Gadgets Tópico dos Drones

No caso de ser brinquedo não é necessário mas nos restantes casos drones com mais de 250g é. Ponto 4.

https://www.aan.pt/subPagina-AAN-001.005.005-aeronaves-nao-tripuladas-drones


Isso está tudo muito certo, mas enfim, estas leis, são aquilo que são, quero dizer, deviam ser mais claras, só isso. Se são considerados "Drones de brinquedo" precisamente aqueles que pesam menos de 250g, como é o caso do Tello que até tem FVP, então neste caso, já não importam se têm camera? Enfim...
De qualquer modo, penso que não invalida a minha ideia inicial. Isto é, se é apenas para experimentar o drone numa área com um campo de visão até 100m e numa altura de 30, entendo pelo que já tenho lido, que não seja preciso pedir autorização. Não tem lógica pedir uma autorização apenas para poder verificar se o aparelho está ou não em condições... Fica é na consciencia de cada um, se no momento da experimentação, quer usar camera ilegalmente ou seja, sem autorização, sob pena de ser sancionado.
 
Como ainda não tenho a papelada e o tempo não tem ajudado nada ainda não deu para testar grande coisa.
Mas já foi o suficiente para verificar a consistências do movimento das hélices com a ponta dos dedos, confirmo que são afiadas. :lol:


Já agora qual é o ramo da polícia que fiscaliza drones? municipal?
 
Boas,
Boa pergunta. Não tenho a certeza mas penso que se houver algum problema ou alguma queixa, a psp pode intervir, reportanto depois à ANAC/AAN e às outras entidades, conforme o caso. Digo eu...
 
No pedido de autorização a resposta à pergunta "Vai voar sobre praias ou sobre o mar? " tem algum impacto na resposta deles?

Estava a pensar ir até Peniche experimentar o bixo, é zona de "voo livre".
 
"Vai voar sobre praias ou sobre o mar? " tem algum impacto na resposta deles?

Pode ter. Eu penso que essa pergunta tenha a ver com a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) daí a AAN perguntar. Em caso afirmativo, terá a AAN informar-se sobre essa área de vôo à DGAM para depois dar-te uma resposta... Penso que seja isso. Mas também não tenho a certeza.
 
Última edição:
Vou voar brevemente para os Açores e queria comprar daquelas bolsas para as baterias . Já não vou a tempo de mandar vir da china. Alguma loja em PT ? É realmente necessário ter isso no avião ? O drone é o anafi extended . Obrigado
 
Boas Pessoal
O que recomendam para quem vai comprar um drone pela 1a vez ?
Portabilidade e tamanho seria um fator importante uma vez que é para levar numa viajem de avião ( mala de cabine ou de mao)
Estava inclinado para o Spark mas depois de ler este tópico parece me haver mais alternativas fiáveis
 
Boas Pessoal
O que recomendam para quem vai comprar um drone pela 1a vez ?
Portabilidade e tamanho seria um fator importante uma vez que é para levar numa viajem de avião ( mala de cabine ou de mao)
Estava inclinado para o Spark mas depois de ler este tópico parece me haver mais alternativas fiáveis

Acho que ficarias melhor servido com um FIMI X8: mais compacto, melhor qualidade que o Spark.
 
Estava inclinado para o Spark mas depois de ler este tópico parece me haver mais alternativas fiáveis

Atenção que o Spark é um bom drone mas pode ser uma desilusão em termos de autonomia. Na melhor das hipóteses, consegues entre 10~15min de voo. Para umas selfies com a familia ou amigos, serve. Mais que isso, pode começar a ser um problema.
 
Eu apanhei o anafi extended (bolsa +3 baterias) por 640€ na *****. Um achado! Comparado com o bebop este já é um brinquedo engraçado com câmara 4k e portátil. Estou contente!
 
Atenção que o Spark é um bom drone mas pode ser uma desilusão em termos de autonomia. Na melhor das hipóteses, consegues entre 10~15min de voo. Para umas selfies com a familia ou amigos, serve. Mais que isso, pode começar a ser um problema.

Optei pelo FIMI X8 SE .. vamos ver .. depois deixo feedback
um obrigado ao @Informador pela ajuda
 
Pessoal, um aviso a quem tem o Fimi x8 se. Li por aí que a nova atualização do firmware que saiu à pouco tempo (a 28 de Maio), anda só a trazer problemas e alguns deles muitos chatos. Talvez seja melhor aguardar mais um pouco.

Cumps.
 
Última edição:
Boas pessoal, estou tentado a comprar um Mavic 2 Zoom ou Mavic 2 Pro, ainda estou indeciso.
Mas gostava de saber como estão as leis atuais sobre os drones. Cá em Portugal é preciso tirar carta de drone ou ter alguma espécie de licença ? Não quero estar a investir para depois ter de investir em mais coisas.

E mais uma pergunta, o controlador Inteligente que custa 600€ vale a pena, ou o que vem de origem com os drones é suficiente ?
 
Última edição:
Boas pessoal, estou tentado a comprar um Mavic 2 Zoom ou Mavic 2 Pro, ainda estou indeciso.
Mas gostava de saber como estão as leis atuais sobre os drones. Cá em Portugal é preciso tirar carta de drone ou ter alguma espécie de licença ? Não quero estar a investir para depois ter de investir em mais coisas.

E mais uma pergunta, o controlador Inteligente que custa 600€ vale a pena, ou o que vem de origem com os drones é suficiente ?

Mais vale passares pelo www.voanaboa.pt e ler o regulamento.
Podes também instalar essa aplicação no telemóvel, que te mostra o mapa de Portugal e os diferentes tipos de áreas. Eu pessoalmente fiquei surpreendido com a quantidade de áreas militares/aeroporto pela minha zona, em que voar é para esquecer.
Não há cartas nem nada parecido mas drones acima de 900g (o casos desses) precisam de um seguro de responsabilidade civil.

Quando o tiveres terás de te registar a ti e ao drone em https://backoffice.aan.pt e sempre que quiseres voar terás de iniciar um processo de autorização com antecedência de 5 dias.


Nunca usei esse controlador, mas eu diria que não vale a pena.
O que vem com os drones ligas e usas o ecrã do telemóvel, o outro não precisa de tlm tem ecrã próprio.


Cada um sabe de si e da sua carteira, mas se não tens experiência com drones poderias começar mais pelo patamar abaixo.
Dji Mavic Air, Parrot Anafi, etc.

Pessoalmente tenho um Anafi há uns mesitos e não lhe tenho dado tanto uso como imaginava... Por isso pensa b€m!
 
[QUOTE="RadioMusic, post: 15934956, member: 169039"

E mais uma pergunta, o controlador Inteligente que custa 600€ vale a pena, ou o que vem de origem com os drones é suficiente ?[/QUOTE]

O Mavic 2 será sempre uma óptima escolha, seja pelo zoom ou pro.
Para mim escolhia o Pro. Com o zoom não consigo a qualidade de imagem do Pro, mas com o Pro consigo praticamente tudo o que faz o zoom (nem que seja depois em casa) .

Já tive muitos drones, e DJI é outra coisa, está noutro patamar de qualidade, experiência e claro, preço.

Quanto ao controlador que fala, acho que não vale os 600€, nem metade....
Procure no YouTube avalie por si.
 
Back
Topo