Windows 10 - Tópico Geral

Está muito bom também já instalei os AMD 18.4.1 com suporte para o Win10 Spring update, do lado da Nvidia também já deve haver qualquer coisa.
 
Eu já instalei no meu portátil mas não foi nem está a ser muito tranquilo. Deixei detalhes no tópico da secção de apoio técnico:

https://forum.zwame.pt/threads/faq-...ra-o-windows-10.918097/page-157#post-15285484

(...) fiz ontem o update de Abril do Windows 10 no portátil ASUS RoG GL553VE e não correu muito bem. Tive um crash durante a instalação, a BIOS fez um flash recovery e actualizou para a versão mais recente assim do nada, a instalação do update de Abril foi retomada pelo recovery, mas não me valeu para o susto... Primeira vez que tal me aconteceu e ainda me passou pela cabeça que teria ficado com isto brickado.

Update ficou feito mas estou com um problema relacionado com a gráfica integrada da Intel. Ao minimizar e maximizar janelas noto lag e stutter, e chego mesmo a ter freezes que me obrigam a suspender e ligar novamente o PC para conseguir retomar o que estava a fazer. Parece que está relacionado com a forma como o Windows lida com as duas gráficas (integrada da Intel e dedicada da nVidia) e faz a comutação entre elas.

Já havia pessoal com este problema com a Fall Creators, mas a mim só me aconteceu agora, ao actualizar para a Abril, que para quem já tinha o problema parece que o piora, e para quem não tinha, o introduz (como é o meu caso):

https://communities.intel.com/thread/119093 (já tem umas 40 e tal páginas...)

Tenho os drivers da nVidia actualizados e a Intel já lançou um driver actualizado para trabalhar com a actualização de Abril, mas não consigo instalá-lo porque dá um erro, dizendo que a minha placa é uma versão modificada pelo fabricante, e como tal só mesmo instalando drivers do fabricante. A ASUS só disponibiliza o driver original 21.20.16.4599, e até já o Windows Update tem uma versão mais recente que actualiza sem problemas... Parece que vou ter que ficar à espera que a ASUS se mexa! Com alguma sorte alguém no fórum do Guru3D ou no Overclockers já meteu mãos à obra.

Nunca tinha tido problemas ao fazer uma grande actualização do Windows 10, mas parece que desta vez vou ter que fazer uma clean install, embora não me apetecesse nada.

EDIT1:

https://answers.microsoft.com/en-us...-62b1-4211-8e37-4c136608865e?tm=1515665428462

Partially Fixed as of April 12

Hi everyone, it has been a long journey. At first, I was emaling with NVIDIA, and then we moved to Intel and -wo gotta admit- they have provided good support. Intel and us, the community, have put the pressure on Microsoft and finally, in the latest Skip Ahead Build 17643, I can say that the problem is partially solved.

Me and some other people have tested the build and we can confirm that it fixes the freezes.

There are still some reports though, stating that there are some freezes left within the Edge browser and File Explorer. Please post your feedback!

Some Freezes:
  • First time video playback with Edge
  • First time opening of Display Settings via right click
  • Opening Explorer triggers dGPU without causing a freeze


Rest of the actions are lag-free. You might still experience a one-time freeze after restarting your PC.


April 19: Official Dell Support Statement Regarding the Bug

...The root cause has been identified as an issue being caused due to “Windows 10 display Cache issue” Microsoft is releasing a hotfix soon which should resolve the issue. We're checking internally with our engineers to see if the release is already out to share it with you. You can also check on Microsoft's website. ~Special thanks to Ardian Deari for providing this info.

A ver vamos...


EDIT2: Tópico no fórum da nVidia com vídeos a mostrar o problema: https://forums.geforce.com/default/topic/1051463/geforce-drivers/dgpu-switch-and-freeze-problem/

Eu chego mesmo a ter freezes completos a alternar entre aplicações, e a solução tem sido suspender o PC e voltar a ligá-lo.

Para já resolvi instalando isto: https://communities.intel.com/message/522571#522571

Desactivo a nVidia em uso geral, e volto a activá-la quando vou jogar. Com um simples clique na barra de ferramentas.
 
Última edição:
Pois eu também já eliminei e usei o novo método fui ao settings/storage e eliminei por ai, está muito melhor e parece-me que tudo vai passar para os settings e o painel de controlo tem os dias contados e ainda bem.
 
@dariomgsilva Clique com botão direito do rato em cima do C, escolher Limpeza do Disco, carregar em Limpar Ficheiros do Sistema (Modo Administrador) e escolher o que interessar limpar, inclusivamente Instalações Anteriores do Windows.
 
afinal esta nova versão desactivou o meu antivirus... ele simplesmente não carrega sempre que ligo o pc.
só dei conta hoje quando o windows defender começou a fazer um scan.
isto com o avast, depois também tentei o avira e exactamente a mesma coisa.
instala bem e funciona e tal mas se reiniciar o pc deixam de funcionar.
aconteceu com mais alguém?
agora estou a usar o bitdefender e esta tudo bem!
a microsoft anda a sabotar as apps antivirus :D
 
Eu uso o Kaspersky Free e depois do 1º boot ele indicou que tinha adaptado os settins à nova versão do Windows. Ele realmente leva mais tempo a iniciar, mas passado 1/2 min inicia sem problemas.
 
aqui o avira e o avast não arrancavam mesmo.
o avast dava uma mensagem de erro da UI, e os escudos ficavam inactivos.
o avira desaparecia completamente.
lá me safei com o bitdefender felizmente... o windows defender está fora de questão para mim.

bem estava a estranhar que o update tinha corrido de forma mto pacifica!!
 
O meu marou-me as drivers de Som do meu portátil. Ouvia som, mas não tinha Micro. Tive de andar a partir a cabeça, desinstalar todas as drivers de som e instalar umas à mão.
 
Aqui deu-me reset nas configurações do gestor de áudio da Realtek, como já tem vindo a ser habitual nestes grandes updates, de resto, tudo em ordem.

EDIT: Esqueci-me de referir que o ambiente de trabalho fez o favor de ignorar a minha organização de atalhos e pastas e meteu tudo à balda.
 
Última edição:
Não tive problemas com a organização do Ambiente de Trabalho. Certas aplicações, como o O&O Defrag, tiveram reset nas configurações no entanto. O maior problema está mesmo a ser a questão da dGPU em portáteis com gráfica integrada Intel + gráfica dedicada nVidia, como já disse acima.
 
Por aqui, fora o problema que o @Raen já falou acima, sofro de outro após a nova update. Não consigo mudar a luminosidade do ecrã do portátil com Fn + F8/9. Nem aparece a barra no ecrã de aumento ou diminuição de luminosidade.
Já desinstalei drivers da Intel da Nvidia, no Gestor de Dispositivos desativar as drivers e o monitor PnP (como sugerido nalguns tópicos que encontrei pela net) e nada. Se alguém souber de alguma coisa que diga por aqui.
 
Aqui não tive qualquer problemas com nada nem com som, nem software ou hardware, esta task view pena ser só para aplicações da MS mas de resto estou a gostar que continuem que está a ficar cada vez melhor.
 
Back
Topo