Gadgets Tópico dos Drones

Boas, quero começar por dizer que estão aqui fotos e vídeos espetaculares, e os meus parabéns aos autores dos mesmos 👍 .
1º Registar-se como operador e piloto no site da ANAC. https://uas.anac.pt/.

2º depois do operador estar validado, colocar o número de operador no drone (caso lá não esteja, a multa mínima é de 2000€). Pode ser colado numa etiqueta, escrito, como entender.

3º Se o Drone pesar menos de 900 gramas não necessita de seguro. Se o Drone tiver mais de 900 gramas o seguro é obrigatório.

4º registar-se no site da AAN. No site da AAN é que vai pedir autorizações para voar. O registo pode ser feito aqui: https://backoffice.aan.pt/checklogin .
• https://youtu.be/XKy4sGIbfjw Registo de Operador (ANAC)
• https://youtu.be/_B-pjtAEtEc Adicionar RPA (drone) e Pilotos (ANAC)
• https://youtu.be/tRgmia5I94I e https://youtu.be/x0VbDAnFxCE Regulamentação Europeia para drones (poderá ter algumas coisas desatualizadas)
• https://www.youtube.com/watch?v=3cplodwxPHY Registo na AAN (aos 4:28 ele fala dum passo importante, a declaração que recebes por email da AAN tens que assiná-la digitalmente e responder a esse email com a declaração já assinada para poderem validar o teu registo, sem isto não fazem nada).
• https://www.youtube.com/watch?v=bAY3b1q3tCs Adicionar RPA (drone) e Pilotos (AAN)
• ttps://www.youtube.com/watch?v=f5zAQj_zUT8 Pedido de Autorizações (AAN)
• https://trainingzone.eurocontrol.int/ilp/pages/coursedescription.jsf?courseId=10080227&catalogId=8264768 Curso A1/A3 do Luxemburgo (tudo online) Grátis
• https://uas.anac.pt/explore Mapa onde podem ver as zonas vermelhas e as zonas do IFCN (zonas IFCN é necessário pedir autorização a eles também)
Gostaria de pedir a vossa ajuda no esclarecimento de algumas dúvidas e peço desculpa, de antemão, se alguém já fez estas questões atrás (li +- 10 pág do início/fim, mas não consegui ver todas as 79 😅). Eu já encontrei o post que referenciei atrás do @Skyl (agradeço a explicação e orientação exaustiva), mas algumas dúvidas mantêm-se em relação à utilização de "drones brinquedo" em espaços exteriores (nada de dji, mas do chinês baratuxo). Eu já tenho um (do tipo eachine e010, sem sensores) para brincar com os meus pequenos dentro de casa na garagem, porque aquilo fora de casa, uma rajada de vento e lá se vai o "bicho". Agora eu gostava de mandar vir da china um daqueles, também, baratos para poder continuar a brincar dentro de casa, mas já um pouco maior, com mais autonomia, motores sem escovas, etc e com um sensor de imagem, ainda que fraco (muito fraco quando comparado com o mais fraco dos dji), com menos de 250g, mas agora para poder "brincar" com os meus pequenos no exterior e também com um objetivo (real) de poder verificar a condição do telhado e caleiras da minha casa, depois deste inverno com épocas prolongadas de chuvas/vento intenso, dado que não tenho acesso fácil aos mesmos.

Eu já percebi que a partir do momento que o drone tenha sensores, sejam de imagem ou outros (mic, etc) o operador tem que se registar na ANAC e colocar o sua identificação (num. operador) no drone quando for utilizado em espaços exteriores (não existem nenhuma restrição se for usado dentro de espaços fechados) e que tenho que pedir autorização prévia a AAN para a zona a voar (mesmo que seja dentro do meu terreno, dado que tenho vizinhos "colados" a mim e não quero confusões), a minha dúvida reside é no aparelho em si, e no registo do mesmo, e as condições operacionais que isso acarreta, porque não consigo ficar encontrar, como é que os drones não certificados (que penso que se inserem na mesma categoria que os caseiros), ficam depois do período de transição, e que penso que terminou no final do ano passado. As dúvidas principais são:
1. Posso voar com estes drones que não têm certificação da EU?
2. Se posso, sou obrigado a registá-lo na mesma (mesmo sendo com menos de 250g)?
3. Em que categoria se inserem agora estes drones não certificados/caseiros?
4. Se não me engano, estes drones, no período de transição, tinham limitação de uso, não podiam ser usados a menos de 150m de edifícios e pessoas, mas então torna-se quase impossível usar esses drones dentro no próprio terreno, a não ser que se tenha uma quinta, alguém confirma isso?

Outra dúvida que tenho é, temos um operador por aparelho ("drone"), mas pilotos podem ser vários, a minha filha (que está entusiasmada com o mundo dos drones e vai fazer apenas 11 anos), tem que (e pode) tirar o curso para poder pilotar o drone brinquedo no exterior?

Desculpem-me o testamento e agradeço a quem puder por "um pouco de luz" nestas dúvidas.

PS: antes que me atirem "aos cães", e que comecem a dizer para investir logo num DJI dos "baratos", o drone que estou a falar anda na casa dos 50-60€, com várias baterias, e como não tenho interesse em fazer filmagens cinematográficas (apenas verificar o telhado e pouco mais), investir num DJI para andar a brincar com crianças (e estragar no processo) não me parece ser um "bom uso" das minhas finanças (claro que quem tem de "sobra", faz o que bem entender com as suas, claro, não estou a julgar ninguém 😉)
 
Última edição:
se tivesse mais uma imagens do carro a derrapar numas curvinhas ficava altamente, e um pouco mais de acção, mas certamente foi o possivel... para uma pequena brincadeira ficou engraçado, e certamente não é facil pilotar um drone de forma a ter um movimento fluido.
 
se tivesse mais uma imagens do carro a derrapar numas curvinhas ficava altamente, e um pouco mais de acção, mas certamente foi o possivel... para uma pequena brincadeira ficou engraçado, e certamente não é facil pilotar um drone de forma a ter um movimento fluido.
Boas, eu acho que para um dji mini 2 (penso que é esse que o @Skyl tem), que não é rápido como um FPV, até não está nada mau. Para cenas com ação, tem que ser um FPV e um piloto experiente, já vi vídeos cinematográficos de ação muito porreiros feitos com FPV no tubas.
Boas, quero começar por dizer que estão aqui fotos e vídeos espetaculares, e os meus parabéns aos autores dos mesmos 👍 .

Gostaria de pedir a vossa ajuda no esclarecimento de algumas dúvidas e peço desculpa, de antemão, se alguém já fez estas questões atrás (li +- 10 pág do início/fim, mas não consegui ver todas as 79 😅). Eu já encontrei o post que referenciei atrás do @Skyl (agradeço a explicação e orientação exaustiva), mas algumas dúvidas mantêm-se em relação à utilização de "drones brinquedo" em espaços exteriores (nada de dji, mas do chinês baratuxo). Eu já tenho um (do tipo eachine e010, sem sensores) para brincar com os meus pequenos dentro de casa na garagem, porque aquilo fora de casa, uma rajada de vento e lá se vai o "bicho". Agora eu gostava de mandar vir da china um daqueles, também, baratos para poder continuar a brincar dentro de casa, mas já um pouco maior, com mais autonomia, motores sem escovas, etc e com um sensor de imagem, ainda que fraco (muito fraco quando comparado com o mais fraco dos dji), com menos de 250g, mas agora para poder "brincar" com os meus pequenos no exterior e também com um objetivo (real) de poder verificar a condição do telhado e caleiras da minha casa, depois deste inverno com épocas prolongadas de chuvas/vento intenso, dado que não tenho acesso fácil aos mesmos.

Eu já percebi que a partir do momento que o drone tenha sensores, sejam de imagem ou outros (mic, etc) o operador tem que se registar na ANAC e colocar o sua identificação (num. operador) no drone quando for utilizado em espaços exteriores (não existem nenhuma restrição se for usado dentro de espaços fechados) e que tenho que pedir autorização prévia a AAN para a zona a voar (mesmo que seja dentro do meu terreno, dado que tenho vizinhos "colados" a mim e não quero confusões), a minha dúvida reside é no aparelho em si, e no registo do mesmo, e as condições operacionais que isso acarreta, porque não consigo ficar encontrar, como é que os drones não certificados (que penso que se inserem na mesma categoria que os caseiros), ficam depois do período de transição, e que penso que terminou no final do ano passado. As dúvidas principais são:
1. Posso voar com estes drones que não têm certificação da EU?
2. Se posso, sou obrigado a registá-lo na mesma (mesmo sendo com menos de 250g)?
3. Em que categoria se inserem agora estes drones não certificados/caseiros?
4. Se não me engano, estes drones, no período de transição, tinham limitação de uso, não podiam ser usados a menos de 150m de edifícios e pessoas, mas então torna-se quase impossível usar esses drones dentro no próprio terreno, a não ser que se tenha uma quinta, alguém confirma isso?

Outra dúvida que tenho é, temos um operador por aparelho ("drone"), mas pilotos podem ser vários, a minha filha (que está entusiasmada com o mundo dos drones e vai fazer apenas 11 anos), tem que (e pode) tirar o curso para poder pilotar o drone brinquedo no exterior?

Desculpem-me o testamento e agradeço a quem puder por "um pouco de luz" nestas dúvidas.

PS: antes que me atirem "aos cães", e que comecem a dizer para investir logo num DJI dos "baratos", o drone que estou a falar anda na casa dos 50-60€, com várias baterias, e como não tenho interesse em fazer filmagens cinematográficas (apenas verificar o telhado e pouco mais), investir num DJI para andar a brincar com crianças (e estragar no processo) não me parece ser um "bom uso" das minhas finanças (claro que quem tem de "sobra", faz o que bem entender com as suas, claro, não estou a julgar ninguém 😉)
Já agora, não querendo parecer "melga", será que ninguém consegue dar alguma indicação em algum dos pontos que mencionei neste post, mesmo que não saibam responder a todos, pelo menos a um ponto? Agradeço antecipadamente 😁
 
Epá se tiveres um drone desses baratuxos para umas brincadeiras no quintal penso que não vai ser por aí de o fazer sem autorizações mas claro que o certo é registar os equipamentos e pedir as devidas autorizações, nem que seja para levantar 50 centímetros do chão é necessário ter autorização mas claro que se levantares uns 3 ou 4 metros no quintal e brincares um pouco ninguém te vai matar por isso digo eu. (depende do sitio também óbvio)

se tivesse mais uma imagens do carro a derrapar numas curvinhas ficava altamente, e um pouco mais de acção, mas certamente foi o possivel... para uma pequena brincadeira ficou engraçado, e certamente não é facil pilotar um drone de forma a ter um movimento fluido.
Obrigado, também não quis que o vídeo ficasse demasiado longo e depois tinha o fator música, acabava aí onde acabou e tentei usar na parte mais mexida da música, mas sim teria ficado melhor dessa forma! Além de que tive para aí umas 4 ou 5 horas para fazer essa montagem toda, procurar música e tudo (que muita vez é o que demora mais tempo pelo menos para mim xD)
 
Obrigado, também não quis que o vídeo ficasse demasiado longo e depois tinha o fator música, acabava aí onde acabou e tentei usar na parte mais mexida da música, mas sim teria ficado melhor dessa forma! Além de que tive para aí umas 4 ou 5 horas para fazer essa montagem toda, procurar música e tudo (que muita vez é o que demora mais tempo pelo menos para mim xD)

Eu percebo, eu também demoro imenso tempo, ainda infelizmente, até conseguir editar algo tão simples como um reels de 10 segundos, não porque a edição em si seja muito complexa mas simplesmente pelo que referes, que faz parte do processo criativo, como escolher a musica, etc...
Quanto ao resto, ao filme realizado pelo drone, nem sequer opino muito porque não percebo do assunto, e já fiquei mais elucidado pela explicação do YatK, somente tenho presente que não deve ser nada facil pilotar um... eu nem sequer acho que sei usar muito bem um gimbal quanto mais pilotar um drone :bigrinbo::bigrinbo::bigrinbo:

So te posso encorajar a filmar mais e mais, porque é a unica maneira de evoluir, e confesso que quem me dera poder ter um drone para essas brincadeiras, é um investimento que por agora não consigo justificar...
 
Epá se tiveres um drone desses baratuxos para umas brincadeiras no quintal penso que não vai ser por aí de o fazer sem autorizações mas claro que o certo é registar os equipamentos e pedir as devidas autorizações, nem que seja para levantar 50 centímetros do chão é necessário ter autorização mas claro que se levantares uns 3 ou 4 metros no quintal e brincares um pouco ninguém te vai matar por isso digo eu. (depende do sitio também óbvio)
Obrigado @Skyl pelo input. Eu sei que se estiver no meu quintal, em princípio, não deveria de haver muito stress, mas infelizmente estou rodeado por outras casas e apesar de me dar bem com todos os vizinhos, não quero correr riscos porque há sempre aquele vizinho que vai sempre implicar e perguntar se está tudo nos conformes, por isso é que estou a perguntar para estar tudo legal e não correr o riscos. Eu acho que daquilo que perguntei o que não consigo encontrar praticamente nada é o que temos que fazer com os drones que não estão certificados/caseiros (depois deste estou a pensar em comprar um comando e fazer o meu primeiro drone , eheh, manias do ppl com background em electrónica 😆) com menos de 250g, depois de 2022...
Quanto ao resto, ao filme realizado pelo drone, nem sequer opino muito porque não percebo do assunto, e já fiquei mais elucidado pela explicação do YatK, somente tenho presente que não deve ser nada facil pilotar um... eu nem sequer acho que sei usar muito bem um gimbal quanto mais pilotar um drone :bigrinbo::bigrinbo::bigrinbo:
A filmagem/montagem do @Skyl está muito porreira, tendo em conta o drone que utilizou, que não é nada fácil para seguir acontecimentos que exigem velocidade e fluidez de movimentos. @vvalk3ng aquilo de que estava a falar nem é preciso gimbal mecanizado, na maior parte das vezes nem gimbal têm, apenas estão presos ao drone e a camera faz a estabilização, a vantagem dos FPV é agilidade e velocidade (+ de 100kmh), por isso conseguem seguir ação intensa de, por exemplo, um carro de rally, mas claro são muito mais difíceis de controlar e a maior parte não tem "altitude hold", por isso, não são definitivamente para iniciantes da modalidade. Se quiser dar uma vista de olhos deixo aqui alguns exemplos de filmagem FPV: aqui, aqui e aqui.

ps: @Skyl os exemplos não são para fazer comparação com o teu trabalho, são coisas diferentes que, na sua maioria, não dá para fazer com um mini, mas de qualquer maneira, achei o teu vídeo bem porreiro 👍
 
Última edição:
Boas!
Estive à procura no fórum e não consegui encontrar a resposta à minha dúvida.
Para voar em Espanha (e noutros países europeus), alguém sabe se é necessária uma autorização ou cumprir determinados requisitos, como acontece em Portugal?
 
Boas!
Estive à procura no fórum e não consegui encontrar a resposta à minha dúvida.
Para voar em Espanha (e noutros países europeus), alguém sabe se é necessária uma autorização ou cumprir determinados requisitos, como acontece em Portugal?
Pelo menos registo de operador é obrigatório em todos os países da UE.

Tens lá tb certamente zonas militares e parques naturais onde não podes voar.

Deeconheco se precisas de uma autorização equivalente a AAN para filmagem em zona livre.
 
Back
Topo