Optei pelos Etymotic ER4*PT. São os ER4P com o adaptador para os ER4S.
Não gostei muito dos W4 na altura que os ouvi e analisei, e o isolamento é inferior ao dos Earsonics, isto não quer dizer que não sejam excepcionais, antes pelo contrário. Os UM3x não fazem muito sentido tendo os SM3 e os SM2. Os problemas que li acerca dos Shure deixaram-me de pé atrás, para além de terem uma assinatura sonora baseada nos médios que estou de certa forma cansado. Isto não quer dizer que os Earsonics não tenham a sua dose de problemas, que têm e são graves, embora remediáveis até certo ponto.
Os Er4 devem ter melhor isolamento que os shure atuais, dado que há quem refira que esta nova geração tem pior isolamento que a anterior, provavelmente devido à própria forma dos SExx5. Dado que os er4 isolam mais que a anterior geração dos shure, estes ganharam vantagem neste ponto.
Volto a optar por auscultadores em que é permitido sermos nós próprios a trocar os filtros acústicos, pelo menos com um custo inferior ao praticado pela concorrência, com custos de transporte absurdos.
Estou-me a dar melhor com a actual geração dos er4, houve mudanças em termos de opções de construção (cabo).
O conjunto de acessórios é tão, ou mais completo que o dos shure, o que é difícil. É interessante recebermos o gráfico assinado com a resposta de frequência dos drivers escolhidos para o auscultador. Parece ter pouco significado, mas é uma forma de garantia que deve ser valorizada hoje em dia. Os drivers são numerados e escolhidos em função da sua resposta de frequência, isto é, de um grupo de drivers são escolhidos os 2 drivers com melhor correlação.
O som é magnifico em gravações cuidadas, por vezes definidas como "gravações audiófilas". Tudo parece natural e não existe nenhum ênfase em nenhuma frequência em especial. Quem já ouviu um órgão de tubos numa grande igreja, quando passa para os ER4 ouve finalmente um som natural, com o tal grave cuidado, exigente e moderadamente ressonante onde se espera sempre que uns iems analíticos se vão espalhar ao comprido, mas não é o caso dos er4. As vozes, guitarras e violinos também são excepcionais, com uma excelente clareza nas vozes, brilho nas guitarras e textura nos violinos (ressonância do instrumento em madeira). Instrumentos de baixa frequência estão sempre identificados, mas sem a energia dos earsonics, P. Ex.
Quem utiliza gravações mais mainstream, deve optar por outros auscultadores, os ER4 não vão criar qq entusiasmo. Para tal existem outros auscultadores que prefiro em vez dos Ety.
Volto a referir que o cuidado na gravação é claramente mais importante que a taxa de bits (é a minha experiência em iems). É a conclusão a que se chega ao ouvir os Er4.
Foi a minha escolha, mas acredito haja uma adaptação mais fácil aos Shure. É preciso ter já alguma experiência com os Ety para se estar preparado. São neutros, com um ligeiro destaque na gama media-alta (ER4p) que faz sobressair as vozes, não em termos de posicionamento (fase) como os earsonics, mas sim em termos de ganho na frequência. Os ER4s parecem-me ser ainda mais neutros, embora mais suaves na gama media e alta, e com menos ênfase nos graves. São uns auscultadores muito particulares, que em muitas características conseguem ser tão bons, ou melhores que auscultadores com vários drivers, é admirável.