Tópico do "Show Off"

Eee venho-me juntar a este grupo: acabei de encomendar uma Creality Ender 3 PRO. Depois conto o que acho (é a minha primeira experiência com impressão 3d!)

Eu comprei as Ender 3 e funciona 5 estrelas.

Só dois conselhos:
1- montar tudo direitinho e com calma.
2- utilizar um kit de chaves allen em condições, o que vem só dá para desenrascar e se não se tiver algum cuidado a chave passa-se na cabeça do parafuso.
 
Evil pumpkin
Impressão em resina, tinta à base de alcoól (laranja), tinta acrílica preta, drybrush com cinza. Por dentro coloquei um led portátil.
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Eu comprei as Ender 3 e funciona 5 estrelas.

Só dois conselhos:
1- montar tudo direitinho e com calma.
2- utilizar um kit de chaves allen em condições, o que vem só dá para desenrascar e se não se tiver algum cuidado a chave passa-se na cabeça do parafuso.
Eu comprei o kit as cores da WERA para a bicicleta e posso dizer que é top. Um pouco caro, mas vale a pena.
 
@Judas
Tem bom aspecto!
Isso foi com que impressora e altura de layers?

Pode ser do modelo ('rugoso'/irregular), mas as camadas/layers parecem bem disfarçadas para uma impressora FDM.

A ver se em breve consigo algo digno de figurar aqui no tópico.. :)
 
Foi com uma TronXY 2 Pro (comprei à menos de 1 mês e ainda sou lammer nisto do 3D!), usei este ficheiro com as definições da impressora e software todas default (não sei mexer nas oções!) e fiz o gcode com o cura 4.9 sem suportes, demorou quase 3 dias a fazer o globo e 9 horas a base tripé, fiz tudo com 100% fill.

Usei um daqueles casquilhos E27 e fio de candeeiro da loja dos 150, o buraco do globo é de 40mm, usei uma lampada de LED das fraquinhas, testei com uma fluorescente mas aquecia demasiado e mudei para LED.

As condições foram as piores possiveis, usei o PLA mais barato que encontrei (Tucab branco natural), num gabinete com correntes de ar derivado da porta para a rua, alguma folga na bed (entretanto já ajustei os excentricos), ventoinha do extrusor gripada... creio que foi a pior forma de fazer o globo, ainda assim gosto do aspecto final.
 
Última edição:
@Judas
Sim, acabou por ficar com bom aspecto, como disse. A rugosidade do modelo deve ajudar a disfarçar as diferentes camadas/layers. Só com a luz acesa, na foto, se nota.

Ao ter layers mais finos (com menos 'altura') ia-se notar menos as diferentes camadas, mas aumentava o tempo de impressão, porque aumenta o número de layers/camadas a imprimir.
Se demorou 3 dias a espessura dos layers também já não deve ser muita.

Para primeira impressão (que colocaste aqui, pelo menos) e sem afinações não está nada má.

Já experimentaste imprimir o Benchy? :D
Para o benchy é melhor que as condições estejam mais optimizadas, a nível de nivelamento da cama e de não haver correntes de ar, embora julgo que o PLA não é tão sensível como outros materiais (PETG e outros) à questão da variação de temperatura/correntes de ar.
Com outros materiais é que a questão de temperatura ambiente é muito importante e convém ter isso estável, ou ter a impressora enclausurada/ num armário ou então imprimir 'paredes' à volta do modelo para proteger o modelo da corrente de ar (isto tem um nome, que não me lembro).

Outra questão com filamentos, é não deixar que apanhem humidade, e isto no PLA é bastante importante.
 
@Rafx
A humidade é um problema que não consigo resolver, a 10 metros de um rio e 3Km's da praia....

Segue umas fotos do benchy (#3DBenchy) impresso com as definições todas em default (cura e impressora com bed leveling +- certo mas já com a folga no Y, que entretanto resolvi).... feito com o resto de PLA branco que vinha de oferta com a impressora (rolo de 250Gramas), cuja qualidade é tão má que nem sei por onde começar, parte-se nos dedos em vez de dobrar, parte-se quando está imprimir, tem diametro diferente ao longo do fio, até dá para ver a olho, resumindo é um PLA de oferta de baixa qualidade... surpresa! :D

Foto album Benchy :D -> imgur.com/a/IUy4wCr
KTCaIXZ.jpg
 
@Judas tendo em conta as circunstâncias que referes está muito bom.

Os arcos/overhangs é que não estão grande coisa, mas atendendo ao que referes do pla.. não se pode esperar perfeição.

Quando experimentares PLA/PETG da Prusa isso fica perfeito.. :D

A questão da humidade no filamento é importante, ainda mais no PLA.
Os rolos de filamento que não usares durante uns dias mete numa caixa fechada com sacos de sílica lá dentro, que absorvem a humidade. Assim consegues ter a coisa +/- controlada.
Se o PLA estiver com humidade nota-se, nomeadamente no overhang e bridging.

Se tivesse uma impressora FDM comprava filamento de madeira e imprimia um mini Groot. Ficam muito fixe.
Mas para usar filamento de madeira, é preciso um noozle de maior diâmetro (0.6 pelo menos) e mais resistente à abrasão, um noozle convencional não serve e fica rapidamente estragado.


Eu tenho estado a preparar o canto para a impressora, de resina, que comprei agora.
A ver se em breve já tenho algo impresso. :)
 
A primeira impressão, os rooks:

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RL9GPiR.jpg


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Saíram perfeitos os 3 rooks, mas destruí um a tentar arrancar da cama de impressão. Coisa de novato. :)
Numa impressora de resina imprimir 1 peça ou 3 peças demora o mesmo tempo, o tempo de impressão é definido pela peça mais alta.

Imprimi 3, a 80%, 100% e 120% de dimensão, destruí o mais pequeno ao tentar 'puxar' a peça.
Tentei com espátula de plástico e depois de metal e nada, parecia demasiado agarrado à cama, tentei puxar e parti a mais pequena. Depois percebi que basta fazer um pouco de força de lado e as peças saem com alguma facilidade.

A peça maior ficou um bocado marcada da espátula. O aspecto de plástico 'a pelar' é porque meti a corar no UV demasiado tempo.


Na segunda impressão meti 3 peças, diferentes, mais complexas de imprimir e correu mal.
Duas estavam a sair bem, mas a outra correu mal e parei a impressão a meio. O problema deve ter a haver com os suportes, na impressão com resina os suportes são essenciais para peças complexas.

A Rook que coloquei acima parece complexa mas numa impressora de resina é bastante fácil de imprimir e nem precisa de suportes.
 
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