Gadgets Tópico dos Drones

É verdade que há muita norma e burocracia, mas basta verificar que cada vez mais há um número maior de utilizador, e claro com ainda experiência a aprender.
Talvez no dia, em que um drone cair, de 1kg cair ao bater num poste e danificar o vossa viatura, veja a importância de haver um registo e identificar.

O mesmo acontece com as cartas de condução. Sim é burocracia, mas nada que 1 minuto nos tire a segurança
Desculpa lá, mas a situação actual é estúpida.

A UE preparou normas que têm como intenção tornar as coisas mais seguras e ao mesmo tempo simples e previsíveis. A ideia é dentro de certos parâmetros haver liberdade de voo. E tornar isso transparente, ou seja, a ideia é que seja fácil saberes onde e em que circunstâncias podes voar legalmente.

Portugal transcreveu a lei, a ANAC fez um site todo catita, lança uma APP e até aí tudo bem. Falta ainda a parte dos registos e dos seguros porque a lei ainda está a meio.

Só que claro, num país de leis e leizinhas e de pequenos reis, ninguém gosta de perder poder. Então vêem os militares, com uma lei de 1950 e tal dizer que tudo o que voe e tenha câmara precisa de autorização militar porque podem estar a fazer cartografia do território. Sim, aquele drone da Science4you é visto na nossa lei como um avião espião que anda a cartografar para a União Soviética. E lá se vai a liberdade que tens no resto do mundo para voar. Aqui todos os objectos voadores com câmara têm que pedir licença prévia.

Acrescentas a isso depois as outras autoridades todas, capitanias, icnf, etc.. etc... E tens uma linda teus de aranha de burocracias.

Segurança é uma coisa. Isto é outra. Ninguém está a criticar que os drones pesados tenham seguro, ou as restrições em torno dos aeroportos, zonas restritas e afins.


Para compor o ramalhete as multas começam nos 300€. Sim, o teu muido recebe um drone da Science4you no Natal, vai com ele brincar no teu jardim, estás a cometer uma infração cuja multa são 300€.
Sem licenças?
QQ drone abaixo dos 250g - exemplo Mavic Mini
Tem câmaras precisa de licença da AAN.

Abaixo dos 250gr é um drone brinquedo, o que na situação actual é ainda pior, porque precisa de licença na mesma para voar, mas está proibido de subir a mais de 30 metros de altura sem possibilidade de qualquer tipo de excepções.

Quando a lei estiver implementada vão dispensar o registo, ao contrário dos mais pesados que têm que pagar a taxa de registo.

As autorizações são necessárias para as zonas restritas. Vão para o campo e já não têm que esperar 12 dias. Têm que ter o drone registado à mesma (espero não estar a dizer asneiras).
Se tiver câmara, precisa de licença da AAN seja onde for.
 
Isto é uma lei mesmo à tuga, para inglês ver. Há-de haver mesmo muita gente a passar por esta burocracia do paleolítico para gravar 15 minutos de vídeo com um drone, seja onde for ...
 
Boas estou a pensar adquirir um Hubsan H117S Zino . Mas como será o meu primeiro drone existem muitas dúvidas... Assim pelo que li o seguro não será necessário visto que o peso é de +ou- 700g. Mas a minha maior dúvida é por exemplo quero fazer um vídeo do campo de futebol de onde faço parte da direção precisarei da autorização da ANAC?
 
Boas estou a pensar adquirir um Hubsan H117S Zino . Mas como será o meu primeiro drone existem muitas dúvidas... Assim pelo que li o seguro não será necessário visto que o peso é de +ou- 700g. Mas a minha maior dúvida é por exemplo quero fazer um vídeo do campo de futebol de onde faço parte da direção precisarei da autorização da ANAC?

TODAS AS FILMAGENS EM AREA PÚBLICA REQUEREM AUTORIZAÇÃO, no teu caso especifico, não sei se de alguma forma podes despensar, manda email para eles a perguntar.
 
TODAS AS FILMAGENS EM AREA PÚBLICA REQUEREM AUTORIZAÇÃO, no teu caso especifico, não sei se de alguma forma podes despensar, manda email para eles a perguntar.
Ah ok obrigado. Então por exemplo perto de casq tenho uns moinhos de vento que são fantásticos para filmar terei sempre que pedir autorização... a resposta para essas autorizações é rápida?
 
Boas estou a pensar adquirir um Hubsan H117S Zino . Mas como será o meu primeiro drone existem muitas dúvidas... Assim pelo que li o seguro não será necessário visto que o peso é de +ou- 700g. Mas a minha maior dúvida é por exemplo quero fazer um vídeo do campo de futebol de onde faço parte da direção precisarei da autorização da ANAC?

Eu diria que bem mais importante que esta interpretação e implementação imbecil da lei, é o seguro. Se te cai o drone em cima de um carro, ou de uma pessoa, ou estragas alguma coisa, o seguro é que te safa. Não é por teres autorização para voar e filmar que te isentas de responsabilidade se há um acidente.
 
Mas eu faço aqui uma pergunta: A ANAC já está a receber autorizações ou registos de drone?? Por telefone?? É que se fala aqui constantemente em pedir autorizações ou fazer registos na ANAC... Tenham calma. Sim, acho que se deve dar um vista de olhos no site da ANAC ou no site Voa na Boas (que é basicamente a mesma coisa) para aprenderem as regras antes de voar. Mas apenas isso, já que , por enquanto, ainda não existe plataforma para registo e/ou autorizações na ANAC. Para já, apenas temos que nos preocupar só com o dever de pedir as autorizaçoes à AAN se o drone tiver camera e seguir as regras.
 
Mas eu faço aqui uma pergunta: A ANAC já está a receber autorizações ou registos de drone?? Por telefone?? É que se fala aqui constantemente em pedir autorizações ou fazer registos na ANAC... Tenham calma. Sim, acho que se deve dar um vista de olhos no site da ANAC ou no site Voa na Boas (que é basicamente a mesma coisa) para aprenderem as regras antes de voar. Mas apenas isso, já que , por enquanto, ainda não existe plataforma para registo e/ou autorizações na ANAC. Para já, apenas temos que nos preocupar só com o dever de pedir as autorizaçoes à AAN se o drone tiver camera e seguir as regras.

Estamos em Portugal, nunca se esqueçam desse fator. É o fator Tuga

Leiam, quem ainda não viu

https://observador.pt/2019/11/06/co...eva-a-suspensao-do-registo-de-drones-na-anac/
 
Por isso é que eu digo: para voar com o drone, esqueçam a ANAC. Registem o drone na AAN e peçam as autorizações e sigam as regras.
 
Gosto muito da inocência implícita nesta questão no site da AAN

# 14 - Tenho-me apercebido de um número apreciável de turistas estrangeiros a usarem “drones” na zona costeira. Como é possível tal situação, pois não acredito que peçam autorização?De acordo com a legislação e regulamentação nacionais, a operação de “drones” no espaço aéreo nacional não discrimina em função da nacionalidade dos requerentes, pelo que todos os operadores de “drones” estão vinculados ao cumprimento das Leis e Regulamentação nacionais.
Por outro lado, “tratando-se de entidades ou indivíduos particulares, portugueses ou nacionais de outros Estados membros da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, poderão ser concedidas autorizações para a execução de fotografias ou filmes aéreos (…)” (in n.º 2 da alínea b) do n.º 2 da Portaria n.º 17568, de 2 de fevereiro de 1960, alterada pela Portaria n.º 358/2000, de 20 de junho). Assim sendo, as obrigações nesta matéria são em tudo idênticas para todos os cidadãos ou entidades dos referidos espaços económicos.
 
Entre o zino e jjrc x12 para fazer umas filmagens em casa, estou a construir casa e acho que seria engraçado recordar estes momentos de dor de cabeça da evolução, XD tipo uma vez por semana fazer um vídeo e umas fotos com o desenvolvimento
 
Pedir autorização para sobrevoar um grupo de mais de 15 pessoas usando um drone desses será difícil de adquirir, mesmo um DJI por vezes não é fácil, então sem seguro boa sorte.
A questão de andar a voar com um drone sem autorização da AAN é: caso um vizinho (ou outra pessoa) chame as autoridades a coisa complica, vão ter mesmo que multar.
 
Não tenho nada contra haver um registo e pedido de autorização como existe actualmente.
O problema a meu ver são os 5 dias de antecedência, é demasiado tempo, torna um hobbie em quase trabalho, em que tenho de planear ao pormenor o que vou fazer.
Acaba por tirar a espontaneidade a isto, excepto casos pontuais, sei lá onde vou daqui a uma semana.
Já aconteceu pedir autorização para um local e depois a Maria querer ir para outro... e pronto o que há a fazer.

Devia haver um método mais light de pedir uma aprovação para o dia seguinte, ou mesmo o próprio dia. Até lhe podiam por maiores restrições, como por exemplo só serve para o máximo de 1 dia ou X horas.
 
Back
Topo