Tópico Help a Brother - portáteis CLEVO

Pergunta rápida, neste repositório: https://repo.palkeo.com/clevo-mirror/P6xxRx/
Encontrei uma versão mais recente da BIOS que tenho no meu P650RE6 e que está no OP desta thread.

OP: BIOS 1.05.16 e EC 1.05.07
Repositório: BIOS 1.05.18 e o EC mais recente é o mesmo do OP.

A minha dúvida prende-se com o processo de flashar a BIOS. Supostamente, aqui dizem que devo flashar primeiro o EC e depois a BIOS. No entanto se eu só quiser actualizar a BIOS, terei que reflashar o EC à mesma? Ou poderei apenas flashar a BIOS?

Obrigado e bom ano :D

Nop
Só actualizar a bios com esta sequencia de comandos:
Meset
Flashme
 
Não faço ideia para que isso possa servir. Se me resolver o problema do som, era porreiro.

Eu não sei que problemas tens, mas como li antes que andavas à procura de drivers realtek, eu uso este fórum para saber quando saem novas versões e fazer o download diretamente do repositório da Microsoft.

https://www.tenforums.com/drivers-hardware/5993-latest-realtek-hd-audio-driver-version.html

A forma como actualizo é:

-> No link que te dão nesse fórum, por exemplo o último para a actualização de dia 27 de Dezembro, eu abro com o Internet Explorer (não funciona com mais nenhum, penso eu)
-> Aberto o link, escolho a que me interessa x86 ou x64, sendo que a versão para 64bits é a maior em tamanho;
-> Depois de feito o download, uso o .7zip para descompactar o ficheiro que fiz download (este vem em .cab);
-> Por fim, vou ao Gestor de Dispostivos do windows, seleciono "Controladores de som, vídeo e jogos, escolho o que diz Realtek (acredito que já tenhas instalada pelo menos uma versão Realtek). Clico com o botão direito do rato e escolho actualizar software
-> Aparecem-te duas opções, escolhes a segunda "Procurar software do controlador no computador";
-> Por fim, pede-te para indicares o caminho da pasta onde tens o controlador. Clicando no botão procurar, selecionas a pasta onde descompactaste o tal ficheiro .cab que tinhas feito download antes.

Espero que ajude

EDIT: Vi agora que a última versão está armazenada na softpedia. Bem, eles lá dizem como fazer o update. Podes sempre fazer como eles dizem, ou tentar da maneira que descrevi.
 
Já fui buscar o último mesmo ao site deles, não resolve o problema :/
Basicamente, quando o computador é suspendido, ao sair, fico a maior parte das vezes sem som na saída dos headphones, apenas reproduz som nas colunas, só reiniciando resolve, nem terminando sessão e voltando a iniciar :/
 
Já fui buscar o último mesmo ao site deles, não resolve o problema :/
Basicamente, quando o computador é suspendido, ao sair, fico a maior parte das vezes sem som na saída dos headphones, apenas reproduz som nas colunas, só reiniciando resolve, nem terminando sessão e voltando a iniciar :/

Tens o Control Center do teu modelo instalado?
É o control center que liga e desliga o jack de audio.
 
Boas...

Como é que eu posso testar os meus discos? Tenho um SSD e um HD, de vez em quando noto uma certa paragem do sistema, às vezes a abrir uma pasta normalíssima.
Tenho a impressão que seja do disco.


Obrigado.
 
Boas...

Como é que eu posso testar os meus discos? Tenho um SSD e um HD, de vez em quando noto uma certa paragem do sistema, às vezes a abrir uma pasta normalíssima.
Tenho a impressão que seja do disco.


Obrigado.

Existe uma opção na gestão de energia para permitir ou não que os discos sejam "desligados" para poupar energia, procura isso e desliga essa opção.
Basicamente o que isso faz é ao fim de X tempo sem usares o HDD ele é desligado, depois quando acedes novamente sentes um "break" que é o tempo de o voltar a ligar.
 
Olá boas

Nos últimos dias, tenho notado que o meu portátil, o P650RE6 está com umas pancadas estranhas no que toca ao funcionamento dos led's.
De vez em quando, estes apagam-se ficando apenas acesos o led da bateria e do power on/off. Os outros, do disco, caps lock, num lock etc não acendem.

A forma de voltar a reacende-los é dar um apertozinho naquela zona e eles voltam a funcionar.

Isto é sinal de alarme para algum problema mais grave com a motherboard?

Obrigado
 
Se bem me lembro o painel dos leds pode ser substituído sem trocar a board. E isso parece-me so mau contacto do cabo.

EDIT: Confirmado, pelo que vi no service manual tens um cabo e uma board de leds. Por isso deve ser só o cabo mal encaixado ou um pouco danificado. Se ainda estiver na garantia eu levava à loja para eles darem um jeito.
 
Última edição:
Quem me dera ter os LEDs avariados lol, odeio as luzes na frente do portátil, das primeiras coisas que faço é tapá-las com fita isolante.
Mas no P650 nem são assim tão más por acaso, são subtis. Já tive um MSI GS70 e um GS40 que pareciam holofotes xenon, iluminavam uma sala à noite, sem exagero...




Ainda quanto ao P650RP6: Dei tempo ao tempo, esperei por updates à BIOS e ao CCC mas ainda não corrigiram aquela que é, a meu ver, a pior falha deste portátil. O barulho estático que se ouve pela porta dos headphones.
Está sempre presente e é muito notório. Faço de tudo um pouco neste portátil, trabalho, jogo, uso-o no colo e em transportes em bateria, em casa ligado à ficha, o único aspecto comum é que estou sempre com os headphones ligados.
Fazendo mute ao PC Beep nas propriedades do som ajuda (muito) mas não elimina!
Noto que em modo avião ou em modo entretenimento (pelo CCC) o barulho aí sim praticamente desaparece, mas em qualquer outro está sempre presente.

Já há alguma solução que me tenha escapado para isto? É super irritante...
 
Eu tenho o P651SE e não tenho nada disso. Tenta ver os drivers da placa de som e reduzir o tempo que demora a fazer "shutdown" quando está em idle.

Quem me dera ter os LEDs avariados lol, odeio as luzes na frente do portátil, das primeiras coisas que faço é tapá-las com fita isolante.

Nos modelos P6 são muito bons, não são demasiado brilhantes e estão colocados num sítio que não incomoda e dão bastante jeito para saber se a gráfica dedicada está ligada.
 
Boa Noite,

Eu sei que esta dúvida não tem muito a haver com o portátil em si, mas vocês poderão ter algum conhecimento disto.

Comprei um monitor ASUS VZ249H que liguei por HDMI ao meu Clevo P650RE6.
O monitor funciona lindamente, corre pelo menos o CSGO sem problemas ou disconexões de sinal. Tudo parece bem.

Até que acontece algo estranho.

Por exemplo, ao escrever este post o ecrã fica preto (embora continue ligado pois a luzinha está acesa) e em menos de um segundo recupera a imagem dizendo que está ligado por HDMI. Ele perde o sinal e passado muito pouco tempo volta a recuperá-lo.

Acontece que duvido muito que seja do ecrã. Ou da porta HDMI do portátil.

Na minha opinião, ou é do cabo HDMI, que foi o mais barato que comprei. Ou é de outra situação mais delicada.

Essa situação deve-se ao facto de no quarto onde vivo aqui em Lisboa, as tomadas não terem ligação à terra.
Ora todos sabemos que o portátil no seu funcionamento normal, cria alguma electricidade estática. Será que essa electricidade estática poderá afetar o sinal que é transmitido pelo cabo HDMI?

O que acham desta ideia?

Muito obrigado pela ajuda.
 
@Pirilampus
Acontecia-me o mesmo com o meu portatil ( nao é clevo ), troquei o cabo e deixou de acontecer. Outra coisa q podes tentar que acontecia com um amigo meu era caso tenhas isso tudo ligado à mesma ficha tripla experimentares com outra ficha
 
@Pirilampus
Acontecia-me o mesmo com o meu portatil ( nao é clevo ), troquei o cabo e deixou de acontecer. Outra coisa q podes tentar que acontecia com um amigo meu era caso tenhas isso tudo ligado à mesma ficha tripla experimentares com outra ficha

E tentei isso mesmo, no entanto continuei a ter a tal perda de ligação. (Ambas as tomadas não têm terra, aliás, esta casa não tem ligação terra a passar pelo quadro, pelos vistos)

O que notei é que a jogar, a puxar pelo pc vá, não tive qualquer problema. A navegar na net, ou a trabalhar, ele tem esse problema de vez em quando.

Por exemplo, estou com o portátil a funcionar com a bateria apenas e não tenho tido quaisquer falhas.

Muito obrigado pela ajuda. Eu se calhar também vou tentar encontrar um canal algures aqui na Zwame e tentar colocar lá esta dúvida.
 
Última edição:
E tentei isso mesmo, no entanto continuei a ter a tal perda de ligação. (Ambas as tomadas não têm terra, aliás, esta casa não tem ligação terra a passar pelo quadro, pelos vistos)

O que notei é que a jogar, a puxar pelo pc vá, não tive qualquer problema. A navegar na net, ou a trabalhar, ele tem esse problema de vez em quando.

Por exemplo, estou com o portátil a funcionar com a bateria apenas e não tenho tido quaisquer falhas.

Muito obrigado pela ajuda. Eu se calhar também vou tentar encontrar um canal algures aqui na Zwame e tentar colocar lá esta dúvida.

O teu portátil dá para alternar entre gráficos MSHybrid e DISCRETE certo?
Diz-me se em DISCRETE também acontece isso.
 
Back
Topo