Tópico de Qualidade de Imagem

a tv que tenho na outra casa afinal não tem 20 anos como pensava,foi comprada em 2004,foi das ultimas das singer(penso eu porque depois desapareceu/faliu?) a serem lançadas,é parecida a esta mas o ecrã é totalmente plano.

e pesa 64 kilos que já a pus numa balança,que horror.







o lcd é um philips 40PFL5605H/12.
 
Última edição:
falo desta por exemplo

$_20.JPG


mas as similares são bastante boas também.
 
contar as linhas não é exercício nenhum, se meter a saturação ao máximo (estas eram as famosas "super color") consigo ver as scanlines

acho que são perto de 425
Quando falo em TVLines refiro-me a linhas verticais; as aperture grille/shadow masks definem sempre a capacidade de resolver detalhe com base na grelha frontal, disposta de forma vertical.

~400 TVLines seriam bombástico para uma TV consumer de entrada dos anos 80.
tv's mais pequenas tenho umas Siera dos anos 2000 (low-cost), uma Kneissel que está avariada, e uma Grundig dos anos 90 que tem o SCART queimado.
Nada soa excitante.

Se a Grundig fosse uma das boas podia valer a pena arranjar o SCART dessa era tipicamente tinham um fusivel, se está rebentado é provavelmente só achá-lo e trocá-lo.
boas

ja que se fala de tvs antigas. se tivessem de comprar uma grande antiga para consolas antigas qual aconselhem? as vezes ve-se tvs grandes antigas a volta de 50/100 euros e tentador mas tenho sempre receio de comprar uma que nao seja a indicada para estas consolas...sei que todas dao....mas comprar por comprar que seja uma boa:P
Mais que debitar modelos aconselho antes ensinar a topar uma boa televisão a milhas.

Acho que vou publicar a tal divagação "as is", e vou editando-a.
a tv que tenho na outra casa afinal não tem 20 anos como pensava,foi comprada em 2004,foi das ultimas das singer(penso eu porque depois desapareceu/faliu?) a serem lançadas,é parecida a esta mas o ecrã é totalmente plano.

e pesa 64 kilos que já a pus numa balança,que horror.

Tresanda a tubo Phillips a julgar pela silhueta. E as Phillips que conheço desse porte (e especialmente, com essa curvatura da tela) são boas.

Mas só confirmando, às vezes dá para topar a nomenclatura do tubo catódico pelo respiro do topo da caixa.
o lcd é um philips 40PFL5605H/12.
40 ms.

Não é péssimo mas também não é óptimo (mas ao menos tem boa qualidade de imagem).
 
A minha Mega Drive esteve até há 2 meses ligada a esta TV (a MD estava numa casa de férias).
VfoSwKX.jpg

Estava ligada via AV ao VHS que se vê na foto que por sua vez passava o sinal para a TV via RF.
Mesmo assim sendo por RF conseguia ter uma imagem mais bonita do que o LCD no local onde ela está agora (por RGB a uma Samsung de 27 polegadas de 2006).
 
A minha Mega Drive esteve até há 2 meses ligada a esta TV (a MD estava numa casa de férias).

Estava ligada via AV ao VHS que se vê na foto que por sua vez passava o sinal para a TV via RF.
Mesmo assim sendo por RF conseguia ter uma imagem mais bonita do que o LCD no local onde ela está agora (por RGB a uma Samsung de 27 polegadas de 2006).

Eu tambem tive em pequeno a Mega drive ligada atraves de VHS xD
mas digote que agora com RGB fica muito melhor
 
Tive uma dessas grundigs. Modelo a seguir acho... O tubo deve ser o mesmo e não era mau embora longe de fantástico.

Televisões pequenas CRT com definição só entrando no segmento profissional, mas algumas conseguem não ser más, é o caso.

Vou meter no ar a dissertação de como distinguir uma boa CRT de uma má daqui a nada, em principio movo estes posts para lá.
Eu tambem tive em pequeno a Mega drive ligada atraves de VHS xD
mas digote que agora com RGB fica muito melhor
Nem tem comparação.

Há malta que vem cá a casa, ligo uma consola no CRT, ficam pasmados. "Havia disto na década de 90?"


A maior parte de nós tinha más TV's com maus cabos.
 
Última edição:
obrigado,agora é investir nos cabos e entretanto estou neste momento a negociar uma master system,queria o modelo II com o alex kid no seu interior ja que o sonic facilmente se arranja o cartucho dele.
 
Yup. A Master System modelo 1 tem RGB "directo" pelo mesmo cabo de 8 pinos que a Mega Drive 1 usa.

Pessoalmente prefiro a Master System 2, mas requer mod. Outra alternativa é não ter uma e arranjar antes o adaptador para a Mega Drive, a Mega Drive tem uma Master System lá dentro afinal de contas, o adaptador em questão é completamente mecânico.

Vais ficar sem espaço para consolas mais tarde ou mais cedo, a Master System é completamente suprimivel. (mas não sei o preço actual desses adaptadores)
 
Última edição:
O único inconveniente de usar o Master System Converter na Mega Drive é se tiveres uma 32x. O adaptador é incompatível com a 32x e tens que a retirar da MD para colocares o adaptador. É muito pain in the ***.

Sem ser isso quem tem uma Mega Drive basta arranjar um adaptador e fica com uma Master System. Nunca investi numa por causa disso.

O adaptador da MD2 é mais caro e raro (só saiu na Europa) mas não suporta cartões. O da MD1 é mais comum e mais barato. Se lhe cortarem a parte de trás cabe numa MD2 ou numa Multi Mega.
Ah! E há também adaptadores não oficiais que parecem um Mega Key. Não suportam cartões também.
Penso que os adaptadores andam na casa dos 30 euros...
 
não correu bem mas acabei de fechar com uma nintendo 64 com 7 jogos,2 comandos e cartão de memoria por 50eur ja com portes.

de qualquer maneira é o topico errado para falar disto.

voltando ao assunto deste topico,na minha infancia era bombardeado por publicidade daqueles crt's sony trinitron ,são bons? alguns encontram-se a bons preços.
 
E que conselho me dão para uma ps2 ? Tenho uma tv led onde as vezes ligo a ps2 por cabo de componentes e a imagem até fica boa se for a jogar jogos da 2. Com o cabo de componentes se for com jogos da 1 não dá imagem,dai que tenho que recorrer ao scart e a imagem fica horrivel. Há solução, ou tenho mesmo que comprar uma crt ?
 
E que conselho me dão para uma ps2 ? Tenho uma tv led onde as vezes ligo a ps2 por cabo de componentes e a imagem até fica boa se for a jogar jogos da 2. Com o cabo de componentes se for com jogos da 1 não dá imagem,dai que tenho que recorrer ao scart e a imagem fica horrivel. Há solução, ou tenho mesmo que comprar uma crt ?

Para a PS2 a escolha é dividida, pois muitos jogos vinham em 480i/575i e eram supostos serem 480p, por outro lado outros jogos eram baixa resolução (240p) e a PS2 permitia correr os jogos PS1 que são quase todos 240p. No caso do ecrã ficar sem imagem nos jogos ps1 é porque o teu lcd não suporta 240p na entrada por componentes. Terias de usar o cabo Scart.
 
A esmagadora maioria dos jogos PS2 não era 240p, as excepções são alguns shmups eruditos, algumas compilações de jogos antigos (a maior parte das compilações não fazia output 240p, infelizmente).

O caso mais conhecido de 240p é mesmo o ICO e alguns jogos de lançamento.

Já resoluções estrombólicas abaixo de 640x480 eram a ordem do dia, a maior parte dos jogos PS2 não usavam full buffers por isso corriam a 512x448 ou por aí, mas isso na prática é 480i na mesma, como dizer que a maior parte dos jogos 240p eram 224p, há uma percentagem de linhas que se pode omitir e tal não ser notório no resultado final.

Jogos PS1, 99% é efectivamente 240p ou no caso PAL, 240p com barras AKA 288p com um ou outro jogo a ter um modo hires, tipicamente tech demos glorificados (nos jogos de corridas, com menos veiculos em pista, ou sem veiculos sequer).


Sinceramente... Para a PS2 recomendo componentes, se é para jogar PSone e os poucos jogos com necessidades especiais metam um scaler ao barulho que ele trata do 240p por componentes (uma HDTV não vai tratar o 240p condignamente sem um scaler, vai achar que é 480i e tentar deinterlace, mesmo por Scart). Mais, há um beneficio duplo nisto, todos os jogos PS2 têm barras pretas/underscan, pelos já referidos não-full buffers, a questão é quanto; um exemplo:

AiEacr8.jpg

Os aros dessa TV são cinza por isso é fácil precisar o tamanho das barras pretas face à àrea útil real.

Essas barras não são uma ocorrencia porreira, no Shadow of the Colossus e em muitos jogos vão-se sentir a ver o playthrough no youtube. A não ser que tenham algo que permita regular a geometria, e assim meter as barras pretas em offset e obter uma imagem em fullscreen.

Praticamente todos os scalers permitem regular a geometria, infelizmente não é por knobs de acesso directo (há máquinas só para isso, mas ainda ando a juntar carcanhol para as comprar - não são baratas) por isso tem de ser por menu e não tem presets.

A chatice é como é tecnica mista, varia de jogo para jogo, e de consola para consola (wii tende a usar 5% de overscan porque é da era em que já existiam bastantes LCD TV's; a xbox 1 recomendava 7.5% nos tech docs e a PS2 tipicamente usa 10%); por isso regular a geometria não faz sentido se andamos a mudar de jogos/consola aleatóriamente e usufruir 5 minutos de cada vez, mas se vamos passar um jogo do principio ao fim seriamos malucos em não a regular. Com andamento e a manter um papel com as regulações já ajustadas torna-se mais simples por, com base no que acabei de dizer essas afinações dão para 80/90% dos jogos em cada consola. Também são só 4 parametros. (Horizontal size, Vertical size, Horizontal position, Vertical position)

O resultado? Este:

PLSf63V.jpg

Vale a pena, acho.


E dito isto, voltando atrás, no caso da PSone o melhor é ter uma PSone mesmo, há consolas onde a retrocompatibilidade é perfeita... Não é o caso da PS2 a correr PSone, raios a PS2 chega a não ser compativel com ela mesma.

Estas coisas falavam-se muito menos na altura (tal como toda a gente ignorou o lag brutal do upscale de PS2 nas primeiras PS3), mas a verdade é que a Sony mudou ali comportamento das DMA's e isso criou muitos pequenos glitches... A maior parte das vezes os jogos não crashavam, mas podiam ter random slowdowns por isso. E nós a pensar ser do jogo.

Uma PS2 FAT é usável na maioria dos jogos (com as slims a coisa ainda piorou mais), mas uma PS1 é sempre melhor. A retrocompatibilidade Sony nunca é como a da Nintendo, perfeita por desenho dado que a nintendo chega a comprometer o próprio desenho da plataforma nova para assegurar isso, a Sony diz vaffunculo e faz ali uma revolução, mete a RAM aos ciclos de distancia que lhe apetece, chega a mudar velocidades de relógio (a própria PS2 ganhou 4 MHz e nas opções de jogos PSone, estou esquecido mas capaz de jurar que o texture smoothing era feito através de overclock do processador da PSone para os 37.5 MHz). Abordagens diferentes.

Retrocompatibilidade PSone na PS3 (e PS4) sendo obviamente muito, muito pior.
 
Última edição:
I_Eat_All possuo uma Sony KV-28LS65E (100Hz).
Posso considerar um CRT decente ao nivel de qualidade de imagem (para jogar), os 100Hz em si alteram alguma coisa, é visivel algo extra?
Ao nivel das scanlines, tambem não faço ideia, da proxima vez que estiver em casa vou tentar contar.
 
Back
Topo