1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Topico OC RX 480

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por Neural, 27 de Agosto de 2016. (Respostas: 75; Visualizações: 4196)

1. Neural

Neural Power Member

Andei por estes dias a criar perfis na minha Nitro+ 8 GB para várias utilizações, com vista a optimizar o ruído acústico/performance.
    Para começar, importava definir quais os valores de RPM nas ventoinhas da gráfica, que se tornam audíveis.

<1500 RPM - Inaudível para todos os efeitos, neste caso, nível acústico igual ou inferior às ventoinhas da caixa no mínimo(~ 25 dB, 35 m3/h)
    1500-1800 RPM - Audível mas a um nível muito moderado, notam-se harmónicos de baixa intensidade
    1800-2000 RPM - Audível, mas, na minha opinião, perfeitamente tolerável a longo termo
    2000-2200 RPM - Claramente audível, tanto os harmónicos como o ruído de deslocação de ar mas jogando ou ouvindo música com headphones, perfeitamente tolerável/inaudível. Com as ventoinhas da caixa no máximo, fica pouco perceptível ( 35 dB, 73 m3/h)
    >2200 RPM - Não adequado para longos períodos, na minha opinião, que prezo silêncio e construí a build com componentes silenciosos, ruído >40 dBA

Posto isto, testei o Heaven Benchmark em loop, por 25 minutos, com o objectivo de criar o perfil para jogos.

Um dos factores tidos em consideração foi, não só a temperatura do core, mas também a temperatura dos VRM. Pela informação que consegui obter, os VRM da Nitro são certificados para 5000 horas a 125º C, sendo que normalmente estes componentes duplicam a sua vida útil a cada 10 graus a menos de temperatura. Assim, para sessões de jogos, procurei que a temperatura dos VRM não ultrapassasse os 80º C, dando-lhes uma esperança de vida de cerca 150000 horas 24/7 (17 anos).

Coloquei o core a 1305 MHz e a memória a 2150 MHz. Levou também com um undervolt de 20 mV nos 2 clock states mais elevados, que ficaram ambos a 1305 MHz. Ficaram iguais porque no folding, por alguma razão, se a carga sobre o GPU não era 100%, ele descia para um state mais baixo e depois não subia. Ficou então a 1305 [email protected] V no core e a 2150 [email protected] V na VRAM.

As ventoinhas rodam a cerca de 1900-2000 RPM.

O consumo do GPU é em média de 120 W (adicionar mais 15-20 da RAM?)

Eu diria que este vai ser o padrão nos jogos DX11. Testei o Doom (tudo em Ultra e Nightmare a 1080p, 110-120 fps médios), e a temperatura chega aos 73-74º C, 2100-2200 RPM, por causa do melhor aproveitamento do GPU. Em DX12 será também uns 3-4º mais quente.

Quem gostar de um pouco mais de silêncio pode colocar a temperatura alvo no Wattman a 75 ºC em vez de 71 ºC, mas eu gosto de ter as coisas mais frescas, principalmente os VRM.

Eis os resultados:

O perfil Wattman:

Para tarefas de folding, este perfil coloca o core entre os 65 e 70 graus, dependendo da carga, e faz 300-350k pontos por dia. Os VRM no folding andam pelos 75 graus e as ventoinhas pelas 1750 RPM.

Baixei os clocks da VRAM para 2000 MHz porque não faz diferença alguma no folding e poupam-se uns Watts.

O consumo médio do GPU é de 108 W.

Por fim, coloco resultados 3DMark Time Spy e Firestrike (1305 MHz/2150 MHz)

O clock do CPU (i5 6600k) foi de 4200 MHz e a RAM (DDR4 CL 15) foi de 2400 MHZ.

Última edição: 27 de Agosto de 2016
  2. Radeon Force

Radeon Force I fold therefore I AM

Bons resultados.

3. rilhopt

rilhopt Power Member

Boas,

Alguem com bom perfil no wattman para stock radeon rx 480 8GB que possa partilhar?

4. extream87

extream87 Power Member

E já agora um para a msi gaming x.

5. mata-pombos

mata-pombos Colaborador
    Staff Member

6. Neural

Neural Power Member

@Felz Muito bom! Já agora, que ASIC Quality te calhou na rifa? Aqui foram 74.1% :(
    Aproveita e partilha a temperatura dos VRM com esse OC, podes usar o HWINFO... Como diz o @mata-pombos , "just for science" !!!

Eu tenho a minha a minar, enquanto estou aqui na web, ou a trabalhar... :D

Sempre dá mais uns 30-40 euritos ao fim do mês, se não jogar muito, junto 3-4 meses para trocar esta pela Vega 10!

Última edição: 28 de Agosto de 2016
  7. @Neural O meu ASIC Quality fica-se pelos 69.9% :(. Acho que o ASIC Quality tem pouco a ver com a overclockabilidade de uma grafica considerando que de duas r9 290 que tive, a de 66.3% ASIC Quality ia aos 1.2ghz sem problemas, já a de 87.5% nao passava dos 1.1ghz.
    Temperaturas de VRMS com esse OC depois de jogar Star Citizen e correr o Unigine Heaven com o fan speed sempre stock a cerca de 30% ficaram a 82ºC no vrm1 e 26ºC no vrm2 mas creio que o vrm2 seja bug pois esteve sempre a 26ºC tanto em idle como em full load..

Última edição pelo moderador: 28 de Agosto de 2016
  8. Neural

Neural Power Member

500 W dá para a RX 480 se não se fizer um grande overclock à gráfica, pois com overclock mais puxado, muito facilmente a gráfica pode ir para os 280-300 W. Sem overclock, andará pelos 160-180W e aí sim, uma boa fonte de 500 W chega. Mas tem que ser boa, pois a gráfica tem picos de consumo agressivos, mesmo em velocidades stock, um uma fonte fraca pode não aguentar...

Edit: @Felz Vi agora a tua resposta. Pois então a ASIC quality não tem nada a ver com bons overclockers, dessa é que não estava à espera! De qualquer forma, não me saiu o melhor dos chips, só consigo tirar 30 mV à voltagem stock da nitro a 1305 MHz. Eu queria mesmo era fazer um bom undervolt. Bom, pelo menos saiu-me uma ram que aguenta 2250 MHz a 1.10 V. Nem tudo é mau, e nesta gráfica, que é sedenta de largura de banda de memória, overclock na memória compensa e muito...

O VRM 2 não será a temperatura dos 2 VRM da RAM? A RAM gasta poucos W, não se deve notar muito nas temperaturas, digo eu.

Com esse OC brutal, 81 são temperaturas polares! O Cooler da MSI Gaming X tem mesmo que ser muito bom, mesmo tendo em conta o undervolt!

Última edição: 28 de Agosto de 2016
  9. @Neural Eu consigo baixar de 1150mv originais para cerca de 1050mv com o clock nos 1303mhz originais ou então dar OC para 1350mhz e deixar a 1100mv. Com a voltagem original de 1150mv consigo tirar 1380mhz da grafica, acima disso é preciso mais voltagem, ate agora estou estável a 1425mhz com 1.225v, mas penso que consiga subir o clock para 1430-1440 com esta voltagem.
    Em relação á memoria, pelo que eu vi a voltagem da memoria no wattman penso que seja a voltagem do core normal pois pelo que vi quando subo de 975mv originais para 1100mv, noto que a core voltage também sobe de 975mv para 1100mv(isto a ver videos no youtube ou assim, onde apenas o memory clock sobe e consequentemente a voltagem) logo acho que a memory voltage é fake.
    De qualquer forma a minha já a 2200mhz dá alguns erros no hwinfo64 e a 2250mhz dá centenas de erros, portanto não é la grande clocker em ram..
    Relativamente ao VRM2 penso que seja mesmo Bug pois nas minhas anteriores r9 290 o vrm2 subia bastante, digo na ordem dos 60º+ (não me lembro ao certo), e como este não passa dos 26º mesmo estando um dia de calor bem acima dos 26º ambiente não creio que seja real.

10. Neural

Neural Power Member

Eu no meu HWINFO64 não encontro nenhum campo com vou memory errors.... Onde está isso?

Tenho a versao 5.22-2820

11. Fica dentro da mesma categoria da rx 480, onde tem o gpu thermal diode temp, o clock, memory clock etc.
    Eu tenho a versão 5.34-2930. Acho que tens que actualizar a versão pois é 1 feature relativamente recente.

12. Neural

Neural Power Member

Obrigado, tinha era uma versão anterior. Já o instaleii e tenho erros de memória acima de 2125 [email protected] mV. Aos 2200 tenho na casa das centenas, no primeiro minuto e a 2250 na casa das centenas de milhares :(

É melhor deixar isso a 2125 zero erros não? Já dá os 8500 efectivos... O limite saudável da voltagem da memória são mesmo os 1100 mV ou 1100 já é muito? Na datasheet da GDDR5 da Samsung refere como voltagem 1.35-1.5 para a de 8000 Gb/s...

13. Penso que podes deixar a 2200, pois isso de ter erros se forem poucos não faz mal pois é memoria ECC que corrige os erros até um certo ponto, quando não consegue corrigir dá artefactos nos jogos ou crasha. Podes também testar até que ponto tens aumento de performance ao aumentar a memoria, pois pelo que sei a memoria pode chegar a um ponto de ter tantos erros que fica constantemente a tentar corrigilos e a performance degrada. Pessoalmente eu deixei a 2200 por essa mesma razão de apenas dar alguns erros e de ter boa performance.

Relativamente á voltagem acho que nem vale a pena mexer nesses valores a não ser que crashes quando estas a ver vídeos ou assim, pois essa voltagem na realidade é a voltagem do GPU que aumenta quando a velocidade da memoria aumenta. Por exemplo quando eu tenho a memoria com stock clock e stock volts, a ver vídeos no youtube de vez em quando o clock da memoria salta para os 2ghz e a voltagem vai para os 975mv na core voltage(que é o estipulado memory voltage), mas se eu aumentar a "voltagem da memoria" e o clock da memoria para 1100mv e 2250mhz respectivamente, quando estou a ver vídeos no youtube o core voltage aumenta para os tais 1100mv e o memory clock sobe para os 2250mhz. Daí eu achar que essa memory voltage seja fake, ou então esteja relacionada com a voltagem do controlador das memorias.

14. Neural

Neural Power Member

@Felz

Depois de pesquisar um pouco sobre a real significância destes GPU Memory Errors, fiquei mais descansado. A leitura em questão no HWINFO64, refere-se a um contador de erros alimentado pelos 4 pinos EDC no controlador de memória GDDR5. O que o controlador faz é correr uma função hash CRC8 (8 bit Cyclic Redundancy Check), que valida com hashes de 8 bits, streams de 64 bits do bus de memória. Quando a função encontra um erro, o controlador procede ao reenvio da stream, as vezes que forem necessárias para a stream passar o teste. Cada um desses reenvios incrementa 1 ao contador EDC. É essa contagem cumulativa que aparece no HWINFO, e que é reposta a zero, cada vez que a o GPU cai para idle.

Tendo em conta que eu com a memória a 2250 [email protected] estava a ter até 1 milhão de erros por segundo, decidi fazer 3 ou 4 testes de integridade de memória gráfica, e todos eles deram zero erros. Isso acontece porque esses reenvios, embora sinalizem erros, fazem com que as streams erradas nunca cheguem a contar, pois são substituidas pelas versões sem erros, não corrigidas mas reenviadas.

A função CRC8 detecta erros com até 2 bits, e é extremamente improvável que sejam geradas streams com mais de 2 bits errados, que passem indetectadas pelo crivo do CRC8 (isso aconteceria se a hash gerada sobre essa stream errónea fosse exactamente igual à hash de verificação do CRC8, possível mas extremamente improvável (1 em biliões) - e essas colisões de hashes só podem acontecer em erros de mais de 2 bits por stream.

Portanto, o único problema é que com numeros astronómicos de reenvios por segundo, a performance do bus diminui ao ponto do bus em questão (1 bus de 32 bit por cada chip memória, totalizando 256 bits nos 8 bus), entregar os dados com tal atraso que provoca perdas de sincronismo com os restantes bus, levando a artefactos e crashes. Até na página do HWINFO, o developer da aplicação de certa forma induz em erro ao informar que a contagem EDC contabiliza erros corrigíveis e incorrigíveis. Isso não é verdade, pois aqui não há correcção nenhuma de erros, há é reenvio das porções com erros. Assim, todos os erros contados, são de facto reenvios, e com probablilidades ultra baixas de terem falsos negativos de acordo com o que já foi dito acima.

Fazendo contas:

Imaginemos que o HWINFO reporta 1 milhão de erros por segundo no contador EDC. Isso significa que seriam 1 milhão de reenvios de streams de 64 bits. Como 64 bits são 8 Bytes, estamos a falar de um acréscimo de informação de 8 MB por segundo. 8 MB num bus de 256 bits com uma largura de banda de 256 GB por segundo, representa 0.003125% de overhead. Claro que há sempre as questões dos timings e perdas de sincronismo em bus paralelos, mas dado que na ordem de milhões erros EDC por segundo não há artefactos nem erros detectados noutras aplicações, eu não me preocuparia. Até sugiro que o nome do campo no HWINFO passe de "GPU Memory Errors" para "GPU Memory Retries".

Mesmo assim, porque me considero um gajo perfeitinho, borderline OCD, deixei a minha memória a 2125 [email protected] mV com 2 erros por hora no HWINFO :D

Edit: Tenho o PC a fazer Ethereum mining (altamente intensivo em termos de memória da gráfica) há 40 horas, sem um único erro:

Cheers

fonte: http://www.anandtech.com/show/2841/12

Última edição: 30 de Agosto de 2016
  15. senso

senso Banido

Esses +12 a 11.9v são assustadores..
    Que fonte tens?

16. Neural

Neural Power Member

@senso Tenho uma Seasonic M12 II Evo 620 W. Mas não está dentro das tolerâncias de +/- 5% do standard ATX?

17. senso

senso Banido

Não devia cair assim tanto, digo eu, quer dizer, tambem depende de quanto é que ele mede sem load.

18. Neural

Neural Power Member

@senso Mede o mesmo... Assustador é eu ter 252V na tensão de rede AC e ter tido por isso, de instalar uma UPS de onda sinusoidal pura para dormir descansado ;)

Última edição: 30 de Agosto de 2016
  19. senso

senso Banido

Bem me parecia estranho isso ter sag com esse load.
    Sendo assim está fina.

20. @Neural Obrigado pela informação relativa aos erros, também fico mais descansado assim, mas sou como tu, prefiro correr a 2200mhz e ter algumas dezenas de erros ou ate mesmo a 2150 do que correr a 2250mhz e ter milhares/milhoes :). Já agora, como eu também estou a fazer ethereum mining e sia mining ao mesmo tempo (Dual Mining) aconselho-te a baixares o core clock e voltagens pq não influencia em nada as hash rates e diminui bastante o comsumo e temperaturas (a nao ser que nao te importes com consumos e temps..). Estou neste momento a 1100/2200mhz a 0.94v (talvez possa baixar mais) a fazer 27MH/s ethereum e 400MH/s SIA ao mesmo tempo..

Partilhar esta Página