Tópico de Qualidade de Imagem

a pessoa a quem vou comprar refere que pode não dar em todos os lcds,referiu que no topo de gama da LG de a 2 anos não funciona,fica tudo preto.

vou arriscar e vou também comprar para o da sega saturn.

Obrigado
 
a pessoa a quem vou comprar refere que pode não dar em todos os lcds,referiu que no topo de gama da LG de a 2 anos não funciona,fica tudo preto.

vou arriscar e vou também comprar para o da sega saturn.

Obrigado

Vale apena. Em algumas TVs pode não dar pois deve ser entrada SCART compósito.

Cumps
 
já paguei os cabos,agora é esperar que cheguem e que funcionem.

no manual refere que sim aceita,pelo menos é o que dá a entender.


 
Não aceitar RGB por scart só algumas TV's com maus chassis na década de 80/90.

O problema de uma TV moderna ou seria do cabo ou da própria TV e a sua reacção a 240p, não há muitos jogos Dreamcast 240p, mas há alguns, tipo o Marvel vs Capcom e o Street Fighter 3. Às vezes há opções a mexer na TV para 240p passar a dar de novo.
 
Scart com RGB fica muito melhor e sim, a Mega Drive também suporta RGB.

Mas é como tenho vindo a dizer desde o inicio, as TV's modernas não foram feitas para processamento de sinal de baixa resolução. E por baixa resolução refiro-me a menos de 480i/576i (mesmo para esses não foram feitas, mas isso é outra história/problema ... por sinal menor que com 240p/288p).

Os ganhos são notórios porque ao menos a imagem "presta", mas as TV's não lhe vão fazer justiça sem ajuda externa... não.


EDIT: Eu estou a trabalhar numa suite de imagem para testarem o scaler das vossas TV's, posso partilhá-lho tenho é de avisar para levarem os resultados como um grão de sal.

-> https://dl.dropboxusercontent.com/u/336812/scanlinetestsuite.zip

É assim, a melhor maneira de testar o scaler da vossa TV com isso é ligar um PC, instalar o XBMC e meter o dito cujo fullscreen e à resolução minima (640x480) na TV, agora testem as imagens.

A variante 240p destas imagens será a resolução nativa sem scaling, a 480p será a versão onde foi aplicado scaling correcto "nearest neighbour" 1:2 para evitar o algoritmo suave da TV começar tão cedo (o xbmc irá aplicar o scaling dele mas vai dar para perceber na mesma... para jogos scaling suave não interessa, mas para fotos e filmes pixelização não interessa, por isso o scaling é sempre suave; se duvidas tiverem de scaling vejam também no media center da TV, se ela o tiver mas isso impõe outros problemas, XBMC sendo a alternativa mais fiel para o que eu quero demonstrar.

Em cima disto, há as versões scanlines que aviso não há como ficar grande espeto em sub 1080p por falta de resolução vertical. Estas versões não estão compensadas no brilho, mas servem para demonstrar como scanlines conseguem derrotar o algoritmo de scaling da TV.

Saliento de novo que essa suite não está pronta, é uma versão crude que usei para ensaiar a diferença e deu resultado.
 
Última edição:
já chegou os cabos,muito melhor embora o meu lcd não tem mesmo a opcção de dar a imagem original 4:3,tenho de jogar com o ecra praticamente cheio mas é mil vezes melhor que o RF,noto bastante a qualidade mas como a imagem tem de ser expandida nota-se muito os pixels no caso da saturn.










entretanto recebi uma N64 e tive de comprar um adaptador scart com as 3 entradas e tambem uma adaptador com 3 scart para ligar tudo,mas no caso da saturn aconteçe o seguinte:


se ligo a cabo directo a tv apareçe RGB




mas se ligar a esse adaptador apareçe isto




o que é CVBS?


o adaptador de 3 entradas é este,neste caso tem a N64 ligada mas quando ligo o rgb da saturn a ele dá o tal CVBS.

é um mitsai da worten.





Obrigado
 
CVBS é Composite Video Blank Sync.

Ou seja é composite.

O que se passa é que esse switch, além de ser sem interruptores (o que normalmente causa degradação do sinal) não é fully wired, como é visivel pela foto que mostras, nem todos os "pinos" têm conectores lá dentro.

Se ainda estiver na garantia dos 30 dias é para devolver.


Todo o cabo Scart RGB tem composite que é uma almofada de segurança não vá a TV ou algo no caminho não ter os pinos todos e é o canal de sync; RGB é RGBS, o sync se não fosse a existencia de SCART (num monitor PC, por exemplo) seria raw sync mas engenhosamente usa-se sempre o canal encoded com imagem (composite) porque apesar da qualidade reles o que interessa ir buscar (sync) está lá - não há diferença discernivel e assim continuar a ver imagem mesmo que uses um adaptador da mitsai.

Estranho a TV não ter opção de pillarbox 4:3.
 
Última edição:



já violei a embalagem,a worten é muito dura nestes caso e já não me aceita a devolução.

diz-me uma coisa, tambem existe RGB para a N64? e sabes porque o meu LCD não dá 4:3 original?


Obrigado
 
Possivel solução...

[Unscaled]: Provides maximum detail for PC. Only available when [PC mode] is enabled in the [Picture] menu.
A dúvida é... Consegues dizer à TV que scart é PC mode? Ou seja meter [PC Mode] enabled no canal scart.
 
como se faz isso?

este adaptador era somente para não estar sempre a ligar e desligar sempre que passou de uma consola para a outra,só tenho 1 scart.
 
já violei a embalagem,a worten é muito dura nestes caso e já não me aceita a devolução.
A embalagem parte-dentes ou mesmo o switch?

Se não for muito evidente eu ia nessa, o produto tem defeito de ser um "switch" scart, parcialmente wired, é uma vergonha venderem isso, tenho aí um coupler que custou 2 euros e é fully wired.
diz-me uma coisa, tambem existe RGB para a N64? e sabes porque o meu LCD não dá 4:3 original?
RGB para a N64 é para esquecer.

Nas consolas PAL é muito, muito difícil alguma dar. Só as francesas de lançamento e mesmo essas precisam de mods para amplificar o sinal convenientemente e há umas boards tipo as da NES, de hijack do encoder da consola (que ainda não sairam e vão ser do catano de instalar), mas mais vale comprar um cabo S-Video compensado de propósito para as consolas PAL - sinceramente.

Chega para passar desta bodega:

Mk64+composite.jpg


Para isto:

MK64+s-video.jpg


Tem falta de bandwidth de cores e separação das mesmas, mas isso só irias notar lado a lado, ligeiramente mais esbatidas e um pouco mais de chromanoise/subsampling.


Pena que o teu conversor composite para Scart não tenha S-Video, aquele espaço ali no meio seria para isso. Se estiver na garantia dos 15 dias também o trocava (isso custou quanto?).

Por menos de 2 euros...
 
Última edição:
é um saco que tem de ser cortado para sair o cabo.

que desculpa devo apresentar a worten para a devolução do mesmo? custou 6eur


já descobri,Obrigado,fica é pequena demais,que pena,mas fica perfeito,só mesmo para jogar perto que com a falta de vista que já tenho se me afastar 2 metros já não vejo nada:-D

e a porcaria do lcd não presta para jogar com claridade,só mesmo com o quarto escuro,pareçe um espelho,o do meu PC não se nota os reflexos,é mate ou glossy ou sei lá o que chama.




 
Última edição:
é um saco que tem de ser cortado para sair o cabo.

que desculpa devo apresentar a worten para a devolução do mesmo? custou 6eur
Não funciona como é suposto, dizes o que eu te disse estás a usar cabos euro RGB e ela só passa composite. Para isso ligas a banana amarela e não precisavas de um switch.
já descobri,Obrigado,fica é pequena demais,que pena,mas fica perfeito,só mesmo para jogar perto que com a falta de vista que já tenho se me afastar 2 metros já não vejo nada:-D

e a porcaria do lcd não presta para jogar com claridade,só mesmo com o quarto escuro,pareçe um espelho,o do meu PC não se nota os reflexos,é mate ou glossy ou sei lá o que chama.
... Primeira vez que vejo tal coisa numa TV! nem faz scaling 2:1. O_O

Isso resolve-se bem é com com um Lenkeng 362A. Se estiveres disposto a gastar esse dinheiro.

EDIT: Bom e agora estou é na duvida se ele faz 4:3 forçado, creio que isso se força sempre na TV. Vou investigar.

EDIT2: Como é a Phillips com updates de firmware? Isso é uma omissão tão estupida que pode ter sido resolvida, tens os updates todos ou está de origem? (há updates?)

EDIT3: Há uma versão oferecida por eles a empresas com output 4:3, mas a versão normal é só 16:9 (e não tem switch para escolher) a contar que o pessoal depois faça o resto com o comando da TV. A ver se acho algo barato que dê para regular a geometria.

EDIT4: nope, tinha em vista os lenkeng feitos para a PSP que também não é fullscreen (por culpa da consola) mas nenhum usa scart nem tão pouco são feitos para sinal interlaced (que seria o caso).
 
Última edição:
Viva,

Antes de mais quero agradecer a iniciativa do I_Eat_All com este tópico... está excelente!

Já aqui queimei o amendoim e também já li artigos semelhantes noutros foruns lá fora, mas acho que quanto mais leio com mais dúvidas fico, e menos confiante :S


A questão que me anda a atrofiar é a seguinte: No projeto de arcade que estou a fazer, tenho uma TV crt Sony Trinitron com duas entradas scart, uma diz RGB e outra nada. Suponho que se utilizar a RGB é onde vá ter melhor qualidade de imagem, certo?
Isto leva-me ao proximo ponto... para fazer a passagem do sinal VGA para o scart rgb tenho que utilizar um cabo destes:

vga_to_scart.png


Ou então uma coisa destas (UMSA - Ultimate SCART Adapter):
57_0.JPG


Depois tenho que utilizar o mod soft15 khz para fazer o output para as resoluções "nativas" dos jogos. e é aqui onde as minhas dúvidas disparam....
Este mod não prejudica de alguma forma a TV? É que acho que tinha lido, não sei onde, que este mod só podia ser aplicado já dentro do windows ou que a tv não podia estar ligada enquanto do boot da máquina... enfim... pu$%" confusão que já aqui vai na minha cabeça!

Resumindo.. essa é a melhor forma de passar o sinal do pc para a tv?
O mod é realmente preciso? Se for implica algum tipo de risco (tanto para o pc como para a tv)?
Existe outra alternativa com bons resultados?


Se alguém com experiência pudesse responder, fico desde já grato!
 
I_Eat_All tem o ultimo update,mas tive azar que tenho mais 3 lcd da familia cá em casa e todos suportam rgb 4:3 e fica bastante bom,não sei os modelos sem ver mas é uma philips recente 32",um LG com 4 anos de 32" e uma samsung com 2 anos de 27" e só esta philips que tenho é que não faz isso,comprei-a inicialmente para jogar PS3 e nesse aspecto é bastante boa.

a N64 ligada por RCA fica uma autentica porcaria,esse adaptador que referiste ia resolver algo?

Obrigado
 
Antes de mais quero agradecer a iniciativa do I_Eat_All com este tópico... está excelente!
Está completamente inacabado :( Mas não tenho tido tempo para mais.

Facto é que terminado ou não um espaço para duvidas destas dá muito jeito, andavamos a poluir as outras threads todas a falar de cabos :p
A questão que me anda a atrofiar é a seguinte: No projeto de arcade que estou a fazer, tenho uma TV crt Sony Trinitron com duas entradas scart, uma diz RGB e outra nada. Suponho que se utilizar a RGB é onde vá ter melhor qualidade de imagem, certo?
Certo, nas Sony quando o scart não diz RGB é porque é composite.
Isto leva-me ao proximo ponto... para fazer a passagem do sinal VGA para o scart rgb tenho que utilizar um cabo destes:

Ou então uma coisa destas (UMSA - Ultimate SCART Adapter):

Depois tenho que utilizar o mod soft15 khz para fazer o output para as resoluções "nativas" dos jogos. e é aqui onde as minhas dúvidas disparam....
Este mod não prejudica de alguma forma a TV? É que acho que tinha lido, não sei onde, que este mod só podia ser aplicado já dentro do windows ou que a tv não podia estar ligada enquanto do boot da máquina... enfim... pu$%" confusão que já aqui vai na minha cabeça!
Estou a seguir o teu raciocinio e fizeste bem o TPC, tudo o que dizes tem fundamentos bem reais, mas acho que normalmente o pessoal não perde muito tempo a explicar os porquês, apenas os nãos por isso vamos por partes.

Tu queres RGBS 15 KHz, o que a gráfica normalmente envia para fora é RGBHV, estes dois modos de video são muito similares e RGB das consolas poderia ser dado a ecrãs VGA se fosse progressivo, o HV de RGBHV é os canais de sync Horizontal (hsync) e Vertical (vsync), RGBS é apenas o sync horizontal, poderia ser chamado de RGBH.

A outra diferença é a voltagem, salvo erro o scart passa muito mais voltagem por isso caso não haja compensação pode haver undervoltage... Rebentar coisas à primeira com undervoltage não é incrivelmente provável e ao contrário era certinho, mas esses diagramas normalmente estão já compensados, de qualquer das maneiras comportamento desgovernado é mais perigoso a iniciar porque o comportamento imposto pelo software ainda não está lá. Também é possivel que a gráfica tente que a televisão mostre mais de 15 KHz e aí há uma incompatibilidade clara e simplesmente não haverá sinal passivel de ser mostrado, os casos onde pode queimar serão raros e dependentes do chassis ter protecções ou não (é um pouco como scar as pens sem as ejectar, com algumas TV's poderias fazer 10 anos disto sem problemas, outra pode mandar fumo à primeira). Diria que a maioria dos da década de 90 têm. Mas o facto de isso suceder é um problema de firmware/bios da gráfica.

Uma das soluções tanto quanto sei, é isto:

-> http://www.ultimarc.com/avgainf.html

Isso é um GPU rasca onde o firmware a arrancar manda 15 KHz, mas não estou muito por dentro.

Depois há soluções de downsampling que são completamente fail safe, mas... são caras. procura aqui pelo "get 240p back from 480p".Isto anula a necessidade de softmods, é meter o ecrã a 640x480 - o que qualquer gráfica ainda faz feliz e contente - e siga para bingo e se tentar maior não deve haver risco de rebentar nada na pior das hipóteses não dá imagem, na melhor... dá, estes equipamentos foram feitos com robustez em mente afinal de contas, seria inaceitável se uma solução de arcade não fosse robusta.

O problema... É as cablagens, tendem a ser bastante custom.

Mas são caros (e também não sei o preço da grafica que indiquei.

Mas o método do softmod será sem duvida o mais barato. Sinceramente acho é que pede um sistema dual screen, onde a televisão é o sistema escravo. Não é a coisa mais apelativa, mas é melhor que andar com switches de protecção (enable disable) como já vi em alguns tutoriais.
Resumindo.. essa é a melhor forma de passar o sinal do pc para a tv?
O mod é realmente preciso? Se for implica algum tipo de risco (tanto para o pc como para a tv)?
Existe outra alternativa com bons resultados?
Há alternativas, mas são todas mais caras.

a N64 ligada por RCA fica uma autentica porcaria,esse adaptador que referiste ia resolver algo?

Obrigado
Estamos a falar dos cabos S-Video para a N64 ou do Lenkeng 362?

Os cabos S-Video N64 melhoram muito a qualidade de imagem da consola. O Lenkeng 362 infelizmente não irá fazer nada porque trabalha em fullscreen, ia fazer scaling mas fá-lo-ia como a tua TV e a contar que depois a TV tivesse as opções que não tem. Há uma versão 4:3 (firmware diferente) mas não a vendem a utilizadores finais. Interessante era ter um switch, 4:3 e 16:9.

Isso significa que nada barato e não-modular te resolve o problema.
 
Última edição:
Back
Topo