Tópico de Qualidade de Imagem

Portanto, em termos de chassi, claramente o fe2 é melhor opção que o be4/5, certo? Está ao nível do fe1 de que falamos?
E o facto se ser um ecrã plano não é menos recomendável para retro gaming?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda! ;)
 
Última edição:
Grande diferença entre o FE-1 e FE-2 não é no chassis, é nos ecrãs. O chassis é para todos os fins e propósitos igual.

Os FE-1 ainda são "Trinitron" original, ou seja, a curvatura horizontal está lá (os trinitron nunca tiveram curva vertical ao contrário dos restantes CRT's não flat). As TV's FE-2 são Flat Trinitron.

Flat CRT são mais complicados apenas pelo luxo de serem flat. Vem com a forma como CRT's funcionam, a pistola de electrões está centrada e a distancia para bombardear todos os pontos quer-se constante. Daí a curvatura, é como uma lanterna, tem um alcance ideal, equidistante para dar a mesma luz.

Esta curvatura também está nos ecrãs flat, mas apenas na zona interior, depois passas a ter uma lente para a superficie ser plana. Isso causa que a geometria possa ser pior, o color falloff seja maior e ajustes possam ter de ser maiores.

Geek-Computer-059.gif


Curvo vs recto/flat.
 
Sempre avancei para a dita com chassi Fe2. Primeiras impressões muito boas! As barras em cima e em baixo é que são inerentes ao sinal PAL da Mega drive, certo?
 
Sim. Chama-se overscan.

No caso da Mega Drive podes livrar-te delas e corrigir os problemas de velocidade dos jogos com mods de 60 Hz e região. Na maior parte das consolas não é tão linear/tão passivel de ser forçado de uma maneira ou outra.
 
Pessoal, isto nao é bem de qualidade de imagem, mas tenho uma duvida relacionada com FPS

tenho um jogo que oscila entre os 60-40fps quando está a 60 fps está smoth quando desce para os 40 fps comeca a dar um stutering descomunal, tenho um segundo jogo que oscila entre 120-70 fps e aos 70 fps ja está a dar arrastamento de imagem quando o promeiro jogo, com frames inferiores, quando está nos 60 FPS parece mais liso que o segundo jogo a 70 FPS.

Isto tem a haver com picos nos frame times?
 
Bem, vou desenterrar aqui o tópico para uma pergunta pertinente (ou impertinente):
- Quais as diferenças entre um chassis AE-1, e os outros com uma letra à frente, por exemplo AE-1B ou AE-1C?
Tenho uma Sony de 29'' AE-1, mas por questões de espaço queria substitui-la por uma de 21'', mas também AE-1, no entanto só consigo encontrar modelos AE-1B(C).
Já li algures que a diferença é só em alguns componentes de modo a tornar a TV mais compacta, mas a qualidade mantém-se igual ao AE-1.
Confirma-se?
 
Boas. Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico.
Já pesquisei informação, mas não encontrei, sobre o chassis AE-2B, com cerca de 80cm na diagonal e ecrã curvo.
Alguém me sabe dizer se é bom como o AE-1?
E sobre o chassis FE-1B, com cerca de 51cm de diagonal e ecrã plano, é semelhante ao FE-1?
Obrigado.
 
Olá a todos, após anos a vir parar ao Zwame via Google na pesquisa de vários tópicos, mais vale registar-me. Este tópico foi dos que mais apreciei e li até ao fim. Gostava de complementar com um contributo ao conteúdo excelente e detalhado por aqui relativamente às FD Trinitron e às Black Trinitron anteriores com base nas minhas experiências e dicas que recebi:

A questão dos chassis é importante (dentro de cada um há imensos modelos claro) mas tendo em conta os anos que passaram, a questão da longevidade tornou-se a mais importante e com os problemas que isso acarreta.

No caso das FD Trinitron (as cinza de ecrã plano), os modelos de chassis FE-1 ou FE-2 são de facto muito bons, com imagem muito nítida e excelentes cores, muito vibrantes, mesmo nas TV com mais 30.000 horas, acima disso perdem o foco nos cantos mais que o normal, e só com reajuste é que se recupera algo. O grande problema desses chassis e seus modelos é a geometria. De origem já não são perfeitos devido à própria tecnologia FD ilustrada em páginas anteriores, mas com o tempo a geometria vai piorando ao ponto de se notar bastante. Têm contudo a vantagem de poder corrigir/amenizar o mais possível esse problema apenas pelo menu de serviço, mas vai requerer paciência nos ajustes dos valores, tirem uma foto dos valores originais antes de começarem. Os cantos nunca serão tão focados como o resto da TV, o que é verdade para todos os CRT, mas nos FD nota-se mais com o passar do tempo. Se estão dispostos a eventualmente corrigir a geometria pelo menu de serviço, possivelmente reajustar o foco da TV lá dentro manualmente para o melhor possível, e se a TV teve entre 5000 a 25.000 horas (nas FD dá para ver pelo menu de serviço), então terão uma excelente televisão, provavelmente a 50/60hz. Simplesmente têm de recalibrar alguns aspectos para a repor ao nível que ela ainda pode dar, pois estes aspectos pioram por si só com o tempo. Em contrapartida, as FD Trinitron de chassis BX1 não são tão faladas mas tendem a ser mais resistentes a todos estes problemas. Se encontrarem um modelo desse chassis com muito menos horas que uma de chassis FE-1, então não hesitem.

O problema das Black Trinitron mesmo entre os diversos chassis, além de serem mais velhas e terem mais anos em cima, é a pouca resistência à humidade, ou picos de temperatura. Não falo de humidade ou pontes térmicas mais acentuadas tipo garagens, mas até de divisões da casa mais húmidas que o normal onde as TV possam ter ficado, cozinhas, sótão, etc. Um modelo que muita gente teve e que todos experienciámos de certeza pelo menos uma vez é a KV-14T1E. Caso queiram comprar uma desconfiem se foi guardada em anexos, garagens, cozinhas, etc., pois tendem a desenvolver vários problemas, como "breathing" (não confundir com "blooming"), que está relacionado com condensadores debilitados, ou outros como pontos de solda soltos ou com mau contacto. Algumas deixam de funcionar de todo quando arrumadas nessas condições, ou já é preciso puxar muito pelo contraste e brightness. De resto, encontrar modelos Black Trinitron com pouco uso é muito difícil após 25 ou 30 anos, por isso qualquer modelo com a imagem ainda bem vibrante e geometria boa já é um sucesso. Poderão ter que ajustar o yoke por dentro para endireitar a imagem ou algo assim, se é algo que vos incomoda. Há muitas Black Trinitron de 50cm com som mono e não stereo. Basta ver a ausência de grelhas em cada lado do ecrã, e a grelha pequena por baixo do ecrã. Em vários casos a grelha é transversal na frente mas na verdade só tem uma coluna de um lado, embora à vista a grelha dê a sensação que tem duas. Se não planeiam fazer pass through para uma soundbar ou amplificador então se puderem arranjem uma stereo. O som mono é bastante bom nas TVs pequenas, nas médias já se nota a menor qualidade e poderá não agradar a todos.

Algumas dicas gerais ao comprar:

1- O comando e as teclas gastas podem ser indicador do uso da televisão, o que ajuda nas TV pré digital que não têm contador de horas no menu de serviço.
2- Se a TV em questão está "na casa da Avó ou da Mãe" e sempre lhes pertenceu então é quase certo que foi usada como instrumento de companhia todos os dias durante anos, o que se compreende, e como tal terá longas horas. É partir para outra.
3- Qualquer televisão acima de 50cm ou 50cm + colunas de lado é trabalho de carga para duas pessoas.
4- Na compra abram a tampa dos comandos para ver se as pilhas derramaram lá dentro, e se o comando funciona. Muitas vezes é só abrir-los com uma peça plástica tipo spudger para limpar os contactos na placa e ficam como novos. Cotonetes e álcool é suficiente. Isto é válido também para comandos de consolas, SNES e Mega Drive têm comandos muito resistentes e fazer isto resolve a maioria dos problemas que possam ter.
5- Ao testar se puderem experimentem com uma Mega Drive ou Playstation 1 via SCART. Como foi dito aqui consolas da Nintendo não são de fiar para aferir, especialmente a N64.
6- Portugal era de facto a Sonylândia como disseram, se possível expandam horizontes e explorem modelos da Grundig, JVC, Panasonic, Philips, Blaupunkt, NEC... Por aqui é mais fácil encontrar Sony, mas vale muito a pena dar uma olhada geral. Normalmente são superiores e mais resistentes ao longo do tempo aos defeitos de que falei em cima. As Trinitron destacavam-se por serem brilhantes e vibrantes, mas 30/20 anos depois já é um factor com que não podem contar sempre.

E por último, vindo de um perfeccionista, um apelo: não entrem no rabbit hole das CRT. Se encontraram um modelo bom, não percam tempo a procurar pelo excelente, nunca será bom que chegue. As televisões CRT têm a ver com charme, não com precisão. Se ainda têm as televisões da vossa infância, então têm a melhor televisão do mundo, melhor do que qualquer outra.

Espero que possa ajudar alguém, foi um prazer ler este tópico
 
@StartupSound excelente post.

A nível das Sony, tenho de admitir que as BX-1, no que toca a qualidade de imagem, me surpreenderam bastante.
E sim, quando maior e mais plana, mais pesada e com geometria pior (as de ecrã curvo tem melhor geometria e são mais leves).
Preferencialmente com relação de ecrã 4:3, tamanhos entre 21"e máx 29" e evitar 100HZ, e a ser Sony, tenho preferência pelo acima mencionado chassis BX-1 e também o FE-2.

Avariar, até à data de hoje, só mesmo uma EDTV Samsung Slimfit, que apesar do design bonito, a qualidade de imagem deixava muito a desejar, comprei (85€, a mais cara até hoje) só mesmo por ter entrada de componentes.
Foi a única entre as (até ver) 10 TV´s (Sony, Philips, Panasonic) que me passaram pelas mãos (entre as 14" e as 36") que avariou, desde que entrei no mundo do retrogaming, a 16/06/2022.
E nestas coisas, é ir buscar a casa do comprador/dador, e testar antes de levar.
Já percorri mais de 400km (ida e volta), só para buscar uma TV, se o modelo realmente valer a pena.
Hoje mantenho 5 com carater permanente em casa, e só substituo se encontrar algum modelo mais interessante.
E não desprezar marcas baratas.. até hoje uma das melhores que vi em qualidade de imagem foi uma Misfat de linha branca, que trazia um tubo de imagem curvo Thomson lá dentro, para além de, até à data ser a única de 29" que consegui pegar sozinho.. pesava tanto como uma Sony plana de 21".

Actualmente, à vista, o meu setup consiste numa Sony FD Trinitron KV-32FX65e (122W de consumo, 64kg de peso) onde tenho ligada a PS2 por S-Vídeo, e PS3 por Scart RGB..
A Panasonic TX-36PD30F (158W de consumo, 82kg de peso) onde está ligada a PS4, Wii e Wii U (componentes e Scart RGB).
A finalizar, para emulação, um monitor Samsung Syncmaster com entradas VGA e BNC, capaz de 1280x1024@85hz ligado ao PC..
E uma Sony KV-M1440e de 14" ligada ao Raspberry.

Sobra apenas uma Sony KV-21LT1e (chassis FE-2) apenas para ver tv no quarto :biglaugh:
Essa poderá vir a ser substituida por uma com chassis BX-1, quando aparecer em 21" e em bom estado.
Bom ano a todos.
 
Malta, já agora uma questão, e isto agora falando nas tvs modernas:

Quem tem uma consola da geração passada e quiser fazer o upgrade para a geração actual, isto numa tv que não seja 4k.
As diferenças são notórias na qualidade de imagem ou é ela por ela ?
 
Malta, já agora uma questão, e isto agora falando nas tvs modernas:

Quem tem uma consola da geração passada e quiser fazer o upgrade para a geração actual, isto numa tv que não seja 4k.
As diferenças são notórias na qualidade de imagem ou é ela por ela ?

Depende do teu grau de exigência, depende da distância, do modelo que vás comprar, etc. Será preferível mais não obrigatório.
Acho que ainda o mais importante é ter VRR e 120hz. Um HDR decente também é bom.

Mas é assim não é crime num um jogar numa consola atual a 1080p tv ou monitor.
 
Depende do teu grau de exigência, depende da distância, do modelo que vás comprar, etc. Será preferível mais não obrigatório.
Acho que ainda o mais importante é ter VRR e 120hz. Um HDR decente também é bom.

Mas é assim não é crime num um jogar numa consola atual a 1080p tv ou monitor.

Sim, dai a minha questão, numa tv full hd há diferença significativa numa consola da geração passada em relação á actual ?
Ou a mesma é quase imperceptivel ?
 
@StartupSound
uma EDTV Samsung Slimfit, que apesar do design bonito, a qualidade de imagem deixava muito a desejar, comprei (85€, a mais cara até hoje) só mesmo por ter entrada de componentes.

A Panasonic TX-36PD30F (158W de consumo, 82kg de peso) onde está ligada a PS4, Wii e Wii U (componentes e Scart RGB).
Estas suportam 480p através de componente?
Queria preencher este espaço com um CRT mas deparo-me com o que dizem por outros sítios, de serem bastante raros e quase impossíveis de encontrar por cá (EU). Para SD já tenho outras opções e para HD CRT também já tirei o cavalinho da chuva.
 
Estas suportam 480p através de componente?
Queria preencher este espaço com um CRT mas deparo-me com o que dizem por outros sítios, de serem bastante raros e quase impossíveis de encontrar por cá (EU). Para SD já tenho outras opções e para HD CRT também já tirei o cavalinho da chuva.
Suportam 480p e 576p via entrada de componentes.

HDTV’s de tubo são ultra-raras, verdadeiros unicórnios.
A única que vi até hoje, foi num anúncio no Algarve, uma Samsung Slimfit com entrada HDMi.
Mas como a experiência que tive com uma Slimfit foi para esquecer.. nem pensar, muito menos fazer quase 1000km ida e volta para a ir buscar.
Esta EDTV, tem de bom não fazer upscaling e como tal, não introduz lag.
Entra 480p ou 576p e assim fica, não não introduz qualquer alteração.
Muitas pegam no sinal e convertem para 1080i, por exemplo.
 
Última edição pelo moderador:
480p nativo é excelente e exatamente o que procuro, obrigado pela confirmação.
Atenção que, EDTV’s como esta Panasonic TX-36PD30, e HDTV’s, não exibem 240p corretamente, convertendo-o em 480i, e como tal, não exibindo o efeito de scanlines no ecrā.

480p, a nível de consolas, até à PS4 fat/slim, ainda se têm essa opção, embora nesse caso concreto seja necessário usar um conversor de HDMi para componentes, o que pode adicionar algum processamento à imagem (dependendo do equipamento e configurações, imagem mais escura e eventualmente algum lag).

As minhas Wii e Wii U tem opção para 480p via cabo original de componentes, assim como a PS3, que sendo PAL tem 576p, e existe alguns jogos PS2 com essa opção (Soulblade, Resident Evil 4, Black, por exemplo).

Mas para 240p, uso as minhas SDTV’s.
 
Sim, estou consciente disso daí que queira algo nativo, sem processamento digital e que não introduza atraso.
Só pretendo ter a Xbox original, a Wii e Gamecube (na Wii).

Vi os meus apontamentos e esse modelo era o único que tinha uma referência completa mas com uma diagonal de ecrã menor. Também tinha a Slimfit da Samsung e com as mesmas observações que tu referiste, é pena. Fora essas, só ouvi falar duma Trinitron com entrada de componentes e que algumas pessoas dizem que suporta 480p mas nunca vi confirmação ou sequer o modelo. Não sei que mais sets PAL interessantes existiram neste contexto dos 480p. Há umas SD widescreen que não são 100/120hz e por isso são igualmente boas para SD e lightguns mas no que pretendo, o widescreen não é muito relevante nem prioritário e aparentemente nem sempre é um aspect ratio correto.
 
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