Gadgets Tópico dos Drones

Boas pessoal, queria me iniciar no mundo dos drones
Estou a pensar num dos mais pequenos mini 3 pro ou mini 4 pro. Como o peso deles é abaixo das 249gr preciso de me registar em algum algo como operador ?

Boas pessoal, queria me iniciar no mundo dos drones
Estou a pensar num dos mais pequenos mini 3 pro ou mini 4 pro. Como o peso deles é abaixo das 249gr preciso de me registar em algum algo como operador ?

Se o drone tem camera, preicsas de autorizacao, para obter autorizacao precisas de registo.

Obrigado pela resposta!!
Autorização para o que ao certo? Cada vez que o saco da caixa para voar num sítio é uma autorização?

Sorry pelas perguntas de noob mesmo

os videos partilhados pelo sniperfox ajudam.

Boas, sim precisas de uma certificação para esse drone e sim é grátis , tens que fazer uma formação online e um exame online.
Pesquisa por este site (por algum motivo o forum não deixa por o link) :
PLATAFORMA ELETRÓNICA DE FORMAÇÃO E EXAMES À DISTÂNCIA DE PILOTOS REMOTOS
Escolhe do lado direito cidadãos nacionais ou não nacionais (conforme o caso)
Tens que te autenticar com chave movel digital ou CC.
No separador inicio escolhe o curso de sub categoria aberta A1-A3.

Depois tens que te registar em dois sites :
https://auth.anac.pt/
https://imagensaereas.aan.pt/checklogin

Mas vê primeiro estes vídeos e esclareces muitas duvidas:

Meti os videos em spoiler para não encher muito a página .

Olá a todos.
Comprei em 2022 o DJI Mini 3 Fly More Combo RC, mas agora o meu DJI RC deixou de dar som. Já fiz um reset de fábrica mas não resolveu.
Alguém tem conhecimento deste problema ou alguma recomendação?

já alguém viu o neo da dji?
parece ter uma excelente relação qualidade/preço.
deve de ser uma das melhores escolhas para primeiro drone.

Bom dia malta.

Só peguei em drones 2-3x na vida e espetei-me com o drone, ou usei apenas alguns segundos, o suficiente para não me espetar. Sou muito pior do que um puro iniciante, como devem calcular. Não duvidem da minha incapacidade de controlar devidamente um drone!

Ando a pensar na hipótese de comprar um drone super budget, só para ganhar um pouco de experiência e brincar um pouco.
Gostava apenas de fazer pequenos vídeos e/ou fotos de momentos pessoais/familiares, como estar alguém a nadar no mar e filmar de cima, ou tirar fotos/vídeos a fazer exercício na rua, coisas assim simples, com altitude muito baixa.

Não preciso de mais do que 1080p, nem no iPhone costumo preocupar-me com qualidade superior a isso. É possível que use em zonas ventosas, mas a ideia é mais praticar e aprender, mas obviamente que vou deixar cair e bater algumas vezes, por isso, gostava que sobrevivesse a essa experiência. Não devo precisar de mais do que alguns minutos no ar.
Não preciso de funcionalidades avançadas (talvez um dia, se lhe tomar o gosto e dominar bem o drone), como seguir-me ou parecido.

Que me aconselham? Drones baratos do chinês só para aprender? Algum sítio onde possa alugar/experimentar? Outra?

Preciso de me preocupar com licenças/registos nesta situação?
Qualquer outra coisa que eu deva ter em conta que não referi?

Obrigado e desculpem se as perguntas são demasiado básicas, mas acreditem, revelam o meu conhecimento sobre o tema.

Na altura ponderei o mesmo, para treinar ir para um drone barato e quase de brincar. Mas pensei que talvez os controlos não iriam ser iguais e lá iria a minha pratica, porque cada comando e drone tem a sua sensibilidade e forma de funcionar.
Podes tentar encontrar um que o comando seja semelhante ao drone que pensas comprar (infelizmente não te consigo aconselhar nenhum), mas apenas respondo para deixar a sugestão de experimentares simuladores no telemovel. A dji tem um para telemovel em que podes ter uma configuração igual ao do comando. Se é a mesma coisa? não, mas ajuda a ter percepção do que cada joystick e movimento.
Depois já tendo um, tens apps que ligam mesmo ao comando para utilizares o comando num cenario virtual.

Eu passei logo para o drone em vez de ir para os mais simples de brincar ou praticar, usei muito essas apps e comecei tudo em espaços na rua amplos e até ver tem corrido tudo bem. Fica só assim esta dica das apps para treino 😉

Boa tarde,

Eu tenho Um Mavic Air 2 há uns anos. Quando fui há uns tempos atrás pedir para voar numa área o botão tinha desaparecido...
Pelo que eu li aqui, para se poder voar e preencher o que aparece no https://uas.anac.pt é preciso um curso universitário...

Alguém me pode explicar, como se eu fosse muito burro, o que é preciso agora? Esta gente está sempre a inventar.
Dentro da página que referi tem milhentas perguntas e documentos para enviar. É preciso isso tudo para um Mavic Air 2???

Isto é mais complicado do que tirar carta de condução. Uma palhaçada!! Não chegava o que estava já feito na e-aan?

Obrigado pela vossa atenção.

Boas malta! Estou aqui num dilema se encomendo o novo Air 3S ou o Mavic 3 Pro... De um para o outro ainda é uma diferença de +- 500€ no pack fly more combo

No passado já tive o Mavic Pro, Mavic 2 Zoom e o Mavic Air

Boas, sim precisas de uma certificação para esse drone e sim é grátis , tens que fazer uma formação online e um exame online.
Pesquisa por este site (por algum motivo o forum não deixa por o link) :
PLATAFORMA ELETRÓNICA DE FORMAÇÃO E EXAMES À DISTÂNCIA DE PILOTOS REMOTOS
Escolhe do lado direito cidadãos nacionais ou não nacionais (conforme o caso)
Tens que te autenticar com chave movel digital ou CC.
No separador inicio escolhe o curso de sub categoria aberta A1-A3.

Depois tens que te registar em dois sites :
https://auth.anac.pt/
https://imagensaereas.aan.pt/checklogin

Mas vê primeiro estes vídeos e esclareces muitas duvidas:

Meti os videos em spoiler para não encher muito a página .
Para um Dji Neo é igual certo ? Preciso disso tudo ?

EDIT: já percebi que sim e está feito

EDIT 2: @sniperfox não consigo fazer login no site do auth.anac que dá sempre erro. No segundo já está com drone e tudo registado.

Última edição:

Comprei o Dji Neo esta semana e não podia estar mais satisfeito! :)

EDIT 2: @sniperfox não consigo fazer login no site do auth.anac que dá sempre erro. No segundo já está com drone e tudo registado.

Tenho que tirar uma "formação"? xD
A única coisa que fiz foi o registo no site da anac...

Já conseguiste ?
Acho que mudou , penso que este : https://uas.anac.pt/registry

Comprei o Dji Neo esta semana e não podia estar mais satisfeito! :)

Tenho que tirar uma "formação"? xD
A única coisa que fiz foi o registo no site da anac...

Filma e tira fotos ?
Se quiseres estar legal, sim tens que fazer :)

Malta tenho um DJI Mini 3 que de repente deixou de funcionar.

Pelos vários testes que estive a fazer, parece-me um bug da app DJI Fly (iPhone 15 Pro) porque ela diz que emparelha com o drone, "Let's Fly" e tal, mas depois a imagem não passa disto.

IMG-1526.png

Já tentei fazer update de firmware e a app não faz nada. Nem atualiza nem diz que está atualizada, é como se não tivesse clickado lá. O mesmo com o drone. Não consigo ver sequer se está atualizado.

Como posso forçar um update, tanto ao comando (C5) como ao drone?
Ou então repor definições de fábrica.

Obrigado!

Boas,

Uma questão para os mais entendidos: Existe alguma minuta para pedido de autorizações às capitanias? Por exemplo a do Porto (voar sobre a costa) ou até a de Leixões (que acaba pro ter o mesmo Capitão).

Caso contrário como fazem? Entram nos sites e mandam mail? Se sim, com o quê?

Obrigado.

Back