.
Depois, a montagem dos parafusos não é óbvia. Eu furei a madeira à mão com a chave Phillips, custou imenso, precisei de um martelo para criar um furo inicial, e acho que ficou mal encaixado. Um dos parafusos nem entrou, porque ficava a bater na calha metálica. Embora eles digam que apenas precisamos de ter uma chave Phillips, isto a meu ver é 100% trabalho para furar o tampo com uma guia e um berbequim, nem que seja para criar vias para introduzir os parafusos com mais facilidade. O que me acabou por sair foi um keyboard tray inclinado e com um parafuso a menos.
O próprio keyboard tray não tem força para aguentar as mãos no teclado. Deve-se sempre trabalhar num teclado com inclinação negativa, mas o simples acto de escrever ou ter as mãos no teclado empurra o tray para baixo. O passo 7 mostra o mecanismo de tilt lock que usam. Ele descai tão facilmente que o meu rato escorregou para fora do tray ontem à noite e saltou-lhe uma tecla. Felizmente ela encaixou e ele parece estar bem.
Finalmente, tendo em conta que ele não suporta variar a altura, este tray não é adequado para escrever por baixo da mesa, ou seja, sem tirar a "gaveta" do sítio, porque não há espaço para pôr as mãos. Não é possível fechar a gaveta com uma inclinação negativa - o teclado fica a bater na calha - portanto é preciso alinhar a gaveta na horizontal antes de fechar.

Acho que em geral o keyboard tray não correspondeu às expectativas, e muito provavelmente vou devolvê-lo. Tirando isso, até agora não me arrependo de nada - valeu tudo a pena.
Obrigado pela review @Kayvlim so nos falta nos presenteares com uma foto do setup :) por acaso tambem ando a pensar vir uma Fully. mas ainda estou na duvida se vou para isso, ou para uma Alex Drawers + Tampo. Gosto de mesas com gavetas por causa da arrumação, e as standing desks, apesar de permitir os modulos por baixo, não fica tão "bonito".
 
Obrigado pela review @Kayvlim so nos falta nos presenteares com uma foto do setup :) por acaso tambem ando a pensar vir uma Fully. mas ainda estou na duvida se vou para isso, ou para uma Alex Drawers + Tampo. Gosto de mesas com gavetas por causa da arrumação, e as standing desks, apesar de permitir os modulos por baixo, não fica tão "bonito".
Sim, tenciono colocar fotos quando isto estiver mais composto.

Quando falas em "Alex Drawers" referes-te ao módulo de gavetas do IKEA? É que se for, eu tenho um módulo ALEX aqui ao lado (mas é um dos compridos). Ou referes-te a fazer uma mesa (normal, non-standing) a partir de módulos de gavetas e um tampo?
 
Back
Topo