Gadgets Tópico dos Drones

Boa Tarde.

Tenho andado a pensar em adquirir o meu primeiro drone. Há 1/2 meses vi várias reviews e fiquei convencido em adquirir o Air 2S. Há uns dias vi que tinha saído o Mini 3 Pro e achei logo que não se iria equiparar ao Air 2S, por ser Mini. Mas depois de ver várias reviews e comparativos, parece que este Mini 3 Pro está muito bom e até muito semelhante ao Air 2S, sendo mais barato.

Sou um completo leigo neste tema, nem sequer sabia que eram precisas autorizações e registos. Simplesmente queria ter um drone e voar com ele. E confesso que acho tudo muito confuso, com intervalos de peso, autorizações aqui e ali, categoria aberta, C0, C1, etc... Tudo coisas que não domino e estou a achar algo complicado de entender.

1) Em primeiro lugar, fora a questão do peso do drone mas sim termos de potencial e qualidade, vale mais a pena o Air 2S vs Mini 3 Pro?

2) Em segundo lugar o que é que preciso para voar um Mini 3 Pro? E se for um Air 2S, o que muda?

3) Por último, o que tenho que fazer se for de férias e quiser usar o drone? Por exemplo, todos os verões vou para a barragem da terrinha, aquilo quase não tem ninguém. Com quem tenho que falar ou o que é que tenho que fazer?

Muito obrigado pela vossa atenção.
 
@Inferi

O que muda de um drone para o outro é que a partir de 2024 o mini voa em A1 (proximo de pessoas e bens) e o Air 2 em A3 (afastado pelo menos 150 metros de qq pessoa ou bem). até 2024 o Air pode voar em A2, mas implica ter o curso A2, cujo exame é presencial (o A1/A3 podes fazer online gratuitamente).


1º Registar-se como operador no site da ANAC. https://uas.anac.pt/.
2º depois do operador estar validado, colocar o número de operador no drone ( a multa mínima é de 2000€ ). Pode ser colado numa etiqueta, escrito, como entender.
3º Se o Drone pesar menos de 900 gramas não necessita de seguro, tiver mais de 900 gramas o seguro é obrigatório.
4º registar-se no site da AAN. No site da AAN é que vai pedir autorizações sempre que quiser voar. O registo pode ser feito aqui: https://backoffice.aan.pt/checklogin

Fazer a formação necessária:

A1-A3 na ANAC em:
https://*****.anac.pt/
ou
Curso A1/A3 do Luxemburgo ( Grátis )
https://trainingzone.eurocontrol.in...ption.jsf?courseId=10080227&catalogId=8264768
 
Última edição:
@Warlord obrigado pela resposta.

Mas não percebi muito bem porque é que o Air 2S tem que voar com A2. Depois do meu post vi alguns vídeos e tinha ficado com a ideia de que bastava A1/A3. Só se o que vi era para a partir de 2024 (que até fiquei com a ideia que era a partir de 2023). Conseguias-me explicar o porquê de ter que ser em A2? E tenho que pedir sempre autorização para voar? Em qualquer lado? Tinha ficado com a ideia também que era só nas zonas assinaladas no mapa da ANAC.

E em relação à diferença entre um e outro, em termos de características (resolução, resistência ao vento, foto...) o Air 2S vale mais a pena ou o Mini 3 acaba por se aproximar com distinção?

Muito obrigado
 
O air pesa mais de 500gr, por isso actualmente não pode voar em a1. Até 2024 tens a opção de voar de a2, mas para isso tens de fazer a formação e exame. Se não quiseres passar por isso tens de voar em a3 (que vais ser obrigado de qualquer forma a partir de 2024) o que implica que tens sempre de te afastar 150m de pessoas e bens.

Tens de pedir autorização à AAN sempre que quiseres voar. A anac não precisas pedir.
 
Última edição:
Game Boy para escala :p

PXL-20220520-141529049.jpg
 
Não conhecia mas adorei os DJI MasterShots. Em termos profissionais, dava-me um jeitaço. Quais são os drones que suportam esta funcionalidade?
 
O air pesa mais de 500gr, por isso actualmente não pode voar em a1. Até 2024 tens a opção de voar de a2, mas para isso tens de fazer a formação e exame. Se não quiseres passar por isso tens de voar em a3 (que vais ser obrigado de qualquer forma a partir de 2024) o que implica que tens sempre de te afastar 30m de pessoas e bens.
O que é isso de "voar em Ax"?

E o que é que significa exactamente "ter de me afastar 30m de pessoas"? Só posso voar o drone num "deserto"? Por exemplo, se for aos Passadiços do Paiva, não o posso voar?

Também sou noob nestas andanças, como já deu para ver... 😅
 
O que é isso de "voar em Ax"?
https://www.anac.pt/vPT/Generico/drones/categoria_aberta/Paginas/CategoriaAberta.aspx

As categorias Ax são as que permitem voarem sem ter de pedir autorização à ANAC e ter de responder a 50 requisitos (da categoria especifica) para poder levantar o drone.

(mas continuas a ter de pedir à AAN para captura de imagens, mas essa é comparavelmente facil obter aprovação)

E o que é que significa exactamente "ter de me afastar 30m de pessoas"? Só posso voar o drone num "deserto"? Por exemplo, se for aos Passadiços do Paiva, não o posso voar?

Também sou noob nestas andanças, como já deu para ver... 😅
significa isso mesmo, o drone não se pode aproximar a menos dessa distancia de qualquer pessoa ou bem. basicamente podes voar num descampado ou num qq sitio remoto onde não te aproximes de ninguem.

entretanto reparei que tinha cometido um erro, voar a A3 é 150 metros e não 30m como eu tinha dito (30m é A2). já corrigi.

se queres voar mais proximo, tens de usar um drone que pese menos de 250gr (o mini por exemplo).
 
se queres voar mais proximo, tens de usar um drone que pese menos de 250gr (o mini por exemplo).
A minha intenção era de facto comprar o Mini 3 Pro, apenas para recriação, não preciso do melhor drone do mundo (pelo menos para já 😅). Esse pesa menos de 250gr, certo? O que me faz confusa aqui é, eu não tenho qualquer interesse em sobrevoar e/ou filmar as outras pessoas (eu até agradecia que não estivesse ninguém à minha volta para as filmagens ficarem bonitas 😂), mas elas vão estar lá na mesma em algumas das localizações.

Ou seja, com o Mini 3 Pro, posso levar o mesmo de férias em Portugal (presumo que cada país terá as suas regras e requerimentos), desde que não seja para uma multidão (no caso de um evento qualquer com muita gente), e estar à vontade no que toca as regras de proximidade? Mas se eventualmente adquirisse o Fly More Combo, já ia ter de ter mais cuidado com a proximidade, certo?

https://www.anac.pt/vPT/Generico/drones/categoria_aberta/Paginas/CategoriaAberta.aspx

As categorias Ax são as que permitem voarem sem ter de pedir autorização à ANAC e ter de responder a 50 requisitos (da categoria especifica) para poder levantar o drone.
Obrigado, já está nos bookmarks para ler isso mais tarde com calma 👍

De qualquer forma, estava-me já a registar como operador no site da ANAC, apesar de ainda nem ter o drone. Isto não é um problema, certo? Só não completei porque cheguei a essa questão das categorias, e ainda não sei bem o que colocar lá. Ainda no site da ANAC, é preciso registar o drone em si, ou só operador?

Também estava aqui a ler o tutorial e cheguei a esta página:

aVJLKsI.png


E não estou a perceber bem esta parte:

Operador deve introduzir nos Sistema de
identificação remota à distância,
nomeadamente naqueles colocados e
disponibilizados no Mercado de acordo com
a Parte 6 do Regulamento Delegado (UE)
2019/945

Isto aplica-se a todo e qualquer tipo de drones? Onde é que se coloca esta informação mesmo?



Para terminar, umas últimas questões que provavelmente já sei a resposta, mas quero fazê-las na mesma...

O meu cunhado aqui há uns meses comprou um DJI Tello Boost, mas sendo um drone "barato", pequeno, leve (pesa 80g), que parece quase um brinquedo, mas acho que não é pois tem uma câmara de 5MP, não se informou de nada. Este drone, e qualquer drone com câmara, necessita de ter um operador registado, certo?

E ele pode levar este drone para uma praia, por exemplo? Se sim, quais seriam as regras aplicáveis aqui? O drone tem apenas 80g, logo não tem de se preocupar com a proximidade (no sentido das leis, claro, pois todos temos de ter cuidado com os outros), certo? Mas mesmo com este drone, se ele o quiser levar para a praia ou assim, precisava na mesma de pedir autorização a AAN para o usar na praia? Tal como eu preciso de pedir a AAN para usar o Mini 3 Pro nos Passadiços do Paiva, não há qualquer diferença aqui, certo?

E em casa dele, no jardim, por exemplo? A casa não está isolada, mas tem 4 frentes. É preciso pedir autorização a AAN para usar o mesmo no jardim? Por exemplo, se só tiver a fazer uns testes, a ver como funciona a coisa?
 
Última edição:
é preciso registar o drone em si, ou só operador?
operador. esse é o numero que depois tens de afixar (papel, autocolante, escrito a caneta de acetato, whatever) no drone.

esse sistema de identificação remota só existe em alguns modelos de drones.

Sim, um tello tem de seguir TUDO o que tens de seguir com o mini.

para alem de autorização da AAN, para filmar em praias (ou em qq sitio na orla costeira) requer autorização da capitania. Algumas capitanias cobram por essa autorização. mas dentro da epoca balnear, por questões de privacidade, dificilmente te dão essa autorização. durante a epoca balnear é frequente existir fiscalização nas praias pela policia maritima. se virem um drone no ar no momento que vão a passar, certamente que vão tentar descobrir o dono, por saberem que dificilmente ele tem autorização para ali estar. se for alguem que não tem nada, logo para começar fica com o drone apreendido, e depois uns milhares de euros em multas.

dito isto, se é comum ver drones em praias? é. então pilotados por estrangeiros a fazer videos/fotos das férias é mato.

outra entidade por vezes envolvida é o ICNF, todo o voo dentro de um parque natural requer autorização deles (em certas alturas do ano não é permitido qq voo).

voo no quintal dele requer autorização da AAN. só não precisa de autorização da AAN se voar debaixo de tecto. se alguem o vai chatear por estar a voar no quintal? dificilmente (so se for algum vizinho que se sente incomodado), mas legalmente precisa de autorização.
 
Última edição:
Ok, já estive a ler melhor isto das categorias, e como a minha intenção é comprar o Mini 3 Pro, parece-me a mim que a categoria A1 é suficiente. Ou será que faz sentido pedir A1/A3 e "já fica"? 🤔 O que achas?

E relativamente a formação para A1 (e/ou A3), já percebi que é obrigatório, mas estou confuso se é gratuito ou não. Posso fazer online com a ANAC de forma gratuita?

outra entidade por vezes envolvida é o ICNF, todo o voo dentro de um parque natural requer autorização deles (em certas alturas do ano não é permitido qq voo).
Reparei nisso ao ver este mapa. Ou seja, voar o drone no Gerês, por exemplo, requer autorização prévia no ICNF, e ao mesmo tempo da AAN, certo?

Mas esse mapa é um bocadinho confuso... Por exemplo, aqui no Porto:

g1emLvC.png


A zona a vermelho acima parece-me claro que é completamente proibido, pois faz parte do Aeroporto. Mas no espaço envolve (a azul) parece-me que é autorizado usar drones, mas com limitações? Já ali no "centro" do Porto, tem um círculo a verde, o que dá a entender que é permitido, mas está sobre o quadro azul, em que ficamos? E depois ainda temos o Estuário do Douro que tem a mesma marca a vermelho que um parque como o Gerês ou Serra da Estrela (ou seja, requer autorização do ICNF). Isto é tudo um pouco confuso, mas certamente é permitido (com as devias autorizações), pois muita gente faz vídeos na ribeira do Porto e assim, certo?

Obrigado por todos os esclarecimentos @Warlord, e vou comunicar tudo isto que estou a aprender ao meu cunhado.
 
A formação A1 é a mesma de A3, quando tiras uma ficas com ambas. é gratuito e online.

sim no geres so com autorização simultanea da AAN e ICNF.

clica na zona e ele diz-te todas as restrições aplicadas.

a verde é a zona do Heliporto de Massarelos, so podes voar ali se for abaixo da altura de predios, se quiseres levantar mais tens de entrar em contacto com eles para garantirem que não existe nenhum helicoptero a sobrevoar a zona.

Os voos de RPA, até 120 metros acima da superfície (400 pés), realizados num círculo de 2,5 km de raio centrado no ponto de referência do aeródromo civil certificado, sem CTR ou ATZ associada, ou no ponto de referência de uma pista de ultraleves aprovada, carecem de autorização expressa do diretor de Aeródromo ou do responsável pela pista de ultraleves, respetivamente, salvo se a RPA não exceder a altura do edifício ou obstáculo natural ou artificial mais próximo num raio de 75 metros, centrado na aeronave, e não abranger o espaço aéreo sobrejacente ao aeródromo ou à pista de ultraleves, delimitado pelos limites geográficos da respetiva infraestrutura aeroportuária. Para efeitos do disposto no parágrafo anterior, o diretor do aeródromo ou o responsável pela pista de ultraleves, consoante aplicável, deve assegurar que, no período abrangido pelo voo da RPA, não existem em simultâneo aeronaves tripuladas a evoluir de e para o aeródromo ou pista de ultraleves.
 
Bem, já estou registado como operador e já está o registo válido. Também já me registei no site da ANAC para fazer o curso, assim como no da AAN para fazer os pedidos de autorizações. Tenho ainda visto alguns vídeos no YouTube (que partilharam aí mais atrás nuns posts), mas continuo com algumas dúvidas:
  1. Para além de operador, preciso de me registar como piloto no site da ANAC?
  2. E o drone, é preciso registar lá também? No site da AAC, para registar o drone, precisa de um número de registo e numero de série. Suponho que o de série é o que vem na caixa do drone, e o de registo, talvez um que obtenho após registar o drone no site da ANAC?
  3. Se eu estiver com amigo/familiar num sítio onde estou autorizado a pilotar o drone, posso-lhe passar o comando para a mão, assumindo eu toda e qualquer responsabilidade?
    1. Precisa essa pessoa de estar registada como piloto na minha conta da ANAC?
    2. Precisa essa pessoa de estar registada como piloto na minha conta da AAN?
    3. Precisa essa pessoa de ter a mesma formação que eu?
  4. Em que consiste exactamente a formação no site da ANAC? São vídeos? São PDFs? O que é? E depois o exame, é um formulário online? Como funciona? Só queria perceber melhor todo o procedimento para organizar melhor a minha vida, dado que lá diz que tenho apenas 1 semana para o fazer, e se não conseguir completar, tenho de começar de novo. Obviamente que quero evitar isso.
 
Boa noite.

Decidi-me pela compra do mini 3 pro. Vai ser o meu primeiro drone, nunca pilotei nenhum, pelo que estou a equacionar a compra do care refresh.

Acham que compensa? Posso comprar o drone numa loja portuguesa e depois o care refresh no site da dji? (acho que só posso comprar lá).

E já agora, onde posso comprar o fly more kit? Só mesmo no site da dji?

Obrigado
 
Back
Topo