Tópico dos Xeons

Boas, já chegou a motherboard nova, ficou assim:
92hI0Wg.jpg


- Xeon X5470 3.33 GHZ, 12MB cache, 4 cores.
- 16 GB DDR3
. 2x4GB Gskil Ripjaws DDR3 1066
. 2x4GB Blueray DDR3 1600
- MSI P45-C51
- Asus Tuf Gaming GTX 1650
- Creative X-Fi Xtreme Music.
- PSU 750W Aerocool VX Plus series
- Blueray SSD 240GB
- Hitachi 300GB

Como estou a precisar de reinstalar o windows, antes de o fazer estou a pensar comprar outro SSD, e este fica para uma máquina Windows XP que estou a pensar em montar.
 
Essa ventoinha esta em push ou em pull ? eu nao a colocaria desse lado ..... mas tambem os xeons nao aquecem por ai alem ...
Está a tirar para fora, a caixa é perfurada apesar de não ter suporte para fan. Este Xeon é de 120W, é um monstro.

Fica aqui o novo bench, também já corrigi a assinatura.


Pus um SSD novo, um samsung EVO 870 250GB, estou a pensar em meter mais outro, mas será de 500GB. O ssd anterior escrevia a 60MB/s este escreve a 260MB/s. um upgrade brutal.

Agora falta resolver o problema da gráfica, ainda não desisti.

fp76J8w.png

Diziam os maus agurios, quando por azar tive que pedir ajuda, que o xeon não servia para jogar... Chega e sobra pois tanto o CPU como a GPU não estão a 100%.
 
Comparar o Fortnite com SC2 prova o quê? Prova que não existe problema nenhum com a grafica que foi a tua questão original, que era do PCI express ser mais antigo ou problema qualquer da vBIOS.

Não prova que o CPU não tem insuficiencia de performance, até porque tem, ora vejamos:
Gl0sscz.png


Tás no menu do jogo sem precisar de fazer processamento nenhum para alem de desenhar o cenário que é trabalho da gráfica, no entanto estás com o CPU já com metade de ocupação. Anteriormente tiveste um pico de CPU nos 100 e um patamar nos 87%...

Em relação ao Starcraft 2 a gente não sabe se ele consegue utilizar 4 cores to teu processador (penso que não por ser já ser tão antigo) e pode tar a utilizar só um core ao máximo e o gestor de tarefas só te mostrar á volta 25% (que seria um core a 100%) e não conseguir despachar serviço para a placa gráfica... mas isso tu podes ver no separador do CPU e pedires ao windows para te mostrar a % dos cores individuais enquanto tás no SC2.

O conselho do Morais em teres seguido para um 10400f tinha sido um caminho mais sensato ao invés de andares a perder tempo e dinheiro com motherboards antigas e mais uma placa de som... um CPU de agora mesmo que n seja topo da linha não só tem clocks muito mais altos que faz com que o jogo mesmo que use só um core corra muito melhor, como tem mais IPC em cima (e ainda faz turbo boost e ainda é mais eficiente/fresco).


Cumps
 
Última edição:
Hoje instalei outro jogo, o fortnite, e para minha surpresa a utilização da GPU é de cerca 85%, o que significa que a máquina está a trabalhar devidamente, e que o problema é do jogo, o starcraft2.

Estás a comparar um jogo de 2010 com foco de utilização do cpu em single core, contra um jogo de 2017 com foco de utilização de cpu multi-core. Normal que se tens um cpu com capacidade multi-core disponível e o jogo utiliza esses recursos vejas a utilização a subir.

Acho que não te negaram isso no tópico, aliás explicaram-te o porque do SC2 não estar a utilizar mais do cpu, por isso recomendaram-te uma solução de cpu mais recente que tem fequências mais altas e muito melhor ipc por core. É isso que necessitas para correr o SC2 sem bottleneck na gpu.

Se queres continuar em negação o problema já é outro.
 
Tás no menu do jogo sem precisar de fazer processamento nenhum para alem de desenhar o cenário que é trabalho da gráfica, no entanto estás com o CPU já com metade de ocupação. Anteriormente tiveste um pico de CPU nos 100 e um patamar nos 87%...
QkqOe76.png


Em relação ao Starcraft 2 a gente não sabe se ele consegue utilizar 4 cores to teu processador (penso que não por ser já ser tão antigo) e pode tar a utilizar só um core ao máximo e o gestor de tarefas só te mostrar á volta 25% (que seria um core a 100%) e não conseguir despachar serviço para a placa gráfica... mas isso tu podes ver no separador do CPU e pedires ao windows para te mostrar a % dos cores individuais enquanto tás no SC2.
Não foi isso que me disseram no tópico, literalmente disseram-me que o xeon não aguentava o jogo

O SC2 usa dois cores.

O conselho do Morais em teres seguido para um 10400f tinha sido um caminho mais sensato ao invés de andares a perder tempo e dinheiro com motherboards antigas e mais uma placa de som... um CPU de agora mesmo que n seja topo da linha não só tem clocks muito mais altos que faz com que o jogo mesmo que use só um core corra muito melhor, como tem mais IPC em cima (e ainda faz turbo boost e ainda é mais eficiente/fresco).
Não há dinheiro para uma máquina nova... E eu gosto de coisas antigas.


Acho que não te negaram isso no tópico, aliás explicaram-te o porque do SC2 não estar a utilizar mais do cpu, por isso recomendaram-te uma solução de cpu mais recente que tem fequências mais altas e muito melhor ipc por core. É isso que necessitas para correr o SC2 sem bottleneck na gpu.

Se queres continuar em negação o problema já é outro.
O problema é que o SC2 não usa nem sequer 2 cores do meu CPU, nunca vai a 100%.

O problema era do SC2, há mais gente a reportar o mesmo problema
 
Última edição pelo moderador:
OK tudo bem que não quiseste gastar um punhado de euros numa plataforma nova (mas acabaste por gastar num xeon/mobos novos(velhos) e som adicional, se calhar foi menos do que seria um cpu novo, isso não sei), mas ficáste á mesma com o problema por resolver em relação ao SC2 ter poucos frames que era o que querias inicialmente... ok o jogo não é optimizado, é lento, n tira partido dos componentes da melhor maneira, bugs, whatever... em relação a isso não há nada a fazer, os jogos e os softwares hoje em dia são bloated e buggados por natureza (features, features e mais FEATURES!!!11) a partir do momento em que o jogo é lançado a produtora parte pra outra, fazer patches de performance não dá dinheiro...

Se curtes brincar com xeons antigos epá... pronto ok gostos são gostos, agora não esperes é que o xeon "vintage" consiga acompanhar hardware de agora, por mais XPTO que ele tenha sido quando foi lançado.

Os xeons dantes tinham uma vantagem em relação aos CPUs de consumidor é que traziam mais do que 4 cores, e comprá-los usados eram uma maneira barata de ter por exemplo 6 cores ou 8, no tempo em que a intel lançava I7s só com 4 cores a 350 paus... Graças á AMD com o lançamento do ryzen essa mama acabou (e o HEDT foi outra). Como podes ver este tópico perdeu muito do seu intresse á pala disso.
 
@AntenaMan, o StarCraft 2 não usa mais do que dois núcleos por desenho, foi assim que desenvolveram o motor do jogo, e a não se que a Activision Blizzard faça o mesmo que fez com o motor do World of Warcraft, em que atualizou o mesmo para usar mais núcleos, o que duvido, especialmente com o SC2 ser um focado em competição e andar a mudar o motor dele só ia causar problemas, por isso não, o SC2 não irá usar mais do que dois núcleos, ponto.

Mantem-se a questão de que o Xeon não aguenta o jogo, é que há uma grande diferença entre não aguentar por não ter núcleos suficientes e não aguentar por não ter um IPC capaz de aguentar o jogo.. e o ultimo é o limite dos Xeon, tem um IPC mesmo muito fraco, como já tinha dito anteriormente um 2500k tem 180% do IPC de esse Xeon, isto é, comparando núcleo a núcleo, o 2500k tem quase o dobro do rendimento por Ghz do que o Xeon, e nem vamos falar nos 10400F mais recentes que esses devem andar nos 300% de diferença..

Como já se referiu, no que diz respeito a um rendimento geral, chega ser uma melhor opção vender esse GPU, comprar um mais modesto e usar o dinheiro extra para melhorar o actual sistema.

Isso e reparei que tens duas RAMs a operar a velocidades diferentes, o sistema vai apenas correr à velocidade / latência da RAM mais lenta, por isso tens ai um sistema DDR 1066, isso é muito, muito lento.. eu compreendo o gosto em mprar uma plataforma i5 antiga, porque, embora vás para um GPU mais fraco, o ganho em termos de CPU / RAM irá ser superior aomontar material antigo, mas terás que compreender que, com material antigo, vais ter o rendimento a condizer, para não falar nos consumos que esse sistema deve ter..

Como já se referiu, compras um 2500k por 25 €, uma motherboard não deve custar mais do que 20 € e aproveitas essa DDR3 e por 50€ tens um sistema base que tem quase o dobro do rendimento desse actual, mais até se comprares mais dois 4Gb de DDR3 1600Mhz, ainda há uma semanas estavam a vender isso neste fórum por 20 €..

De notar que CPU usage não conta para nada se estiver em isolado, o CPU / RAM não está a limitar o GPU quando tens o GPU a 100% e o CPU / RAM a uns 60%, isso, sim, é o nível a que os indicadores devem estar, um CPU / RAM perto de 100% resulta em quebras / solavancos, queres sempre o CPU / RAM o mais baixos possível e o GPU o mais alto possível.. e mesmo ai nem isso significa que não estás a limitar o sistema.

Esse Fornite devia ter o GPU colado nos 100%, mas.. vá lá, já chegou aos 89%, agora esse CPU a bater nos 89% também indica que está a limitar tudo. Sim.. Há jogos em que esse GPU até terá algum lugar para respirar.. mas haverão outro jogos em que esse GPU não irá passar dos 30% de uso porque o CPU / RAM simplesmente não aguentam..


O meu antigo 4790k estava a limitar uma GTX 1070 em certos jogos de uma forma fenomenal, o CP2077 simplesmente não passava dos 40 grames por segundo, o 7 Days 2 Die engasgava-se todo na RAM de DDR3 1600Mhz, para não falar que tinha um SSD que pensava que tinha sido um péssimo negocio que engasgava-se todo, fui a ver era o anterior sistema que não aguentavam os 3 SSD que tenho.

Mas, vamos então deixar que seja a ciência a falar, Fortnite a correr no mesmo GPU mas com um CPU mais capaz,


Repara no GPU a não sair dos 98% e olha para aquilo a chegar aos 80 frames por segundo, e o uso de 3.5GB de VRAM em 1080 High contra os teus 2.9GB leva-me a crer que estás a correr isso em Medium / Low, sendo que apresentas uma imagem num local parado em que mal toca nos 60 frames e no vídeo já vi chegar aos 100 em locais movimentados.. não há mais cientifico que isto, mesmo GPU mas em plataformas diferentes..
 
Última edição:
apesar de adorar os xeons e ainda ter um e adorar a plataforma 775, já lá vão muitos anos,
os ganhos em performance e IPC são enormes.
ainda tenho o meu xeon 1650 a esgotar a 1070 por isso não vale a pena mudar,
mas ate no media center tirei o core2duo e meti um i5 (não é só para media center) e claro que a diferença é gigante
 
@AntenaMan desculpa sinceridade mas estas a ser simplesmente casmurro
Eu compreendo gosto pelo antigo e limitacoes orcamentais, ainda mantenho satellite l40 do e-escolas pq gosto dele e para web/office basico serve, mantive ate poucos meses um core2quad pq servia os propositos tbm (nunca foi jogar, era tipo media center mas sem o ser verdadeiramente e so ligava ao fim semana se muito) pq nao achava necessario tirar €€€ doutras coisas.... mas sem querer entrar em detalhes da tua vida financeira falta de €€€ nao foi que te impediu de trocar essa plataforma.
se formos olhar pelo forum tu compraste um core2quad por uns 50€ seguido desse xeon deve ter andado 40€ nos chineses, somado de board chinesa tbm na casa 40€ mais tarde uma msi q deve ser 50€... eu comprei aqui no forum um pc cm i5-4570 (salvo erro), 4gb ddr3 1600mhz, hdd 50gb por 80€
nao é investimento fora do que fizeste com melhor performance
 
apesar de adorar os xeons e ainda ter um e adorar a plataforma 775, já lá vão muitos anos,
os ganhos em performance e IPC são enormes.
ainda tenho o meu xeon 1650 a esgotar a 1070 por isso não vale a pena mudar,
mas ate no media center tirei o core2duo e meti um i5 (não é só para media center) e claro que a diferença é gigante

Foi dito erradamente que os Xeons não serviam para jogos quando chegaram ao mercado, quando são iguais aos Core2Duo Quad equivalentes, claro têm um IPC muito baixo comparativamente aos SandyBridge por ex.
 
@xeon , depois se não for indiscrição não te importas de colocar os valores que a coisa te custou. Não quero desdenhar nem sei que utilização vais dar, mas tenho a impressão que fica mais barato e tinhas mais performance com um r9 3950x/5950x, já para não falar na diferença de consumo. A não ser que tenhas tido um negócio mesmo incrível.

Mas é sempre porreiro ver estes bichos mesmo que com a entrada dos ryzen e TR tenham ficado um pouco irrelevantes.
 
Pelo que tenho visto os preços flotuam imenso, mas, tendo em consideração o preço dos AMD, diria que cada um daqueles CPU teria que custar algo como 200 € no máximo para ser um bom investimento, são CPUs com numeros elevados de nucleos mas a velocidade de cada nucleo, aliado ao custo da motherboard e o respectivo consumo só os torna viaveis para servir como servidores e, mesmo assim.. teria que estar a correr imensos processos em simultaneo para compensar um investimento desses, diria que o conjunto total não deveria ser mais do que uns 600 € e para um uso muito específico.
 
Última edição:
tenho montado um sistema x99 com uma board chinesa uma huananzi x99 F8 , tem um 2680V3 com tubo unlock e 128GB de memoria , uso para coisas muito especificas e nao fica nada atras de um ryzen 3950X ! estou a falar de operacoes muito especificas ! em producao o sistema x99 leva 33 minutos por ciclo, o ryzen 30, sao apenas 3 minutos de diferenca !
tenho outro sistema com uma outra board chinesa a correr um Home server / Lab 24/24 ha mais de meio ano ! este tem uma attermiter X99 um 2620 turbo unlock e 16 gb de memoria, esta non stop a mais de 6 meses !
os xeons , pelo menos aqui em minha casa ainda vao estar por mais algum tempo .... tenho pena so de nao ter comprado um dual cpu quando eles andavam mais baratinhos, hoje nao justifica o valor que pedem ..
 
Não sei até que ponto vale a pena essas cenas chinesas, mas se alguém quiser uma supermicro X10SRA com um E5-2690 V3 e 16GB ram eu estou a pensar vender a minha, provavelmente fica mais barato que uma board dessas chinesas depois de pagar transporte e alfandega.

Entretanto fiz menos de 1 minuto na bench do BMW no blender...nada mau!

PXL-20210918-111937055-2.jpg
 
Back
Topo