Gadgets Tópico dos Drones

Também já tive de usar e a única queixa que tenho é que demorou quase duas semanas. Realmente quando chegou lá, em poucas horas saiu outro para cá, mas ir e voltar foram quase duas semanas. Enviei numa terça feira, e julgo que chegou na quinta da semana seguinte
 
qtaLf6I.jpg


z6mjfnB.jpg
 
Boas imagens, bons planos. Muito bom para um SE.

Mas... Como é que tens um vídeo 4k feito com um SE? Tiveste que fazer upscaling, né? Os vídeos originais não estão em 4k.

Já agora.. não sei se é do meu PC, mas algumas partes estão com a imagem aos saltos, não sei se é por causa do frame rate não bater certo com o framerate da timeline. Mas o que é certo é que nas partes em que tens os vídeos acelerados isso não se nota
 
Boas imagens, bons planos. Muito bom para um SE.

Mas... Como é que tens um vídeo 4k feito com um SE? Tiveste que fazer upscaling, né? Os vídeos originais não estão em 4k.

Já agora.. não sei se é do meu PC, mas algumas partes estão com a imagem aos saltos, não sei se é por causa do frame rate não bater certo com o framerate da timeline. Mas o que é certo é que nas partes em que tens os vídeos acelerados isso não se nota
Boas, sim upscaling claro, frame rate talvez, foi filmado a 30 e rendering a 30, provavelmente filmar em 30 e converter pra 24 depois ajude a ser mais "butter smooth" principalmente com a conversão pra 4k, claro que não ha milagres com o drone que é, mas obrigado pelo feedback vou testar alterar no proximo isso.
Ps: Agora, apos rever em 4k algumas vezes confesso que noto a perda de alguns frames, vou testar filmar a 1.60 - 30fps e depois reduzir pra 24fps ou nao fazer upscaling e passar pra 1080 só.
 
Última edição:
@R1GO bom vídeo mas concordo com o @MrOverclock. Eu não vou tentar usar os termos corretos porque provavelmente vou errar mas há ali artefactos (vou dizer destas formas) que têm impacto na experiência do vídeo. Se isso aconteceu porque tentaste aumentar a resolução, então acho que era preferível manter a resolução nativa e melhorar a experiência quando se vê o vídeo.
 
Alguém me sabe explicar se a regulamentação para os drones aplica-se aos avioes telecomandados? Ou é diferente (estes não têm câmeras e não se pilotam autonomamente )?
 
Última edição:
Alguém me sabe explicar se a regulamentação para os drones aplica-se aos avioes telecomandados? Ou é diferente (estes não têm câmeras e não se pilotam autonomamente )?
A regulamentação é para qualquer aeronave. A questão aqui é:
Para voar com um drone (de asa fixa ou não, portanto inclui aviões telecomandados) é obrigatório ter o certificado/curso da ANAC (ou outra entidade europeia equivalente).
O que não precisas, por não ter câmara, é de pedir à AAN autorização para voar/recolher imagens.
No entanto, se for instalada uma camara por qualquer motivo passa a ser obrigatório pedir autorização à AAN para voar.

Esta é a minha interpretação.

Vou tratar disso ja no proximo obrigado pela opinião
Mas já agora, algum motivo especial para fazer upscaling em vez de deixar a resolução nativa?
Eu no meu Mini 2 gravo quase sempre em 2.7k e quando edito os vídeos faço-o sempre para FHD, exceto uma ou outra situação específica.
Evito gravar em 4K porque o meu PC não se aguenta muito bem. O meu CPU já é antigo, embora esteja com algum overclock, ainda assim torna-se complicado editar em 4k
 
Última edição:
Mas já agora, algum motivo especial para fazer upscaling em vez de deixar a resolução nativa?
Eu no meu Mini 2 gravo quase sempre em 2.7k e quando edito os vídeos faço-o sempre para FHD, exceto uma ou outra situação específica.
Evito gravar em 4K porque o meu PC não se aguenta muito bem. O meu CPU já é antigo, embora esteja com algum overclock, ainda assim torna-se complicado editar em 4k
Nada de especial, provavelmente deixei me levar pelo hype do 4k , na edição uso proxies não me prejudica demasiado mas não tenho uma razão especial para manter em 4k, a realidade é lado a lado é muito dificil notar diferença em qualidade mas nota se em fluidez e provavelmente o Drone que é fica melhor no nativo mesmo, vivendo e aprendendo.
Ps: A conclusão que cheguei foi que o que mudou o tipo de imagem final do video foi ter um filtro ND neste video em relação ao primeiro e provavelmente atribui esses ganhos em definição de cor, sombra e nitidez no video final ao 4k, ja fiz uma nova edição simples,2.7k e fica mais suave com a mesma qualidade, aos meus olhos ao menos.(Ainda perde algum frame ou outro mas não posso esperar milagres com o Drone que é num lugar com vento)
 
Última edição:
O Mini 2 não é grande espingarda no que toca a qualidade de imagem, é apenas mediano. À noite acho até que é fraquinho. Hoje andei a fazer umas imagens noturnas e esta é talvez a melhor foto de todas. Acho fraco. A iluminação noturna dá um efeito muito estranho. Nunca fotografei nem filmei com este drone (nem com nenhum) numa cidade grande com mais iluminação, não sei se aí ia ficar mais satisfeito.

yDXbcZ5.jpg
 
Nada de especial, provavelmente deixei me levar pelo hype do 4k , na edição uso proxies não me prejudica demasiado mas não tenho uma razão especial para manter em 4k, a realidade é lado a lado é muito dificil notar diferença em qualidade mas nota se em fluidez e provavelmente o Drone que é fica melhor no nativo mesmo, vivendo e aprendendo.
Ps: A conclusão que cheguei foi que o que mudou o tipo de imagem final do video foi ter um filtro ND neste video em relação ao primeiro e provavelmente atribui esses ganhos em definição de cor, sombra e nitidez no video final ao 4k, ja fiz uma nova edição simples,2.7k e fica mais suave com a mesma qualidade, aos meus olhos ao menos.(Ainda perde algum frame ou outro mas não posso esperar milagres com o Drone que é num lugar com vento)

Tens que aceitar as limitações do equipamento. Se ele só filma a 2.7k deves fazer vídeos no máximo com 2.7k ou menos. Tenho a certeza que irás conseguir videos muito bons assim.

Eu no meu canal tenho os vídeos quase todos em FHD apenas. E tenho um Mini 2 que grava em 4k. Alguns dos clips originais até estão mesmo em 4k, até porque não sou só eu que filmo e o outro gajo agora tem um Air2 e ele abusa mais no 4k.

Outra coisa que podes verificar é se o clip original também tem essas falhas. Porque se não tiver pode ser alguma incompatibilidade entre os teus clips e as configureções da timeline no DaVinci.
Eu não cheguei a explorar bem o problema, mas o primeiro cartão que comprei não tinha as especificações recomendads no que toca à velocidade e de vez em quando parece que sentia a falha de alguns frames mesmo só em 2.7k@60, que teóricamente se falhassem alguns frames não se devia notar muito. Só fiz um voo com esse cartão, entretanto comprei um recomendado, não voltei a experimentar o outro.
 
Um pergunta rápida, vale a pena comprar um DJI Tello para a curva de aprendizagem ou compensar amealhar para comprar algo de gama mais alta?

Obrigado
 
Back
Topo