Tópico de Qualidade de Imagem

para que é que queres composite se é muito melhor em RGB? É para uma TV sem SCART? De todas as formas adaptadores scart -> composite / rca devem resultar. Mas vai estar em qualidade de Composite na prática...
 
Não tenho cá o cabo scart se o tivesse estava ligado por esse.

Só tenho um composite e não tenho imagem
 
Se juntar MD e PC era capaz de ter uns 20 jogos sim...

Lembro-me que a primeira vez que peguei no Sonic 2 cheguei á Chemical Plant Act 2 e morri na água xD
Outros tempos ainda assim (não se jogavam sozinhos).
vi po aqui pessoal a falar do XRGB Framemeister. Onde compram isso? Qual o modelo mais indicado?
Só há um modelo actual, o XRGB-Mini Framemeister, custa ~300 euros (com portes e alfandega). Sitios onde comprar... Solaris Japan ou directamente ao Yakumo do Assemblergames (que pelo que sei tende a ficar um pouco mais barato porque raramente é parado na alfandega).

O modelo antecessor, o XRGB-3 continua a ser muito bom e suficiente para algumas coisas (tem mais portas), mas também não é muito mais barato e não é melhor.


Há cadeias de scaling "decentes" mais baratas para quem não consegue justificar este investimento inicial mais recomendáveis. 300 euros dá para comprar uns joguinhos retro, por isso sinceramente vejo-o mais como uma aquisição para quem já tem praticamente tudo o que quer. (não sei se é o caso ou não, mas... Pessoalmente ainda não consegui justificar um, diferente de não querer um)
 
Última edição:
Onde posso arranjar o tal cabo Scart de Euro para Jap ? nao encontro no Ebay
Para um XRGB-Mini?

Ebay em cabos nunca se recomenda muito, a não ser que se saiba a proveniencia dos mesmos (vendedor muito especifico ou a sua loja online e/ou cabos oficiais), um mau cabo só te vai adicionar grão e interferência, 75 Ohms nos cabos destinados a informação de video é essencial, bom shielding idem.

Tens cabos para isso aqui:

http://www.retrogamingcables.co.uk/micomsoft-xrgb.html

Ou se a loja de electrónica fizer uns biscates (ou tiveres à vontade com o ferro de soldar) basta comprar um cabo scart male to female fully wired e truncar a saída macho. (a fémea é onde irás ligar os teus cabos SCART normais, só queres mexer na outra).

A documentação é mais que pública:

scartjpnpinoutze1.jpg


É "só" truncar 18 dos 21 pinos (3 pontos de solda aproveitam-se).
 
Última edição:
Só há um modelo actual, o XRGB-Mini Framemeister, custa ~300 euros (com portes e alfandega). Sitios onde comprar... Solaris Japan ou directamente ao Yakumo do Assemblergames (que pelo que sei tende a ficar um pouco mais barato porque raramente é parado na alfandega).

O modelo antecessor, o XRGB-3 continua a ser muito bom e suficiente para algumas coisas (tem mais portas), mas também não é muito mais barato e não é melhor.


Há cadeias de scaling "decentes" mais baratas para quem não consegue justificar este investimento inicial mais recomendáveis. 300 euros dá para comprar uns joguinhos retro, por isso sinceramente vejo-o mais como uma aquisição para quem já tem praticamente tudo o que quer. (não sei se é o caso ou não, mas... Pessoalmente ainda não consegui justificar um, diferente de não querer um)
obrigado pela resposta. se encomendar, tento que seja pelo Assembler Games. Mas como dizes, é muito guito, e a adquirir, seria para o incorporar no meu workflow de edição de vídeo, parece-me também ser muito interessante na captação e processamento de sinais analógicos (tipo vcr antigo). Mas tenho de ver os links todos e ai vejo. Obrigado pela resposta
 
Nunca tinha pensado nisso desse ponto de vista (captura de video VCR).

Sim a quantidade de opções de processamento podem ajudar mas também podem não ajudar muito atendendo que do lado do PC tens todo o tipo de ferramentas (e potencia) para processar o sinal... O mais importante acaba por ser a qualidade do dispositivo de captura, e a Micomsoft também vende desses.

Nada barato, de novo, mas considerando que para estes propósitos antes se arrotava 1500 dólares por um BlackMagicDesign Multibridge Pro2 de repente não são tão caros assim, se estivesses numa de captura/edição profissional eras capaz de ter tropeçado numa alternativa barata.

Mas ambos nunca foram pensados para capturar video de cassetes. (o multibridge sim, para isso e para capturar o que seja)



Saliento no entanto que tens scalers mais baratos com menos controlo, mas que se não precisares das opções te darão resultados relativamente similares.
 
Última edição:
Boas pessoal

Ando tentado a mandar vir um bichinho desses. Tenho o combo SyncStrike+GBS8200+SLG3000 mas tenho tido algumas chatisses...
Fica aqui a pergunta: Já alguém testou uma NES num XRGB mini? Não estou há espera de milagres mas deve ficar porreiro, não?
É que o RGB mod ficam muito caro para já.

Outra questão. Porta-se bem com Scart Switchers?


Cumps
 
Já alguém testou uma NES num XRGB mini? Não estou há espera de milagres mas deve ficar porreiro, não?
Se há hipótese alguma remota de NES via composite não parecer tão horrendo, isso é através de um XRGB, de facto.

Os resultados deverão ser bons atendendo ao que a fonte é, mas nunca conseguirás deixar de ter a sensação que estás a obrigar uma rainha a comer iscas com feijão frade e favas rançosas. Ela (o XRGB mini) faz o que pode e é feliz, mas a digestão nunca pode ser perfeita.

e28ae82892335b01d29373d00424a8da22.png



And rainbows (chromanoise) it shits.
É que o RGB mod ficam muito caro para já.
Bom, pelo preço de admissão do XRGB metias vários RGB em várias NES. :P
Outra questão. Porta-se bem com Scart Switchers?
Depende.

Para todo o scart switcher manhoso podes meter um amplificador de sinal no fim da cadeia e perder muito menos do que perderias, mas continuas a ter o problema de ter um mau scart switcher (e no caso de teres amplificadores de sinal depois deles, andar a matar moscas com bazucas).

Porta-se melhor com scart switchers passivos e com bom shielding, sinal analógico é frágil e precioso por isso é sempre melhor evitar perdas. Até porque em muitas consolas algumas perdas chegam a acontecer na fonte (SNES, por exemplo e daí surgem aqueles mods todos marados para ir buscar o RGB RAW), um mau switcher ou maus cabos só vão agravar e a situação. E agravar o estado do sinal é o que nós não queremos.
 
Última edição:
Se há hipótese alguma remota de NES via composite não parecer tão horrendo, isso é através de um XRGB, de facto.

Os resultados deverão ser bons atendendo ao que a fonte é, mas nunca conseguirás deixar de ter a sensação que estás a obrigar uma rainha a comer iscas com feijão frade e favas rançosas. Ela (o XRGB mini) faz o que pode e é feliz, mas a digestão nunca pode ser perfeita.

And rainbows (chromanoise) it shits.Bom, pelo preço de admissão do XRGB metias vários RGB em várias NES. :P

Melhor que nada. Quando puder faço um RGB mod a menina. Bem merece!
Por agora vai o XRGB Mini para alimentar a malta pois o meu "SLG-In-A-Box" está a dar-me muitos dissabores... Principalmente sync issues... Os artefactos até que podia viver com eles..

Vou encomendar o bicho assim que puder.

Para todo o scart switcher manhoso podes meter um amplificador de sinal no fim da cadeia e perder muito menos do que perderias, mas continuas a ter o problema de ter um mau scart switcher (e no caso de teres amplificadores de sinal depois deles, andar a matar moscas com bazucas).

Porta-se melhor com scart switchers passivos e com bom shielding, sinal analógico é frágil e precioso por isso é sempre melhor evitar perdas. Até porque em muitas consolas algumas perdas chegam a acontecer na fonte (SNES, por exemplo e daí surgem aqueles mods todos marados para ir buscar o RGB RAW), um mau switcher ou maus cabos só vão agravar e a situação. E agravar o estado do sinal é o que nós não queremos.

Em principio o que tenho porta-se bem. Vamos ver...
Queria arranjar um com comando para poder programar com o meu Harmony. Um dia!



Obrigado pela ajuda!


On topic: Arranjei À uns tempos atrás uma MVS MV1FZS e ofereceram-me uma Sega Saturn para ver se consigo arranjar ( Laser issues, em principio easy fix! :D Só tenho de arranjar um cabo de video e um jogo!)

Fica aqui uma foto da minha menina:

P1030547.JPG


Off-Topic: Pixel pr0n! :drooling:

framemeister_16bit.jpg




Cumps
 
Última edição:
o que é pena é ter um lcd de 40" e as consolas só tèm cabos RF o que fica uma imagem péssima com muito "ruído"
Com consolas 240p e um LCD... Bom, investe em cabos como primeira prioridade; mas nem com bons cabos vais ficar satisfeito com os resultados... Mentaliza-te que irás ter de atirar um scaler ao problema ou a imagem será sempre also desfocada/demasiado suave.

Mas via RF/composite meu deus, digno de vómitos.
 
Última edição:
vou tratar disso.

estive a usar um tv com 20 anos da marca singer e fica 20x melhor que no lcd.
 
Última edição pelo moderador:
vou tratar disso.

estive a usar um tv com 20 anos da marca singer e fica 20x melhor que no lcd.
Se precisares de conselhos de alguma espécie, ou paredes de texto a explicar algo... diz.

CRT's disfarçam os maus cabos bastante ao darem-lhes uma trama, mas beneficiam tanto por serem alimentados com cabos bons como uma televisão moderna, especialmente se forem boas TV's com capacidade de mostrarem imagem nitida (a história de todos os CRT's cuspirem 480i só é verdade ao nível da pistola de electrões, para mostrar isso é preciso ter grelha de abertura para isso)... a questão é que para um CRT os passos de optimização acabam aí (bom, excluindo um possivel RGB amp), para uma TV moderna começam aí e no fim vais sempre ter muito mais lag do que num CRT. (e dado que esses jogos, ao contrário dos modernos esperam lag 0, acabas por te ter enfiado num ninho de rato)

Que TV é? possivelmente posso-te dizer já se lagga muito ou não. (pela base pareceu-me uma LG)

Salvo erro Singer normalmente usava tubos catódicos Phillips. Eu já tenho um texto enorme de como escolher televisões CRT para gaming; falta formatar, tratar melhor as imagens e lançar; mas se alguém precisar em estado beta diga, que do meu lado ele está espalhado por PM's.
 
Última edição:
olha o que dizes da minha grundig então?

é uma T51-120, basicamente é daquelas sem comando, com o plástico a imitar madeira, o LCD 7-segmentos de 2 digitos a indicar a memória (de 1 a 16 + A (canal 0/AV) e ecrã de 21 polegadas. Tem sintonizador digital. Há um modelo desta TV com comando.

Não sei quanto ao modelo do comando mas a minha só tem RF. Mas eu atenuei isso um pouco ao usar o VCR como modulador SCART. É um Sanyo de finais de anos 90 por isso assumo que seja bom.
 
Última edição:
Há Grundigs muito boas, mas essa não é uma delas.

Podia ter uma tela óptima que RF-only significa que está condenada a receber do pior sinal possivel, sempre. Mesmo que o video esteja a converter Scart RGB, no fim acabas sempre com o luma misturado com chroma num só cabo e demasiada modulação e demodulação (o sinal "puro" para passar a RF tem de passar por um encoder, e depois a tua TV faz o decode de novo)

Além disso, com esses specs... deve usar notch filters e não comb filters (ou seja composite e RF terão pior aspecto do que numa TV high end a nível de sinal, a televisão não o consegue limpar.


É uma dica da praxe, mas Phillips, Grundig, Loewe e Blaupunkt procurem chassis E3000; esse... é infalível. E claro, procurem TV's de segmento alto com 27" ou superior, tv's muito pequenas normalmente sacrificavam resolução "real".


Essa é idosa demais; o sweet spot para CRT's old school é final dos anos 80 e a maior parte da década de 90.


Podes sempre contar as TVLines, mas será um simples exercício académico; não irá passar das 250 e 250 já é muito. (pessoalmente recomendo e procuro as 600)
 
Há Grundigs muito boas, mas essa não é uma delas.

Podia ter uma tela óptima que RF-only significa que está condenada a receber do pior sinal possivel, sempre. Mesmo que o video esteja a converter Scart RGB, no fim acabas sempre com o luma misturado com chroma num só cabo e demasiada modulação e demodulação (o sinal "puro" para passar a RF tem de passar por um encoder, e depois a tua TV faz o decode de novo)

Além disso, com esses specs... deve usar notch filters e não comb filters (ou seja composite e RF terão pior aspecto do que numa TV high end a nível de sinal, a televisão não o consegue limpar.


É uma dica da praxe, mas Phillips, Grundig, Loewe e Blaupunkt procurem chassis E3000; esse... é infalível. E claro, procurem TV's de segmento alto com 27" ou superior, tv's muito pequenas normalmente sacrificavam resolução "real".


Essa é idosa demais; o sweet spot para CRT's old school é final dos anos 80 e a maior parte da década de 90.


Podes sempre contar as TVLines, mas será um simples exercício académico; não irá passar das 250 e 250 já é muito. (pessoalmente recomendo e procuro as 600)

pois mas esta tem sido a TV das consola desde que a consola era nova (acho que a TV é de 86-87 mas foi comprada a preço baixo). Acho que me habituei.

contar as linhas não é exercício nenhum, se meter a saturação ao máximo (estas eram as famosas "super color") consigo ver as scanlines

acho que são perto de 425

tv's mais pequenas tenho umas Siera dos anos 2000 (low-cost), uma Kneissel que está avariada, e uma Grundig dos anos 90 que tem o SCART queimado.
 
Última edição:
boas

ja que se fala de tvs antigas. se tivessem de comprar uma grande antiga para consolas antigas qual aconselhem? as vezes ve-se tvs grandes antigas a volta de 50/100 euros e tentador mas tenho sempre receio de comprar uma que nao seja a indicada para estas consolas...sei que todas dao....mas comprar por comprar que seja uma boa:P
 
boas

ja que se fala de tvs antigas. se tivessem de comprar uma grande antiga para consolas antigas qual aconselhem? as vezes ve-se tvs grandes antigas a volta de 50/100 euros e tentador mas tenho sempre receio de comprar uma que nao seja a indicada para estas consolas...sei que todas dao....mas comprar por comprar que seja uma boa:P

aquelas sony quadradas de 72cm com a frame muito fina, costumam ser bosses...
 
Back
Topo