Gadgets Tópico dos Drones

Walderstorn

Power Member
Aproveitando a deixa, para quem viaja, também precisa de algum curso "internacional" ou não existe (ainda) tal?

Eu não resido em Portugal e, caso adquiri-se um Mini 2, gostaria de utilizar nas férias (quer seja aí ou noutro lugar qualquer).
 

Skyl

What is folding?
Aproveitando a deixa, para quem viaja, também precisa de algum curso "internacional" ou não existe (ainda) tal?

Eu não resido em Portugal e, caso adquiri-se um Mini 2, gostaria de utilizar nas férias (quer seja aí ou noutro lugar qualquer).

Os cursos atuais (da ANAC ou o de Luxemburgo) são válidos para qualquer país da UE.
 

KeyBi

Power Member
Obrigado, quando for no próximo verão vou tentar tirar a licença. :)
Tens que fazer as coisas com antecedencia.

Licença A1/A3 - Pode tirar-se online, com validade de 5 anos. O curso é gratuito. Tirei a minha em 2-3 horas.
A2 - Faz se pessoalmente, mas mesmo sem ela ja podes voar em certas zonas.

O que demora é o registo de operador, no minimo 3 semanas e com sorte.

Registo an ANA faz se rapido, mas tens de pedir as zonas onde pretendes filmar/fotografar com pelo menos 4 dias de antecedencia.


Agora ha é outra questão. A questão de certificação do drone. Não sei como as coisas andam agora, mas no verão não havia nada certificado.
Em outras palavras o Mini, não tem certificado para alem do CE, por isso, em 2023 ele (e os outros Air, Mavic...) automaticamente passam para categoria A3.

Ou seja, ve bem o que vais comprar, porque ariscas-te a gastar dinheiro para uma coisa, que so poderas usar durante meio ano e depois disso so em campos.
 

cmgam

Power Member
Tens que fazer as coisas com antecedencia.

Licença A1/A3 - Pode tirar-se online, com validade de 5 anos. O curso é gratuito. Tirei a minha em 2-3 horas.
A2 - Faz se pessoalmente, mas mesmo sem ela ja podes voar em certas zonas.

Boas
Estive no site da ANAC, vi o que é preciso saber para os cursos nas onde está a "matéria" para se poder estudar?
Obrigado
Cumps
 

Walderstorn

Power Member
Tens que fazer as coisas com antecedencia.

Licença A1/A3 - Pode tirar-se online, com validade de 5 anos. O curso é gratuito. Tirei a minha em 2-3 horas.
A2 - Faz se pessoalmente, mas mesmo sem ela ja podes voar em certas zonas.

O que demora é o registo de operador, no minimo 3 semanas e com sorte.

Registo an ANA faz se rapido, mas tens de pedir as zonas onde pretendes filmar/fotografar com pelo menos 4 dias de antecedencia.


Agora ha é outra questão. A questão de certificação do drone. Não sei como as coisas andam agora, mas no verão não havia nada certificado.
Em outras palavras o Mini, não tem certificado para alem do CE, por isso, em 2023 ele (e os outros Air, Mavic...) automaticamente passam para categoria A3.

Ou seja, ve bem o que vais comprar, porque ariscas-te a gastar dinheiro para uma coisa, que so poderas usar durante meio ano e depois disso so em campos.

Agradeço desde já a resposta. Pontos muito relevantes os que colocaste. Eu não resido em PT e é mais utilização durante férias, nomeadamente em zonas paradisiacas mas não só e muitos destes locais não devem ter licença alguma mas gostaria de ter pelo menos uma "básica". O facto de ser online já é uma grande, grande, ajuda.

Uma pergunta no entanto, o Mini 2 pesa 249 e o limite para certas situações é 250> ou estou a perceber mal?
 

KeyBi

Power Member
Boas
Estive no site da ANAC, vi o que é preciso saber para os cursos nas onde está a "matéria" para se poder estudar?
Obrigado
Cumps

Eu fiz tudo aqui:
https://trainingzone.eurocontrol.in...ption.jsf?catalogId=8264768&courseId=10080227

Agradeço desde já a resposta. Pontos muito relevantes os que colocaste. Eu não resido em PT e é mais utilização durante férias, nomeadamente em zonas paradisiacas mas não só e muitos destes locais não devem ter licença alguma mas gostaria de ter pelo menos uma "básica". O facto de ser online já é uma grande, grande, ajuda.

Uma pergunta no entanto, o Mini 2 pesa 249 e o limite para certas situações é 250> ou estou a perceber mal?
Então tens de ver cada pais em concreto. De qualquer forma, é preciso ter pelo menos o registo de operador, para poderes colocar o numero (matricula), no drone e formação A1/A3. E honestamente recomendo, para saberes melhor pontos que tens de ter em atenção, a materia la é basica mas é util. Por exemplo, digamos que o teu drone anda na velocidade maxima de 15m/s. E tu estas a andar a 17m/s. Altamente, vais longe, gastas metade da bataria. Estas a voltar e reparas, que a velocidade maxima não sobe acima dos 12-13m/s. Isto porque, quando foste para la, apanhaste vento na direção, mas para voltar, estas a ir contra o vento, logo provavelmente não vais ter bataria suficiente para voltar. Para isso tentas ver a altitude e ver se consegues reduzir a força do vento com a redução de altitude.
Isto e outros pontos, tambem importantes, por exemplo não sobrevoar pessoas e não voar em aglomerados de pessoas.

So de informação. em Portugal, as coimas vão ate 7500 euros se não estou em erro. Para alem disso arriscas-te a ficar sem o drone. Por isso é melhor não ignorares.

Cada pais tens de ver regras. UE chegou ao compromisso e agora todas as regras são iguais, so com algumas alteraçoes, por exemplo, em Portugal não precisas de seguro, mas precisas de pedir autorização para captação de fotos/videos a ANA. Enquanto que na alemanha es obrigado a ter seguro. O drone parece um brinquedo e foi o que pensei quando dicidi comprar, mas so depois de comprar deparei-me com tanta maravilha que nem sei se valeu a pena.

O mini pesa 249, mas a partir de 2023 ele deve passar para categoria A3, ou seja, 150m de pessoas, ou seja, não podes filmar em cidades & stuff, so campos. Se fores comprar no verão de 2022, entao teras no maximo 6 meses para usufruir da categoria A1. Por isso no momento da compra é melhor veres se não ha nenhum drone certificado. (Não estou a 100% certo desto informação, por isso alguem que saiba melhor por favor digam qualquer coisa xD)
 

Guilherme018

Power Member
Eu fiz tudo aqui:
https://trainingzone.eurocontrol.in...ption.jsf?catalogId=8264768&courseId=10080227


Então tens de ver cada pais em concreto. De qualquer forma, é preciso ter pelo menos o registo de operador, para poderes colocar o numero (matricula), no drone e formação A1/A3. E honestamente recomendo, para saberes melhor pontos que tens de ter em atenção, a materia la é basica mas é util. Por exemplo, digamos que o teu drone anda na velocidade maxima de 15m/s. E tu estas a andar a 17m/s. Altamente, vais longe, gastas metade da bataria. Estas a voltar e reparas, que a velocidade maxima não sobe acima dos 12-13m/s. Isto porque, quando foste para la, apanhaste vento na direção, mas para voltar, estas a ir contra o vento, logo provavelmente não vais ter bataria suficiente para voltar. Para isso tentas ver a altitude e ver se consegues reduzir a força do vento com a redução de altitude.
Isto e outros pontos, tambem importantes, por exemplo não sobrevoar pessoas e não voar em aglomerados de pessoas.

So de informação. em Portugal, as coimas vão ate 7500 euros se não estou em erro. Para alem disso arriscas-te a ficar sem o drone. Por isso é melhor não ignorares.

Cada pais tens de ver regras. UE chegou ao compromisso e agora todas as regras são iguais, so com algumas alteraçoes, por exemplo, em Portugal não precisas de seguro, mas precisas de pedir autorização para captação de fotos/videos a ANA. Enquanto que na alemanha es obrigado a ter seguro. O drone parece um brinquedo e foi o que pensei quando dicidi comprar, mas so depois de comprar deparei-me com tanta maravilha que nem sei se valeu a pena.

O mini pesa 249, mas a partir de 2023 ele deve passar para categoria A3, ou seja, 150m de pessoas, ou seja, não podes filmar em cidades & stuff, so campos. Se fores comprar no verão de 2022, entao teras no maximo 6 meses para usufruir da categoria A1. Por isso no momento da compra é melhor veres se não ha nenhum drone certificado. (Não estou a 100% certo desto informação, por isso alguem que saiba melhor por favor digam qualquer coisa xD)
Boas, comprei há pouco o Mini 2, pelo facto de ser um bom drone para iniciantes e por ser <250g. Onde é que viste que vão fazer essa alteração em 2023?
 

KeyBi

Power Member
Mais uma vez agradeço toda a informação @KeyBi. Fizeste-me poupar 500 euros lol, simplesmente é trabalho (e dinheiro) a mais para utilizar tão esporadicamente.
Com jeitinho, da para tratar das cenas. Fui procurar info mais detalhada acerca de 2023 e eles indicam que drones ate 250g poderão na mesma voar em A1, ou seja, o que disse anteriormente esta errado. Entretanto o resto vai passar para A3.

Boas, comprei há pouco o Mini 2, pelo facto de ser um bom drone para iniciantes e por ser <250g. Onde é que viste que vão fazer essa alteração em 2023?
Disse mal, desculpa. Os drones ate 250 continuam a estar em A1, confundi com os <500g, que tambem estao na A1, mas passam a A3 a partir de 2023.

"After 1 January 2023, if you have purchased a drone before that date without a class identification label, you will still be able to fly it in subcategory A1 if it weighs up to 250g or in subcategory A3 if it weighs is up to 25kg."

https://www.easa.europa.eu/domains/...amework-background/open-category-civil-drones
 
Última edição:

Guilherme018

Power Member
Com jeitinho, da para tratar das cenas. Fui procurar info mais detalhada acerca de 2023 e eles indicam que drones ate 250g poderão na mesma voar em A1, ou seja, o que disse anteriormente esta errado. Entretanto o resto vai passar para A3.


Disse mal, desculpa. Os drones ate 250 continuam a estar em A1, confundi com os <500g, que tambem estao na A1, mas passam a A3 a partir de 2023.

"After 1 January 2023, if you have purchased a drone before that date without a class identification label, you will still be able to fly it in subcategory A1 if it weighs up to 250g or in subcategory A3 if it weighs is up to 25kg."

https://www.easa.europa.eu/domains/...amework-background/open-category-civil-drones
Por momentos fiquei assutado, pensei que tinha gasto dinheiro para um hobbie que não ia poder realizar xD
Obrigado pelo esclarecimento!

Outra questão, para o Mini 2 (<250 com camera) o que é que é necessário ao certo (antes e depois de 2023):
- Seguro responsabilidade civil?
- Registo de piloto?
- Curso A1/A3?
 

KeyBi

Power Member
Por momentos fiquei assutado, pensei que tinha gasto dinheiro para um hobbie que não ia poder realizar xD
Obrigado pelo esclarecimento!

Outra questão, para o Mini 2 (<250 com camera) o que é que é necessário ao certo (antes e depois de 2023):
- Seguro responsabilidade civil?
- Registo de piloto?
- Curso A1/A3?

Depois, não sei. Antes:
- Registo de piloto, para obteres o numero de identificação que tens de colocar no drone OBRIGATORIAMENTE.
- A1/A3
- Registo na ANA e pedidos de autorização para tirares fotos ou videos, mesmo se pretendes so voar. Se o drone tem camara, precisas de autorização.

Recomendo dares uma vista aqui:
https://www.*****.pt/Drones-o-que-precisas-saber-para-voar-em-seguranca-e-dentro-da-lei/cp2357/w-4
(por alguma razão o forum esta a bloquear o site da fn4c)


E tambem veres os videos de Ley&Drones
https://www.youtube.com/playlist?list=PL4kI4edwYMSGIg-mCrs4gqeRraQNyPfGo

Tem informação sucinta de tudo que precisas e mostra mesmo os registos e os passos.
 

KeyBi

Power Member
Fantastico... na verdade não sei o quanto eles vao levar isso a letra. Por exemplo o Mavic 3 Cine, se não estou em erro pesa 899g, para estar dentro da C1, que é ate 900g. Mas mesmo este deve ainda estar em CE e não sei se a DJI vai realmente fazer algo para classificar como C1. Cheira mais que no proximo verão fazer um Mavic 4 ou Air 3, para obrigar o pessoal comprar um novo xD
 
Depois, não sei. Antes:
- Registo de piloto, para obteres o numero de identificação que tens de colocar no drone OBRIGATORIAMENTE.
- A1/A3
- Registo na ANA e pedidos de autorização para tirares fotos ou videos, mesmo se pretendes so voar. Se o drone tem camara, precisas de autorização.

Recomendo dares uma vista aqui:
https://www.*****.pt/Drones-o-que-precisas-saber-para-voar-em-seguranca-e-dentro-da-lei/cp2357/w-4
(por alguma razão o forum esta a bloquear o site da fn4c)


E tambem veres os videos de Ley&Drones
https://www.youtube.com/playlist?list=PL4kI4edwYMSGIg-mCrs4gqeRraQNyPfGo

Tem informação sucinta de tudo que precisas e mostra mesmo os registos e os passos.

Bom dia, registei-me no fórum por andar à procura de alguém que tenha feito exame à subcategoria A2 para dar uma ideia do tipo de questões e ao ler algumas informações não pude deixar de responder.

O número a colar no Drone é o número do operador e não o do piloto, tenham atenção a isso.

"O operador de UAS, deverá colocar fisicamente o referido número de registo do operador disponibilizado, no quadro de cada uma das aeronaves não tripuladas que compõem a sua frota, ou seja, nos diversos drones que possua, bem como introduzi-lo nos sistemas de identificação à distância remota, embutido pelo fabricante durante a construção como um componente do sistema. O operador poderá introduzi-lo no sistema acoplado de identificação à distância. O número de registo será emitido, pelo sistema de identificação à distância, através de um protocolo de emissão aberto. Qualquer aeronave não tripulada, destinada a ser operada na Categoria Específica e a uma altura inferior a 120 metros deve estar equipada com um sistema de identificação à distância."

Fonte: https://www.anac.pt/vPT/Generico/drones/registo_uas/Paginas/OperadoresdeUAS.aspx



By the way, por ventura já alguém realizou o exame à subcategoria A2 que tenha disponibilidade para dar umas dicas?

Grato
 
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