Windows 10 - Tópico Geral

Nada de novo que não se soubesse já, quando lá se chegar, lá voltamos ao romance do costume que ainda existem muitos que não querem abandonar o win10, portanto, para não acontecer como o windows xp e windows 7, já se estão a antecipar de forma o pessoal começar a migrar para o win11, prevê-se que até lá ainda surja o sucessor o win12...

Eu por enquanto para trabalho o win10 vai continuar, para os restantes usos já há muito que ando com o windows 11.
 
Nada de novo que não se soubesse já, quando lá se chegar, lá voltamos ao romance do costume que ainda existem muitos que não querem abandonar o win10, portanto, para não acontecer como o windows xp e windows 7, já se estão a antecipar de forma o pessoal começar a migrar para o win11, prevê-se que até lá ainda surja o sucessor o win12...

Eu por enquanto para trabalho o win10 vai continuar, para os restantes usos já há muito que ando com o windows 11.

E quem tem PC's que não suportam o 11?
Deita-os fora?
 
Têm actualizações até outubro de 2025. PC's que não suportem o 11 devem ser mais antigos do que, por exemplo, 2021 (estou a atirar de cabeça). Em 2025, um pc tem 5 anos. Não é propriamente um computador novo. Podem continuar com ele e a usar o SO, só não vão ter updates.
 
E quem tem PC's que não suportam o 11?
Deita-os fora?

Quem não tem pc's que suportem Windows 11, na altura, vai tem de fazer upgrade, tudo vai depender do uso que lhe dão, se agora já não suportados, mais tarde ainda pior, nessa altura não vai ser só o problema do sistema operativo, outros softwares vão por acréscimo pedindo cada vez mais requisitos que eles não tem, isto já é assim há décadas...

Nestas voltas as maquinas com poucos recursos é que estão sempre penalizadas...

@Bzaina

O problema não é pc's com 5 anos, mas sim com 10 e mais, que a malta quer estar atualizada com o ultimo grito mas o hardware já não dá mais, sabes bem que isso é mato, visto que as coisas vão evoluindo mas os requisitos também logo, obriga a ir fazendo upgrades, ultimo caso aquisição de maquina nova, quem desenvolve os programas e as suas evoluções, a dada altura corta suporte para maquinas mais velhas, e isso tornou-se algo cada vez mais comum.
 
A solução será passar para linux para quem não vai conseguir passar para o Windows 11.
O problema é se dependem de software que só existe em windows.

Por exemplo, tenho aqui um laptop Asus, velho que doi, mas capaz, levou upgrade de ram e o SSD faz o heavy lifting, a minha namorada é que usa maioritariamente o portatil e para OFFICE 365 chega-lhe perfeitamente para o que faz e o performance é bom QB, aliás o Surface GO 2 dela é bem mais lento.

Sendo que o Asus não tem suporte para Windows 11 e ela depende do Office 365 vamos ser obrigados a comprar outro, mas caso não houvesse esta dependencia fortissima pelo produto, uma distro de linux resolvia perfeitamente o problema, dado que ela com o Surface GO 2 nunca quis sair do Windows S MODE e está limitada exclusivamente a apps da windows Store e ao Edge e tem se conseguido desenrascar em tudo com ele assim, porque faz tudo pelo browser menos o OFFICE que precisa mesmo nativamente como aplicação.
 
@Alexrd Depende do quanto precisas da segurança.
Sure, não se começa a ter problemas de imediato e não deixa de funcionar, mas é gradualmente descontinuado por muito dos softwares incluindo segurança.
Consoante as necessidades e tarefas que os utilizadores fazem nos seus PCs, pode ser comprometedor andar com o windows durante meses/anos,
 
Tenho vários laptops de 2012 e 2013 que estão perfeitamente adequados com upgrade de RAM e SSD, mas que são incompatíveis com o Win11. Posso aldrabar a ausência de TPM durante a instalação mas volta e meia irá aparecer watermarks e mais manhas da MS a referir que o hardware não é compatível. A Intel também já abandonou o suporte aos drivers para a gráfica integrada, portanto mais um problema.

Neste momento estão no Win10 e distribuídos pela família menos tecnologicamente integrada para fazer tarefas básicas. Com a timeline do Win10 forçada, e para quem só precise de browse pela net e pouco mais, ou instalo ChromeOS ou Ubuntu. Um MacBook Pro de 2013 que já sofreu o chuto da Apple há anos, está com o ChromeOS e ganhou mais uns anos de vida.

Está claro que os tempos da MS e retrocompatibilidade estão contados, e agora dar numa de Apple com obsolescência forçada será o caminho para a frente. É a forma "inventiva" encontrada de manter os OEMs contentes, gerar receita e impulsionar um mercado que atingiu o seu plateau há muito. Isso e monetizar todo o aspecto comportamental do utilizador.
 
@Alexrd Depende do quanto precisas da segurança.
Sure, não se começa a ter problemas de imediato e não deixa de funcionar, mas é gradualmente descontinuado por muito dos softwares incluindo segurança.
Consoante as necessidades e tarefas que os utilizadores fazem nos seus PCs, pode ser comprometedor andar com o windows durante meses/anos,

Estou a generalizar, claro. Mas para o uso comum, não passa a ter problemas de um momento para o outro. Browsers, antivírus, certas suites de produtividade, etc não ficam inúteis nem seguem o período de suporte dos SOs. Dão sempre suporte durante alguns anos após o fim. Especialmente quando são versões de SOs com adopção generalizada a nível particular e empresarial, como é o caso.

Hoje em dia existe demasiado dramatismo à volta do fim de suporte dos sistemas operativos, parece que de repente isto é novidade para muita gente. Não é o fim do mundo, não vão ficar de repente à mercê de tudo e mais alguma coisa. E se o uso diário de certas pessoas é mais "arriscado", não é fazer o upgrade que vai tornar a máquina menos susceptível a problemas, pelo menos de forma considerável.
 
Os meus pais não tem grandes necessidades, só precisam de browser e impressora e um file manager. Para evitar males maiores, vou possivelmente migrar-lhes o sistema para uma distro linux ou chromeOS Flex, não sei qual será a melhor alternativa futura para eles.

Não os vejo a querer comprar um novo computador, quando só usam aquilo para passar recibos no portal das finanças e imprimir umas coisas XD
 
Eu tenho um MSI com I7 e uma 2080 e 16Gb de RAM que vou ter que deixar de jogar nele e trocar para outro SO qualquer porque a MS decidiu dizer que não é compatível...
É muito bonito ter que meter um chromeOS ou uma distro de linux qualquer, em que nem todos os jogos que jogo correm e ter que ficar com o PC capado porque eles assim querem...
 
@fabiocostapinto

Vamos lá ver uma coisa, com uma config dessas, a jogar, não vai por limitações de sistema operativo, mas sim hardware no teu caso, pois jogos, tens de andar volta e meia a fazer upgrades para atender as necessidades dos jogos...
 
Eu tenho um MSI com I7 e uma 2080 e 16Gb de RAM que vou ter que deixar de jogar nele e trocar para outro SO qualquer porque a MS decidiu dizer que não é compatível...
É muito bonito ter que meter um chromeOS ou uma distro de linux qualquer, em que nem todos os jogos que jogo correm e ter que ficar com o PC capado porque eles assim querem...
Podes utilizar à mesma o Windows 11 num PC incompatível. Usas o Rufus para escrever o .iso do Windows num USB e no Rufus há a opção de fazer "bypass" aos requisitos.

Acredita, funciona. Eu tenho um i7 7700k que não é compatível com o Windows 11 e aquilo funciona à mesma.
 
@fabiocostapinto

Vamos lá ver uma coisa, com uma config dessas, a jogar, não vai por limitações de sistema operativo, mas sim hardware no teu caso, pois jogos, tens de andar volta e meia a fazer upgrades para atender as necessidades dos jogos...
Vamos la ver duas coisas, há jogos mesmo velhos que eu jogo que não dão em linux, e que teria que deixar de usar neste PC porque ele vai ficar obsoleto daqui a 2 anos graças as brincadeiras da MS...
 
Sinceramente já nem me recordo ao certo quando fiz a transição do 7 para o 10, mas penso que foi quando este deixou de ter os updates regulares e o W10 já estava +/- no ponto. Sim, por vezes não tenho a vossa paciência para andar a formatar PC's e instalar/configurar todos os programas necessários. :p

E com o 11 deve acontecer a mesma coisa. Como também não tenciono trocar de PC, ainda que já não seja grande coisa, até >2025 ainda deve dar para os gastos.
 
Vamos la ver duas coisas, há jogos mesmo velhos que eu jogo que não dão em linux, e que teria que deixar de usar neste PC porque ele vai ficar obsoleto daqui a 2 anos graças as brincadeiras da MS...

Não digas isso, nem a brincar, vais poder sempre jogar, mas sim com o sistema operativo atual(win 10) e respectivas drivers, tal e qual como se faz com jogos mais antigos, em que temos versões do Windows mais antigas para poder jogar esses jogos em pc's com hardware já não cumprem para uso atual, o mesmo vai acontecer com o teu o meu e outros eventualmente, para o dia a dia, os pc's não duram para sempre.

Linux esquece, não se enquadra de todo no tipo de utilização, bom para utilizadores mais básicos e que não estejam dependentes de nada que só funcione no windows...

Querias ir evoluído o sistema operativo e manter compatibilidade sempre com o antigo com a mesma máquina, não, isso não vai ser possível, o sistema operativo evolui e há coisas que vão deixar de funcionar, que é isso que tem sempre acontecido até hoje, de geração em geração...
 
Não digas isso, nem a brincar, vais poder sempre jogar, mas sim com o sistema operativo atual(win 10) e respectivas drivers, tal e qual como se faz com jogos mais antigos, em que temos versões do Windows mais antigas para poder jogar esses jogos em pc's com hardware já não cumprem para uso atual, o mesmo vai acontecer com o teu o meu e outros eventualmente, para o dia a dia, os pc's não duram para sempre.

Linux esquece, não se enquadra de todo no tipo de utilização, bom para utilizadores mais básicos e que não estejam dependentes de nada que só funcione no windows...

Querias ir evoluído o sistema operativo e manter compatibilidade sempre com o antigo com a mesma máquina, não, isso não vai ser possível, o sistema operativo evolui e há coisas que vão deixar de funcionar, que é isso que tem sempre acontecido até hoje, de geração em geração...

O XP teve 12 anos de security patches e recebeu um ultimo em 2019, o 7 teve 11 anos de updates de segurança e uns extras pós término em 2015 até este ano, o 10 fica-se pelos 10 anitos e fica-se por aí...
Basicamente ou consigo arranjar forma de instalar o 11 no portátil, que me custou os olhos da cara, ou então fico a correr riscos de cada vez que me ligue à net...
Concordo que não possa haver evolução de um SO ad aeternum, mas que não matem quem não consegue atualizar assim de rajada...
 
@fabiocostapinto

Tudo muito certo, mas tens de perceber que o winxp e win7 foram exceções há regra, e eles para se precaverem tiveram mesmo de mudar de tática, pois isto não para, não existe interesse em manter\suportar sistemas com mais de 10 anos, que na informática já é muito tempo, sempre foi assim, só que agora as coisas estão mais aceleradas, pois as coisas estão a mudar mais rapidamente, agora nem todos tem viabilidade para trocar constantemente as maquinas, mas infelizmente é assim, não há nada que se possa fazer.
 
Back
Topo