Topico do LIXO (e de salvar aparelhos de acabarem no lixo) 56K Warning

Parece-me que isso funciona porque tem alimentação redundante e a outra ligação está boa. Sendo uma gráfica já antiga eu deixava estar como está antes que se façam asneiras sem querer e fique pior
 
Nem sabia da existencia deste topico, na semana passada mandei uma impressora/scaner hp para o lixo porque só puxava folhas de um lado, entortando a folha e não imprimindo, como já tinha outra a 1 ano pelo menos, foi para o lixo para desocupar, se soubesse perguntava aqui se alguem a queria x)
 
Desterrando este tópico.

Substituição de células NiCD de uma BOSCH GSR 14,4V por Li-ion Lithium 18650.

Já alguém efetuou este procedimento? Estou com um problema, a BMS board que utilizei não aguenta o arranque da máquina, corta a corrente ao premir o gatilho.

Desconfio da qualidade e do design do circuito da board chinesa que comprei https://pt.*****.com/item/New-Arriv...108.1000016.1.cc7b7c6eOeJsNs&isOrigTitle=true

Num forum Russo encontrei alguém que passou pelo mesmo problema com esta board e resolveu introduzindo um condensador SMD, mas eu não tenho como efetuar a solda de SMD e não quero estar com esse trabalho, prefiro comprar outra board em condições.

https://mysku.me/blog/*****/58000.html

Alguém sabe ou conhece onde posso comprar uma BMS board com proteção e balanceamento tanto da descarga como no carregamento, de qualidade segura? Nos sites chineses mais conhecidos as placas são praticamente todas as mesmas e não acredito que venha a ter resultados diferentes.

Deixo um video do problema https://qiarqq.s.cld.pt
 
Eu sei, mas é demasiado pequeno, é um SMD 0603 se tentar, no sitio que é derreto tudo :)

Os asteriscos que o Zwame colocou no link, podes substituir pelo nome do site chinês mais conhecido, pertencente ao grupo ***** do Jack Ma.

Eu receio é não encontrar uma placa em condições. Já enviei um mail para o comprador desta outra placa na amazon e ele respondeu-me de que não encontrou nenhuma placa que ultrapassa-se o problema.

Os vídeos que tenho visto com máquinas a funcionar bem com placas destas, nenhuma é igual à minha. A única GSR que encontrei, o trabalho estava tão assapateirado, nem aplicou placa BMS nem nada.
 

30A até me parece um exagero para esse aparelho. Dá mais de 300W.

Perguntas:
1) que condensador recomendaram (valor da capacidade e tipo - cerâmico/electrolítico/etc)?
2) qual é a corrente no arranque, quando o BMS não a limita (atenção que o multímetro que tens poderá não servir para medir tal corrente, por eventualmente ser superior a 10A)? e a corrente em funcionamento contínuo (sem carga mecânica, ou seja, "sem estar a furar")?
 
Pois o Russo faz uma análise super completa, com testes à placa e apresenta imensos gráficos e esquemas, foi-me recomendado neste canal de youtube na resposta ao meu comentário logo no início aqui

Como o link que me recomendou não pode ser colocado no zwame por cortar a palavra Aliexp... no comentário do youtube podes aceder ao link.


1nformatica Há 4 dias
It happens because the short circuit protection activates due to the large switch on current of the drill. There is a possible fix by putting a capacitor on the board see here : https://mysku.me/blog/*****/58000.html You will need to translate from Russian!

E no final o Russo chega à seguinte conclusão:

"Eu tentei as duas opções - ambos funcionam. Na segunda variante, a chave de fenda não é desligada sob nenhuma circunstância - a partida, o bloqueio de rotação - está girando (ou tentando o seu melhor). Mas, de certa forma, não é fácil viver com proteção desativada, embora ainda haja proteção contra curtos-circuitos nos chips.
Na primeira versão, a chave de fenda começa com confiança em qualquer impressora. Só consegui desligar quando iniciei na segunda velocidade (aumentada para perfuração) com um mandril bloqueado. Mas mesmo assim ele está tremendo antes de se desconectar. Na primeira velocidade, eu não conseguia tirá-lo. Eu deixei essa opção para mim, completamente me convém.

A placa tem até lugares vazios para os componentes e um deles parece ser especialmente projetado para este capacitor. É calculado para o tamanho de SMD 0603, aqui eu soldei 0,1 microfarads (circulados em vermelho):"

b0d7d2.jpg


Neste outro video do Youtube um comentário tb aponta para a colocação de um condensador, neste caso de 330nf na saída, mas não percebi como.

Samir HageHá 4 meses
Coloque um capacitor multicamafa de 330nf na saída. Vai normalizar.


E a tentar resolver a situação com o chinês que vendeu a placa, ele acabou por fugir à questão respondendo que a placa não é indicada para máquinas de furar elétricas. No entanto ela responde bem quando forneço energia com o gatilho no fundo. E não faltam placas destas aplicadas em aparafusadoras pela internet.

"Dear,
Thanks for your message.
Dear,Because the electric current of the electric drill is very large, the overcurrent delay of this protection board is conventional, so it is not suitable for electric drills.
Pls know.
Best regards!"

Só tenho este multímetro e ainda não tentei medir a corrente. Será que pode ir muito além dos 10A?

A Julgar por esta DeWaltt DW988 de 18V, se não aplicar carga, não deve ultrapassar os 10A, vou testar para ver o que dá.
 
Última edição:
Eventualmente, o que é feito com esse condensador é atrasar a resposta da protecção contra curto-circuito, fazendo com que a corrente de arranque não seja detectada ou apenas detectada parcialmente (já dentro de um valor aceitável).

Também podes experimentar colocar um condensador (ou um paralelo de condensadores) de 1, 10, 100 e 1000 uF na saída da placa BMS. A ideia é que este condensador forneça parte ou a totalidade da corrente de arranque da máquina.

Ao medir correntes que possam atingir 20 ou 30A, com esse multímetro, vais estar a arriscar um pouco...
 
Última edição:
Pois, mas já acredito que a placa seja mesmo limitada. Estive a medir a amperagem com a máquina sem carga, para despistar picos elevados no arranque, e não me parece nada de mais. https://03bjsp.s.cld.pt

Não entendi bem o que referiste, dizes para colocar 4 condensadores um de 1uf outro de 10uf, outro de 100uf e outro de 1000uf todos em paralelo na saída da placa? Já agora porquê vários e de capacidades diferentes? No fundo teremos 1111uf.

E quanto ao tipo, qual o mais indicado? Poderão ser eletroliticos de 25v ?
 
Pois, mas já acredito que a placa seja mesmo limitada. Estive a medir a amperagem com a máquina sem carga, para despistar picos elevados no arranque, e não me parece nada de mais. https://03bjsp.s.cld.pt

O cerne da questão é a corrente no arranque, e não a corrente sem carga mecânica.

Outra coisa: qual é a corrente máxima de descarga que essas células 18650 suportam? Não consegui encontrar um datasheet com valores.

Não entendi bem o que referiste, dizes para colocar 4 condensadores um de 1uf outro de 10uf, outro de 100uf e outro de 1000uf todos em paralelo na saída da placa? Já agora porquê vários e de capacidades diferentes? No fundo teremos 1111uf.

Porque diferentes tipos de condensadores com diferentes capacidades são mais lentos ou mais rápidos a responder a solicitações de corrente mais rápidas ou mais lentas (diferente resposta em frequência).

E quanto ao tipo, qual o mais indicado? Poderão ser eletroliticos de 25v ?

Não te ponhas a encomendar condensadores de propósito... mas desde que suporte a tensão máxima da bateria (4.2V*4~17V) serve.


Eu penso que as melhores apostas seriam:
1) visualizar a corrente de arranque num osciloscópio, para ter uma noção do valor máximo atingido e duração do pico, e visualizar a mesma corrente com a placa BMS, para perceber quando/como a protecção é activada
2) obter um esquemático da placa BMS (pedir ao vendedor?), para ver se dá para colocar algo como o tal condensador para atrasar a resposta da protecção contra corrente excessiva
 
Essas células cinzentas também não sei, as que utilizei no primeiro video eram umas LG ABD 11865 com 3000mAh. Mas tenho várias, umas permitem 5,2A outras 20A de descarga continua.

Já percebi a ideia dos diferentes condensadores.

De momento não tenho condensadores à mão para testar, terei de comprar. No entanto, atendendo ao custo da placa, na ordem dos $2 a $3 USD, se encontrasse uma tipo esta, e tivesse a certeza que funcionava preferia.

Pois se tivesse um osciloscópio, era mais fácil verificar as correntes vou ver se algum conhecido meu tem. Quanto a obter o esquema da placa também deve ser difícil, o vendedor deve ser apenas comercial.

A minha ideia seria testar uma solução do tipo aplicar um condensador, caso não resulte, comprar outra placa diferente e se tb não resultar, utilizar um transformador e passa a ser uma aprafusadora com cabo :) isto para não recorrer a pilhas recarregáveis tipo eneloop de Ni-MH.

Mas custa-me, pois encontro tantos vídeos na net com transformações destas a funcionar.
 
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Não é um oscilador, é um osciloscópio.

Porque não pedes o esquemático (schematics, em inglês) da placa que tens ao vendedor? Pode ser que haja possibilidade de colocar o tal condensador/modificar a resposta da protecção de curto-circuito (pode eventualmente ser através da mudança de uma resistência).

Será que vale a pena andar com tanto trabalho? Eu vi algures que se encontra um bateria nova por 20-30€.

Além disso, se ainda tens a bateria velha, podes substituir as pilhas que lá estão dentro por elementos NiMH apropriados para dispositivos de potência (o vendedor 'hunk_lee' do eBay tem produtos de qualidade)
 
Última edição:
Tira um condesador ceramico de algum aparelho estragado que tenhas por ai e mete no circuito como o russo diz, um 104 é o que ele indica mas podes tentar outro valor.
ceramic-capacitor-for-television-250x250.jpg
 
WindWalker
Já corrigi o osciloscópio, tinha me enganado a escrever.

Vou pedir o esquema, mas duvido que tenham ou forneçam.

Baterias para esta Bosch por 20~30€? Numa loja de ferramentas pediram-me 80€ e continuaria com uma NiCd. Em sites chineses aparecem umas concorrentes por esses valores, mas eu não confio na qualidade das células que trazem.

Quanto a aplicar novas células NiMH como já tinha referido acima, é uma possibilidade, apesar de ter feito isso num aspirador portátil e em menos de 3 anos estão iguais às velhas. E foram compradas na Aquário. O problema é ser usado muito raramente. É o caso da aparafusadora chega a estar meses sem ser utilizada. E nestes casos as baterias de lítio são mais adequadas. Por outro lado, todas as ferramentas elétricas agora vem com baterias de lítio. Ja visitei a loja do hunk_lee ele tem muita coisa, mas nenhum kit de baterias 14,4V para a minha GSR, teria de comprar as células uma a uma.

ruben-moniz

Pois, o problema é conseguir soldar no sitio :) já viste o quanto é pequenino? Soldar um SMD com pinça, ar quente e microscópio ainda vai, agora um condensador normal...

Zona%20a%20soldar.png
 
Ora aqui vai o primeiro teste com um condensador à saída da bateria.
Nesta quinta feira passei na Aquário e aproveitei para comprar um condensador eletrolítico de 100uf 25V por 11 centimos para testar.

Fiz o teste há pouco e ficou melhor, já consegue arrancar com mais facilidade, mas se formos rápidos a carregar no gatilho bloqueia de igual forma. Depois fica um tempo em que a voltagem à saída vai subindo lentamente, (no vídeo acelerei essa parte) até atingir o valor normal. Será o carregamento do condensador? Se tentar pressionar antes de chegar aos 15V não arranca. Penso que aqui está a razão da tua ideia de colocar os vários condensadores devido à diferença na velocidade de resposta à solicitação de corrente.

Video
 
Novos testes agora com mais 3 condensadores de 22uf 35V em paralelo com o de 100uf 25V.
O resultado é bem melhor, o que indica que os 100uf eram manifestamente insuficientes.

Vejam o video.

Como poderei resolver agora o problema do carregamento?

Update: Acho que encontrei o esquema da placa.

d4b173.jpg
 
Última edição:
Aproveitar a thread para uma situação que me deparei hoje.

Fui à uma sucataria que compra lixo eletrônico me livrar da tralha que tinha em casa e deparei la um monitor BENQ avariado, mas em bom estado físico de conservação, apesar de ter 5 anos e meio (fabricação de jan 2014), só com poeira e dedadas e alguma oxidação nas portas HDMI/DP.

E era grande, 24 ou 25", esqueci de ver o modelo, mas era parecido com o benq xl2420t, que parece ser um monitor top, mas o suporte dele não tinh o acabamento vermelho... Tem 2 HDMI + DVI + VGA + DP.

Mas como não sei o problema e o facto de estar a pé e a chover (fui lá de Uber e voltei a pé pro meu emprego) deixei ficar.

Mas fiquei intrigado e talvez ainda volte lá amanhã ou na próxima semana ver se ele ainda esta lá.

Como poderia diagnosticar a avaria e ver se tem reparo barato?
- Se for fonte, não é difícil encontrar algo no ebay ou algo assim e custa ai uns 25$ em média.
- Se for painel que é caso perdido, mas ai entretanto dá para render uns trocos vendendo a fonte/logic board.
- Logic board é a mesma coisa, difícil de encontrar ou justificar o custo.

Outra coisa que la vi que é o sonho do modder hardcore, a caixa de um mac pro :D
 
Onde é que fica essa sucataria de lixo eletronico?
Eu uma vez fui a um ecoponto a ver se eles tinham baterias de portáteis (para lhes retirar as células) e foi um Deus me Livre. Disseram-me que dali não sai nada, só entra. Que se quisesse alguma coisa tinha de pedir na câmara municipal para que autorizem. Liguei com a área do ambiente da câmara e falei com um engº responsável que me ficou de dizer alguma coisa... até hoje. É esta a preocupação com a reutilização de quem nos governa.

Esse monitor é como dizes, se for problema da fonte é fácil, mas o mais certo é ser tela e aí não há nada a fazer. Só depois de veres é que ficas a saber. Para diagnosticar tens de o ligar. Se não der sinal nenhum, pode ter sido da fonte, mas tb pode ser a MB. Vê se consegues saber se já foi aberto. Normalmente ficam vestígios nos plásticos de passar a chave ou cartão tipo MB para abrir. Se já foi aberto, fechado e enviado para a sucata, não esperes coisa boa :)

Em relação ao meu post sobre a substituição de células NiCD de uma BOSCH GSR 14,4V por Li-ion Lithium 18650, terei novidades em breve. A situação ainda não está terminada, mas acho que solucionei o problema, veremos quando chegar o material da China.

Depois de solucionado farei um relatório para ajudar quem por aqui passar.
 
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