Tópico geral acerca da NOWO - Internet


Se a venda de parte da empresa se traduzir em injecção de capital... Mas duvido que o fundo americano queira capitalizar a NOWO. Por outro lado se os espanhóis tiverem interesse em dotar a NOWO na quarta rede móvel nacional (a par do que a Tele2 fez na Holanda) é bem-vindo porque o trio está novamente alinhado e a NOWO pode quebrar este alinhamento.
 
Se a venda de parte da empresa se traduzir em injecção de capital... Mas duvido que o fundo americano queira capitalizar a NOWO. Por outro lado se os espanhóis tiverem interesse em dotar a NOWO na quarta rede móvel nacional (a par do que a Tele2 fez na Holanda) é bem-vindo porque o trio está novamente alinhado e a NOWO pode quebrar este alinhamento.
Vamos a ver se o negócio avança, mas pode ser bom ter alguém do setor a fazer a gestão da operadora, pelo menos em parte dela.
Confesso que gostaria de ver mais inovação na Nowo, a par de preços justos para o mercado português. Migração para o Docsis 3.1 seria algo relevante no meu ponto de vista. Começar por fases de teste obviamente em certas zonas a definir...
 
Há forma de saber qual é a velocidade de Internet contratada de momento sem ter de andar a ligar para o apoio?

É que hoje o ping melhorou significativamente. Não foi para valores de referência mas pelo menos baixou dos 30ms+ para os 20ms (por vezes vai aos 15ms), mais coisa menos coisa, que era o usual. A largura de banda também anda sempre a roçar nos 100Mbps.

A minha dúvida é se de facto fizeram alguma alteração para melhorar a coisa aqui na zona ou já me fizeram a alteração para os 120Mbps e agora pelo menos já consigo ter os 100Mbps :-D

Ainda ponderava a hipótese de ser o tal limite dos 100Mbps do Sagem, mas por WiFi também bate nesses valores e a placa de rede suponho que suporte até 300Mbps (AR9485).

Edit: já liguei para confirmar e o upgrade ainda não foi efectuado, pelo que então a ligação de momento parece que melhorou bastante. O speedtest na Nowo bate sempre nos 100Mbps, por vezes até passa 1 ou 2Mbps e no Speedtest.net anda sempre dos 90Mpbs para cima. A ver vamos como se comporta em hora de ponta. Mas atendendo à melhoria do ping, presumo que tenha havido alguma alteração na rede.

Para já são estes os valores:

Tracing route to www.nowo.pt [213.228.128.237]
over a maximum of 30 hops:

1 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.1.1
2 10 ms 9 ms 10 ms 10.1.0.1
3 13 ms 20 ms 21 ms pa1-84-91-1-1.netvisao.pt [84.91.1.1]
4 20 ms 21 ms 20 ms pa1-84-91-1-149.netvisao.pt [84.91.1.149]
5 * * * Request timed out.
6 19 ms 29 ms 21 ms pal-213-228-128-237.netvisao.pt [213.228.128.237]

Trace complete.
 
Última edição:
@DoubleM ainda bem que a situação do ping ficou resolvida.
Já agora perguntas-te porque o ping andou alto esses dias?
Cumpz

Não cheguei a perguntar porque duvido que soubesse... Já sei como é o apoio ao cliente.

No entanto se de facto ainda não fizeram o upgrade, que me lembre é a primeira vez que eu vejo um resultado acima da velocidade contratada. Não fica sempre acima dos 100Mbps mas anda sempre lá a roçar perto.

8260546733.png


2019-05-15_1854.png
 
@DoubleM Muito bom o download, mas o upload deveria estar nos 9.5/10 Mb, verifica quantas portadoras upstream estão abertas, na página do router. Convém estarem pelo menos 2, no meu caso tenho as 4 a ser usadas.
Sem-T-tulo.png
 
Por acaso só está uma... Vou ser sincero, de vez em quando verifico as de downstream, agora nas de upstream nunca reparei quantas costumam estar.

2019-05-15_1938.png
 
Finalmente fizeram hoje o upgrade para os 120Mbps e aparentemente o Sagem 3184 suporta mais de 100Mbps por RJ45. Não me perguntem como mas o resultado fica acima desses valores...

8279545299.png
 
Principalmente em upload, é 120/12 o perfil de velocidade?

Presumo que sim, que sejam 12 de upload.

Algo que reparei é que passei a ter 4 portadoras de upstream quando antigamente só tinha 1.

Não sei é como consigo ter mais de 100Mbps de download visto que aparentemente o Sagem tem portas 100Mbps.

Edit: Quando me estava a referir ficar "acima desses valores", era das supostas portas do Router. Nos speedtest não passa sempre os 120Mbps, vai andando entre os 110 e os 120Mbps.
 
Finalmente fizeram hoje o upgrade para os 120Mbps e aparentemente o Sagem 3184 suporta mais de 100Mbps por RJ45. Não me perguntem como mas o resultado fica acima desses valores...

8279545299.png

Boas, se nao supostasse mais de 100Mbps(porta fast ethernet), nem os 100Mbps medias no speedtest, mas sim 94/95, e de facto esse router é gigabit, como aqui demonstra:
 
por continua a velocidade aquém do contratado... supostamente deveria ter 250 (óbvio que nunca lá chegará) mas a verdade é q não passa dos 50 e só no speedtest da nowo é q quase chega aos 100

kX3YuV9YSo_dQfQCBy5Xsg.png

http://prntscr.com/nvm607

OW43cx0ASAC6ARag9BdWFQ.png

http://prntscr.com/nvm9j9

8298583482.png

https://www.speedtest.net/result/8298583482.png

mpugsc7YQJy1VEdEpPDKKw.png

http://prntscr.com/nvmamh


isto acontece desde q mudei de casa... o PC continua a ser o mesmo, as definições tb, e o PC está ligado por cabo
tinha o dns do google entretanto mudei-o para o da cloudfare mas tudo na mesma
 
Última edição:
o técnico qd instalou o serviço na casa nova fez um cabo de ligação com 5/6mts para conseguir ligar o pc directamente ao modem
o cabo q ele fez tem a indicação cat5e, logo segundo a minha pesquisa deveria aguentar com os 250Mbps

hoje por descargo de consciência fui buscar o cabo velho e experimentei... no teste do site da nowo deu logo velocidade máxima de 215
http://prntscr.com/nwd7fn

parece q é do cabo q não está em condições ou não tem as ligações nas tomadas em condições

acham q um cabo cat6 seria melhor, é q o cabo antigo é curto e possivelmente tenho de comprar outro maior?
 
o técnico qd instalou o serviço na casa nova fez um cabo de ligação com 5/6mts para conseguir ligar o pc directamente ao modem
o cabo q ele fez tem a indicação cat5e, logo segundo a minha pesquisa deveria aguentar com os 250Mbps

hoje por descargo de consciência fui buscar o cabo velho e experimentei... no teste do site da nowo deu logo velocidade máxima de 215
http://prntscr.com/nwd7fn

parece q é do cabo q não está em condições ou não tem as ligações nas tomadas em condições

acham q um cabo cat6 seria melhor, é q o cabo antigo é curto e possivelmente tenho de comprar outro maior?

É porque não está em condições. Cat5e é o que anda a ser instalado por todo o lado, só ligações giga é que precisa de cat6.
 
É porque não está em condições. Cat5e é o que anda a ser instalado por todo o lado, só ligações giga é que precisa de cat6.
Cat 5e funciona até ligações de 1Gb/s, só para ligações de 10Gb/s é que é preciso no mínimo cat 6. Cat 6 é melhor que cat 5e no entanto não deve haver diferença para as velocidades em questão. Provavelmente ficou é alguma das fichas mal cravadas.
 
7 anos depois lá me lembrei de ligar para eles e pedir a renovação dos equipamentos, sempre fui desleixado e quando algo funciona não mexo mas lembrei me e liguei e vieram trocar a box e router.

Não sei se é pior ou melhor que a anterior mas o que noto é que tem mais alcance de wi fi e no telemóvel aparece 2,4/5g o que não sei o que significa.

Se me puderem dar dicas para tirar melhor partido dela agradecia.

Obrigado

IMG-20190606-184522.jpg
 
Back
Topo