Gadgets Tópico dos Drones

Eu comprei o meu na Amazon. Tens 48h, depois de activares o drone, para comprares/associares o DJI Care.
Passado esse tempo, tens que enviar provas e mais provas do estado do drone. Portanto, tenta comprar assim que actives o drone.

Tens sempre que fazer o pedido à AAN (captura de imagem) na mesma.
 
O Mini 2 não é grande espingarda no que toca a qualidade de imagem, é apenas mediano. À noite acho até que é fraquinho. Hoje andei a fazer umas imagens noturnas e esta é talvez a melhor foto de todas. Acho fraco. A iluminação noturna dá um efeito muito estranho. Nunca fotografei nem filmei com este drone (nem com nenhum) numa cidade grande com mais iluminação, não sei se aí ia ficar mais satisfeito.

Tenho de discordar, tendo em consideração o sensor que tem!

Vai depender muito de quem o usa, e o Mini 2 é um drone muito bom.

Alguns exemplos de fotos diurnas, algumas com o mavic Air que tinha até um sensor inferiro:

DJI_0713-HDR.jpg


DJI_0834.jpg


DJI_0501_g.jpg


DJI_0166.jpg


DJI_0628-Enhanced-Pano.jpg


DJI_0684.jpg


Relativamente a fotos noturnas, não há milagres, mas insisto que depende bem mais do utilizador do que do drone. Tendo cuidado com os hilights e com uma redução de ruido bem feita, dá para espremer imenso do Mini 2:

DJI_0894-3.jpg


DJI_0511-Enhanced-Pano-2.jpg


DJI_0906_g.jpg
 
Viva!!

Tenho uma questão (espero não estar a repetir se alguém já a fez):

- Porque o curso básico A1/A3 se for realizado pela Aerocamaras é pago (99€) e o mesmo pela ANAC não?

Infelizmente não sabia que pela ANAC era gratuito e caí no erro de ter pago o da aerocamaras!!
 
Viva!!

Tenho uma questão (espero não estar a repetir se alguém já a fez):

- Porque o curso básico A1/A3 se for realizado pela Aerocamaras é pago (99€) e o mesmo pela ANAC não?

Infelizmente não sabia que pela ANAC era gratuito e caí no erro de ter pago o da aerocamaras!!
Fui ao site ver e a formação A1/A3 propriamente dita é proveniente da ANAC, não há hipótese de pedir reembolso?
 
Viva!!

Tenho uma questão (espero não estar a repetir se alguém já a fez):

- Porque o curso básico A1/A3 se for realizado pela Aerocamaras é pago (99€) e o mesmo pela ANAC não?

Infelizmente não sabia que pela ANAC era gratuito e caí no erro de ter pago o da aerocamaras!!
Pelo mesmo motivo que estudar numa escola pública é praticamente de borla, e numa privada é caríssimo.

ANAC é uma entidade do estado e isto é uma formação que, se não me engano, foi acordado por toda a europa que seria grátis. Em todos os países. Precisametne para evitar que haja gente a voar sem certificação.

Edit, já agora outra pergunta, com que facilidade se obtem autorirazao para a zona de tomar (jurisdição militar segundo o voa na boa)


Há tempos pedi uma autorização para uma zona com as mesmas restrições (Marinha grande). Não é preciso andar a mandar mails a ninguém.
Vais ao site da AAN, na tua conta, pedes uma autorização normalíssima. Certifica-te que pedes só mesmo para os dias que pretendes e para a área que pretendes voar, talvez se a área for muito grande, ou se calha pedires uma zona demasiado perto de algum ponto específico, podem vir a rejeitar o pedido.
No meu caso eu tinha pedido para voar até 85m de altura ou qualquer coisa do género e eles baixaram esse valor para 65m, se não estou em erro. Depois avisaram-me no deferimento que baixaram esse valor para evitar um indeferimento.

Também já pedi autorização para uma outra zona também sob jurisdição militar mas no distrito da Guarda e o resultado foi diferente. Deram-me o deferimento com a altura que pedi, que foi logo de 65m, já estando a contar que fosse como o caso da Marinha Grande, mas informaram-me que eu tinha de ligar para um número de telefone no dia anterior ao voo a informar do voo.
Como eu não sabia ao certo quando é que ia voar, nunca liguei. Acabei por voar ilegalmente. Mas como o que eu queria fazer chegava subir uns 5m a cima dos telhados da zona, não creio que aos senhores militares isso fizesse muita diferença.
 
Se não me engano só a formação da ANAC e/ou do Luxemburgo é que é reconhecida. Tenho ideia de ter lido isso na própria ANAC, que mais nenhuma formação de outra entidade é válida. Ambas são gratuitas.

Todos conseguem usar o quick transfer no mini 3 pro? Nunca consegui desde que o comprei, há uns 4 meses. Já falei no chat deles e, para já, não me conseguiram ainda ajudar. Basicamente tenho o drone ligado, a app no telemóvel ligada, wifi e Bluetooth ligados. Na fly app ele reconhece o drone e clico em "switch", ele fica a tentar conectar e dá erro, nunca conecta. Já vi malta na net com problemas semelhantes. Com vocês dá na boa?

Outra questão. Não dá para configurar o botão que move a gimbal para cima e para baixo? Basicamente queria trocar, rodando para a esquerda queria que subisse e para a direita que descesse. Não me perguntem porquê, é como me faz sentido. Da forma como está tenho sempre que parar para pensar para que lado devo rodar.
 
Uma dúvida que me tem assolado desde o inicio da guerra 😅

Com a utilização massiva de Drones no teatro de combate, existem sistemas de defesa (tipo hacking) para tomar conta de drones inimigos? É possível conseguir ganhar controlo de um Drone ao interferir com a comunicação entre o Drone e o utilizador original?
 
Uma dúvida que me tem assolado desde o inicio da guerra 😅

Com a utilização massiva de Drones no teatro de combate, existem sistemas de defesa (tipo hacking) para tomar conta de drones inimigos? É possível conseguir ganhar controlo de um Drone ao interferir com a comunicação entre o Drone e o utilizador original?
Do que tenho visto eles usam Drones da DJI. Pelo que percebo da tecnologia deverá ser muito dificil ganhar o controlo do drone. No entanto conseguem causar interferencias e perde-se a comunicação se o piloto estiver longe o suficiente. Isto usa praticamente a mesma tecnologia do wireless que temos no router de casa. As mesmas coisas que causam interferencia em casa causa interferencia na comunicação do drone. Até já me aconteceu ter linha de vista, estar a cerca de 100m do drone (supostamente faz 10 000) e ao passar junto a umas casas perder quase o sinal todo. Presumo que houvesse lá algum ou mais routers a emitir wireless com sinal bastante forte. Continuei a controlar o drone, mas a imagem parou por um bocado e recebi o alerta de sinal fraco.


Se não me engano só a formação da ANAC e/ou do Luxemburgo é que é reconhecida. Tenho ideia de ter lido isso na própria ANAC, que mais nenhuma formação de outra entidade é válida. Ambas são gratuitas.

Supostamente as formaçõs reconhecidas são todas as que são reconhecidas nos estados membros da CE. Há muita gente que conheço que tem feito na Polónia. Eu fiz na ANAC. Não vale a pena andar a inventar. A formação até está bem construída. É só ler os slides todos com atenção e se tiver dúvidas voltar atrás para tirar essas dúvidas.
 
passar junto a umas casas perder quase o sinal todo. Presumo que houvesse lá algum ou mais routers a emitir wireless com sinal bastante forte. Continuei a controlar o drone, mas a imagem parou por um bocado e recebi o alerta de sinal fraco.

O que acontece se perderes totalmente é que o drove como tem gps volta ao home sozinho, é o defaut da maioria.
As "armas" que se usam contra drones fazem duas coisas, tanto tentam fazer jam da comunicacao, como do GPS, sem gps a vasta maioria dos drones inicia o hover a baixa altitude.
 
😱

É realmente incrível a evolução e uso de drones nesta Guerra. Juntando aos robots acoplados com armas, e a ficção cientifica pode mesmo tornar-se verdade um dia!
 
Estou a pensar adquirir um DJI Mini 2 (249g) como primeiro drone. Sempre tive curiosidade e como gosto de fotografia, seria bom poder experimentar novos ângulos. Esta coisa toda das certificações, autorizações e seguros está a deixar-me à nora. Também é verdade que comecei a ler à pouco mais de 1h... talvez me possam dar umas dicas onde começar? O que preciso fazer exatamente num drone como este para estar perfeitamente legal?
 
Estou a pensar adquirir um DJI Mini 2 (249g) como primeiro drone. Sempre tive curiosidade e como gosto de fotografia, seria bom poder experimentar novos ângulos. Esta coisa toda das certificações, autorizações e seguros está a deixar-me à nora. Também é verdade que comecei a ler à pouco mais de 1h... talvez me possam dar umas dicas onde começar? O que preciso fazer exatamente num drone como este para estar perfeitamente legal?
1º Registar-se como operador e piloto no site da ANAC. https://uas.anac.pt/.

2º depois do operador estar validado, colocar o número de operador no drone (caso lá não esteja, a multa mínima é de 2000€). Pode ser colado numa etiqueta, escrito, como entender.

3º Se o Drone pesar menos de 900 gramas não necessita de seguro. Se o Drone tiver mais de 900 gramas o seguro é obrigatório.

4º registar-se no site da AAN. No site da AAN é que vai pedir autorizações para voar. O registo pode ser feito aqui: https://backoffice.aan.pt/checklogin .
• https://youtu.be/XKy4sGIbfjw Registo de Operador (ANAC)
• https://youtu.be/_B-pjtAEtEc Adicionar RPA (drone) e Pilotos (ANAC)
• https://youtu.be/tRgmia5I94I e https://youtu.be/x0VbDAnFxCE Regulamentação Europeia para drones (poderá ter algumas coisas desatualizadas)
• https://www.youtube.com/watch?v=3cplodwxPHY Registo na AAN (aos 4:28 ele fala dum passo importante, a declaração que recebes por email da AAN tens que assiná-la digitalmente e responder a esse email com a declaração já assinada para poderem validar o teu registo, sem isto não fazem nada).
• https://www.youtube.com/watch?v=bAY3b1q3tCs Adicionar RPA (drone) e Pilotos (AAN)
• ttps://www.youtube.com/watch?v=f5zAQj_zUT8 Pedido de Autorizações (AAN)
• https://trainingzone.eurocontrol.int/ilp/pages/coursedescription.jsf?courseId=10080227&catalogId=8264768 Curso A1/A3 do Luxemburgo (tudo online) Grátis
• https://uas.anac.pt/explore Mapa onde podem ver as zonas vermelhas e as zonas do IFCN (zonas IFCN é necessário pedir autorização a eles também)
 
Back
Topo