Gadgets Tópico dos Drones

Sim existem, os dji têm geofencing
Obrigado.

Já agora mais uma questão.

Outro dia, num parque perto do aeroporto (zona bem vermelha no voarnaboa) estava um individuo a brincar com um drone, inclusive sobrevoando crianças.

De inicio nao lhe disse nada, até que a pessoa em questão decidiu subir com drone a uma altura bem elevada, e aí nao tive outra hipótese senao ir falar com ele.

Armou-se em parvo mas acabou por guardar o drone. Como agiriam nestas situações?
A dji já removeu o geofencing na europa em 2024 (e agora em 2025 nos restantes paises EU), e nos USA removeu há 2 dias atrás. Agora apenas dá warnings, não impede de voar

"DJI has announced updates to its geofencing system (GEO) that applies to most of its consumer and enterprise drones in the United States. The changes took effect on January 13th on the DJI Fly and DJI Pilot flight apps.
The update is similar to changes implemented in the European Union in 2024."

"Areas previously defined as Restricted Zones or No-Fly Zones will be displayed as Enhanced Warning Zones"

This GEO update has been active in the UK and several EU countries since January 2024, starting with European countries that have implemented geographical maps compliant with existing technical standards, such as Belgium, Germany, and France. In June, it expanded to Estonia, Finland, and Luxembourg. The remaining EU countries under EASA jurisdiction will also receive the update this month.

A dji já removeu o geofencing na europa em 2024 (e agora em 2025 nos restantes paises EU), e nos USA removeu há 2 dias atrás. Agora apenas dá warnings, não impede de voar

"DJI has announced updates to its geofencing system (GEO) that applies to most of its consumer and enterprise drones in the United States. The changes took effect on January 13th on the DJI Fly and DJI Pilot flight apps.
The update is similar to changes implemented in the European Union in 2024."

"Areas previously defined as Restricted Zones or No-Fly Zones will be displayed as Enhanced Warning Zones"

This GEO update has been active in the UK and several EU countries since January 2024, starting with European countries that have implemented geographical maps compliant with existing technical standards, such as Belgium, Germany, and France. In June, it expanded to Estonia, Finland, and Luxembourg. The remaining EU countries under EASA jurisdiction will also receive the update this month.
Não estava a par disso. Quando comprei o meu drone o ano passado tinha lido que tinham isso no sistema deles. Optei por um potensic atom. Depois deixei de pesquisar. Obrigado pela correção e desculpem a má info ☺️

Já estou no passo final antes de poder pôr o Flip a voar (enviei a declaração assinada digitalmente à AAN).

Estava a pensar pedir depois autorização para uma ou duas zonas circulares em Lisboa, talvez parque das nações.

Esta área poderá ser carregada e visível no comando, ou é a olhometro saber se estou a voar dentro da área autorizada?

Já estou no passo final antes de poder pôr o Flip a voar (enviei a declaração assinada digitalmente à AAN).

Estava a pensar pedir depois autorização para uma ou duas zonas circulares em Lisboa, talvez parque das nações.

Esta área poderá ser carregada e visível no comando, ou é a olhometro saber se estou a voar dentro da área autorizada?

Depois de teres a autorização da área podes fazer download da mesma num ficheiro .kml .

Se depois dá para por no teu comando não sei.

Na app dji para tlm acho que não dá , se der não encontrei como.

Recomendo a app para tlm tempo & radar para a meteorologia , vento e chuva principalmente.

https://play.google.com/store/search?q=tempo+e+radar+-+previsão+do+tempo&c=apps

Não sei de também existe em ios.

Partilho uma check list que eu criei para mim depois de lições aprendidas com um ou dois sustos.

**Pré Flight Check List**
Firmware e software atualizado ( em casa)
Condições Ambientais presentes e futuras:
-Luminosidade
-Vento
-Temperatura
-Chuva
-Nevoeiro
Estado físico Drone:
-Hélices
-Rotores
-Carcaça
-Bateria
Calibração de sensores se drone não usado há mais de um mês e/ou último local de voo a mais de 150km
Bateria telemóvel, drone , comando
Inserir parâmetros de segurança:
-Altura máxima
-Distância máxima
-Altura RTH
Analisar PERIGOS NA ÁREA
Planear voo, percurso e mudanças de altitude
Ter em conta o HP em relação ao voo, preferência ponto mais alto e manter drone na LOS
Garantir update do HP
(HP=Home Point)

Última edição:
Aprovação da AAN, só consigo agendar voos a partir da outra semana, este fim de semana já ardeu :(

Pela vossa experiencia existe algum limite máximo de área normalmente aceite para áreas poligonais?

É verdade, bem lembrado, se apanhar dois conselhos tem que se pedir duas áreas , uma para cada conselho.
Eu tento sempre evitar isso.
Mas há conselhos que dá logo para o conselho todo , nem é preciso criar área circular ou poligonal.

Junto a rios / praias fluviais não se põe o problema, correto?

A autorização da capitania torna-se necessária a partir do momento em que o drone sobrevoe o areal e mar, ou apenas o mar?

Obrigado!

Junto a rios / praias fluviais não se põe o problema, correto?
Estou com ideia que se aplica tambem, teria de verificar.

Contudo fui verificar como aparece na e-AAN,
Ao selecionar "Yes" em "Will you fly over beaches or over sea?*" aparecem dois novos campos "Zone" e "Captaincy".

Se escolher Zone Center, tenho disponivel na Captaincy os seguintes Cascais/Lisboa/Nazaré/Peniche/Stubal/Sines, as restantes zonas apresentam capitanias na costa.

Portanto contra a minha idea, parece que "rios / praias fluviais" longe da costa não seria necessario.

Para a malta que fez a formação A1/A3 recentemente, conseguem dar umas "luzes" do que tiveram que fazer?

Estou a ponderar num air 3s (c1) como primeiro drone, mas gostava de fazer a burocracia antes de avançar para a compra.

Fazer a formação. Tirar printscreens pode dar jeito para rever antes do exame.

Sobre autorizações da AAN, pelo que vejo só se pode pedir no mínimo com 10 dias de antecedência.

Período máximo no concelho de Lisboa são 2 dias, reposta da AAN.

Pedi também dois meses no concelho de Mafra e foi aceite no próprio dia (também com os dez dias de antecedência)

É normal no site da e-AAN continuarem a surgir registos de voos cuja data de fim já se encontra ultrapassada?

exemplo que recolhi agora (dia 5 fev, para um pedido com data fim 2 fev)

Prioridade Muito urgente
Estado Deferida
Operador xxxxxxx
Natureza do Operador PRIVADA
Localidade Lisboa - Lisboa
Data2025-02-01 até 2025-02-02 - Hoje
Do nascer ao pôr do sol / From sunrise to sunset

É normal no site da e-AAN continuarem a surgir registos de voos cuja data de fim já se encontra ultrapassada?

exemplo que recolhi agora (dia 5 fev, para um pedido com data fim 2 fev)

Prioridade Muito urgente
Estado Deferida
Operador xxxxxxx
Natureza do Operador PRIVADA
Localidade Lisboa - Lisboa
Data2025-02-01 até 2025-02-02 - Hoje
Do nascer ao pôr do sol / From sunrise to sunset
alguém mais tem este bug?
zonas onde a autorização já expirou aparecerem como ativas? "Listagem das áreas ainda estão em vigor"

A informação surge-me desta forma, ou seja, parece estar tudo em vigor (em cima indica "Listagem das áreas ainda estão em vigor")
, sendo que algumas ja expiraram e dizem data "hoje" (na 1ª coluna)

url upload image

Back