Tópico de Qualidade de Imagem

Os chassis com mais nome são os AE-1 e os FE-1.

subsequentes revisões tipicamente não têm nada de mal, desde que não metam 100 Hz à mistura.

AE-1 é um chassis analógico e o primeiro chassis RGB da Sony (a seguir ao AEP que era para o segmento profissional, usado nas Sony Profeel) são antigas mas são para todos os efeitos um CRT profissional de 600 TVL's metido numa involucro consumer. É do aço.

Como podes imaginar, subsequentes revisões foram destilando um pouco a qualidade dos componentes usados no chassis por isso, não que sejam maus, vão simplesmente ficando mais normais, isso significa que avariam mais, condensadores especialmente.

Já o chassis FE-1 é um chassis digital, e foi o primeiro da Sony a razão primária porque muita gente o prefere ao FE-2 é que o FE-1 ainda apareceu aplicado a tubos curvos cuja geometria é mais simples.
 
Atenção que nem todos poderão saber o modelo do chassis. O modelo da TV sabem de certeza. O chassis por norma vem indicado no manual de serviço (não no de instruções) e não na TV, o que eu disse é que perante a indicação do modelo vens aqui e alguém te há de dizer algo. Nem que seja o I Eat All.

Mas depois de algum tempo nestas andanças vais aprender a identificar chassis por aspecto. Por norma há uma ou duas linguagem de design associada a cada chassis. Para teres uma ideia (e até para te ajudar uma beca), vou mandar alguns exemplos do meu chassis favorito, o FE-2:

KV-14LT1 / LM1
4544879244.jpg


KV-21LT1
kv21lt1e.jpg


KV-24LS35
Sony-KV-24LS35U-0.jpg


KV-28LS35
http://static.*****-static.com/multimedia/images_produits/zoom/7/7/2/4901780708277.jpg

KV-29LS35 (a maior 4:3 neste chassis)
58374449_2_644x461_sony-kv-29ls35k-72cm-televizio-elado-toltson-fel-fenykepeket.jpg


KV-32LS35
53723839_1_644x461_sony-kv-32ls35e-84-cm-169-formatumu-tvmost-olcsobb-xv-kerulet_rev001.jpg


Assim que vires uma TV com este aspecto, é logo FE-2, o que é bom saber já que as FE-2 são muito boas mesmo.

Não conheço muito das outras TV's FE-2, sei desta: (KV-21FX30E)
sony_fernseher_kv_21fx30e.jpg


As outras de cima são as que me atraem mais, até por causa do seu aspecto, mas lá está, é questão de passares por cá e a gente diz.

Mas, como o eat all diz e muito bem, o FE-1 foi o último com ecrãs curvos. Não os conheço, por isso não te consigo ajudar.
 
Mas, como o eat all diz e muito bem, o FE-1 foi o último com ecrãs curvos. Não os conheço, por isso não te consigo ajudar.
É uma consideração tecnológica.

Tubos catódicos são caracterizados pela forma como funcionam, especificamente, os catôdos ou pistolas de electrões estão centrados no sistema de projecção. Isto significa que mais coisa menos coisa (muito, muito simplificada), é um sistema tipo tu parado com uma lanterna, a apontar para a area circundante que consegues apanhar... É apenas natural que o desenho tenha de ser curvo, a imagem não seria focada de outra forma porque as pistolas estão a bombadear pontos e linhas sequenciadas (não é como um projector, onde a luz encontra uma matriz plana pelo caminho), queres que elas apareçam como pontos, não queres a dispersão que acontece quando apontas de um angulo com uma lanterna para uma parede e aquilo de cria um clarão diferente do que terias de frente.

Todas as televisões, inclusivé as planas, por dentro na face onde os raios catódicos incidem... São curvas.

O que as planas adicionam é uma lente no desenho cujo entuito é re-conduzir o que foi projectado para as costas da mascara/grelha para uma face que agora plana.

O problema é que isto torna o desenho muito mais sensivel a oscilaçõezinhas porque sendo uma lente... quando as coisas estão bem faz o que é suposto, quando estão mal literalmente amplifica, pode criar situações como a imagem estar focada no dentro e desfocada nos cantos muito mais facilmente. Foi por isso que a Sony foi longe de pioneira nessa implementação, televisões planas da LG e Samsung em particular... Jesus que nojo.

As Sony não costumam dar muitos problemas aí, mas não deixa de ser um design populista e inferior. Quer dizer... Para quê ser plana?

Noutra nota, os Trinitrons curvos são sempre verticalmente planos, é o único CRT curvo com essas caracteristicas os outros são equidistantemente concavos.
 
Última edição:
Pois. Eu é que acho as FE-2 "redondinhas" mais bonitas. Porque não estou em posição de ter uma TV só para retrogaming. A TV que comprar vai fazer trabalho de TV também. Daí querer comprar algo que possa ficar bem na sala.
 
Boas, eu tenho uma 21LT1E que comprei há uns meses no OLX, e não podia estar mais satisfeito. Custou-me 25€ e estava com 3000horas de uso, segundo o menu de serviço. Tinha uma KV-M2100E (Chassis BE-2A) mas com alguns problemas de geometria vertical e o brilho já não estava nas melhores condições.

Uma das razões pela qual adoro estas 21LT1 é o facto de poder colocá-la facilmente na vertical para jogar shooters (um dos meus géneros favoritos)
 
Boas, eu tenho uma 21LT1E que comprei há uns meses no OLX, e não podia estar mais satisfeito. Custou-me 25€ e estava com 3000horas de uso, segundo o menu de serviço. Tinha uma KV-M2100E (Chassis BE-2A) mas com alguns problemas de geometria vertical e o brilho já não estava nas melhores condições.
Bom negócio.

Aí em portugal às vezes tenho a ideia que esses gajos não regulam, acham que o lixo deles (sim, que uma CRT não tem valor de mercado nenhum) vale ouro. 80 euros por uma AE-2 como apareceu na página anterior? Já comprei equipamento profissional por (muito) menos.

Está no sotão a apanhar pó, é para despachar, só que não.
Uma das razões pela qual adoro estas 21LT1 é o facto de poder colocá-la facilmente na vertical para jogar shooters (um dos meus géneros favoritos)
Chama-se a isso ser TATE-able. ;)
 
Boas, eu tenho uma 21LT1E que comprei há uns meses no OLX, e não podia estar mais satisfeito. Custou-me 25€ e estava com 3000horas de uso, segundo o menu de serviço. Tinha uma KV-M2100E (Chassis BE-2A) mas com alguns problemas de geometria vertical e o brilho já não estava nas melhores condições.

Uma das razões pela qual adoro estas 21LT1 é o facto de poder colocá-la facilmente na vertical para jogar shooters (um dos meus géneros favoritos)

Como se pode ver isso das horas que a TV já tem de uso?? A minha é uma KV-21T3E
 
Não, chassis digital significa que a televisão em vez de um sistema de semaforos e ajustes passivos já tem uma espécie de computador ali que regula toda a operação da televisão electrónicamente com o programa de operação numa ROM. Daí que se torna "simples" contar as horas de operação, é um byproduct de teres software a correr e um OSD Menu (On-Screen Display Menu).

Numa televisão de chassis analógico só se houvesse um sistema dedicado para esse fim.

Não faz muita falta, alguém que esteja habituado a lidar com Trinitrons sabe julgar a luminosidade debitada pelos mesmos e fazer uma estimativa correcta, não das horas de operação (isso interessa pouco) mas do estado do ecrã, se está a meia vida se caminha para lá ou se está para todos os fins e efeitos como se fosse novo.

Os Trinitrons, para standards de tubos catódicos são super brilhantes pela forma como os subpixeis da shadow mask funcionam, basicamente a luz passa quase toda e isto faz com que eles tenham muito mais fluntuação nos brancos do que um ecrã que use Aperture Grille ou outras grelhas/mascaras.

o que isto significa é que, um trinitron novo a mostrar uma imagem branca é um holofote à noite. Tenho um em casa que às escuras se não meto a luminosidade no minimo aquilo literalmente me cega nos brancos. Ou seja, se vocês algum dia virem um trinitron que não seja usavel com luminosidade minima às escuras e cujo setting minimo usável de brilho seja mais de metade do ajuste de brilho (quanto mais 100%) chances são que o ecrã está a meia vida.

Outros indicadores são o quão má a geometria estiver. a intensidade dos feixes e afins altera-se subtilmente ao longo do tempo, daí precisar de ajustes e recalibrações, geometria muito má nunca veio assim de fábrica, por isso geometria desastrosa significa que realmente a televisão deve ter umas boas horinhas em cima. (nota que não estou a falar de geometria perfeita, isso é raro vir perfeito porque estamos a falar de algo feito em massa e calibrado para um percentil)
 
Desenterrando um pouco este excelente tópico, apareceu-me agora a possibilidade de comprar a um preço bastante convidativo uma sony KV-29FX11E (chassis BE-3D) completa com o móvel de origem o que, só de aspeto, era o setup que procurava em termos de design.

Alguém tem uma igual ou já tenha experimentado? Seria para substituir a minha atual 21LT1E mas gostava de algum feedback antes de avançar...
 
Rise from your grave!
Boas pessoal, já passou muito tempo desde que postei nesta thread, mas agora que um projeto muito interessante já deu frutos, acho que vale a pena partilhar.
No forum Shmups11 que alguns membros devem conhecer, um entusiasta finlandês chamado Marq, esteve durante o último ano a desenvolver um processador de video numa plataforma FPGA. Processador esse que tem por premissa fazer line doubling (e tripling) dos sinais mais variados para podermos jogar as consolas mais antigas nos nossos painéis planos.

Ora, tudo isto não seria muito interessante se este projeto não fosse feito por um membro da comunidade ao invés de por uma empresa, e com o feedback direto dos entusiastas da matéria.
Qual é o resultado? Perguntam vocês.

O resultado é o OSSC (open source scan converter) um equipamento super compacto, que aceita vários sinais através de vários inputs, processa os sinais praticamente sem lag e produz imagens em tudo comparáveis as do Framemeister da Micomsoft. Mas ao invés de custar 300 ou mais euros dado que o temos que importar, o OSSC custa 180€.

Podem espreitar a review de uma unidade do OSSC feita pelo Tobias Reich no link:
http://retrogaming.hazard-city.de/ossc.html

Eu já tenho o meu e tenho feito alguns testes e os resultados falam por si:

Nestas primeiras duas imagens tenho uma Sega Saturn Japonesa ligada por Scart RGB ao OSSC que está em modo linedouble a emitir 480p diretamente para o meu monitor Dell U2715H.
Nestas duas primeiras imagens as scanlines não são muito aparentes dado que inadvertidamente as tinha a 6%
Alguns padrões moire e desfazamentos de cor são resultantes da foto e não do scaling, o OSSC trabalha que é uma beleza.

Cotton 2

uJejhpO.jpg


Battle Garegga
LnZPGhA.jpg


Nesta última foto, tenho uma Pal Super Nintendo em modo 60hz ligada ao OSSC em modo linetriple que depois emite 720P diretamente para o ecrã.
Aqui já as scanlines estão a 100%.
Nesta foto o OSSC está ligado ao DVDO Edge mas tirei outra foto sem o DVDO e é praticamente igual.
IV4Yb00.jpg


O que acham?
 
Tudo é interessante mas no fim do dia, XRGB continua a ser o Porsche/Ferrari... O que lhe quisermos chamar e isto são as soluções para pessoas que estão a testar chains ou para quem serve/chega... Ou tem de chegar (ou gosta de engenhocas, é provavelmente o nosso caso). Não obstante de que sim, suponho que finalmente a qualidade nesta chain é completamente em linha com o que um faz em imagem, e nas coisas boas, mais perto do XRGB3 do que do framemeister (menos lag/ausencia de lag - não que o framemeister seja mau aí).

Não o digo de forma depreciativa (nem sou fã do XRGB mini, para o que se quer - um receiver de jogos, tem saídas de menos - problema que este não soluciona e parece antes emular), mas... Tem interface HDMI (que custa dinheiro a implementar, em licenciamento e exige volume de produção/negócios que é o problema aqui). Suporte DVI é bom/melhor que VGA (que está moribundo), mas não é a solução completa para ser plug and play, especialmente em televisões.

Odeio estas idiotices do consorcio HDMI, se não se poder usar um barramento DVI+som de forma livre, mas é como é. Prejudicam muito mais do que ajudam, junto com o HDCP e isto é mais uma vitima.


De resto... A próxima fronteira para os entusiastas com carcanhol não é igualar o que já existe, é mesmo entrar pelo processamento de imagem 4K a dentro; onde a Micomsoft ainda não apresentou nada e onde, realisticamente se começa a meter a hipótese de haver uma intersecção entre duas filosofias, modos 1+1=2 (XRGB, SLG300, isto, etc) e modos HLSL (GPU a simular subpixeis); quem aparecer primeiro com um SoC ARM sem lag on-screen capaz de correr overlays HLSL/scripts ganha por defeito. Mas não é simples, talvez se houvessem GPU's open source capazes (estou a olhar para o VideoCore IV).

Quem o fizer terá algo revolucionário, quem fizer um receiver de consolas (imagine-se 8 portas SCART nas traseiras ou opções de expansão em daisy-chain também. E à luz disso, isto parece uma espécie de prova de conceito, falta-lhe o selling point além de ser mais barato que <inserir concorrencia>, é preciso pegar naquilo que o XRGB mini faz mal, o que toda a gente se queixa. Spoiler: Não é da qualidade de imagem.


Isto é optimo que exista, mas será sempre uma solução middle-end, acho que não rouba vendas por aí além ao XRGB, cria uma hipótese Digital ao SLG3000+GSB8220+sync stripper, mas até aí... Diga-se que esse chain a ser bem comprado sempre custou à volta de 100 euros. Isto cria um novo escalão/cobre uma necessidade mas a verdade é que quem tinha 200 euros para gastar não estava a ir para XRGB's, estava a meter um conversor VGA para HDMI no chain mais barato, e provavelmente a odiar a experiencia (conversão VGA para HDMI passiva está muito mal servida). É aí que está o upgrade massivo sem me perguntarem a mim.

Acho que os 180 euros eram muito mais apeteciveis se solucionasse o problema de que ninguém quer lá ligar apenas uma consola por componentes uma VGA e uma via Scart, aí é onde o problema se está a complicar com a bandridge ter descontinuado os Scart Switches, mesmo para quem investe num XRGB cuja quantidade de portas é anedótica para algo tão caro.

Eu? Eu espero que isto baixe o preço dos XRGB-3, que apesar de não serem perfeitos em 2016, não têm lag nenhum e têm portas para dar e vender.

Eu vejo isto como sendo um XRGB-3 mini com upscale mais competente (mas passaram quê, 12 anos? - se o upscale da TV for realmente bom não há uma diferença enorme). Igualmente limitado no barramento de saída (DVI) e sem on-screen menu.
 
Última edição:
Soluções perfeitas neste nicho continuam a ser uma miragem.
Apesar de tudo vejo o OSSC como o primeira opção que, com uma filosofia "lagless" e com qualidade de imagem de referência, tem como objetivo adereçar os problemas mais específicos com que os utilizadores destas soluções se deparam, que continuam a ser um problema para o framemeister.

Dos aspetos negativos a questão do HDMI é a mais gritante, mas é algo que escapa ao nosso controlo infelizmente. No meu caso pouca diferença me faz dado que tenho tudo ligado a um sistema de som independente, mas para o utilizador mais casual não deixa de ser um obstáculo.

Toda estas questões de imagem continuam a viver num nicho que acaba por relativizar todos os problemas que vão surgindo face o nível de exigência da cada indivíduo, e a sua carteira.

Se quero jogar sem me preocupar com lag, qualidade de imagem, etc, etc, jogo no BVM.
Mas quando quero jogar com mais pessoas ou levar consolas para a casa de alguém, uso o OSSC.
E um dia destes quando o BVM morrer cá estará outra solução com certeza.

Btw, como é que está o teu setup atualmente I_Eat_All?
Lembro-me que falamos disso, mas já passou tanto tempo..
 
Última edição:
O projecto é óptimo, ter escolhas é óptimo.

Mas não consigo deixar de olhar para isto como algo "1.0".

A implementação parece completamente fixed function ou não seria lag free e isso é perigoso no que toca a versatilidade (é a razão pela qual o XRGB-3 nunca poderia suportar PAL/50Hz via algum patch de firmware, o chip era fixed function e simplesmente não contemplava esse tipo de sinal. Jogos antigos sempre fizeram o que lhes dava na telha a nivel de imagem e isso caso a caso pode criar incompatibilidades imprevistas. Basta algum developer se ter lembrado de renderizar a 600x500 porque sim (em vez de 512x448)

O Framemeister aliás, tem/tinha o problema de jogos que mudam de resolução porque sim ou porque se mudou para o menu start (N64 e PSone têm alguns desses), coisinhas mínimas podem ter efeitos nefastos e no entanto não havia standardização nenhuma e os developers tinham controlo absoluto do front-end. Se este chip não esbarrar em nenhum jogo que seja incompativel com ele (sendo lag free) é impressionante.

Mas mesmo aí, querem-se opções de forcing por cima do que existe e a falta de um on-screen menu (ou de opções de zoom/rescale/crop) têm que se lhe diga.

É um hobbie project impressionante é pode-se dizer isso já, mas acho que falta-lhe aquele passo extra em user interface e features e, vendo que conseguiram fazer "isto" acho que se o trabalho não terminar aqui, será algo para o futuro, mas estaremos a falar de um OSSC 2.

Nota: BVM's não morrem. É muito raro e preciso muitas, muitas horas. É daquelas obras de engenharia comparáveis a um tanque russo.
 
Eu gostava era que daqui a uns tempos isto existisse no mercado como uma solução modular com extras à lá rasberry pi.
Do género compravas 1 scaling engine, um módulo de tomadas scart, outro módulo component, etc, etc e construías à tua medida exatamente o que precisavas. Depois espetava-se uma case e ficavas com uma all in one.

We can dream...

Nota: BVM's não morrem. É muito raro e preciso muitas, muitas horas. É daquelas obras de engenharia comparáveis a um tanque russo.

*knocks on wood* o meu tem 40k horas e está sempre a rockar, espero que ele conheça os meus netos xD
 
Só tem 40 mil horas? :-D

Isso nos CRT's consumer era potencialmente o fim da macacada mas lembro-me sempre que quando esta mania das BVM's começou (2012), houve um gajo que comprou um ecrã que esteve sempre ligado 11 anos desde 1998. Mais de 100 mil horas.

E não estava a meia vida, era bastante luminoso e só tinha um buzzing em imagens claras que poderia ser ou não mais alto que o normal (que só significa precisar de alguns capacitadores novos).

Mas vamos lá parar de falar desses modelos que eu conheço-me, daqui a bocado estou no ebay ou à procura localmente e o problema é quando os encontro e os compro. Já tenho vários, não é boa ideia.

40 mil é similar às 32 mil que a do Fudoh tinha (quem escreveu o primeiro artigo a bradar aos céus sobre estes modelos), a mesma das fotografias. Ou melhor, tecnicamente mais um ano inteiro ligada 24/7, não é nada para o que elas foram concebidas.


Anyway, quando houver pessoal com PVM's e BVM's em meia vida e stock das ditas cujas a encolher realmente, vais começar a ver vmods. Se já foi feito com CRT's da cueca e a questão era mesmo "hy bother" não há dúvidas que se há monitor que aguente e mereça são estes. Nada é lixo. (mas claro, quanto menos horas tiver melhor, yadda yadda)
 
Última edição:
Back
Topo