Sempre tive curiosidade como é que o DJI Care Refresh funciona no caso de erro humano, como parece ter sido o teu caso 🤔
Podes explicar melhor como se procedeu esse acidente? Foi devido a falta de alguns sensores e não deste conta, foi simplesmente nabice tua (acontece, já me aconteceu 😅, mas o meu ainda ficou a funcionar)? Como foi? E como é que funciona o processo em si? Eles analisam o registo de voo ou assim?
Então, estava sol forte e abriguei-me debaixo de uma especie de varanda grande para conseguir ver alguma coisa no ecrã. Conheço bem o local, sabia que não havia cabos nem nada do género. Tentei andar á volta de um monumento mantendo sempre o monumenot no centro da imagem. Acontece que pensava que estava mais perto do monumento do que estava na realidade e a certo ponto da circunferência o drone bateu num edificio e entrou pela varanda do 7º andar. Demorei mais de 1h até conseguir perceber em que varanda estava e para depois recuperar. Valeu-me uma moradora que foi extremamente simpática e que fez o favor de ir ver ao terraço, no andar dela e por fim ir tocar à campainha do 7º andar (as campainhas cá de baixo não funcionam). Para ajudar é um prédio em que a maioria dos apartamentos são casa de férias e não estava lá quase ninguém. Por sorte o drone caiu num apartamento que tinha gente naquele dia!
Recuperado o Drone estava com os pláticos de cima partidos mas nada de grave. Uma helice estalada a meio e com falta de outro bocado. A tampa da bateria saltou fora mas foi recuperado. O filtro que tinha na lente caiu com o acidente e deve ter ficado na varanda, não mo trouxeram. Liguei o drone, ele ligou-se, mas o gimbal não estabilizava, ficava sempre a abanar verticalmente (a imagem sempre a subir e a descer).Tentei fazer várias coisas mas nada reparou o problema. Tentei voar e ele voa, mas com a imagem assim não passava de um brinquedo de 50€ que me custou 10x mais.
Então depois fui ao suporte da DJI, autentiquei-me procurei o Care Refresh, aparece lá que ainda é válido e é basicamente só seguir os passos. Pagar os 49€ (no caso do Mini 2) e siga. Eles mandam uma etiqueta para imprimir, imprime-se mete-se numa caixa e entrega-se num posto de recolha da UPS.
O drone mal chega lá eles enviam outro. Demora quase uma semana para cada lado. Ele vai para a Holanda se não me falha a memória e o que eu recebi veio da Alemanha.
Já agora, o serviço Fly Away, nunca usei, mas basicamente é a mesma coisa, só que não envias o drone e pagas 220€ (se não me engano) para o caso do Mini 2. Um drone mais caro paga-se mais, obviamente.
Não sei se é diferente noutros modelos, mas no Mini 2 pode-se usar o Care Refresh 3 vezes ou 2x o fly away enquanto estiver dentro da validade.
EDIT: Comprei o Mini 2 usado mas tinha vindo de garantia, portanto baterias, hub de carga, comando, etc usados e aeronave nova/reconstruida, ainda selada dentro da caixa. O rapaz que mo vendeu disse-me que estava a fazer uma filmagem e que o drone se passou e foi contra uma parede. Pela conversa que ele teve depois pareceu-me que o caso dele foi parecido ao meu: azelhice. Mas ele diz que tentou ativar a garantia e que eles detetaram que realmente o drone se passou e ficou descontrolado. O problema deste método é que é mais lento. Como a bateria do meu saltou fora o ficheiro de vídeo não ficou gravado, mas no telemovel ficou a cache. Como ao telemovel a imagem chega com uns momentos de atraso, não se vê o acidente, só se vê que estava a andar de lado e de repente a imagem pára. Pode dar a entender que o gajo se desligou e caiu. Provavelmente se tivesse enviado essas evidencias para o suporte eles teriam assumido a reparação em garantia, mas não quis perder tempo, tinha o drone há 1 semana, era o primeiro dia em que tinha tudo legal, fiquei com uma azia tal que eu queria era outro rapidamente. Então ativei logo o Care Refresh sem pensar duas vezes.