Gadgets Tópico dos Drones

Por isso que comprei o mini 3 + comando normal.
Muita gente vai atrás desse comando mas está a levar um bom barrete, problemas de comunicação pelas antenas serem internas, ecrã com pouco brilho, sem possibilidade de instalar apps, sem hdmi ou usb c que permita display, a transferencia de fotos e videos que mencionas..

Esquece esse update de firmware, o comando é mesmo assim para ser o mais barato possível. O verdadeiro comando com ecrã chama-se RC PRO e custa 1000€, aquele que vêm com o mini 3 é uma versão muito limitada
Na minha opinião, e apesar de todos esses defeitos que colocas, continuo a achar o RC uma melhor opção pelo simples facto de que não me obriga a usar o telemóvel. Só esse pormenor, para mim, vale a pena. Por vários motivos, sendo um deles não querer eu estar a meio de uma manobra qualquer que requer a minha atenção e nesse mesmo momento receber uma chamada, stressava logo.

Mas não partilho da opinião de que todos esses pontos que mencionadas são pontos negativos:
  • "ecrã com pouco brilho" - Ainda usei o meu muito pouco, mas não acho que seja assim tão mau quanto pintas. É inferior ao RC PRO? É. Mas o Mini 3 Pro, apesar de ter Pro no nome, não é propriamente um drone de alta gama. Pelo preço, não acho mau.
  • "possibilidade de instalar apps" - Para que quero eu instalar apps no comando? qual é o objectivo? Se precisar de algo extra, posso usar o telemóvel.
  • "sem hdmi ou usb c que permita display" - Sinceramente, não percebi o que queres dizer com isto...
  • "transferencia de fotos e videos" - Até percebo, mas facilmente se pode usar o telemóvel para isso, pessoalmente até prefiro. Se não imaginem, precisava de 2 cartões SD de igual capacidade, um no drone e outro no comando.
 
Noutro assunto... Daqui a uns tempos vou passar uns dias ao Açores, à ilha de S. Miguel, é pouco provável que visite outras ilhas. Alguém tem alguma dica relativamente aos pedidos de autorização no site da AAN? Alguma coisa que não deva fazer? Alguma coisa que deva fazer para que seja aprovado sem grande stress?
 
Na minha opinião, e apesar de todos esses defeitos que colocas, continuo a achar o RC uma melhor opção pelo simples facto de que não me obriga a usar o telemóvel. Só esse pormenor, para mim, vale a pena. Por vários motivos, sendo um deles não querer eu estar a meio de uma manobra qualquer que requer a minha atenção e nesse mesmo momento receber uma chamada, stressava logo.

Mas não partilho da opinião de que todos esses pontos que mencionadas são pontos negativos:
  • "ecrã com pouco brilho" - Ainda usei o meu muito pouco, mas não acho que seja assim tão mau quanto pintas. É inferior ao RC PRO? É. Mas o Mini 3 Pro, apesar de ter Pro no nome, não é propriamente um drone de alta gama. Pelo preço, não acho mau.
  • "possibilidade de instalar apps" - Para que quero eu instalar apps no comando? qual é o objectivo? Se precisar de algo extra, posso usar o telemóvel.
  • "sem hdmi ou usb c que permita display" - Sinceramente, não percebi o que queres dizer com isto...
  • "transferencia de fotos e videos" - Até percebo, mas facilmente se pode usar o telemóvel para isso, pessoalmente até prefiro. Se não imaginem, precisava de 2 cartões SD de igual capacidade, um no drone e outro no comando.
Sobre o brilho, comparado com o meu samsung s22 ultra, fica muito distante
Sobre as apps, por exemplo apps de edição, redes sociais etc
Sem hdmi ou usb c que permita display, ou seja não o podes ligar diretamente a um monitor ou tv
Em relação á transferencia de fotos e videos, dizes que podes usar o telemóvel. Mas ainda atrás disseste que a vantagem do comando, é poder usar sem telemóvel. Ou seja no fundo vais ter que andar/usar um tlm na mesma e ficas com mais uma dor de cabeça para passar fotos e videos.

Com o normal pego nas fotos/videos acabadas de fazer e meto diretamente nas redes sociais, com o modo vertical é um mimo. Mais fácil que isto não há

Outra coisa que o comando rc do mini 3 pro precisa do tlm é para ter acesso ao google maps dentro do FlyApp, tens que o ligar a um hotspot wifi, cuja maioria das pessoas irá ter que ligar via tlm
 
Última edição:
Temos claramente usos diferentes, pois eu não tenho qualquer interesse em editar imagens/vídeos no telemóvel para partilha imediata nas redes sociais. Aliás, não tenho qualquer interesse em redes sociais de todo.

Em relação á transferencia de fotos e videos, dizes que podes usar o telemóvel. Mas ainda atrás disseste que a vantagem do comando, é poder usar sem telemóvel.
Uma coisa é ter o telemóvel, de certa forma, dedicado ao controlo do drone, outra coisa é usar o telemóvel pontualmente para transferir dados, coisa que pode ser interrompida por uma chamada sem qualquer problema. A diferença de um uso para o outro parece-me óbvia.

Ou seja no fundo vais ter que andar/usar um tlm na mesma e ficas com mais uma dor de cabeça para passar fotos e videos.
Na verdade não vou, porque não tenho qualquer interesse nesse acesso imediato ao conteúdo.

Outra coisa que o comando rc do mini 3 pro precisa do tlm é para ter acesso ao google maps dentro do FlyApp, tens que o ligar a um hotspot wifi, cuja maioria das pessoas irá ter que ligar via tlm
Também não é problemático porque o hotspot corre no background e não afecta as outras funcionalidades do telemóvel. O problema nunca foi ter de usar o telemóvel, mas sim ter o telemóvel dedicado ao drone. Isso para mim não faz sentido.

Mas pronto, cada um tem a sua utilização, e a tua é claramente diferente da minha. E como tal não vejo metade dos pontos que tu indicas no RC como um problema.
 
Para mim, continua a não fazer sentido ter um controlador com cartão microSD que não permite fazer a transferência de fotos e vídeos.
 
A mim preocupa-me mais o suporte a longo prazo.
O comando funcionara "sempre" (o drone por acaso precisa de acesso a net de vez em quando?)
Já o telefone depende da aplicação, que poderá ser descontinuada.
 
Vocês devem ter lanternas no lugar de telemóveis, porque de fraco o brilhos não tem nada no RC... As outras queixas sim, são válidas.
 
Vocês devem ter lanternas no lugar de telemóveis, porque de fraco o brilhos não tem nada no RC... As outras queixas sim, são válidas.
Samsung S22 Ultra tem 1750 nits em peak e 1200 em typical anunciados, comparado com os 700 do comando do mini 3 sim é pouco, o RC PRO tem mais, 1000 nits


Samsung claims a peak brightness of 1,750 nits and typical brightness of 1,200 nits

Medidos em teste:
While the Google Pixel 6 Pro (top) and iPhone 13 Pro Max (bottom) hold their own against the Galaxy S22 Ultra, Samsung's phone just looks like it's on another level. Like surreal territory good.

Samsung Galaxy S22 Ultra display test results​

Samsung Galaxy S22 UltraiPhone 13 Pro MaxGoogle Pixel 6 Pro
Max brightness1,359 nits1,038 nits842 nits
sRGB color gamut137.5%109.3%104.2%
DCIP-3 color gamut 97.4%77.4%73.8
Delta-E color accuracy (lower is better)0.250.210.3

We also tested the Galaxy S22 Ultra's display in our lab to see how good its display is. First up, we used a colorimeter to measure the peak brightness with adaptive brightness turned on. The S22 Ultra registered a whopping 1,359 nits with HDR content. The iPhone 13 Pro Max reached 1,038 nits and the Google Pixel 6 Pro 842 nits.

https://www.tomsguide.com/news/sams...display-tested-yup-this-blows-away-the-iphone
 
A mim preocupa-me mais o suporte a longo prazo.
O comando funcionara "sempre" (o drone por acaso precisa de acesso a net de vez em quando?)
Já o telefone depende da aplicação, que poderá ser descontinuada.
O comando tambem tem a FlyApp, e também tem que ser atualizada. O comando não é nada mais que um mini pc, com um OS baseado ou parecido ao android a correr essa App
 
Samsung S22 Ultra tem 1750 nits em peak e 1200 em typical anunciados, comparado com os 700 do comando do mini 3 sim é pouco, o RC PRO tem mais, 1000 nits


Samsung claims a peak brightness of 1,750 nits and typical brightness of 1,200 nits

Medidos em teste:
While the Google Pixel 6 Pro (top) and iPhone 13 Pro Max (bottom) hold their own against the Galaxy S22 Ultra, Samsung's phone just looks like it's on another level. Like surreal territory good.

Samsung Galaxy S22 Ultra display test results​

Samsung Galaxy S22 UltraiPhone 13 Pro MaxGoogle Pixel 6 Pro
Max brightness1,359 nits1,038 nits842 nits
sRGB color gamut137.5%109.3%104.2%
DCIP-3 color gamut 97.4%77.4%73.8
Delta-E color accuracy (lower is better)0.250.210.3

We also tested the Galaxy S22 Ultra's display in our lab to see how good its display is. First up, we used a colorimeter to measure the peak brightness with adaptive brightness turned on. The S22 Ultra registered a whopping 1,359 nits with HDR content. The iPhone 13 Pro Max reached 1,038 nits and the Google Pixel 6 Pro 842 nits.

https://www.tomsguide.com/news/sams...display-tested-yup-this-blows-away-the-iphone
Deduzo então que o S22 seja o exagero então, porque os 700 do comando são mais do que suficientes.
 
Depois de ter feito a formação e de ter lido algumas coisas em relação ao vento, fiquei algo preocupado com essa questão, principalmente pelos ventos que se fazem sentir mais lá em cima (até aos 120m).

Entretanto também saquei uma App que me diz se está bom para voar ou não e, pelo menos na minha zona ou onde vou voar mais quando estiver de férias, quase nunca está. Principalmente pelas rajadas. O mini 3 pro tem resistência ao vento de 10,5 m/s, salvo erro. Muitas vezes a App dá-me rajadas de 11, 12 ou 13 m/s e então diz logo que não está bom para voar.

Como é que vocês interpretam a questão do vento? Consideram muito as rajadas? Consideram o facto de mais altitude mais vento? Como é que analisam o vento ao nível do chão e o vento que se poderá sentir lá em cima?

Ou seja, gostava de saber a opinião da malta mais experiente porque como sou novato nisto, estou algo receoso de colocar o drone no ar e depois ser apanhado por ventos mais fortes e não conseguir regressar ou a condução ficar muito instável, etc.
 
Alguém com fotos com o mini 3 a 1.3 e 1.6 segundos de exposição? As minhas estão todas assim:

https://www.facebook.com/groups/dji.owners/posts/6197540943594316

285811131_5518313788199824_6543998393298640686_n.jpg


Fotos com uma exposição mais longa (2s) estão ok.
 
Nunca editei um vídeo do drone e queria começar com coisas simples, como adicionar um título e uma marca de água a um mastershot do Mini 3 Pro. Que software recomendam?
 
Nunca editei um vídeo do drone e queria começar com coisas simples, como adicionar um título e uma marca de água a um mastershot do Mini 3 Pro. Que software recomendam?
não editei videos de drone até agora mas lança-te logo para o davinci resolve, é gratis e pode parecer confuso inicialmente, mas tem tutoriais muito simples na internet, e em pouco tempo percebes logo como tudo funciona... e para colocar uma marca de agua, e um texto, é simples e intuito, tem varios tipos de texto, com efeito e tudo, se quiseres, e já ficas com um bom programa de edição para o futuro.
 
Apenas para referência:
Obrigado pelo vídeo. Ainda assim fico com aquele receio. Não sei se pode vir uma rajada de vento e atirar o drone ao chão, não sei se funciona assim. Nesse vídeo ele parece aguentar-se bastante bem.

Eu uso uma App que vários youtubers também usam mas se me for seguir por ela, são várias as vezes que não está bom para voar, principalmente por causa das rajadas. Não sei se é fidedigno ou não.

Para além de que na formação do Luxemburgo, eles mostram um gráfico com a estimativa do aumento do vento. Se em terra estiverem ventos de 20km/h, a 120m estima-se que estejam ventos de 60km/h. O que me faz pensar que se estiverem ventos em terra dessa velocidade, não convém ir até aos 120m. Já nessa tal App, esse aumento não é nem de perto tão grande.

E depois tenho dúvidas quanto à resistência ao vento. O que é que isso quer dizer necessariamente? Se o vento for inferior à resistência do drone ele mantém-se quieto no ar?
 
Back
Topo