Windows 10 - Tópico Geral

1º - Trabalhar num tablet com o ambiente de trabalho e com o Office é terrível... Já tive essa experiência e é muito difícil.

2º - O Windows RT não devia ter ambiente de trabalho e devia ter um Office adaptado a tablets, tal como tem Office para MacOS.

3º - O Windows 8 foi sem dúvida uma lufada de ar fresco para a Microsoft e, admito que o W7 foi um excelente SO, mas o W8 é sem dúvida o melhor SO que já tive... A nova loja de aplicações é uma das principais causas. (Outra coisa que gostei foi a app de Música)

4º - A Microsoft ao criar o Windows 8 não devia misturar o Aero com o Metro. Acho que devia manter um só estilo. Parece que temos 2 sistemas operativos aparte.

5º - Percebo que muita gente não goste do W8, mas faz parte da evolução, tem de acontecer... A Windows nunca tinha mudado assim drasticamente o estilo desde o MS-DOS, durante esse tempo permaneceu sempre a barra de tarefas, o botão iniciar e era sempre a mesma coisa... Era altura de inovar...
 
Um conselho para a microsoft... Vá ao Deviantart, tem lá muitos "concepts" espetaculares que conjugados com o atual Windows 8, faziam o melhor SO da história.

windows_8_concept_intro_by_zainadeel-d4jc2ud.jpg
 
Última edição:
Enquanto se continuarem a preocupar mais com o Android do que com o Utilizador, desejo boa sorte. Até porque daqui a uns tempos a Microsoft passa a ser outra Apple.

The future is Open-Source.
 
Não falta muito Vítor :) Não falta muito. A PS4 vai ajudar, e o Steam OS também.

Apple e MS daqui a pouco tempo serão ignoradas por mim, e por muitos outros. Marcas para quem gosta de coisas overpriced, e fechadas q.b. Com o seu OS e software proprietário, os seus tablets, os seus PCs, os seus smartphones, a sua consola, etc etc.

btw o FM 2014 é compatível com Linux já, tal como o CS (port para OpenGL).
 
Última edição:
A PS4 não vai ajudar em nada (tal como a PS3 não ajudou) e o SteamOS vai ser mais focado em gaming. O que eu vejo no SteamOS é que é um OS que simplesmente quer aparecer, quer ganhar a sua quota do mercado, quer criar um monopólio de gaming dentro do PC. Era necessário? Não.

Eu entendo perfeitamente o que vocês querem dizer com isso e concordo... mas lucro está acima de tudo. ;)

Muito bom! Ideias bastante engraçadas.

A Microsoft tem que meter na cabeça que não é uma empresa que fica atrás da Apple e Google. Eles não devem perseguir mas sim ultrapassar. Têm que se levar como uma empresa mais séria e mais competitiva... assim não dá MS.
 
A PS4 não vai ajudar em nada (tal como a PS3 não ajudou) e o SteamOS vai ser mais focado em gaming (...)

Huh? Soubesses tu o que acabaste de dizer... Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. PS3 é x86? Foste fantástico, acabaste de comparar um sistema com arquitectura proprietária com um sistema de arch x86. Eu quando não sei sobre alguma coisa, remeto-me ao silêncio e a aprender...

Vai ser mais focado em Gaming?.. era do que estávamos a falar julgo eu...o próximo passo para haver jogos em Linux a uma escala global, que é das poucas coisas que falta ao OS em relação ao Windows

Espera lá. Também adoras android porque é open-source? Esqueceste-te de um pormenor. O software da google que faz o android brilhar é closed-source. Grande parte do software da play store é closed-source. Open-source não implica na qualidade. É apenas uma filosofia. Não te censuro por apoiares. Censuro por espalhares FUD. De qualquer das formas, se a microsoft metesse o seu código aberto, o pessoal que ama open-source iria arranjar outro argumento para dizer mal. É tão linear quanto isto.
A microsoft já tentou overpriced no wp7 e ainda bem que não funcionou. Os dispositivos com software ms variam muito de preços. Dizer q ms é overpriced é ridiculo.

Quote1: Cita onde referi que adorava Android.

Quote2: Falso.

Quote3: Acabaste de o fazer.
 
Última edição:
Resposta:

Desculpem lá o Offtopic mas só quero esclarecer o ponto anterior:

Acho que o que se queria expor aqui é que hoje em dia já temos um mercado consumidores adaptados a usarem diferentes dispositivos, diferentes interfaces e sistemas unix.

Tudo isto graças a Apple, Playstation e Google.

-> Temos os produtos da Apple que foram massificados nos últimos anos. ( Na década de 1990, 2000 ) não era assim. Agora tens smartphones, portáteis e tablets tudo a correr sistemas unix.
-> Temos o sistema operativo Android que é o o sistema mais usado em smartphone. Ele também está presente em outro tipo de dispositivos como tablets.
-> A sony tem a ps3 que é um sistema unix e agora com a PS4 com uma arquitectura igual à do PC.


A medida que o mercado vai ficando mais maduro e habituado e adaptado a novos dispositivos e sistemas unix, o que vai acontecer é que será muito fácil para os utilizadores mudarem-se para sistemas unix.


Existindo uma plataforma como a PS4, Unix based, vamos ter os maiores estúdios de jogos do mundo a trabalhar para uma plataforma unix e com arquitectura PC. Com isto será muito fácil a transição para um sistema linux por exemplo.

À medida que a massificação dos produtos UNIX based chegam aos lares de todos nós será uma questão de tempo até a Microsoft e a Apple começarem a perder a competição. Acredito que continuarão a ter o ser o seu mercado, mas já não serão major players.

A única razão pelo qual eu ainda uso Windows deve-se a duas questões: Jogos (DirectX) e Office da microsoft que ainda continua a ser melhor que a concorrência.


Eu não gosto dos sistemas operativos da Apple, Microsoft nem da Google.

Mas tenho que agradecer a Apple, Google e Sony por abrirem caminho para o mercado se livrar da dependência da Microsoft.

Com o surgimento de virtualização, Clouds, App Markets centralizados, controlados por uma única identidade, só vai restar uma solução para as empresas e utilizadores que não querem a sua informação fora desses circuitos. Sistemas operativos Linux, Unix base que sejam livres.

Talvez eu esteja errado no meu ponto de vista e as pessoas viverão na ignorância e irão preferir pagar por tudo e colocarem os seus produtos e informação na cloud. As vezes nem tudo o que é pago é melhor e nem tudo o que temos deve estar nas mãos de terceiros.

Pessoalmente não vejo com bons olhos a forma como se está a centralizar todo o software e serviços. Toda esta informação, centralização e controle pode trazer muitos danos para os utilizadores daqui a uns anos. Sem contar com assuntos mais sérios que é a privacidade e direitos do que compramos ou criamos. Imaginem o que será daqui a uns tempos onde viveremos numa era de "thin clients" onde tudo anda na Cloud e na mão de duas empresas Gigantes num país que não é o vosso e a única maneira de vocês adquirirem um serviço será apenas através deles.

Eu neste momento só vejo refugio nestes sistemas e só ainda não mudei completamente por esses dois motivos (DirectX e Office). Porque o futuro dos SO's não me agrada nada.
 
Não falta muito Vítor :) Não falta muito. A PS4 vai ajudar, e o Steam OS também.

Apple e MS daqui a pouco tempo serão ignoradas por mim, e por muitos outros. Marcas para quem gosta de coisas overpriced, e fechadas q.b. Com o seu OS e software proprietário, os seus tablets, os seus PCs, os seus smartphones, a sua consola, etc etc.

btw o FM 2014 é compatível com Linux já, tal como o CS (port para OpenGL).


Com o Steam os acredito que muita gente que hoje use o windows apenas para jogar, e que já use outras distros linux mesmo em modo intermitente, dê o pontapé final nos windows.
Até porque por noma os jogos em sistemas linux têm melhor aproveitamento de recursos e têm melhor performance.

Eu pessoalmente tenho 15 dias de experiência de uso de windows xp e menos de um mês de windows 7 vi tudo o que esses sistemas podiam fazer e encostei-os.
A mais de uma decada que tenho pc e portáteis e até sistemas de testes no meu antigo trabalho, só trabalhei com linux.

Como não sou jogador de pc, para mim foi fácil descartar windows e entrar logo no mundo Gnu/Linux, mas existe muita gente a orbitar o windows apenas pelos jogos, e o steam os serve de porta de entrada definitiva a essas pessoas.
 
Última edição:
A percentagem de quem usa PC Windows só para jogar deve ser mínima. Nem deve chegar a 5%.
Steam em Windows continuará a ter mais jogos nos próximos anos.

Depois devem pensar que o mercado Pc's gira à volta do Gaming, mais uma percentagem irrisória.
Enquanto não houver um Photoshop, um iTunes, um Office da Microsoft em Linux as coisas não vão mudar tão cedo. Mesmo com alternativas, elas muitas vezes são inferiores.


Eu até gosto do Steam OS, mas só mesmo pelo stream do PC» Steam OS Box.
 
Eu tenho o Windows 8. Não actualizei para o 8.1 nem pretendo. Nem sei qual é a crise, perde-se 1 ou 2 horas a configurar e fica no ponto. Não tive qualquer problema com drivers ou programas.

Dw56xJ0.jpg
 
Huh? Soubesses tu o que acabaste de dizer... Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. PS3 é x86? Foste fantástico, acabaste de comparar um sistema com arquitectura proprietária com um sistema de arch x86. Eu quando não sei sobre alguma coisa, remeto-me ao silêncio e a aprender...
Então explica-me lá no que é que a PS4, por ser x86, vai ajudar no crescimento de Linux. Os developers desenvolverem para ela e facilidade de ports? É bom, sem dúvida, mas não vai trazer nenhum ou quase nenhum crescimento no que toca a Linux como principal OS. O mercado já está habituado a sistema Unix, o problema é o que o dinheiro não está lá. Enquanto tivermos a MS a puxar/comprar marcas para colocarem Windows em todos os seus dispositivos, criarem programas específicos para esse SO, temos que a PS4/SteamOS não vai ajudar em nada. É capaz de ajudar mais o SteamOS do que a PS4. Mesmo assim o PC gaming é um nicho do mercado de PC's... vocês não pensem que vai mudar tudo agora porque PS4 e SteamOS estão para ser lançados.


Quanto à parte bolded: Por acaso esqueci-me que a PS3 não era x86 e agora?Aliás eu até só estava a falar do sistema Unix da PS3. Essa tua resposta arrogante não traz nada para a discussão a não ser gozar com a cara dos outros.
Fico-me por aqui.
 
Mas quem disse que quando o Linux aceitar 90% dos jogos será o SO universal? O que eu disse é que a aceitação por parte das pessoas, leia-se, cliente comum e pouco avançado, em relação ao Android é altíssima como os dados comprovam. É o SO mais utilizado em Tablets e Smartphones. As pessoas gostam, é simples, é leve, é barato, funciona para o que querem e ainda por cima dá ferramentas necessárias a pessoas mais avançadas para lhe darem os seus tweaks.

O facto do Gaming começar a ir aos poucos para Unix faz com que eu e outros gamers migrem, não faz com que o Linux passe a ser o principal. Eu pessoalmente mudo assim que isso se verificar, porque os jogos são a única razão pela qual ainda estou em Windows.

Em relação à PS3, o que tem a ver é que a mesma tinha um SO baseado em Unix, mas a arquitectura da consola não colaborava em NADA para o desenvolvimento do Gaming em Unix/Linux. Na PS4 é x86, OpenGL. A partir do momento que utilizas APIs e libraries que trabalham com uma arquitectura de PC, o caminho para poderes ter esses jogos num PC com linux é óbvio e inevitável. Com o SteamOS a ajudar à festa, ainda melhor.

O que vais ver no futuro é fãs de Microsoft com Windows Mobiles, Surfaces como Tablet, Xbox One, Portáteis Windows com Office, skydrives e afins, e fãs da Apple com os seus Ipad, Imac e por aí fora.

E depois o resto com dispositivos mais baratos, sem paixões "clubísticas". A Microsoft todas as medidas que tem tomado de alguns anos a esta parte vão na direcção de empresas como a Apple. É com eles que querem concorrer. Entretanto o Open Source desenvolveu-se e felizmente criaram-se alternativas por parte de empresas não gananciosas.

E com isso terás Portáteis Linux Based a custar menos 200€ por não terem SO proprietário, Smartphones como tens agora por 100€/150€ completamente capazes, Tablets de 150€ completamente capazes, consola de jogos Unix/Open GL por 400€ com aquele hardware e suporte de devs (PS4), PC com SteamOS/Ubuntu/FreeBSD ou aquilo que quiseres, completamente abertos.

É esta a direcção do mercado.
 
Última edição:
A questão é que as pessoas lentamente (e de forma generalizada) serão sempre levadas pelo que conhecem melhor. E quer se queira, quer não, Microsoft e Apple são os players neste campo. Aquilo que vejo é que com as evoluções recentes, quando o Linux se tornar uma plataforma igualmente competitiva em termos multimedia/entertainment, eu mudo de SO inteiramente, e ainda levo o meu pai atrás nisso.

Eu apenas digo isto, relativamente ao tema do tópico, desde que exista sempre um Linux que não viva na cloud (que considero o tema mais importante que foi cá referido on-topic), eu vou ter um por perto.

Quanto ao mercado, se os sistemas Unix passarem a ter um office de jeito (que muito honestamente, já reparei que melhoraram largamente no espaço de ~2 anos) e melhorarem no suporte e usabilidade como têm feito, não vejo razão para não conseguirem arrancar uma parte do mercado de users home. Cada vez mais as novas gerações vivem num mundo informatizado e aprendem a mexer-se consideravelmente bem lá dentro. Apresentar-lhes um SO leve, open-source, com usabilidade elevada, e uma base larga de programas, é o suficiente para a microsoft e apple perderem terreno nos home users.

Mas o mercado mais lucrativo ainda deve ser o empresarial e as suas lic€nças, e aí é preciso outras movimentações, como suporte oficial. E mesmo o Red Hat tendo isto, ainda não penso que seja o SO de eleição, ainda falta um bocado.
 
Reposta:

A Apple e a Google tem todos sistemas unix.

Hoje em dia temos mais concorrência que nunca e a Microsoft está a tentar liderar um barco que está cada vez com menos gente essa é uma realidade. Porque? Dado toda a evolução da indústria e da introdução de vários dispositivos a correrem sistemas operativos diferentes ( por acaso são todos unix based ). Isso permitiu não só a termos um consumidor muito mais educado mas muito flexível para mudar e trabalhar com diferentes plataformas. Isto é um facto...

A Microsoft é lider no mercado dos PCs a nível de sistema Operativo. Mas isso pode mudar daqui a uns tempos.


No mercado empresarial eu já não digo nada porque quem domina são sistemas Unix. Só no mercado das telecomunicações temos desde o router pequeno na casa do consumidor final a RNCs, Gateways, Routers e toda uma série de equipamentos que processam milhões de € por segundo. Os terminais dos funcionários continuam a ser Windows e isso ainda se deve a uma das ferramentas que a Microsoft continua a ser lider que é o Office e todo o seu sistema de AD.

No mercado de entretenimento está um bocado locked por uma tecnologia da microsoft que todos sabemos que é o DirectX, mas como já foi referido aqui a introdução de consolas e dispositivos unix pode mudar o panorama das coisas. Hoje temos uma indústria que trabalha à volta disto e que facilmente pode fazer a mudança para um sistema unix como sistema de preferência. As coisas eram completamente diferentes na década de 90 e de 2000.

Todo o restante software e empresas estão mais ou menos adaptadas e fazer a mudança é uma questão dos utilizadores mudarem. Assim que mudarem para uma outra plataforma o dinheiro e o investimento aparece. Não é por ser Linux, BSD ou alguma variante de unix que as coisas não funcionam.

Acho que neste momento o DirectX poderá sofrer uma grande concorrência e creio que assim que existir uma alternativa que seja pelo menos equivalente ao Office a Microsoft terá uma forte concorrência.



O Windows 9 acho que foi bem pensado a nível fundamental, no sentido que tem como objetivo da unificação do SO independentemente do dispositivo final que usamos. Parece-me uma aposta bem pensada.

Agora o que não gosto do OS Windows, Google e da Apple é que estamos assistir a uma grande mudança. Parece que estas empresas querem nos empurrar nós consumidor para produtos onde toda a informação que geramos e todos os serviços que adquirirmos irá esta centralizado e guardado na Cloud.

Isso poderá ser conveniente em vários aspectos mas será que tudo isto trará mais benefícios ou malefícios?

Na minha humilde opinião as coisas para mim não caminham no bom sentido por esse motivo, mas também esse é o motivo pelo qual eu vejo a mudança para um sistema unix como uma boa alternativa.


Já agora todo este conceito de centralização já tinha sido inventado à décadas atrás, por acaso por plataformas Unix. Mas não vingou por vários motivos na altura e depois apareceu o PC que afastou por completo essa hipótese.

Agora quem decide no final quem será o SO dominante no mercado dos PCs será sempre o consumidor. Mas que a MS tem agora uma forte concorrência de todos os lados e a todos os níveis lá isso tem! Se calhar as pessoas não se vão importar de colocar todos os serviços e todas as informações centralizadas e no meio de 2 ou 3 empresas gigantes. Agora eu importo-me.
 
Última edição:
Back
Topo