Se calhar assinaram um acordo para vários jogos. E diga-se que jogos do Iron Man são film-tiers, é "normal" que não sejam grande espeto.
Não, segundo a Wikipedia (bem, grain of salt e tal, mas tambem não vejo razão pra duvidar) a Sega comprou o estudio e mudou-lhes o nome pra Sega Studios San Francisco após ter ficado impressionada com a tecnologia e qualidade do proof of concept do Beast Rider. Daí expandiram o estúdio, que até então era um indie pequeno, e meteram uma 2ª equipa a fazer os jogos do Iron Man.
Sinceramente, considerando os productos finais, não vejo com o que raio ficaram eles impressionados, e licenças e film-tiers têm essa fama (e sei bem disso, já trabalhei em dois), mas não precisa necessariamente de ser assim, basta terem orçamento e verdadeiramente importarem-se com o que estão a fazer - case in point, Riddick Butcher Bay ou Batman AA, por ex. Dão-se ao trabalho (e dinheiro) de terem o Robert Downey Jr pra fazer a voz, mas rodeiam isso com um péssimo jogo, é ridiculo.
Só alguns desses jogos teriam sucesso/teriam hype, especialmente se metessem um plano de acção em marcha desses (tudo ao molho e fé em deus). Repara no splatterhouse 2010 e no goldenaxe, foram jogos desenvolvidos e lançados debaixo do tapete (e já que estamos a falar da Sega, o alpha protocol e NiGHTs 2) mais vale fazerem um revival por ano, bem feito do que inundar o mercado com mais do que ele pode engolir. Quantidade e mais quantidade não é a melhor maneira de provar um ponto.
Eu não estava a dizer pra fazerem isso tudo duma vez. Só tava a dar exemplos de como têm um portfolio riquissimo completamente desaproveitado. E enquanto alguns jogos são sempre mais nicho do que outros, o que eles precisam é de trabalhar e muito na eficácia do seu marketing, e no proprio brand name da Sega.
Como plano de acção imediato sinceramente achava mais interessante trazerem os Sega Ages em formato físico para fora do Japão (mas não para a PS2 porque decorreu demasiado tempo) e com base nas vendas, tomem decisões.
Eles fizeram isso numa pequena parte, o Sega Classics Collection da PS2 que incluí 8 jogos (acho) não são simplesmente os antigos, são o Ages Space Harrier, o Ages Golden Axe, etc. Só descobri isto a semana passada. Claro que faltam bastantes mais (não percebo porque não incluiram o Ages Panzer Dragoon, por ex).
Autênticos nichos? como a Platinum Games?
Publicar um bom jogo nunca é um desperdicio. E o Ressonance of Fate pode não ser um sucesso, mas é tido como um bom jogo, alguns jogos da platinum games idem. Já o Bass Fishing é portado de forma sistemática porque deve ser facílimo de portar. E dividir o Sonic por episódios não é tão má ideia, se os episódios fossem mesmo bons. Sendo o primeiro vitima das criticas que foi e tendo demorado o tempo que demorou para sair, entre afinações e afins, torna-se simples concluir porque os dividiram em episódios. Precisam do tempo para afinar os segmentos do jogo. Não é diferente de terem dividido o Shenmue em episódios (escalas completamente diferentes, sim)O Valkyria Chronicles 2 só não foi na PS3 porque a equipa quis fazer um jogo para a PSP.Os Mario & Sonic não têm budget bruta, são jogos para o dinheiro entrar para eles depois investirem noutras coisas em retorno. Todas as empresas os têm e há a dizer que decerto a Platinum Games beneficiou e muito desse dinheiro. A Sega apesar de tudo não é só acerca de lucro. Estão a tentar criar um legado à base de jogos de qualidade/apoiarem developers que os tenham como publisher.
E Football Manager só é uma potencia na Europa e sendo um jogo de PC, não sei até que ponto vende assim tão bem.
Bem, eu não mencionei a Platinum Games, nisso eles fizeram as coisas bem. Embora tenha de dizer que os jogos da Platinum Games são completamente hardcore, não são propriamente jogos com mass appeal. O FM vende mais ou menos 1 milhão de copias todos os anos, pelo que tenho lido. E é geralmente reconhecido como a referencia de jogos de Manager.
Eu acho que a Sega precisa de estabelecer uma identidade propria novamente, mesmo tendo excelentes titulos no seu portfolio actual, nunca me dá a ideia duma empresa com um plano em concreto, nem duma empresa solida.
E acho que a divisão do Sonic 4 em episódios era a pior coisa que podiam ter feito. O Sonic 4 podia ter sido um "New SMB", um jogo retail, de enorme impacto de vendas, com bastante longevidade e jogabilidade. Em vez disso é um jogo curto, com alguns problemas, sem algumas features, e sem o status que devia ter ao estar nos downloadable services.