Topico do LIXO (e de salvar aparelhos de acabarem no lixo) 56K Warning

civismo

Power Member
Seguindo a linhagem de outros tópicos por mim lançados, desta vez deixo aqui um tópico dedicado a todos aqueles que salvam aparelhos , moveis e objectos de acabarem no lixo.

Desde sempre que fomos educados para meter o lixo no lixo, sendo esse o caminho mais correcto

lixo2.gif


Mesmo agora com os ecopontos, nada acaba no caixotes, mas esse é o inicio de uma grande viagem, e os sitos de chegada são quase sempre os mesmos

Basta pesquisar sobre a lixeira de Jardim Gramacho , no rio de Janeiro (Ao que farece foiu encerrada a algumas semanas da conferência sobre o ambiente Rio+2)

jardim_gramacho_-_brazilie.jpg


jardim+gramacho+009.jpg


5473052680_66b72d6f5f_o.jpg


800x600



Em Portugal o cenário é parecido... basta ver as montanhas de lixo ao lado do incenerador da lipor. É só por dizer que estão mais arrumadinha e escondidas debaixo de umas lonas.

Moral da historia: O mais importante é reduzir o lixo que produzimos.

E os residuos electronicos / electricos também, o chamado e-waste.

Africa (ghana) , india e china são frequentemente os destinos do e-waste ocidental:

e-waste_picture.jpg


africa-e-waste-children.jpg


http://www.youtube.com/watch?v=dd_ZttK3PuM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=YhN8bEy7f8A&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=9j2KPxanzeA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=5A5zVNpkuzk

http://www.youtube.com/watch?v=ZHTWRYXy2gE&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=cfyKn5dRu1k&feature=related

Agbogbloshie16a.jpg


kai_loeffelbein_ghana_001_20481.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Ah?

O local para colocares isso é completamente errado. Isto é a secção Hardware > Dúvidas e Suporte Técnico.

Não , não é errado:

Passada a introdução, no meu dia a dia deparo-me com muitas situações em que um pinguinho de solda faz a diferença entre o "isso é lixo " e o "ainda vai funcionar mais uns anos" .

Espero que este tópico seja motivador para todos os reparadores e salvadores de tralha :)
De todo o tipo, electronica, mecanica, obras, moveis, tecidos, etc

Convido-vos a partilharem fotos e historias das vossas "salvações"

Acabei entretanto de savar mais um ecran de 17" LCD do ponto electrão ! ... um pequeno condensador de 1000uF pode facilmente fazer a diferença entre funcionar mais uns anos VS ir para o lixo

O problema deste é que o led (o verde, que indica que está aceso) piscava rapidamente e não chegava a ligar. Normalmente isto indicia problemas na fonte de alimentação ou nos inversores.
Este foi fácil, era apenas um condensador inchado na fonte de alimentação.

CUIDADO: Dentro dos ecrans há tensões elevadas e tensões MUITO elevadas , sobretudo na zona das bobinas (inversores) e nas saidas para as lampadas.
CUIDADO: MEsmo após desligado da corrente, os condensadores grandes podem continuar carregados (300V DC e mais) . Efectuar a descarga com uma lampada ou com uma resistencia

É incrivel a quantidade de equipamentos que vão para o lixo , quando muitas vezes o problema resolve-se com um pingo de solda.

Comportamo-nos como uma sociedade rica , mas não o somos, e talvez por isso Portugal esteja como está

E que tal meter a rapaziada dos cursos profissionais a arranjar mais coisas , por exemplo em parceria com o Ponto electrão ?


O condensador substituido é o que tem a cabeça pintada de preto
dscf6338g.jpg


Vista geral do ecran aberto :
dscf6339.jpg


Esta vivo !
dscf6341r.jpg




Por ultimo, um documentário interessante

obsolescência programada http://www.Youtube.Com/watch?V=pdpswanks-g&feature=player_embedded#!
 
isto devia estar é no geral:

compreendo que tenha tudo a haver, mas há secções especificas aqui no forum para cada coisa, isto é mais no sentido ecologico e não se enquadra bem aqui...

no entanto compreendo bem a mensagem que estás a tentar passar, é uma realidade nos dias de hoje, os despositivos electronicos são praticamente descartaveis, e niguem depois de passada a garantia manda arranjar nada, derivado aos custos, acaba por adquirir outro novo e descartar-se do velho...
tambem reparo o que consigo o que não consigo paciência pois a maioria das vezes não há possibilidade para tal, sobretudo quando toca a circuitos integrados que não se consegue arranjar para substituição, ou haver compativel mas ter de comprar um lote quando só se precisa de um...

longe vai o tempo que se adquiria algo e dura-se uns bons anos sem niguem se chatear, hoje desatualiza-se tudo muito rápido ou simplesmente a qualidade de fabrico não é ao mesmo nivel de a 20\30 anos, os aparelhos avariam com mais regularidade...

uns ex: tive uma maquina de lavar roupa cerca de 20 anos, só tive de lhe mudar a bomba uma vez, só foi trocada por outra nova, quando o motor deu o berro, a nova em cerca de 5 anos já abri 4 ou 5 vezes, para reparar a bobine do motor de tirar e meter agua e sistema de tubagens e é uma maquina de marca conseituada, as tvs crt's então nem se fala uma itt das primeiras a cores durou anos afio até o encrã ficar cansado, as seguintes que por cá passaram por casa já nem duraram metade do tempo...

tinha aqui muitas casas de reparações , actualmente todas fecharam, pois a cliente-la desapareceu, custo das reparações ,face aos preços praticados pelas grandes superficies e facilidades de pagamento, as pessoas preferem comprar outro despositivo mais actual ao reparar o velho, e ainda aquelas que gostam de andar sempre com o ultimo grito ainda pior, nem chegam a gosar as coisas, os telemoveis por exemplo...

mas pronto eu ainda aproveito as coisas e tiro peças , dá sempre jeito, mas há pessoal que nem se rala, vai tudo fora e tal como eu provavelmente nem sabem o desfecho , onde vai acabar o aparelho, pensava que na actualidade as coisas eram recicladas, mas pelos vistos os destinos sõ outros...
 
Boas,
Tenho um monitor LCD da LG, que neste momento só dá branco, como ainda não fui po-lo no electrão, pergunto se ainda terá arranjo?
Ele liga, apenas a imagem fica toda branca.
 
Entretanto hoje à tarde ainda estive a "entreter-me" um bocadinho com um HP DV4 que não ligava.

Meti-lhe uma bateria minha igual, e ainda arrancou, por isso deu para perceber que o problema estava na entrada de alimentação

Ainda tive a esperança que fosse o cabo, mas não, os 3 pinos estavam a chegar a board. E até acendia uma luzinha na frente do portatil, mas não carregava, pois não estava a puxar corrente da minha fonte de bancada.

Após alguns testes e mais algumas medições com o meu velhinho multimetro analógico, dei por um chip SMS Mos Fet de 8 pinos da Alpha-Omega - AO4433 .
Não tinha aqui nenhum, mas saquei um equivalente de outra board morta , neste caso foi um AO4407.
A maior parte do tempo foi curiosamente a de arranjar um chip equivalente.

Troquei-os, e voilá, fez-se o chocapic :D

Esta correu bem, no total devo ter demorado hora e meia até ao momento (falta montar de volta o portatil). Mas as vezes são horas e horas e horas perdidas sem resultados.
É mesmo assim, umas correm bem, outras nem por isso :P


Motherbord dadora do Chip (neste caso era de um fujitsu)
dscf1497l.jpg


O chip avariado e o que está bom
dscf1498.jpg


O problema / dificuldade é sempre a de encontrar a agulha no palheiro
dscf1507rl.jpg


Mais um salvo do ponto electrão :P
dscf1506l.jpg


dscf1503i.jpg
 
Boas,
Tenho um monitor LCD da LG, que neste momento só dá branco, como ainda não fui po-lo no electrão, pergunto se ainda terá arranjo?
Ele liga, apenas a imagem fica toda branca.

Pode ser muita coisa. Ja o abriste ?
Qual é o modelo ?

E falhou de uma vez, ou foi falhando aos poucos ?
 
Boas.

Tenho um monitor da Belinea de 19" e desde há uns tempos que quando o ligo, a imagem pisca e o led verde está ligado e apaga-se, parecendo que o monitor faz reset e estando sempre assim, até que passado umas horas, ele aquece e fica a dar imagem, parecendo que não tem nada.

Deixo aqui umas imagens da fonte de alimentação do monitor:

Imagem 1
Imagem 2

Pus as imagens assim, porque são grandes, para não estragar o layout da página.

Tem 3 condensadores inchados ( é o que me parece), pode ser disso que não liga logo ?

Cumprimentos.
 
Boas!

O forum faz resize :P

O problema que descreveste é mato !
No fundo, aquele que meti ali uns posts atrás tinha os mesmos sintomas !

Diria que com 99% de certeza que é esse o problema. Mas pode haver ai mais coisas, já me acontecer trocar condensadores inchados e haver problemas na placa de video tambem.

Mas no teu caso tou com fé que é só trocares os gajos e isso fica fixe para mais 100.000Kms !

Atenção : Os condensadores que vais meter têm que ter o mesmo valor (uF , Voltagem e TEMPERATURA)
No teu caso parecem 470uF , 25V , suportam ate 105 Graus de temperatura

CUIDADO: Dentro dos ecrans há tensões elevadas e tensões MUITO elevadas , sobretudo na zona das bobinas (inversores) e nas saidas para as lampadas.
CUIDADO: MEsmo após desligado da corrente, os condensadores grandes podem continuar carregados (300V DC e mais) . Efectuar a descarga com uma lampada ou com uma resistencia

15062012070.jpg


15062012069.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Nao arrisques, nem que os curto-circuites so para teres a certeza.
Em qualquer loja de electronica devem ter condensadores desses

Es de onde ?
 
Última edição pelo moderador:
Deves ter por ai casas de electronica, senao tens muitas em lisboa.

Entendes-te com o ferro de soldar , ou tens algum amigo que tenha a vontade a soldar ?
 
Última edição pelo moderador:
Engraçado que há algum tempo criei um tópico exactamente do mesmo. Mas na altura quase não teve adesão de ninguém :(

O meu caso também é um LCD. Um Samtron/Samsung de 17' que deixava de dar imagem passado uns 30 minutos. A pessoa em questão pura e simplesmente deu-mo para o mandar ao lixo.
15 minutos de pesquisa, e descobri que isto era uma falha comum do processador destes ecrãs, e uma resistência entre dois dos pinos resolvia o problema.
O que é certo é que já passaram 2 anos, e ele ainda funciona como uma campeão.

Para quem precisar, vídeo sobre o mesma solução que fiz.
http://www.youtube.com/watch?v=kwU3wOV2pO0
 
Também sou de Alenquer e por aqui não há casas de electronica.

O que vale é que estamos a 30 km's de Lisboa e é rapido ir lá.

Compro muita coisa na Robert *****.

A ultima coisa que comprei foi os componentes todos para fazer um amplificador de Headfones.

Cumps
 
Última edição:
Deves ter por ai casas de electronica, senao tens muitas em lisboa.

Entendes-te com o ferro de soldar , ou tens algum amigo que tenha a vontade a soldar ?

Como o user "Raspa" disse, aqui não há casas de electronica.

Acho que só há 1 em vila franca de xira, quando puder dou lá um saltinho.

Sim, eu entendo-me com o ferro de soldar.
 
Tenho 1 HP que tinha o problema cronico da gráfica estar sempre a "descolar-se" da mb então o ecra parava de dar imagem ou riscos, foi pra um conhecido meu que la aqueceu o chip e o portatil voltou mas passado uns 3 meses la veio uma data de riscos. Desmontei portatil e lá aqueci o gpu mas deixei demais e o gpu fez "bolhas", lixei o gpu entao. Há maneira de retirar o gpu e colar outro lá ou em vale pena pensar nisso?
 
Tenho 1 HP que tinha o problema cronico da gráfica estar sempre a "descolar-se" da mb então o ecra parava de dar imagem ou riscos, foi pra um conhecido meu que la aqueceu o chip e o portatil voltou mas passado uns 3 meses la veio uma data de riscos. Desmontei portatil e lá aqueci o gpu mas deixei demais e o gpu fez "bolhas", lixei o gpu entao. Há maneira de retirar o gpu e colar outro lá ou em vale pena pensar nisso?

So fazendo o reballing, tipo sacar o chip, limpar os contactos e meter outro.

Pesquisa reballing HP no youtube

Mas se fez bolhas no GPU, provavelmente lixaste mais componentes nas imediações...

Ja agora por curiosidade, nesses 3 meses que ainda durou, jogaste / puxaste pela grafica ?
 
Este video de um gajo a trocar condensadores ta giro

[video=youtube;2S-ztxZZBUQ]http://www.youtube.com/watch?v=2S-ztxZZBUQ&feature=fvwrel[/video]
 
Back
Topo