Topico do LIXO (e de salvar aparelhos de acabarem no lixo) 56K Warning

O meu problema muitas vezes é não saber onde arranjar material electrónico, alguns tipos de condensadores, transístors específicos é difícil! :\
 
O meu problema muitas vezes é não saber onde arranjar material electrónico, alguns tipos de condensadores, transístors específicos é difícil! :\

Ha 10 ou 15 anos antes da net podias dizer isso - e os tecnicos antigos bem sabem que era assim - , mas hoje com a net só não tens o que não queres :)
 
Ha 10 ou 15 anos antes da net podias dizer isso - e os tecnicos antigos bem sabem que era assim - , mas hoje com a net só não tens o que não queres :)
Vou dar um exemplo, eu tenho uma motherboard que explodiu um transístor, procurei pela net pela referencia que aparece la e não me apareceu nada em lado nenhum, eu sei mudar mas não tenho onde arranjar isso! :\
 
Vou dar um exemplo, eu tenho uma motherboard que explodiu um transístor, procurei pela net pela referencia que aparece la e não me apareceu nada em lado nenhum, eu sei mudar mas não tenho onde arranjar isso! :\

Diz la qual é / mete aqui a foto. E qual é o modelo / marca da board ?

Nota: Podes ter algum problema que tenha levado o transistor a explodir ... e ao meter um novo que ele venha a explodir novamente :)
 
Hoje depois de apanhar mais uma pilha de nervos com as portagens da ascendi, resolvi relaxar um pouco ... e o que melhor para relaxar do que salvar um ecran LCD do tenebroso ecoponto ?!?

Neste caso eram 2 ecrans LCD de 17" , ambos com ficha VGA partida.
Costuma ser facil quando dá para trocar o cabo, mas no caso destes é lixado pois o cabo ven inteiriço lá de dentro.

Como era util termos mais 2 ecrans ao serviço, desafiei o meu colega para uma competição de quem conseguia soldar uma ficha de VGA primeiro ...

Eis o material a jeito :

dscf3457m.jpg


dscf3458r.jpg


Eu sabia que o meu colega era despachado a soldar ... mas foi devastador ... ele acabou a soldadura em 20 ou 30 minutos!
Quando ele acabou estava eu a desistir e a começar do zero novamente :)
Conclusão: eu demorei umas 2 horas no total! Claro que entretanto tive uma guerra enorme para meter o chouriço de fios dentro da capa da ficha, e ele vai ter que fazer isso amanhã.
Seja como for ha-de haver mais alguma diferença do que simples habilidade... assumo que os fios do ASUS que reparei fosse mais finos / frageis que os do Belinea... Tive que refazer algumas soldaduras 3X !

dscf3460j.jpg


dscf3461j.jpg



No final, antes de fechar a tampa testei, e antes de aparafusar enchi a ficha com termocola, ficou um belo sarcofago para os fios não abanarem / torcerem.


No final ficamos ambos a ganhar, pois temos mais 2 ecrans que bem jeito vão dar. Contudo tenho que dar os parabéns ao meu colega e tirar-lhe o chapéu, ele é o ferro de soldar mais rapido do oeste !

dscf3462k.jpg


dscf3465m.jpg


Em jeito de conclusão final, este é um daqueles serviços que já nao fazia ha uns bons anos ... e enquanto me lembrar não voltarei a faze-lo, lol !
Ha trabalhos que não compensa fazer, pois o valor de uma reparação destas facilmente custaria o mesmo que um ecran destes a trabalhar bem em segunda mão.
Mas lá está, há tambem o gozo de o fazer, e o acto de salvar aprelhos do tenebroso ecoponto ... isso também é de valor :)
 
Tenho uma questão para os mais entendidos na máteria.
Tenho uma board Asus A8N-E, em que a porta sata 1, está com problemas de funcionamento, em que as vezes detecta o disco outras não, e nas vezes que detecta após um tempo dá BSOD, troquei o disco que estava nessa porta para a porta 2 e deixei de ter esse problema.
Após ter percbido que deixei de ter problemas, estive a ver a melhor os componantes da board e reparei que há 2 condensadores que estão inchados, isso poderá influenciar o mau funcionamento da porta sata 1?
Mais tarde posso colocar fotos dos dos ditos condensadores.
 
Boas!

Gosto dessas boards, na altura preferia AMD a Intel.

Não é frequente haverem condensadores inchados nas boards ASUS; mas já tenho apanhado.

E se há condensadores inchados, quase de certeza que são eles os responsaveis pela instabilidade que andas a experienciar.

Quais são eles ?

13-131-530-02.jpg
 
Agora não estou em casa, mas quando chegar depois 20h já vejo isso.
Além desse sintoma na porta sata 1, tenho problemas com o som, atrás do painel traseiro estão os pinos para o painel frontal de som, caso não tenha lá os cabos ligados, fico sem som na saída principal de som do painel traseiro.
 
Agora não estou em casa, mas quando chegar depois 20h já vejo isso.
Além desse sintoma na porta sata 1, tenho problemas com o som, atrás do painel traseiro estão os pinos para o painel frontal de som, caso não tenha lá os cabos ligados, fico sem som na saída principal de som do painel traseiro.

Boas!

Devem ser problemas distintos :

Isso do audio provavelmente acontece pois talvez precises de meter uns Jumpers a fazer o bypass do front panel.

Confirma no manual se não é como te estou a dizer

Sera algo assim:

Audio_frontal.jpg
 
Pois deve ser isso, porque apenas estão lá os jumpers, porque a caixa que tenho veio sem cabos de som do painel frontal.
Obrigado pela explicação, porque nunca percebi porquê que sem isso o som principal traseiro não funcionava. Já aprendi mais alguma coisa :D

EDIT: Os condensadores inchados estão marcados a amarelo, um fica ao pé das ligações IDE e o outro fica entre as 2 PCI que estão a esquerda.

13-131-530-02.jpg
 
Última edição:
Boas pessoal,

Então é assim. Tenho um Pavilion DV5 que não liga... Não liga, não dá sinal de carregar, nada...

Já desmontei isto tudo e estava tudo sujo, claro (Isto é de um amigo).
Ainda assim, gostava de lhe poder dar o pc de volta a funcionar alguém tem alguma ideia?
Já dei uma viste de olhos nos condensadores e objectos parecidos e não tem nada refentado nem inchado pleos menos aparentemente...

Cumps ;)
 
Pois deve ser isso, porque apenas estão lá os jumpers, porque a caixa que tenho veio sem cabos de som do painel frontal.
Obrigado pela explicação, porque nunca percebi porquê que sem isso o som principal traseiro não funcionava. Já aprendi mais alguma coisa :D

EDIT: Os condensadores inchados estão marcados a amarelo, um fica ao pé das ligações IDE e o outro fica entre as 2 PCI que estão a esquerda.

13-131-530-02.jpg

É importate mudar esses condensadores, bem como outros que estejam eventualmente em paralelo com esses dois.
Mas antes do mais devias trocar esses dois, e ver se fica estavel. Se ficar OK nem mexas mais :)
 
Boas pessoal,

Então é assim. Tenho um Pavilion DV5 que não liga... Não liga, não dá sinal de carregar, nada...

Já desmontei isto tudo e estava tudo sujo, claro (Isto é de um amigo).
Ainda assim, gostava de lhe poder dar o pc de volta a funcionar alguém tem alguma ideia?
Já dei uma viste de olhos nos condensadores e objectos parecidos e não tem nada refentado nem inchado pleos menos aparentemente...

Cumps ;)

Isso é capaz de ser o circuito de alimentação ... já apanhei uns quantos assim

Se reparares bem, já aqui tinha escrito isso mesmo: "Ha muitos HP DV5 e G7000 cujas entradas ficam em curto circuito"

in http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=776161&p=9953410&viewfull=1#post9953410
 
Última edição:
Pois... eu já tinha visto que tinhas um DV4 e foi precisamente isso que me levou a desmontar tudo.
Já tinha ideia que era a board que estava maluca.

Essas ferramentas são muito caras? Onde as posso arranjar?

Muito obrigado pela ajuda,
=)
 
Boas!

O forum faz resize :P

O problema que descreveste é mato !
No fundo, aquele que meti ali uns posts atrás tinha os mesmos sintomas !

Diria que com 99% de certeza que é esse o problema. Mas pode haver ai mais coisas, já me acontecer trocar condensadores inchados e haver problemas na placa de video tambem.

Mas no teu caso tou com fé que é só trocares os gajos e isso fica fixe para mais 100.000Kms !

Atenção : Os condensadores que vais meter têm que ter o mesmo valor (uF , Voltagem e TEMPERATURA)
No teu caso parecem 470uF , 25V , suportam ate 105 Graus de temperatura

CUIDADO: Dentro dos ecrans há tensões elevadas e tensões MUITO elevadas , sobretudo na zona das bobinas (inversores) e nas saidas para as lampadas.
CUIDADO: MEsmo após desligado da corrente, os condensadores grandes podem continuar carregados (300V DC e mais) . Efectuar a descarga com uma lampada ou com uma resistencia

15062012070.jpg


15062012069.jpg

para completar esta info, em relação à temperatura dos condensadores que vão substituir, podem ter mais uF, a voltagem convém ser pelo menos igual, e a temperatura deve ser a mais alta possível..

outro ponto a ter em atenção é se são LOW ESR ou não, e em equipamentos audio há sempre umas versões premium ou gold que são mais adequadas a esses tipos de equipamentos

e claro convém serem de marca caso contrário estão a pedir problemas, e afinal a diferença de preços pra quem compra meia dúzia deles é mínima..
 
Pessoal dos salvamentos de eletrodomésticos, tenho aqui em casa um SyncMaster 943NW que não dá sinal de vida. Abri o coitado e há 5 condensadores inchados: 2 de 10V 1000uF 105º (W1E) e 3 de 25v 820uF 105º (W1A PET) inchados. Poderá ser disso? Onde é que consigo encomendar uns condensadores iguais para os substituir?

Obrigado!
 
Pessoal dos salvamentos de eletrodomésticos, tenho aqui em casa um SyncMaster 943NW que não dá sinal de vida. Abri o coitado e há 5 condensadores inchados: 2 de 10V 1000uF 105º (W1E) e 3 de 25v 820uF 105º (W1A PET) inchados. Poderá ser disso? Onde é que consigo encomendar uns condensadores iguais para os substituir?

Obrigado!

Na sonigate, por ex.
Ou entao a mairia das lojas de electronica.
Cuidado é para meteres condensadores que suportem 105 graus, nao metas de 85 graus.

Podes meter superiores, por ex nos de 1000uF podes meter de 16V e nos de 820 podes meter de 35V . E se nao encontrares de 820uF , podes meter de 1000, é pacifico .

Quase de certeza que é esse o problema do ecran.

Depois conta como correu.

CUIDADO COM O CONDENSADOR GRANDE: TEM 300V DC , E FICA CARREGADO POR BASTANTE TEMPO MESMO DEPOIS DE DESLIGARES O ECRAN
 
Back
Topo