Windows 10 - Tópico Geral

A grande questão para mim é o quanto cada um de nós está disposto a colocar nas mãos de uma grande empresa, que apesar de ter políticas de privacidade, e como já vimos com estas últimas das escutas americanas, isso não nos protege verdadeiramente.

Eu já aceitei que pesquisas, compras, etc estarão na net e que não controlo isso. Fotos... Vão estar sempre algumas. Vídeos hei de controlar tanto quanto puder. Agora, informação extra pessoal, como os controlos das contas, fotos privadas, BD de passwords, comunicação com algumas pessoas, etc... Isso é algo que nunca quereria manter numa plataforma de cloud. E muito honestamente, há alturas em que não quero estar online para poder jogar um bocado.

Para não falar que assim até se perde o gosto de construir um bom PC, já que se vai perdendo a necessidade de potência na interface de utilizador :P
 
Boas!

Windows 9 Could Arrive Much Earlier Than Anticipated

Citing some leaked documents and some good detective work, it has been reported that there is a good possibility that Windows 9 may debut its final version in Q4 2014. It looks like Microsoft really wants to put the problems of Windows 8/8.1 in their rear view mirror once and for all.

If they’re accurate with Windows 9, then Microsoft may be hoping to push things along so that they don’t have to suffer through another holiday shopping season plagued by the ghost of Windows 8.

http://www.hardocp.com/news/2014/01/18/windows_9_could_arrive_much_earlier_than_anticipated
Beta talvez, RTM duvido.
 
Eu tenho o Windows 8. Não actualizei para o 8.1 nem pretendo. Nem sei qual é a crise, perde-se 1 ou 2 horas a configurar e fica no ponto. Não tive qualquer problema com drivers ou programas.

Dw56xJ0.jpg

Se perdes uma ou duas horas a extirpar o Metro do Windows 8, então é porque usas o UI do Windows 7.
E no Windows 9 a MS vai ter que fazer esse UI o default. Tão simples quanto isso.
Se querem competir com Androids e iPads então que façam um OS com o mesmo kernel e APIs que o Windows 9 mas com um UI de tablet diferenciado do de desktop.

É uma tremenda burrice da Microsoft querer forçar a martelo um UI de tablet em desktops e notebooks - e ficou mais do que provado que híbridos não vendem tanto como aparelhos dedicados. Não apenas por causa dos consumidores mas por causa do mercado empresarial que não está para gastar fundos atrás de fundos para treinar os empregados a usar um novo paradigma de UI.
E o facto é que o Windows assenta grande parte da sua força no mercado empresarial e profissional! Se as empresas não renovam o OS então a MS tem problemas e isso foi o que se verificou com o Windows 8, com as empresas que querem renovar os seus PCs a optarem por Windows 7.

Como a MS tem que apresentar resultados trimestrais e sempre com uma pressão enorme para demonstrar crescimento (quem não cresce está "morto" para Wall Street) o Windows 8 foi um flop. E a MS precisa de um Windows 9 mais normal em termos de UI para ter aceitação tanto no mercado empresarial como no mercado doméstico.
 
Gaugamela, não, se alguém perde 1 ou 2 horas a configurar um sistema operativo não está a usar outro, está a organizar o SO ao seu gosto. Eu perdia mais tempo a configurar o 7 do que perco a configurar o 8:

7 - > teracopy, rocketdock, truecrypt mais 1001 ajustes
8 - > ativar bitlocker (as configurações do ecrã iniciar já não se perdem, por usar conta online)

Mesmo que empurrar um novo interface ainda incompleto para cima das massas (uma crítica legítima) não tenha sido um sucesso, qual é a alternativa? Ficarmos para sempre agarrados ao mesmo interface PARA SEMPRE? O interface de todos os sistemas operativos varia em vários graus de mau. Os interfaces das várias distros de linux, do OSX e do windows 7 são péssimas, é preciso um acumular de anos de aprendizagem para se ser produtivo. As novas interfaces mobile são muito melhores, pecando apenas pela dificuldade de aprendizagem (capacidade de descoberta), porque depois de se aprenderem, são rápidas e eficientes. O mesmo se aplica à moddern UI. Depois de se descobrir os cantos à casa (literalmente :D), é muito fluído e intuitivo.

E desculpa lá mas continuo sem aceitar a lógica do UI de tablet em desktops. E depois? Mesmo que fosse verdade (não é), já usaste com um teclado e rato? Já viste os relatos aqui das pessoas que usam o 8.X com teclado e rato e até se sentem mais produtivas do que andar à caça em menus no menu iniciar? Não é por ser diferente que é automaticamente mau, irra.

Não sei como dizer isto, mas se esperam que o 9 venha mais parecido com o 7, bem que podem tirar o cavalinho da chuva. A imprenssa e os bloggers estão danados por seguir o FUD contra o pior atentado informático terrorista desde sempre que é o Windows 8, e pelo caminho esquecem-se de coisas importantes como os "factos" e "não ligar a rumores parvos que nunca se verificam".

Caso exemplo, a treta da história que o 8.1 iria trazer de volta o menu iniciar, quando claramente quem experimentou as Beta sabia perfeitamente que o que aí vinha seria apenas o botão permanente (vejam os meus posts e outros no tópico do Windows 8 a atestar precisamente isto, apesar do FUD todo).

Agora vão haver mais pequenos toques no desktop para ser mais compatível com a interface moderna e já andam outra vez aí todos contentes a espalhar rumores não confirmados como se fosse verdade.
 
Gaugamela, não, se alguém perde 1 ou 2 horas a configurar um sistema operativo não está a usar outro, está a organizar o SO ao seu gosto. Eu perdia mais tempo a configurar o 7 do que perco a configurar o 8:

7 - > teracopy, rocketdock, truecrypt mais 1001 ajustes
8 - > ativar bitlocker (as configurações do ecrã iniciar já não se perdem, por usar conta online)

Peguei no scrrenshot do ourico4 porque básicamente ele foi buscar um Start Menu. Se assim o fez foi para evitar o Start Screen logo não usa a componente mais importante (e aquela onde a MS mais se focou no marketing) do Windows 8.
Se quiseres inventar desculpas quanto a isso be my guest. :P

Mesmo que empurrar um novo interface ainda incompleto para cima das massas (uma crítica legítima) não tenha sido um sucesso, qual é a alternativa? Ficarmos para sempre agarrados ao mesmo interface PARA SEMPRE? O interface de todos os sistemas operativos varia em vários graus de mau. Os interfaces das várias distros de linux, do OSX e do windows 7 são péssimas, é preciso um acumular de anos de aprendizagem para se ser produtivo. As novas interfaces mobile são muito melhores, pecando apenas pela dificuldade de aprendizagem (capacidade de descoberta), porque depois de se aprenderem, são rápidas e eficientes. O mesmo se aplica à moddern UI. Depois de se descobrir os cantos à casa (literalmente :D), é muito fluído e intuitivo.

A alternativa? Melhorias graduais e incrementais para tornar o OS mais intuitivo e de uso mais produtivo. Como foi feito durante décadas, recorrendo a metodologia científica para observar como as pessoas se comportavam em frente a um PC e como as tornar mais produtivas no uso de um PC e não em ideias de designers fundamentadas nos gostos pessoais desses designers.
A Modern UI é muito limitante. Para um desktop ou um PC não tem metade da flexibilidade e funcionalidade do ambiente Windows tradicional.
Para tablets concordo que funciona bem (embora para mim tenha poucas opções de costumização).

O interface de todos os sistemas operativos varia em vários graus de mau.

É como a democracia. É o pior sistema político a seguir aos outros todos que foram tentados. O ambiente desktop tradicional, é o pior tirando todos os outros. E isso inclui o Modern UI.
Tu podes não concordar mas os números de adopção do Windows 8 comparativamente ao Windows 7 estão á vista para demonstrar que a esmagadora maioria da install base do Windows concorda comigo bem como as estatísticas de utilização do Modern UI vs desktop UI no Windows 8. Se é assim tão bom porque é que a esmagadora maioria dos utilizadores passa o tempo no ambiente desktop?

E desculpa lá mas continuo sem aceitar a lógica do UI de tablet em desktops. E depois? Mesmo que fosse verdade (não é), já usaste com um teclado e rato? Já viste os relatos aqui das pessoas que usam o 8.X com teclado e rato e até se sentem mais produtivas do que andar à caça em menus no menu iniciar? Não é por ser diferente que é automaticamente mau, irra.
Tens pessoas que gostam mais do 8, pois tens. E essas são uma minoria. Também tinhas pessoas que gostavam mais do Vista que do XP.
E se essas pessoas andavam á caça de coisas no menu Iniciar é porque não usavam a pesquisa do Windows 7, que é muito poderosa. Se eu apenas preciso de escrever uma palavra na pesquisa para encontrar o ficheiro/pasta que procuro para que é que preciso de ser atirado para um UI diferente só por causa disso?

Não sei como dizer isto, mas se esperam que o 9 venha mais parecido com o 7, bem que podem tirar o cavalinho da chuva. A imprenssa e os bloggers estão danados por seguir o FUD contra o pior atentado informático terrorista desde sempre que é o Windows 8, e pelo caminho esquecem-se de coisas importantes como os "factos" e "não ligar a rumores parvos que nunca se verificam".

Vamos ver então o que aí vem. A tua previsão de a MS não vai introduzir mudanças é tão boa como a da imprensa e dos bloggers que dizem o contrário. Mas pelas modificações introduzidas no Windows 8.1 (pin de apps Metro na taskbar, butão de shutdown no Start screen, etc, etc) eu também estou mais inclinado em acreditar que a MS vai mudar de estratégia com o Windows 9 porque o Windows 8 falhou claramente em fazer a MS ganhar uma forte percentagem do mercado de tablets e de ter taxa de adopção semelhante ao Windows 7.
E ao contrário de ti, a Microsoft tem que apresentar resultados trimestrais aos shareholders e não pode ter um Windows com taxa de adopção anémica que o Windows 8 está a ter.

Caso exemplo, a treta da história que o 8.1 iria trazer de volta o menu iniciar, quando claramente quem experimentou as Beta sabia perfeitamente que o que aí vinha seria apenas o botão permanente (vejam os meus posts e outros no tópico do Windows 8 a atestar precisamente isto, apesar do FUD todo).

E por isso é que continuo a dizer que o Windows 8.1 não vai longe o suficiente. E quanto a esse FUD, foi a própria MS que o lançou para confundir as pessoas a dizer que era o menu que voltava quando era só o botão. Embora carregando com o botão direito do ratoo dê para ter acesso a funções que estavam presente no antigo Start Menu.

Agora vão haver mais pequenos toques no desktop para ser mais compatível com a interface moderna e já andam outra vez aí todos contentes a espalhar rumores não confirmados como se fosse verdade.

Eu não estou emocinalmente investido no falhanço da Microsoft como tu e fanboys cegos (não estou a dizer que sejas um) do Metro UI estão investidos emocionalmente no seu sucesso por isso vamos ver se será verdade ou não.
Se for verdade também vou andar aqui todo contente a esfregar-te isso na cara e a lamber as tuas doces lágrimas por a Microsoft ter mudado de rumo. :P
Se não for verdade, parabéns para ti e eu estou-me pouco borrifando por não dar mais do meu dinheiro á Microsoft. Começam a surgir agora bastantes alternativas ao Windows para o meu caso em particular. Linux (tem alternativas de software para tudo o que necessito e cada vez mais jogos), Mac e sigo em frente porque o Windows não me prende.
E quem sabe se daqui a um ou dois anos a Google não acorda para a vida e permite ao ChromeOS correr software nativo unificado entre Android e ChromeOS?

O facto é que uma estratégia de Windows universal é má ideia. E esta obsessão de meter o mesmo Windows em tudo não funciona.
Usem o mesmo kernel, as mesmas ferramentas de software development, etc mas diferenciem o UI consoante o tipo de hardware em que vai ser implementado!!!
Porque é que um server windows precisa do Start Screen? Porque é que desktops precisam de Start screen?
Porque é que empresas cujos funcionários usam Office ou software específico precisam do Start Screen se o seu software não corre no Start Screen e só introduz dores de cabeças em re-ensinar os funcionários a usar o Windows 8 ou adaptar o Windows 8 para não mostrar o Start Screen?
Isso só faz com que vários mercados não adoptem a versão mais recente por ter componentes pura e simplesmente desnecessárias e que só introduzem complicações e dores de cabeças que no caso de uma pessoa são mínimas e fáceis de dar a volta (embora menos fácil e barato que pura e simplesmente manter no Windows 7) mas que em empresas multiplicando por centenas, milhares e dezenas de milhares de funcionários são um cenário de pesadelo para os departamentos de IT já sobrecarregados com trabalho em manter tudo a funcionar.

Diferenciar o software porque até acaba por ser bom para eles, segmentam o produto e captam mais clientes.
 
Última edição:
Ótima resposta Gaugamela, vou tentar responder ponto a ponto para continuarmos a discussão :)

Peguei no scrrenshot do ourico4 porque básicamente ele foi buscar um Start Menu. Se assim o fez foi para evitar o Start Screen logo não usa a componente mais importante (e aquela onde a MS mais se focou no marketing) do Windows 8.
Se quiseres inventar desculpas quanto a isso be my guest. :P

Quem somos nós para dizer às pessoas para não usarem um launchers custom? Eu acho que estão a perder inovação mas isso é com cada um, desde que não venham dizer que andar com linhas de comandos de 10 parâmetros é melhor que carregar numa tecla. Marketing não me diz nada, não vou a toque do que as empresas fazem publicidade, ainda tenho personalidade e sentido crítico.

A alternativa? Melhorias graduais e incrementais para tornar o OS mais intuitivo e de uso mais produtivo. Como foi feito durante décadas, recorrendo a metodologia científica para observar como as pessoas se comportavam em frente a um PC e como as tornar mais produtivas no uso de um PC e não em ideias de designers fundamentadas nos gostos pessoais desses designers.
A Modern UI é muito limitante. Para um desktop ou um PC não tem metade da flexibilidade e funcionalidade do ambiente Windows tradicional.
Para tablets concordo que funciona bem (embora para mim tenha poucas opções de costumização).

Melhorias graduais, queres dizer o acumular de 20 anos de legacy que temos hoje em dia e que corta as pernas a qualquer inovação? Dispenso, se é para mudar, muda-se para melhor, não se anda com meios termos e acumular de lixo durante décadas.
Ótimo ponto a metodologia científica, pois foi precisamente a partir dos dados telemétricos que a Microsoft tinha que chegaram à conclusão que as pessoas deixaram de usar o menu iniciar no windows 7, em vez disso faziam pin dos programas que mais usavam e só tocavam no menu iniciar para casos raros.

Discordo com o facto da Modern UI ser limitante (irra, este nome é mesmo parvo, a MS já arranjava qq coisa melhor para substituir o "Metro"). Como qq paradigma novo, ainda está verde e está a amadurecer. Vimos isso com o 8.1 onde a gestão das janelas ficou muito mais flexível e foi apenas com um pequeno update. Se ainda é limitada face ao que estávamos habituados num desktop? Sem dúvida, e isso tem que melhorar! Mas também já trás vantagens. As mais óbvias são logo o facto de poderem ser manipuladas eficazmente seja por rato/teclado ou toque (ou outras coisas futuras). O seu uso com rato e teclado requer alguma aprendizagem, se não acontecem barbaridades como algumas pessoas virem refilar que as aplicações não dão para fechar... Isto falando exclusivamente do interface, pois se vamos falar do valor acrescentado de uma store unificada, aplicações em sandbox que não te podem lixar o computador todo nem deixam ficheiros lixo pelo sistema operativo todo. E que são geridas ao estilo mobile, com ciclos de vida definidos que nem precisas de te preocupar em fechá-las, se não quiseres que o SO é que trata da gestão dos recursos por ti. Mas adiante, deixo-te uma citação minha do tópico sobre o assunto que mostra o lado bom e mau do Modern UI.

Gato Preto, certíssimo, estás a esbarrar com o derradeiro problema do Metro. Não é a sua eficácia, mas sim a capacidade de descoberta e/ou intuitividade. Quem já usa o metro no dia-a-dia já sabe que de vem em quando há daqueles momentos que parece que estamos a fazer magia, ao abrir um programa para consultar algo numa aplicação dedicada full-screen rapidamente e intuitivamente clicar no canto superior esquerdo para se voltar onde estava em 1/4 de segundo. Ou no cliente do mail carregar num link e ele automaticamente abrir o IE em metade do ecrã. Chamemos-lhe o metro heaven.
Enfim, o problema não é realmente a eficácia mas sim os primeiros passos de descoberta. Andar às turras para descobrir como desligar o computador é clássico, assim como dizer barbaridades como "aplicações metro não dão para fechar OMG". Chamemos a isto o metro hell.

O que se tira dos conselhos de quem usa o Windows >8, é que é preciso passar pelo metro hell para se chegar ao metro heaven. A maior parte dos haters, ao sinal do primeiro entrave levantam logo os escudos e voltam para a caverna do familiar. Nada contra, quem prefere ficar com a sua linha de comandos que fique. Depois quem sobra ou aprende a usar o SO como quer em modo desktop constante, seja instalando um start-menu 3rd party ou simplesmente desinstalando aplicações Metro e organizando o Start screen a seu gosto (que é, a meu ver, a melhor maneira atual de ter o melhor de dois mundos).

Enquanto esta gente toda refila por causa de pêlos púbicos, quem já está no metro heaven tem a aplicação da calculadora só a ocupar uma pequena barra no lado, enquanto a aplicação de música está em background e está com uma aplicação de calendário no restante desse ecrã e tem o chrome em full screen no outro ecrã, isto tudo a ser usado com teclado e rato (herege!) e não tem uma queixa a apontar.

Agora, com licença, vou desligar o ecrã externo do meu portátil híbrido e abrir o IE 11 em full screen para ler um pouco em modo de tablet.

No fim disto tudo, se não queres usar nada disto, clicas no desktop e tá. É tal transição que falas que faz sentido (não vamos deitar fora 25 anos de software útil de repente).


É como a democracia. É o pior sistema político a seguir aos outros todos que foram tentados. O ambiente desktop tradicional, é o pior tirando todos os outros. E isso inclui o Modern UI.
Tu podes não concordar mas os números de adopção do Windows 8 comparativamente ao Windows 7 estão á vista para demonstrar que a esmagadora maioria da install base do Windows concorda comigo bem como as estatísticas de utilização do Modern UI vs desktop UI no Windows 8. Se é assim tão bom porque é que a esmagadora maioria dos utilizadores passa o tempo no ambiente desktop?

Tens pessoas que gostam mais do 8, pois tens. E essas são uma minoria. Também tinhas pessoas que gostavam mais do Vista que do XP.
E se essas pessoas andavam á caça de coisas no menu Iniciar é porque não usavam a pesquisa do Windows 7, que é muito poderosa. Se eu apenas preciso de escrever uma palavra na pesquisa para encontrar o ficheiro/pasta que procuro para que é que preciso de ser atirado para um UI diferente só por causa disso?

Tal como o marketing, não ligo muito a taxas de adoção, mas existem imensos mais fatores em jogo do que simplesmente a mudança de UI.

  • A conjuntura económica mudou drasticamente
  • Os ciclos de vida dos computadores mudaram drasticamente (um bom pc com 8 anos ainda serve bem para quase tudo, menos jogos!!!, isto era impensável há 10 anos).
  • O atual sistema operativo mais usado (windows 7) não está nem de perto obsoleto nem mostra grande sinal de limitações.
  • FUD FUD FUD e mais FUD, desde o Release Preview do Windows 8 que se lê com cada barbaridade, que chega a um ponto que é uma profecia auto-realizável. Aliás, basta veres os relatos de pessoas que introduziram familiares e amigos ao windows 8. Os que já usavam sem probelmas, ensinaram as manhas em 30 minutos e tiveram boa aceitaçãov. Quem atirou aquilo para cima das pessoas e disse "vês, é mau não é? NÃO É?" teve os resultados que quis apenas.
    Deixo aqui um artigo que fala de alguns destes aspetos do FUD.

Vamos ver então o que aí vem. A tua previsão de a MS não vai introduzir mudanças é tão boa como a da imprensa e dos bloggers que dizem o contrário. Mas pelas modificações introduzidas no Windows 8.1 (pin de apps Metro na taskbar, butão de shutdown no Start screen, etc, etc) eu também estou mais inclinado em acreditar que a MS vai mudar de estratégia com o Windows 9 porque o Windows 8 falhou claramente em fazer a MS ganhar uma forte percentagem do mercado de tablets e de ter taxa de adopção semelhante ao Windows 7.
E ao contrário de ti, a Microsoft tem que apresentar resultados trimestrais aos shareholders e não pode ter um Windows com taxa de adopção anémica que o Windows 8 está a ter.

E por isso é que continuo a dizer que o Windows 8.1 não vai longe o suficiente. E quanto a esse FUD, foi a própria MS que o lançou para confundir as pessoas a dizer que era o menu que voltava quando era só o botão. Embora carregando com o botão direito do ratoo dê para ter acesso a funções que estavam presente no antigo Start Menu.

Eu não estou emocinalmente investido no falhanço da Microsoft como os fanboys do Metro UI estão investidos emocionalmente no seu sucesso por isso vamos ver se será verdade ou não. Se for verdade também vou andar aqui todo contente a esfregar-te isso na cara e a lamber as tuas doces lágrimas por a Microsoft ter mudado de rumo. :P

Se não for verdade também tanto se me dá: passo para Linux (tem alternativas de software para tudo o que necessito e cada vez mais jogos) ou Mac (ou então Hackintosh) e sigo em frente porque o Windows não me prende apesar de adorar usar o Windows 7 sobre todas as outras alternativas.
E quem sabe se daqui a um ou dois anos a Google não acorda para a vida e permite ao ChromeOS correr software nativo unificado entre Android e ChromeOS? :P

A minha previsão não é que a MS não vá introduzir mudanças, já foram mostradas algumas (botão de power no ecrã iniciar, botão de contexto (direito) diferente para rato e touch. Só estou a avisar os crentes (os mesmo que esperam que o windows 9 seja um Windows 7 On Steroids sem nada de Metro) que é melhor tirarem o cavalinho da chuva, pois isso não vai acontecer.

Por não seres emocionalmente investido no falhanço de algo (i.e. não és um hater como o menino do "Boas!") é que tenho gosto em ter estas discussões. Eu não tenho ações de empresas tecnológicas, mas quero ver o mundo da informática a crescer e a melhorar, não ficar para sempre agarrado a algo. Para isso é preciso dar liberdade para experimentação e falhas. Só assim se conseguem aproveitar algumas coisas que ficam para edificar a próxima geração. O Android no seu início era horrível, só com a versão 2.1 é que finalmente ficou "comestível". Se tivéssemos parado no android 1.0 porque era mau, onde estaríamos hoje?
 
Ótima resposta Gaugamela, vou tentar responder ponto a ponto para continuarmos a discussão :)



Quem somos nós para dizer às pessoas para não usarem um launchers custom? Eu acho que estão a perder inovação mas isso é com cada um, desde que não venham dizer que andar com linhas de comandos de 10 parâmetros é melhor que carregar numa tecla. Marketing não me diz nada, não vou a toque do que as empresas fazem publicidade, ainda tenho personalidade e sentido crítico.

Ainda bem que tens sentido crítico. E eu concordo contigo que não usufruem do Start Screen mas não acho que estejam a perder muito com isso.

Melhorias graduais, queres dizer o acumular de 20 anos de legacy que temos hoje em dia e que corta as pernas a qualquer inovação? Dispenso, se é para mudar, muda-se para melhor, não se anda com meios termos e acumular de lixo durante décadas.
Ótimo ponto a metodologia científica, pois foi precisamente a partir dos dados telemétricos que a Microsoft tinha que chegaram à conclusão que as pessoas deixaram de usar o menu iniciar no windows 7, em vez disso faziam pin dos programas que mais usavam e só tocavam no menu iniciar para casos raros.

E tens muitos outros estudos a demonstrar que o desktop estava bem pensado. Vários estudos de usabilidade. Mesmo que as pessoas não usassem o menu Iniciar no Windows 7 assiduamente porque a taskbar é fantástica, não quer dizer que deviam eliminá-lo para fazer um Frankenstein com dois UIs. Podiam perfeitamente manter o paradigma desktop mas trazendo algumas melhorias do Metro UI. Por exemplo, aproveitar as LiveTiles e permitir ás pessoas seleccionar algumas para colocar em cima do desktop por exemplo. Ou mudar a decoração do Windows toda para uma decoração Metro (e não apenas alguns retoques como no 8). Isto mantendo taskbar e menu Iniciar.

E os 20 anos de legacy não cortam inovação. Inovação acontece sempre. Se estivesses a falar de código, aó seria um problema sério mas estás a falar de UI e decoração que são coisas que se mudam fácilmente.
Se queriam cortar com o passado então faziam aquilo que defendo e que pelos vistos também concordas que é cortar a direito e criar dois OSes: um Windows tradicional e um Windows Tablet 8. Para quê criar um freak que mistura dois UIs quando podiam cortar a direito e criar uma versão independente sem ter que ligar a legacy?

Discordo com o facto da Modern UI ser limitante (irra, este nome é mesmo parvo, a MS já arranjava qq coisa melhor para substituir o "Metro"). Como qq paradigma novo, ainda está verde e está a amadurecer. Vimos isso com o 8.1 onde a gestão das janelas ficou muito mais flexível e foi apenas com um pequeno update. Se ainda é limitada face ao que estávamos habituados num desktop? Sem dúvida, e isso tem que melhorar! Mas também já trás vantagens. As mais óbvias são logo o facto de poderem ser manipuladas eficazmente seja por rato/teclado ou toque (ou outras coisas futuras). O seu uso com rato e teclado requer alguma aprendizagem, se não acontecem barbaridades como algumas pessoas virem refilar que as aplicações não dão para fechar...

Para desktop e notebooks não acho que traga vantagens nenhumas e é significativamente menos fléxivel que um desktop normal.
E por isso, sim pode e deve ser melhorado. Mas na minha opinião era criar dois OS distintos, um para tablets e outro para PCs normais tal como também têm o Windows Phone para smartphones.
E convém ter em conta que os tablets que estão a ter mais saída são os de 7''-8''. Para quê um Windows híbrido para tablets mínusculos? Alguém vai querer trabalhar com Photoshop ou AutoCAD ou programar num tablet de 8''??

Isto falando exclusivamente do interface, pois se vamos falar do valor acrescentado de uma store unificada, aplicações em sandbox que não te podem lixar o computador todo nem deixam ficheiros lixo pelo sistema operativo todo. E que são geridas ao estilo mobile, com ciclos de vida definidos que nem precisas de te preocupar em fechá-las, se não quiseres que o SO é que trata da gestão dos recursos por ti. Mas adiante, deixo-te uma citação minha do tópico sobre o assunto que mostra o lado bom e mau do Modern UI.

Tudo isso foge ao tópico que estou a discutir e em nenhuma dessas situações a Microsoft foi pioneira. Apenas se limitou a recuperar o atraso face á concorrência.

No fim disto tudo, se não queres usar nada disto, clicas no desktop e tá. É tal transição que falas que faz sentido (não vamos deitar fora 25 anos de software útil de repente).

E na minha opinião muita da funcionalidade que mencionas é completamente independente do Start Screen e do Metro UI. Não tem nada a ver com o que estou a discutir.
Excluindo isso, o Windows 8 trás muitas melhorias face ao 7. Logo é uma pena que não tenha havido maior adopção porque a Microsoft decidiu implementar dois UIs num só.

Tal como o marketing, não ligo muito a taxas de adoção, mas existem imensos mais fatores em jogo do que simplesmente a mudança de UI.

  • A conjuntura económica mudou drasticamente
  • Os ciclos de vida dos computadores mudaram drasticamente (um bom pc com 8 anos ainda serve bem para quase tudo, menos jogos!!!, isto era impensável há 10 anos).
  • O atual sistema operativo mais usado (windows 7) não está nem de perto obsoleto nem mostra grande sinal de limitações.
  • FUD FUD FUD e mais FUD, desde o Release Preview do Windows 8 que se lê com cada barbaridade, que chega a um ponto que é uma profecia auto-realizável. Aliás, basta veres os relatos de pessoas que introduziram familiares e amigos ao windows 8. Os que já usavam sem probelmas, ensinaram as manhas em 30 minutos e tiveram boa aceitaçãov. Quem atirou aquilo para cima das pessoas e disse "vês, é mau não é? NÃO É?" teve os resultados que quis apenas.
    Deixo aqui um artigo que fala de alguns destes aspetos do FUD.

Tu não ligas muito a taxas de adopção, mas a Microsoft precisa de taxas de adopção dos seus OS muito mais aceleradas ou vão ter problemas sérios. Estas empresas estão todas pressionadas a apresentarem crescimento constante de lucros. O que vale á MS é o seu mercado empresarial (Office, Windows Azure, etc, etc).

A minha previsão não é que a MS não vá introduzir mudanças, já foram mostradas algumas (botão de power no ecrã iniciar, botão de contexto (direito) diferente para rato e touch. Só estou a avisar os crentes (os mesmo que esperam que o windows 9 seja um Windows 7 On Steroids sem nada de Metro) que é melhor tirarem o cavalinho da chuva, pois isso não vai acontecer.

O Windows 9 vai ter um UI muito mais próximo do Windows 7. Não vão mandar o Metro todo ao ar porque não necessitam mas acredita que vão fazer imensas mudanças e tenho sérias dúvidas que vás ver um Start Screen.

Por não seres emocionalmente investido no falhanço de algo (i.e. não és um hater como o menino do "Boas!") é que tenho gosto em ter estas discussões. Eu não tenho ações de empresas tecnológicas, mas quero ver o mundo da informática a crescer e a melhorar, não ficar para sempre agarrado a algo. Para isso é preciso dar liberdade para experimentação e falhas. Só assim se conseguem aproveitar algumas coisas que ficam para edificar a próxima geração. O Android no seu início era horrível, só com a versão 2.1 é que finalmente ficou "comestível". Se tivéssemos parado no android 1.0 porque era mau, onde estaríamos hoje?

Então somos dois. Eu quero ver as coisas a crescer, mas a crescer com sentido e não a mudar apenas por mudar. E na minha opinião inovação apenas para dizer que inovam não faz sentido. Tem que responder ás necessidades das pessoas e o Windows 8 falhou nesse aspecto.
Tal como no mundo Linux o Gnome 3 falhou e o Cinnamon, Mate, Xfce e KDE estão a crescer porque respondem melhor ás necessidades dos utilizadores.

Quanto ao Android, se mudasse o UI mesmo assim não haveria grande crise pois oferece-te tanto potencial de customização que podias recriar um UI que gostasses mais. Se pudesse fazer isso com Windows então não havia esta barafunda toda.
 
Boas!
Por não seres emocionalmente investido no falhanço de algo (i.e. não és um hater como o menino do "Boas!") é que tenho gosto em ter estas discussões.
Engraçado é que as falhas do W8 foram detectadas há quase 2 anos e meio na primeira versão pública do W8, algumas foram corrigidas ainda nas versões Beta, outras na versão 8.1, ao que parece outras serão corrigidas no Update 1, e, dependendo dos rumores, outras serão corrigidas na versão 9, mais de três anos depois.
Parece que a Microsoft está cheia de haters... :rolleyes:
PS:
Não vão mandar o Metro todo ao ar porque não necessitam...
Nem podem. Depois do investimento a criar o "OneWindows", retirar da principal plataforma da Microsoft a interface maravilha era dar tiros nos pés. Se bem que desta Microsoft espera-se tudo.
 
Última edição:
Eu faço exactamente o mesmo no Windows 8 que fazia no Windows 7. Tudo bem que há muitas pessoas que não se adaptam, mas a maioria que se queixa, nem se deu ao trabalho de tentar perceber como funciona.
Só tenho uma queixa com o Windows 8.1 que não sei se está relacionado com o Windows: As instalações não criam atalhos.
 
Boas!
Só tenho uma queixa com o Windows 8.1 que não sei se está relacionado com o Windows: As instalações não criam atalhos.
Uma das correcções feitas no W8.1. No W8 o StartScreen enchia-se de tralha (readmes, uninstalls, License Agreements, etc). Agora seleccionas o que queres lá colocar.
 
Back
Topo