Topico do LIXO (e de salvar aparelhos de acabarem no lixo) 56K Warning

#senso

Obrigado pela tua ajuda.

Bom pra já consegui os componentes que foram possíveis na Aquário, sempre fica mais à mão, mas alteram-me as referências do mosfet e do díodo D860, como não estou familiarizado com as referências fiquei com algumas dúvidas, mas comprei. Já agora vê se são compatíveis e se servem. Sei que o mosfet passou de 15A a 20A, foi bem mais caro mas jugo que não será problema, não sei é o que significa o "S5" e não encontro nenhuma informação sobre o que representa o HAF024 no original e HKV320 no que comprei. Quanto ao Díodo tb só tinham de 12A e não entendo nada das inscrições que tem.

Ainda não instalei nada, pois vou recorrer a um familiar que tem uma estação de soldadura digna para poder restaurar a solda do smd.

Vê pf se estão adequados, antes de eu os instalar.

As referências são estas:

Componente original

Resitências Fusível
0.2 Ohm 1W 5% Comprei RFCR22 0.22 Ohm 1W (0.25€)
CQ MET T4A 250V Comprei FUSECIF4A (0.45€)


Resistência SMD
SMD 10KW 1/16W Pakage 0603 (10Un) Comprei RCB10KW 1/2W (axial) (0.03€)


Diodos
ISL9R860PF2 8 A, 600 V, STEALTHTM Comprei STTH12R06D (3.5€)
IN5406 Comprei IN5406 (0.2€)


Transistores
MOSFET 15N60C3 HAF024 Comprei SPP20N60S5 HKV320 (5.45€ se fosse o SPA20N60C3 ficava por 2,6€ mas n tinham)

Mosfet%20e%20Diodo%20comprados.JPG


Neste momento os custos diretos em material vão em 9.88€
 
Última edição:
Parece-me tudo OK, o mosfet tem um rating de voltagem ligeiramente mais baixo, mas o RDSon é mais baixo tambem, logo vai aquecer menos.
O diodo tambem serve perfeitamente.
Esses códigos são date codes/códigos para saber o batch e onde foi feito/encapsulado, não fazem tecnicamente parte do part number, mas estão explicados nas datasheets(ás vezes).

Agora é reparar a board antes de soldar o que quer que seja.
Tens de arrancar eses cobre torrado todo.
 
(...)
Agora é reparar a board antes de soldar o que quer que seja.
Tens de arrancar esses cobre torrado todo.

Já tinhas referido isso antes e fiquei com duvidas. A que cobre torrado te referes? A única parte da pista que aparece danificada na board é a zona onde encaixam os pinos do diodo D856, em que os casquilhos sairam juntos com o diodo velho.

A solda do SMD sofreu com a explosão da FR851 e a minha ideia é restaura-la.

Não percebi o que deveria retirar ou raspar nas pistas da board, parecem-me bem, será só limpar com flux e soldar os novos componentes.

Nota: Já agora porque é que as minhas imagens não aprecem como as do #civismo neste post?
 
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Vamos por pontos:
Adiciona um bocado de solda quanto queres remover um componente, a solda aumenta BASTANTE a área de contacto e tens muito melhor condução de calor para que o componente seja mais facil de remover, basicamente ai assaste a fibra á volta das vias e arrancaste isso tudo, o que vale é que só tem uma layer e facilmente re-soldas ai outro diodo.

Essa resistência smd está rebentada, á que a trocar, isso mandou ai um dV/dI tão elevado que um dos pads da resistência evaporou tal foi a potência momentânea que lhe foi aplicada.
Refiro-me a isto:

Zona_queimada.jpg


Tens de remover esses dois componentes, tirar a resistência PTH e a resistência SMD, agarrar em alcool etilico ou isopropilico e numa escova de dentes e esfregar TUDO o que está na zona marcada a vermelho, os pads da resistência SMD têm de ser raspados porque estão queimados e a fibra de vidro da pcb que está por baixo tambem está ligeiramente queimada, tornando-a assim condutora, se não limpas isso, deixas basicamente a fazer a fazer um curto nessa zona.
 
Já corrigi as imagens como indicaste, agora estão visíveis, obrigado.

A limpeza já foi feita, nas fotos que não se viam tem algumas já com o circuito limpo como indicaste e a FR851 removida.

A SMD R885 que se vê na primeira foto que replicaste antes é a que foi alvo do fluxo da queima da FR851.

Vou refazer a solda na zona da pad afetada. Neste momento ela está a responder, mas já comprei a RCB10KW 1/2W (axial) no caso de ter de a substituir.

Depois de retirar o díodo e o mosfet, ainda farei mais uma limpeza e verificarei o estado a cobertura envernizada.
 
O pad não está lá, toca-lhe com o ferro no outro pad que ficas logo com ela agarrada ao ferro.
Não esquecer, fluxo e uma gota de solda ajudam MUITO a remover os componentes.
 
Eu tenho aqui um rato que basicamente o cabo USB de estar encostado à parede a fazer dobra junto ao conector, começou a ganhar mau contacto, e por vezes o rato desliga, e tenho de ir lá e "aperfeiçoar" a dobra do cabo.
Será possível comprar uma ficha USB nova e trocá-la. Ou seja cortar a ficha atual do cabo e colocar uma nova já numa zona em que o cabo não tem a tal dobra?
O cabo tem de ser soldado à ficha ou pode existe de encaixe?
 
Eu tenho aqui um rato que basicamente o cabo USB de estar encostado à parede a fazer dobra junto ao conector, começou a ganhar mau contacto, e por vezes o rato desliga, e tenho de ir lá e "aperfeiçoar" a dobra do cabo.
Será possível comprar uma ficha USB nova e trocá-la. Ou seja cortar a ficha atual do cabo e colocar uma nova já numa zona em que o cabo não tem a tal dobra?
O cabo tem de ser soldado à ficha ou pode existe de encaixe?

Para o trabalho ficar mais bem feito era arranjares um rato avariado, tirares de lá o cabo e meteres nesse. Isto envolve soldar o cabo diretamente na board do rato.

Uma forma menos elegante era cortares um cabo de alguma coisa avaraida, aproveitares a ficha que liga ao pc com um pouco de cabo, fazeres o mesmo ao rato e juntares os fios correspondentes e ficava remendado. Aqui para ficar bem também deveria envolver soldar os fios, mas na falta de saber como se faz ou de ferramenta, podes sempre só descarnar, juntar e isolar com fita adesiva
 
O pad não está lá, toca-lhe com o ferro no outro pad que ficas logo com ela agarrada ao ferro.
Não esquecer, fluxo e uma gota de solda ajudam MUITO a remover os componentes.

entao, como isso ficou ?

Por enquanto ainda não procedi à substituição dos componentes.

Entretanto encontrei mais um díodo (SMD) com passagem nos dois sentidos o D811 assinalado na imagem (circuito controlador do mosfet Q853).

Circuito%20controlador%20PFC%20%281%29.JPG


Dado tratar-se de mais um SMD e agora perceber que poderá haver mais problemas ao nível deste circuito estou a ponderar recorrer a outsourcing para a substituição deste SMD e restantes componentes assim como testar o circuito.

No entanto o desfecho deste processo será relatado aqui no forum, afim de ficar disponível para quem possa vir a necessitar desta informação.
 
Que belo tópico, nem o conhecia :)
Eu tenho aqui um carregador de baterias de carro/mota.
Sempre o usei para carregar e manter a bateria do meu r5 que só sai para alguns passeios lol
Ora bem de um dia para o outro morreu.
Desmontei-o e vi um condensador inchado.
Segue foto


Acham que posso ter mais algum problema?
Aquele condensador fica logo na saída
Seguem fotos do resto
http://imgur.com/YqiR0JT
http://imgur.com/PbFNNtI
http://imgur.com/M4IeBia
http://imgur.com/Fg6n1h6
http://imgur.com/rM1dSXj

Obrigado e cumprimentos
 
Última edição:
É comprar um com especificações iguais e substituir, só que a comprares em lojas de eletrónica cá só vais levar com material chinês/sem marca que tambem não é das melhores coisas.
 
Pois, mas preciso do carregador, estar a esperar que chegue material de fora é complicado. Na loja onde costumo comprar material, vou pedir um dos melhores a ver se eles têm.
 
Se arranjasse um écran igual a esse com o display eatalado seria facilnsacares.lhe a fonte :)

Pois, mas não é facil encontrar. Apesar do problema que tive, o monitor tem boa qualidade de construção e o painel não parece avariar tão facilmente. Se fosse uma TV, não faltariam exemplares com o painel partido devido a quedas ou acidentes.

Este é o problema de não comprar equipamentos mainstream. Se fosse um modelo com grandes vendas, a probabilidade de encontrar um acidentado seria maior, assim como placas ou componentes. E mesmo nos Estados Unidos onde devem ter sido vendidas mais unidades, as avarias são equivalentes à minha, power board.

Ainda bem que os monitores mais recentes, por força das modas de slim fet, já vem com as fontes externas como nos portáreis. Há muito que deveriam ser assim, afinal as fontes são a origem da maior parte das avarias e da libertação de calor dos equipamentos. Se fosse o caso deste, bastaria trocar ou reparar a fonte, sem sequer ter de abrir o monitor.
 
Mas isto agora é tudo da China! Como distinguem se é bom material ou não?!

Algumas marcas tem componentes de confiança, por exemplo em condensadores electrolíticos tens os Panasonic FR, FM, FC, mas se fores muito exigente tens os condensadores que normalmente os audiófilos preferem.

Os que encontrei neste monitor Dell são Su'scon um fabricante de Taiwan, mas os americanos parece que não gostam lá muito deles, queixam-se que incham e furam muito. No meu caso, preferia que tivesse sido essa a avaria, pois seria muito mais fácil a reparação.

Mas deve haver por aqui utilizadores com experiência nas diversas marcas de componentes que te poderão ajudar melhor do que eu.
 
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