Tópico do "Show Off"

prusa, 0.30mm, pla preto
puty depois polido e pintado spray acrilico

UuTnbfQ.jpg


Oro80Ql.jpg



gZqXkZo.jpg


wrlTKfG.jpg


Ainda estou a apreender essa parte de pintar, não ficou grande coisa mas é um inicio.
tenho pintado com latas de spray e o controlo daquilo é quase zero o que torna dificil controlar o fluxo de tinta. Encomendei um kit de aero brush para poder obter melhores resultado.
 
Última edição:
Está bom Filipe. Parece que deste um pouco de tinta a mais. O truque é dar várias camadas finas para evitar que a tinta escorra.
Há umas tintas texturadas que também são ótimas para finalizar peças. A textura esconde muito melhor as linhas. No Aki encontrei umas com textura de ferro fundido, pedra e ardósia que dão bons acabamentos e são muito fáceis de aplicar. Procura as Rust-Oleum.

Edit: quando puderes faz uma review desse kit que mandaste vir. Também quero comprar.
 
encomendei este kit da amazon de espanha e tambem algumas tintas metalicas e produto para limpar a tinta.
https://tropicalprice.com/product/B00LM9ROGG

Pela amazon sei que nao se paga portes e os preços nao me parecem maus. Não sei ao certo se preciso comprar mais alguma coisa.
quando tiver o material e tiver experimentado posso dar uma review. Mas eu não percebo quase nada de pintura, não sei se sou a pessoa certa para fazer uma review deste tipo de material.

A minha ideia é usar o putty, lixar tudo depois de seco. Depois aplico varias camadas finas com este kit, deixo secar e por fim aplico uma camada final de verniz em spray. Com a tinta de spray tenho posto demasiado tinta em certos sitios e pouca noutros. Ja pintei algumas impressões e os resultados que tive não são grande coisa.

Não era ma ideia criar um posto so sobre pinturas. Faz sentido quem tem uma impressora 3d querer apreender a pintar as suas impressões.
Alguem sabe um bom sitio online para comprar essas tintas?
 
@Filipe campos tenho andado a ver que muita gente pinta com tinta Acrilica de quadros...outros com Sprays...E as coisas parecem bastante bem...Eu tenho utilizado sprays e gosto do Aspecto final, embora não sou pro nisso como o Pai do @yougurt que nos apresente coisas muito, mas muito boas!!!

Um tópico de Acabamentos e outros de Pinturas, ou então um com as 2 coisas parece me bastante bem.
 
Um kit comprado à parte não fica mais barato? É que um compressor de 2,5 cavalos está a 35€ quanto custa o resto?

EDIT: Esqueçam vi mal a coisa. :(
 
Última edição:
@wizard_master Estive a pesquisar preços em alguns sitios online e a amazon é que custava menos por causa dos custos de envio não serem pagos. Não falta é sitios onde isso é vendido: ali, ebay, olx, etc.. mas tudo anda a vender o mesmo, são todos compressores "made in china" e pelo que li nem vale a pena ir para os de marça.
Pelo que vi cada kit completo de pistola de dupla acção custa a volta de 20€/25€ e o compressor com deposito em separado ficava a volta 70€.
Um compressor de 2,5cv para pintar não é demasiado? Pelo que li só é necessarios 2 a 2,5 bars, no meu caso é so para usar para isso e nem sequer olhei para os compressores genericos por serem demasiados grande, embora este genericos devem ficar bem mais baratos. é importante é o compressor ter filtro de humidade e permitir controlar a pressao.
 
Pois, é isso, já tinha editado, vi mal a coisa ;)
Como andei ontem às compras nas lojas de bricolage, tinha ficado na ideia que tinha visto um compressor de 2,5 cavalos a 35€ :hello: mas vi mal :neutral::nie2:
 
Ando há uns meses para avançar para a compra dum kit. A pistola já escolhi, mas o compressor ainda nem vi o que deveria comprar.
Ainda bem que o Filipe já avançou :) Só lhe falta criar o tópico de pinturas :p
 
Eu ponderei também em comprar esse kit.
Só não o fiz por questões de saúde.
Acho que se deve ter um sistema de aspiração qd se faz esse género de pinturas, e para quem é asmático é terrível. ......
Mas fico na a aguardar pelas dicas do Filipe.
 
W.I.P - Dark Mask Jointed
https://www.thingiverse.com/thing:1080198

Layer 0.2
30% infill
Tempo impressão : queixo talvez 4h e mascara umas 13h
printed @Voron

A minha primeira tentativa para uma mask Full Face antes de ganhar coragem para um storm trooper...Ainda em andamento, mas achei interessante partilhar a experiencia até ao momento, até pelas conversas a respeito de acabamentos e pinturas.

Foi a primeira vez que fiz todo o processo de lixa , putty, lixa, tinta e julgo que na generalidade correu bem, mas se pudesse repetir, teria sido mais corajoso na primeira passagem de lixa, na peca ainda em bruto.

Usei lixa desde 50 g até 1600g no fim.
Teria sido mais "bruto" com a lixa grossa em certas zonas onde ainda se vêem layers, algo que queria que desaparecesse por completo. Acho que tive demasiada "fé" no putty.
Nas zonas positivas da mascara, foi facil, com persistência. Nas negativas, acho que devia ter trabalhado mais , antes do putty.

Material de trabalho :
Gufsoyf.jpg

PD3PGOV.jpg


A peça em bruto e onde devia ter atacado com maior conviccao algumas layers. Tive medo de estragar, mas percebi que o plastico aguenta com muita lixa e é ir progressivamente baixando a gramagem, para depois conseguir cobrir bem com o putty.

XNMOzNu.jpg


o putty, apliquei varias camadas finas, em intervalos de 30 min, para evitar excessos de material. Quase que ia a lata toda.
A caixa com a peça pendurada é essencial, para que a mesma rode durante as aplicacões.

Apos o putty, saltei para a lixa de 600 e depois 1200. Em muitas zonas, foi aqui que a peça ficou completamente lisinha.
No fim, o primer para a tinta agarrar bem :

fu8lNOr.jpg


RUepRVv.jpg

Por fim a tinta:

BRbR8RF.jpg


6WUgMyz.jpg


Lata do chines da zona, 2,75€, gostei muito da cor.

VWlfU4s.jpg


tHOxHmk.jpg


E pronto, esta fase já está, falta agora o mais dificil, o envelhecer da mascara!
Era aqui que o aerografo ia dar muito jeito para sombras e contornos. Está demasiado clean e brilhante
Agora é hora de ir estudar uns guias e videos a ver se tenho alguma ideia ou tecnica que resulte bem. Esponja, pincel, etc...

Outra hipotese era ter pintado primeiro de castanho escuro e só depois o cobre... passava lixa fina para sobressair o castanho por detras por exemplo!

Sempre a aprender...
 
Bem, terminou agora a minha maior print até a data...15-16h :P

VDBX2x.jpg

IBWiSI.jpg

No entanto, fiquei um pouco desiludido. A qualidade nao ficou nem perto do que conseguia antes de parar a impressora por meia duzia de meses. Ontem ainda andei a afinar aquilo, mas ta visto que nao fiz bom trabalho :neutral: . Nada que nao se resolva, mas para esta peça nao queria ter de andar a lixar e pintar. :lol:

Em zonas ficou excelente, mas noutras, nota-se, e bem, as linhas

tci1Z6.jpg


5nyGwS.jpg


xHI56h.jpg



aOi1X3.jpg



Ja tou a ver que vou passar o fim de semana a calibrar esta coisa :shifteye:


qual seria o valor para eu mandar fazer esta peça?
 
Já sabemos como é que isto funciona. Uma coisa é o custo do material, outra é o custo real de impressão de uma peça:
- material
- electricidade
- custo de operação da impressora
- tempo de preparação da peça e da operação da impressora
- complexidade da peça e/ou material
- "bandeirada"

Podem sempre dar um salto ao 3D Hubs para ver o preço de uma impressão.
 
nao percebo muito sobre isto .... fui agora ao 3d Hubs e fiz upload do ficheiro e apareceu me varias opccoes (lojas e pessoas) com varios preços... a questao é esta... os preços que aparecem em cada opccao é o preço final?
 
A versão que imprimi é uma alteração da versão original que pode ser encontrada no thingiverse:
https://www.thingiverse.com/thing:2050885

A minha versão:
https://www.thingiverse.com/thing:2801622

As alterações que fiz foi remover a palavra "MakerBot" que havia no fundo e adicionei 4 pequenos furos para ter um suporte plano para colar pes de boracha.

podem encontrar o stl e o original para outras alterações
 
Última edição:
Back
Topo