Windows 10 - Tópico Geral

Para quem já estiver na versão 2004 e não quiser esperar pela próxima versão para ter o novo look do Start Menu:

old-start-menu.jpg

new-start-menu-3.jpg

How to enable the Windows 10 20H2 Start Menu
https://mspoweruser.com/how-to-enable-to-new-windows-10-start-menu-right-now/

Funcionou comigo.
 
@PanterA Podes ter um Start Menu actual parecido com os antigos, basta não usares Live Tiles. Os links para as pastas pessoais, definições, etc ficarão do lado esquerdo no entanto.

É de salientar que requer a instalação do optional update KB4568831, que ainda se encontra em preview (a estabilidade ainda não está assegurada para RTM).

Tem uma longa lista de correcções no entanto, poderá ser útil para quem tem tido problemas com a versão 2004: https://support.microsoft.com/en-us/help/4568831/windows-10-update-kb4568831

É a primeira vez que vejo a MS a oferecer um update preview de forma opcional através do Windows Update, é porque estão confiantes no mesmo. Ao que parece, já inclui também melhorias que sairão oficialmente no update deste mês, e que levantará o update block em muitos PCs: https://www.zdnet.com/article/windows-10-2004-new-update-fixes-all-these-problems-says-microsoft/
 
Tem uma longa lista de correcções no entanto, poderá ser útil para quem tem tido problemas com a versão 2004: https://support.microsoft.com/en-us/help/4568831/windows-10-update-kb4568831

É a primeira vez que vejo a MS a oferecer um update preview de forma opcional através do Windows Update, é porque estão confiantes no mesmo. Ao que parece, já inclui também melhorias que sairão oficialmente no update deste mês, e que levantará o update block em muitos PCs: https://www.zdnet.com/article/windows-10-2004-new-update-fixes-all-these-problems-says-microsoft/

Compreendo, mas não esqueçamos que mesmo em releases marcadas como RTM (B releases) pela Microsoft nem sempre a coisa corre bem, quando mais numa optional preview (C/D releases). Para além disso há que estar alerta a potenciais incompatibilidades após install de KBs opcionais/preview, daí o meu reparo ;)
 
Windows 10 October 2020 Update review: Subtle, but necessary
UI enhancements, a new browser, and more. Here's our review.
https://www.windowscentral.com/windows-10-october-2020-update-review



Microsoft lists Windows 10 October 2020 Update known issues
Fortunately, the list is pretty small.
https://www.windowscentral.com/microsoft-lists-windows-10-october-2020-update-known-issues

The issues still being investigated mostly relate to devices with Conexant or Synaptics audio drivers, which could receive errors or outright crash to a blue screen. There's also a general warning for issues when using Microsoft IME for Japanese or Chinese languages. From Microsoft:

  • Devices with affected Conexant or Synaptics audio drivers might receive a stop error with a blue screen.
  • Devices with affected Conexant ISST audio drivers might receive an error or have issues with Windows 10, version 2004.
  • Users of the Microsoft IME for Japanese or Chinese languages might have issues.
A fourth issue, which relates to installing incorrectly formatted third-party drivers, has been resolved.

Microsoft notes that it has put a compatibility hold on Windows 10 devices with the affected Conexant or Synaptics audio drivers for the first two issues. If you have a device with these drivers, the Windows 10 October 2020 Update won't be offered to you until the driver has been updated.


How to get the Windows 10 October 2020 Update on your PC as soon as possible
Windows 10 October 2020 Update has finally arrived, and in this guide, we'll show you the different ways to get it.
https://www.windowscentral.com/how-get-windows-10-october-2020-update-your-pc-soon-possible


How to delay the Windows 10 October 2020 Update
The October 2020 Update for Windows 10 is arriving soon, but if you're not ready to upgrade you can delay it. Here's how.
https://www.windowscentral.com/how-delay-windows-10-october-2020-update


Windows 10 October 2020 Update common problems — and the fixes
Are you having problems upgrading to Windows 10 October 2020 Update? Here are the steps to troubleshoot and resolve virtually any kind of issue.
https://www.windowscentral.com/windows-10-october-2020-update-common-problems-and-fixes
 
Última edição:
Chromium Edge PWAs on way to Microsoft Store
Better PWAs are on the way to the Microsoft Store, thanks to the new Microsoft Edge.
https://www.windowscentral.com/chromium-edge-pwas-way-microsoft-store

What you need to know
  • Developers can now package their PWAs to use the new Chromium-based Microsoft Edge for the Microsoft Store.
  • The functionality is in preview now through PWABuilder.
  • Using the Chromium-based Microsoft Edge should result in better PWAs through the Microsoft Store.
 
Malta, alguém com problemas com o Armoury Crate Aura Sync da Asus?

Comigo não estava a funcionar. Desinstalei e voltei a instalar, mas fica sempre a meio da instalação e não sai dali.

Alguma ideia?

Tenho duas fitas aRGB da Asus e não consigo pôr nas cores que quero, só mesmo com o programa Armoury instalado.
 
Última edição:
Leaked details shed light on Microsoft's rumored 'Cloud PC' service
https://www.windowscentral.com/leaked-details-shed-light-microsofts-rumored-cloud-pc

What you need to know
  • Details recently leaked surrounding Microsoft's rumored "Cloud PC" service.
  • The service will allow people to use PCs to access remote Windows desktops.
  • A job listing spotted earlier this year shed more light on the Cloud PC rumors.

Azure + Windows = CoreOS.

-- // --

@Rikatu Experimenta pesquisar o problema nos fóruns da ASUS.
 
Eu tive a experimentar e embora os benchmarks demonstrem uma clara vitória do Edge face ao Chrome, na realidade as páginas estavam me a demorar o dobro a abrir, era embaraçoso, mas parece que o problema vinha das extensões que vinham do Chrome.
Removi todas as que não me faziam falta e estavam só lá a existir porque não as usava e fiquei com o Edge com o performance esperado, ou seja ao nível do Chrome ou ligeiramente superior, claro que também removi as extensões do Chrome para efeitos de comparação

Not bad.
Penso que perdi o motivo para instalar o Chrome
 
Última edição:
A MS aos poucos vai comer mercado ao Chrome. É inevitável. Não quer dizer que vá subir ao 1 lugar. Mesmo que tal aconteça será bastante demorado. No entanto agora que têm o 2 lugar no desktop é tornar esse 2 lugar num 2 lugar seguro (pelo menos 20% de mercado ou mais) mas ainda estão nos 10%/11%. Com tempo lá chegarão.

Um 2 lugar seguro no desktop irá trazer inevitavelmente mais utilizadores no mobile pois muitos vão usar o Edge no trabalho e assim transportam o trabalho consigo para o mobile.
 
Para quê usar os 4? Eu uso o Edge Chromium e tenho todos os outros instalados numa máquina virtual (inclusive as versões beta, dev, etc, de todos eles) apenas para ir testando as novidades de cada um. Mas fora da máquina virtual acho que só me iria chatear ter tanta coisa semelhante para fazer o mesmo.
 
Edge Chromium + Firefox aqui.

Nunca instalei o Chrome. Estava contente com o Firefox quando o Chrome surgiu, mudei para forks do Firefox (Pale Moon principalmente) quando este começou a imitar o Chrome em termos de interface e piorou em performance, e acabei por voltar ao Firefox há poucos anos quando este voltou a entrar nos eixos. Sempre fui usando o IE ou o EdgeHTML como backup por questões de compatibilidade quando era necessário.

De há uns meses para cá que tenho transitado aos poucos do Firefox para o Edge, pela integração com os serviços da MS, mas também pelo consumo de recursos do Firefox que já me estava a causar transtornos, com recorrentes memory leaks. A recente feature do Edge de nome Sleeping Tabs veio decididamente resolver este problema. Já posso ter dezenas de tabs abertas/guardadas sem que isso implique um consumo permanente de RAM.

Só pedia era o tab scrolling que o Firefox tem. Ter imensas tabs no Edge faz com que elas encolham ao ponto de ficarem minúsculas, e não cabendo mais, elas simplesmente ficam ocultas tendo que fechar algumas para as últimas aparecerem, ou tendo que recorrer ao CTRL+TAB(+SHIFT) para alternar entre elas.

Não uso vários browsers para diferentes usos como muitos fazem, pois para isso desde cedo me habituei a usar diferentes perfis/users no Firefox.
 
Back
Topo