Tópico de Qualidade de Imagem

Depende da TV (estás claramente habituado a trinitrons :p), em muitas (diria a maior parte dos modelos consumer) dá para contar as TVL's com ela desligada porque as linhas verticais estão visiveis na matriz atrás do vidro, é o caso da maior parte das Phillips. Naquela que fiz uma estimativa era simples de medir caso a tivesses à frente porque não só tinha os pixeis "stand alone" dos lados isolados do resto (e isso é uma grande bandeira branca, ajudaria imenso nos trinitrons) como o cantos redondos apresentavam um escadeado pixelizado a revelar a densidade da grelha; o que fiz foi tentar contar esse segmento a olho numa imagem melhorzinha e depois arranjei uma imagem de frente e com base na largura dessa porção, vi quantas vezes cabia, deu-me 345 linhas. Se eu contei bem o canto não há muita margem para duvidas mas é um ballpark.

Tipicamente não é é possivel é saber se têm os pixeis alinhados ou não com elas desligadas (no caso das Philips, Samsungs, LG's etc).

Com as trinitron é muito, muito dificil sem um conta linhas e fica pior se o ecrã tiver bastante definição (acrescento também que não é nada agradável andar a medir aberturas de luz com uma lupa). Aí mais vale ir pelo teu método, porque não há mesmo fronteira horizontal fisica visivel na grelha horizontal (ie: fronteira onde acaba e começa a seguinte sequencia RGB... é tudo continuo). A melhor maneira é arranjar um pattern e enviar de um computador. Depois de teres alguma experiencia nisto independentemente do que faças consegues atirar um número ao ar e acertar, ou ver um CRT de relance e quereres levá-lo para casa. É nesta altura que começas a esconder CRT's no teu roupeiro, para não ralharem contigo.

É sempre relevante TVL's e não há um ponto onde a sua utilidade seja fútil porque torna os pixeis muito mais definidos. Não é qualquer TV que dá os resultados no Sonic que postei na página atrás, por exemplo; de facto nenhuma das que apareceram nesta thread até agora deverá dar resultados tão bons ou comparáveis sequer, isso não faz delas más televisões mas não são "a" televisão.

Nisto dá-se é um fenómeno de escolha e preferencia pessoal, CRT's com mais de 600 TVL's existem mas a imagem vai começar a ficar tão hiper definida que simplesmente não corresponde à nossa ideia/memória de um CRT, não é pior é simplesmente diferente... É dificil de explicar. Mas a imagem nunca piora com definição... torna-se uma questão de gosto.

Se baixares para as 400 TVL's piora @ 240p, isso te garanto; o ideal para retro é pelo menos dobrar a resolução (porque afinal de contas era sempre suposto dobrar, por isso estamos a falar de ~512 linhas para ter uma definição de bradar aos céus e fazer aquele estardalhaço. Mais que isso é opcional.

Mas nunca vi uma TV de ~500 TVL's, o passo abaixo é 450 e o passo acima 600.
 
Última edição:
Tenho uma sony triniton pequena que uso para a mega drive , mas mandei arranja-la e parece que perdeu a memoria...
agora eu nao tenho comando original dela, tenho um comando de um lcd mais recente que dá para mecher nela menos mover o ponteiro para configurar a procura de canais =(

Lembro-me que algumas consolas detectavam um canal automaticamente a mega drive nao faz isso ? já os corri todos (quer dizer isto passa do 9 para o 36 ...)
nao queria comprar um cabo de componentes...
 
Lembro-me que algumas consolas detectavam um canal automaticamente a Mega Drive nao faz isso ? já os corri todos (quer dizer isto passa do 9 para o 36 ...)
nao queria comprar um cabo de componentes...
Não é a Mega Drive que tem de fazer isso mas sim a TV; o que alguns adaptadores RF têm é um switch de Game/computer e TV; sendo que o switch game contamina os outros "sinais" todos (transforma o cabo coaxial numa autoestrada onde todas as frequencias vão dar ao teu jogo). Isso poderia resolver o problema mas se não tens não tens... A maior parte dos RF's são mais simples aí e metem o canal de jogo no UHF @ 36 MHz.

Que modelo é? isso deve ser sintonizável por menu, procura pelo manual (online).
 
Última edição:
Isto é uma sony kv-14T1E
vou tentar com o comando universal da zon , porque nem com os botoes da tv consigo.
Esta tv está destinada a dar-nos dores de cabeça , desde nova que tem o tal problema que de vez em quando aparece um ecran vermelho e ela desliga , esteve na reparaçao quase 4 meses a ver se o gajo arranjava uma igual usada mas nao encontrou .
mas no que ele lhe mecheu deve ter dado resultado porque tem estado a funcionar...só um ou outra vez parece que dá um flash mas nada de especial

O menu é este se bem me lembro era aqui que se mudava
IGapxYy.jpg
 
Tive uma semelhante, ou tenho, algures numa arrecadação.

Isso vai ser um castigo para sintonizar, máximo que posso fazer é procurar o comando mas acho que não o vejo há anos.

PS: Pede um comando Sony emprestado a alguém, independentemente da idade, pode ser que sejam compatíveis.
 
Última edição:
Correção, não é 36MHz, é C36 (ou canal 36). A frequencia é 594MHz
Danke, estava na dúvida referente a isso mas não ia perder sono por isso.

O sintonizador das minhas TV's nem é usado :P

EDIT: daqui a umas horas mudo estes posts para a thread de qualidade de imagem, RF não encaixa na descrição mas aqui ainda menos.
 
Pois é nao está facil ...
obrigado pela ajuda , acho que mais tarde ou mais cedo opto pelos cabos de componentes assim nao me dá problemas
 
Esse adaptador HDMI não vale um charuto.

Primeiro de tudo, esses upscales são maus e introduzem lag, não os queres nem perto do teu sinal (porque a tua TV, não sendo o scaler ideal para jogos dá 15 a 0 a isso e com menos lag), eu tenho um conversor VGA para HDMI e a grande luta no acto da compra foi não me violarem o sinal; quer-se é passthrough (conversão directa) até porque isso não só pela ordem das coisas deveria ficar mais barato como não introduz lag.

A fazer o seu trabalho em cima de composite pior fica que o costume.


Há maneira de ligar através do cabo Scart, basta derivar o composite dele porque ele está lá para fins de fallback (e para ser o canal de sync em RGB), basta arranjar isto:

scart-breakout-adaptor.jpg


E em vez de o ligar a uma porta Scart, deicá-lo assim, orfão e ligar cabos RCA macho em 3 sitios; para audio podem ser de 50 Ohms banalissimos, mas para a saída amarela tem de ser 75 Ohms se tiveres um cabo de componentes macho dos dois lados chega. (são 3 cabos, ligas os outros ao som)

Mas chiça... Que horror.
 
Última edição:
vou adquirir um cabo rca ou rgb(não sei o nome) para a dreamcast e saturn e a futura N64 tambem o vai trazer mas não sei onde o ligo,não era suposto ter um entrada amarela? agora fiquei a patinar.

o meu lcd tem isto











e tem mais um hdmi e um usb laterais.


meti rgb mas acho que o cabo se chama rca,é disto




irei ter melhor qualidade que o RF certo?
 
Última edição:
vou adquirir um cabo rca ou rgb(não sei o nome) para a dreamcast e saturn e a futura N64 tambem o vai trazer mas não sei onde o ligo,não era suposto ter um entrada amarela? agora fiquei a patinar.
Cabo composite? Estamos a falar do cabo com 2 cabos audio e um video (amarelo)?

Se sim, a maior parte das HDTV's aceita composite ligado por componentes no connector verde dos componentes mas no teu caso já despistei (página 38/39) e não dá. Resta-te o que eles dizem no manual que é o adaptador composite to scart, a maior parte das consolas trás um.
meti rgb mas acho que o cabo se chama rca,é disto




irei ter melhor qualidade que o RF certo?
Esse cabo é melhor que RF mas não vale um chaveiro na mesma. Cabos de qualidade "minima" começam no S-Video que é o primeiro cabo "componente", para baixo disso é tudo lixo, ou julgo, sinal "composto".

vê aqui, o cabo amarelo de video dá a qualidade que aparece quando passas com o rato em cima das imagens essas sim, RGB.
 
Última edição:
achas que s-video seria um bom compromisso entre composite e rgb?

é que continuo na minha que algumas texturas e transparencias têm melhor aspecto no composite, porém gosto da definição do rgb...
 
e eu pensava que melhorava,então e onde posso arranjar a bons preços cabos para ter uma boa qualidade cá em portugal? estou limitado nas compras fora de portugal. já dei uma vista de olhos no olx mas fiquei na mesma.

Obrigado
 
achas que s-video seria um bom compromisso entre composite e rgb?

é que continuo na minha que algumas texturas e transparencias têm melhor aspecto no composite, porém gosto da definição do rgb...
S-Video é tão nitido como RGB ao separar o chroma do sync... só perde nas cores por ter um cabo a passar o chroma todo ao invés de 3.

Sim, é um bom compromisso porque está muito mais perto de RGB do que de composite, se o cabo S-Video é muito mais barato que cabos ou mods RGB (caso da N64) vale sobejamente a pena e se as consolas viessem todas com isso não andaria a recomendar RGB a toda a gente, assim como na PS2 não ando a recomendar componentes a quem tem RGB, são suficientemente similares.

É verdade que composite foi abusado ao ponto de ser uma ferramenta, especialmente na NES e Mega Drive (esse argumento da SNES para a frente não tem mérito pois a partir do momento em que o sistema não sofria por falta de paleta de cores e suportava cores alpha não havia qualquer motivação para o simular via maus cabos), no entanto estás a julgar imagens e não composite em movimento, que é assim:

rgb_comp_digital.gif
rgb_comp_anim.gif


RGB -> composhite

Ou seja, mesmo a textura, ia estar sempre a mexer e não ia ser apelativa de todo (nota: isso aí está a abanar o capacete a 10 Hz, praí, imagina isso a 60 Hz) de facto irá ser cansativa e TV's modernas para compensar isso irão aplicar comb filters triplos e degradar ainda mais a imagem (não vais ver grande textura aí) mas uma imagem mais estável que no entanto em nada retira o ruido e interferencia ("eco") nas cores. Ao ver a coisa a correr com bons cabos ninguém volta atrás tanto num CRT como num LCD, agora se me perguntares se gosto das transparencias do Sonic, claro que gosto, mas prefiro perdê-las (o efeito escadeado é bonito na mesma) e ter qualidade de imagem e detalhe que não conseguiria ver de outra forma, nada bate nitidez.

Referente à textura perdida, nada a fazer, mas o que se ganha vale sempre a pena.. É que o comportamento do Composite é na base a incapacidade de alinhar cada linha horizontal de forma continua/1:1, há desfazamentos de 1 pixel sempre (e ruido por mais uns quantos) como julgo ser perfeitamente visivel no megaman. A nivel de linhas verticais ele consegue respeitar 1 pixel de altura nunca passa a ser dois, nem se "dilui" em altura, não as mistura, mas horizontais nunca ficam alinhadas, isso faz com que uma linha horizontal fique bem, uma vertical? nunca na vida. Bom e depois por cima disso tudo lixa as cores todas (em alguns casos a palete de cores usada já estava a contar com isso, no entanto - é um facto) De novo, especialmente na NES (que nem suportava RGB) e a Mega Drive.

Para as transparencias há maneiras de as simular com algum trabalho, essencialmente o que pretendes é reduzir a resolução horizontal de forma a criar blending, perdes um pouco do detalhe mas manténs a qualidade de cor, um XRGB-mini consegue fazer isso.
e eu pensava que melhorava,então e onde posso arranjar a bons preços cabos para ter uma boa qualidade cá em portugal? estou limitado nas compras fora de portugal. já dei uma vista de olhos no olx mas fiquei na mesma.

Obrigado
Melhora ligeiramente, mas não é uma melhoria que eu ache que valha dinheiro.

Arranjar cabos cá em portugal é muito dificil, ando a pensar em soluções para a comunidade nesse sentido mas neste momento não tenho nada.

Acima estive a escrever que não acho que RGB valha 10 euros a mais que S-Video (se fosse a quantificar as coisas), com composite não acho que valha mais de 50 centimos acima de RF. Mas a conveniencia de ligação ao menos não tem nada a ver, mas para gastar dinheiro nisso que se gaste logo em algo bom.

Que cabos querias?
 
Última edição:
queria algo que desse no lcd que mencionei,o crt singer é de familiares e nem sempre tenho acesso,o lcd está no meu quarto.

queria algo que melhore bem a imagem com um bom rácio preço/performance.


depois este lcd tem um problemas que no outros cá em casa não,imagens vinda por RF ele vai aumentar,não transmite a imagem 4:3 igual a que vem da consola e isso irrita-me,vai sempre ficar o ecrã cheio.

esta são as únicas opções na escala da imagem,será que vai fazer o mesmo com outros cabos? a do zoom automático é a única que ainda fica melhor mas de um momento para o outro no meio do jogo a imagem alarga bastante





 
Última edição:
Eu tenho o Cabo Scart Oficial da Dreamcast (que é RGB) e vale todos os euros. Como no meu LCD a VGA Box não funcionou (ainda pergunto o porquê de não dar se nas resoluções do LCD tem lá o 640x480) comprei o Scart oficial e gosto da imagem, bem melhor que o cabo composto (e nem se fala do horrível RF).

No meu LCD jogo 4:3 (mas dá para mudar para zoom, etc), por isso se comprares o Scart oficial deves de ter o 4:3 no teu LCD.
 
Back
Topo