Tópico dos Xeons

instala o clover para fazeres boot via nvme e mete a bios totalmente original
mas ela com ram non ecc funciona bem ?
eu por acaso tenho ram non ecc (6*8gb) e nunca experimentei ecc (é uma p9x79)
 
Com RAM normal é a mesma coisa, mais logo já faço mais testes, vou aproveitar para dar uma geral limpeza na board

De qualquer forma, vou testar colocar bios original só com o mod NVME, não me apetece estar a mexer em bootloaders e o carago.
 
Bem, relativamente à questão dos BSOD, encontrei o culpado... RAM ECC...

Ora bem, fiz vários testes com a RAM normal que tenho (1 DIMM de 8GB a 1600Mhz) e a máquina fez sempre POST sem problemas, tudo funcionou maravilha.
Já com a RAM ECC, descobri que baixando para os 1333Mhz com CL9 consigo fazer boot e utilizar a máquina perfeitamente sem grandes chatisses. Mas aqui entra o senão, as RAM são 1866Mhz a CL13.

4x Samsung 8GB PC3-14200R 2Rx8 (M393B1G73QH0-CMA)

A questão ainda maior é eu não conseguir sequer arrancar com a máquina em 90% das vezes se definir as memorias para 1600 ou 1866Mhz. A 1600Mhz consegui fazer boot com CL15 mas apenas 16GB de RAM apareceram.

Vou deixar alguns testes que fui fazendo abaixo, se me quiserem ajudar nos timmings agradeço já que eu na internet não encontro bola sobre estas RAM a nível de timmings, incluso os default (CL13)
Desculpem a qualidade das fotos, foi tirado com o telemóvel.

nmnk6FU.jpg

1333Mhz CL9

9SgbbIL.jpg

1333Mhz CL 10

n52yGbw.jpg

1333Mhz CL11

U9JaTVD.jpg


Aqui na ultima foto, creio que tenho ali a tabela das supostas CL que posso definir dependendo da frequência colocada correcto? Também reparei que a 1333Mhz consigo colocar varios CL e a máquina arrancar, se puxar as frequencias já era.

Há algo que relacione o FSB às memorias e eu esteja a configurar mal?
 
Última edição:
Boas,

Faça o que fizer não me arranca acima de 1333Mhz, nem me vou chatear mais e manter nos 1333Mhz a RAM com CL9.
A verdade é que apesar disso funciona maravilhosamente sem BSOD nem nada, tudo impecável.

Relembra-me, tu que CPU tinhas antes? É que ando à procura de um V2 para testar a situação da RAM, apesar de que não acredito que possa ser do CPU memory controller.

Abraço!
 
acredito que sim, se fosses de perto experimentavamos isso, assim é mais complicado.

assim que chegar o 1680v2 vou comprar uma board chinoca x79 para aproveitar o 1650 para o media center e vou retirar 16gb desta máquina (sobram 32gb) e faço outro pc so´pelo custo da motherboard, 50€ +-
 
já tenho o 1680v2, acabei de montar, primeiras impressões:

- 5% mais rapido stock em multithread e bastante mais lento em single (Claro)
- o 1650 em idle fazia sempre 37º +- e este está a fazer 21º (!!)
- OCCT durante 20nn no stability test nao chega aos 50º

e recebi hoje um full custom water loop... que ainda nao vou montar pq me faltam os tubos

agora vou fazer testes de OC e ver como se porta ainda a ar ate receber tudo pro WC
 
eu andava com vontade de mudar a rx480 mas com estes gastos vou aguentar, para 1080p chega mto bem e o grande problema dela é que faz um barulho, espero controlar isso com o WC e conseguir usa-la em condições

este cpu apesar de em idle ser mto mais fresco,
estou a testar a 4,5ghz nos 8 cores a 1,35v e precisa de mais um pouco de voltagem.. mas já está muito quente tambem, vou ter que reduzir qq coisa, por isso continua a fazer sentido o wc.
 
Porra, eu andop atrás de uma RX470/480/570/580 e não está fácil. Ninguém as quer vender a preço "OK" (entre os 90/100€), tanto que considero comprar uma RX580 nova por 160€ numa casa muito conhecida e arrumo o assunto.

Ontopic, o CPU consigo esticar bem até aos 103,5MHz de BCLK sem mexer na voltagem.
 
Back
Topo